Depois da primeira plantinha sempre vem outra e outra e outra… quando você se dá conta já é um jardineiro iniciante!
Mas aí vem a dúvida: como cuidar das verdinhas? A gente te conta nesse post, ou, melhor, nesse mini guia de jardinagem para iniciantes. Já pega a caneta e caderninho!
11 dicas de jardinagem para iniciantes
Tenha um kit de jardinagem
A primeira dica desse guia de jardinagem é: não improvise ferramentas para cuidar das plantas. As ferramentas certas vão facilitar o trabalho, garantir uma maior eficiência no cultivo das plantas e impedir alguns erros bobos, como amassar o galho de uma planta com uma tesoura inadequada.
A princípio, você não precisa ter diversos itens de jardinagem. Pode ficar no básico, o que inclui:
- Pá de mão;
- Garfo de mão;
- Tesoura de poda;
- Tesoura comum;
- Luva;
- Regador
Caso você tenha uma área maior para o plantio, como um jardim ou horta, por exemplo, então também é importante inserir nesse kit uma pá com cabo e um rastelo.
Observe o clima e época do plantio
No começo da jardinagem, é natural querer sair plantado de tudo um pouco e aí perceber que as plantas não estão indo bem.
Antes de desistir, achando que o problema é seu, atente-se para o tipo de clima do local onde você mora e a época em que o plantio está sendo realizado. Isso muda tudo! Sabe porque? Muitas plantas não toleram frio, por exemplo, como é o caso de samambaias, então não adianta querer colocá-las em um jardim com temperaturas abaixo de 10ºC.
O contrário também é verdadeiro. Imagina uma planta de clima frio, como tulipas e maçãs, sendo plantadas em pleno sol de 35ºC? Não vai dar certo!
Portanto, antes de querer cultivar qualquer planta faça uma pequena reflexão sobre a região em que você vive e como o clima se comporta ao longo do ano.
Outra coisa tão importante quanto o clima é a época do plantio, especialmente no caso de hortaliças e ervas. Uma grande parte delas pode ser plantada ao longo de todo ano, mas algumas exigem uma época especifica, como a primavera ou outono. Na dúvida, sempre consulte a embalagem das sementes.
Busque informações sobre a planta
Comprou ou ganhou uma planta nova? Perfeito! Mas antes de plantá-la no local definitivo faça uma busca rápida para saber do que a verdinha precisa para viver. Isso te poupa tempo e esforço!
Pesquise se ela prefere luz direta ou sombra, se precisa de muita ou pouca água, se o solo precisa ser adubado antes do plantio e por aí vai.
Tempo de dedicação x Tipo de planta
Quanto tempo você tem disponível para cuidar das plantas? Seja sincero para responder. Quanto menos tempo você tem para se dedicar a jardinagem, mais resistentes as plantas precisam ser.
Nesse caso, o ideal é que você opte por plantas de fácil cultivo que necessitam de pouca rega, adubação e podas.
Ao fazer essa analise sincera você permite que o seu jardim (mesmo que seja em um pequeno vaso) se mantenha sempre bonito e bem cuidado. Afinal, é melhor ter uma planta saudável, do que dez pedindo socorro.
Siga a luz
Jardineiros iniciantes, repitam essa frase: “toda planta precisa de luz“. Não caia na tentação de colocar uma plantinha no lavabo escuro só porque você viu lá no Pinterest. A luz é o alimento das plantas e elas fazem isso num processo conhecido como fotossíntese (lembra das aulas da 5º série?).
No entanto, é importante saber que a quantidade de luz varia para cada espécie. Isso porque algumas plantas precisam de luz solar direta, enquanto outras não podem ser expostas ao sol sob o risco de ter as folhas queimadas.
E como saber o quanto de luz que a planta precisa? Primeiro, busque informações sobre a espécie. O segundo passo é observar o comportamento da planta. Se ela estiver no sol e você perceber que as folhas estão murchando, enrolando ou ficando secas e queimadas é sinal de que ela precisa de uma exposição menor.
Já se a planta estiver em local de luminosidade indireta e você notar que ela está se esticando e ficando comprida, então esse é um alerta que ela precisa de mais luz. A solução é regular a luminosidade mudando a planta de lugar.
Também é importante saber que na jardinagem existem três conceitos principais de luminosidade para as plantas, veja:
- Luz solar direta ou sol pleno: A luz solar direta indica que a planta necessita de pelo menos, oito horas de sol por dia;
- Meia sombra ou luz indireta: A meia sombra indica que a planta precisa de muita luz, mas sem a necessidade de exposição direta ao sol;
- Sombra ou luz difusa: Sombra ou luz difusa não é o mesmo de local escuro. Não existe nenhum tipo de planta que sobreviva a ausência de luz. Em jardinagem, o conceito de sombra é um local onde a luz é filtrada e chega até a planta de um modo mais suave. Na natureza, isso é comum, por exemplo, embaixo de uma árvore.
Adubação
Toda planta precisa de um aporte de nutrientes para se desenvolver plenamente. Mas antes de sair adubando suas plantas é importante pesquisar sobre as preferências e necessidades de cada espécie, além da época correta de adubação.
Regas sob medida
Ora, molha demais, ora, molha de menos. Como saber então o momento certo de aguar as plantinhas?
O jeito mais simples é tocar o solo. Se a ponta do seu dedo sair limpa, então é sinal que a terra está seca e precisa de água. Já se o dedo ficar sujo é sinal de que ainda tem água no vaso e dá para esperar mais um pouco.
Você também precisa conhecer as necessidades de rega da planta, além de ter sempre em mente que no verão as regas devem ser mais frequentes, enquanto no inverno, elas devem ser mais espaçadas.
Hora de podar
Uma hora ou outra você vai precisar podar a sua planta. E não tenha medo de fazer isso, é para o bem dela.
A primeira regrinha é podar sempre que notar a presença de folhas secas e mortas. No caso de ervas e hortaliças, a poda é importante para prolongar um pouco mais a vida da planta, impendido o crescimento das flores e, consequentemente, a morte da sua verdinha.
Existem também as plantas que necessitam de podas anuais para completar o ciclo e se desenvolverem adequadamente. Na dúvida, faça uma pesquisa.
Proteja a planta
Habitue-se a proteger o solo