Porque você ainda não se rendeu aos encantos de um jardim de inverno na sua sala? Esse tipo de paisagismo interno é uma das maiores tendências do momento e é fácil entender tanta popularidade. Acompanhe o post:
O que é e para que serve o jardim de inverno?
Os jardins de inverno são um pequeno espaço verde criado no interior das residências, inundando os ambientes de frescor, vida e aconchego. Os jardins de inverno também tem a nobre missão de transmitir paz, tranquilidade e relaxamento e, quando usados na sala de estar provocam um bem ainda maior, já que é esse o espaço da casa que geralmente é usado para momentos de descanso e para recepcionar as visitas, causando de quebra uma tremenda de uma boa impressão.
O conceito desse tipo de jardim surgiu lá nos países europeus no período do inverno. As baixas temperaturas impediam o contato das pessoas com a natureza e a única opção de ver e sentir o verde das plantas era mantendo um jardim protegido e cuidado dentro de casa.
No Brasil, essa história pegou tão bem que muitos projetos já incluem um jardim de inverno na planta, com a diferença que nosso clima tropical permite algumas adaptações no modelo original.
E não fique pensando que sua sala não comporta um jardim de inverno, pois é possível planejar um espaço verde mesmo nos menores dos ambientes usando vasos ao invés de canteiros, por exemplo.
Vale lembrar ainda que os jardins de inverno podem contar com um teto translúcido para garantir a boa iluminação. Alguns projetos de jardim de inverno, no entanto, retiram a cobertura do espaço favorecendo ainda mais a passagem de luz e garantindo até mesmo a água da chuva para as plantas, no entanto, nesse caso é importante contar com paredes de vidro para proteger o ambiente de respingos de água, além é claro de um ótimo sistema de drenagem para evitar infiltrações e alagamentos no jardim.
Que plantas e flores usar no jardim de inverno?
Para ter um jardim de inverno em casa é importante escolher um local que seja bem iluminado, isso não quer dizer que precise de luz solar direta. A partir da iluminação é possível começar a determinar o tipo de plantas que irão compor o espaço. Na maior parte das vezes, jardins de inverno que ficam a meia sombra demandam por espécies que apreciam esse grau de luminosidade, como as folhagens do tipo espada de são Jorge, palmeiras, bambus, singônio, zamioculca, bromélia, samambaia, jiboia, lírio da paz e comigo-ninguém -pode, por exemplo.
Já os jardins de inverno que são contemplados pela luz solar direta podem apostar em espécies com flores e até mesmo pequenas árvores frutíferas, como jabuticabeira.
Como fazer um jardim de inverno para sala
Defina o espaço exato da sala que irá receber o jardim de inverno e avalie se as plantas serão colocadas no chão, em um canteiro, ou ficaram expostas em vasos. Feito isso, defina as espécies que mais se adaptam ao ambiente. Depois é só deixar a criatividade fluir e decorar esse espaço, que pode contar ainda com almofadas, lanternas, futons, bancos, fontes de água, pedras e até uma rede.
O vídeo abaixo traz um passo a passo simples de como fazer um jardim de inverno pequeno, simples e barato, capaz de transformar o visual da sua casa, confira:
Detalhes de um jardim de inverno na sala
Acompanhe neste vídeo os detalhes de um projeto de jardim de inverno na sala com cada espécie escolhida pela moradora para compor o espaço:
Dica: você pode optar por misturar plantas artificiais com plantas naturais no jardim de inverno, especialmente se não tem muito tempo disponível para jardinagem ou, ainda, no caso de desejar uma espécie de planta que não se adapta ao local disponível para o jardim.
60 imagens incríveis de decoração de jardim de inverno na sala
Confira agora uma seleção linda e apaixonante com 60 imagens de jardim de inverno para sala:
Imagem 1 – Jardim de inverno construído na parte externa da casa e integrado à sala ampla.
Imagem 2 – Nessa sala de estar, o jardim de inverno também fica do lado de fora, só que numa versão menor e que pode ser isolado da área interna pela porta de correr.
Imagem 3 – Sala de estar com jardim de inverno interno; a boa luminosidade permitiu o cultivo de uma pequena árvore.
Imagem 4 – Jardim de inverno na área externa integrado à sala de jantar e a sala de estar.
Imagem 5 – Jardim de inverno em espaço sem cobertura isolado da área interna pelas paredes de vidro.
Imagem 6 – O deck de madeira e as duas cadeiras Acapulco dão o toque de aconchego e conforto ao jardim de inverno para sala.
Imagem 7 – A visão de quem está no sofá recai diretamente sobre o pequeno jardim de inverno com deck de madeira.
Imagem 8 – Jardins de inverno são espaços contemplativos que damos de presente para nossa casa.
Imagem 9 – Mini jardim de inverno com teto translúcido; aqui, o espaço serve também como forma de limitar a sala de estar da sala de jantar.
Imagem 10 – A linda porta de vidro de correr faz uma discreta separação entra a sala de jantar e o jardim de inverno repleto de folhagens.
Imagem 11 – Nessa casa, o pé direito alto favoreceu o plantio de espécies maiores no jardim de inverno.
Imagem 12 – Jardim de inverno na sala; repare que aqui, o paisagismo vertical e o chão forrado de pedras são opções para quem não dispõe de muito tempo para a jardinagem.
Imagem 13 – Teto translúcido para as plantas e janela de vidro para os moradores apreciarem o jardim.
Imagem 14 – Momentos de paz e tranquilidade junto ao jardim de inverno na sala.
Imagem 15 – Nesse jardim de inverno cercado por placas de vidro se destacam os bambus ainda em desenvolvimento.
Imagem 16 – Aqui, o jardim de inverno conduz de uma área para outra da casa.
Imagem 17 – Jardim de inverno pequeno também pode ser traduzido como jardim vertical.
Imagem 18 – Dessa sala de estar a visão que se tem é de um pequeno, mas gracioso jardim de inverno.
Imagem 19 – Sala de estar com jardim de inverno; o vidro delimita os ambientes.
Imagem 20 – O deck de madeira é uma das melhores opções de revestimento para o jardim de inverno.
Imagem 21 – Jardim de inverno construído próximo a escada, preenchendo o espaço amplo com variados tons de verde.
Imagem 22 – Essa casa sobrado apostou em paredes de vidro para garantir a apreciação do jardim de inverno onde quer que as pessoas estejam.
Imagem 23 – Com um pouco mais de espaço é possível criar um jardim de inverno para sala com variedades de espécies.
Imagem 24 – O jardim de inverno pode ser a única opção verde que você terá dentro de casa, portanto, capriche na composição do espaço.
Imagem 25 – Esse jardim de inverno com teto translúcido capta toda a luz natural que vem de fora; as plantinhas agradecem.
Imagem 26 – Inspiração de jardim de inverno com design minimalista.
Imagem 27 – Que tal apostar em um jardim de inverno rústico? Faça isso usando plantas de clima árido em conjunto com pedras.
Imagem 28 – Vidro e jardim de inverno: grandes companheiros.
Imagem 29 – Mais que um simples jardim de inverno, um espaço para relaxar e se desconectar do mundo.
Imagem 30 – A árvore cresce em ritmo acelerado nesse jardim de inverno simples.
Imagem 31 – Jardim de inverno feito em vasos; destaque para o contraste formado entre o branco das paredes com o verde das plantas.
Imagem 32 – Jardim de inverno com living integrado à sala de estar.
Imagem 33 – Nessa área externa, o jardim de inverno foi construído de modo vertical.
Imagem 34 – Sala de estar com jardim de inverno fechado por vidros; lá dentro, a pequena árvore se delicia com a luz do sol.
Imagem 35 – Nesse jardim de inverno descoberto, o mini lago sustenta a planta aquífera; nos dias de chuva, basta fechar a porta de vidro.
Imagem 36 – E por falar em mini lago, esse elemento também marca presença no jardim de inverno a seguir, contornando a árvore do centro.
Imagem 37 – Jardim de inverno sob a escada: a melhor maneira de aproveitar esse espaço ocioso.
Imagem 38 – Para dar continuidade ao ambiente clean, a opção foi usar pedras brancas forrando o chão do jardim de inverno.
Imagem 39 – Jardim de inverno para sala de jantar; destaque para o friso preto que emoldura a porta de vidro entre os ambientes.
Imagem 40 – Inspiração de jardim de inverno rústico.
Imagem 41 – Lindo jardim de inverno com mini lago e bonsai.
Imagem 42 – Que plantas usar no jardim de inverno? A opção aqui foi pelas palmeiras; para completar, luminárias e uma estátua de buda para evocar o clima zen.
Imagem 43 – Jardim de inverno em níveis, acompanhando a altura do pé direito alto.
Imagem 44 – Outra visão do jardim de inverno mostrado anteriormente; aqui, o destaque vai para a iluminação especial instalada no espaço.
Imagem 45 – Jardim de inverno acolhedor.
Imagem 46 – Nessa sala, o jardim de inverno forma a paisagem aos fundos do ambiente.
Imagem 47 – Entre as duas partes da casa, um jardim de inverno no meio.
Imagem 48 – Mesmo pequeno, um jardim de inverno consegue encher os ambientes de paz e tranquilidade.
Imagem 49 – Jardim de inverno seco construído junto à sala de estar.
Imagem 50 – Bananeiras de jardim garantem um clima tropical a esse pequeno jardim de inverno na sala.
Imagem 51 – Integração é a palavra chave quando o assunto é jardim de inverno na sala.
Imagem 52 – Sala de estar em estilo industrial valorizada pelo espaço verde criado pelo jardim de inverno.
Imagem 53 – O jardim de inverno presenteia quem se acomoda nessa sala de estar com um lindo pé de bambu.
Imagem 54 – Aqui, o jardim de inverno foi construído sob a escada da área externa, ligando-se a sala de estar e de jantar.
Imagem 55 – Jardim de inverno na sala com samambaias e outras plantas tropicais.
Imagem 56 – Tem flores no jardim de inverno também! Aqui elas aparecem nos antúrios.
Imagem 57 – A poltrona confortável fica sempre a postos para quem quiser contemplar o pequeno espaço verde da sala.
Imagem 58 – Embaixo da escada, o jardim de inverno se mostra uma ótima solução decorativa.
Imagem 59 – Acrescente móveis e outros objetos que possam deixar o jardim de inverno na sala mais confortável e convidativo.
Imagem 60 – Modelo de jardim de inverno moderno e minimalista, com forração de pedra e apenas uma árvore para preencher o espaço.
Gostou de todas estas ideias? Veja também como montar um jardim de inverno.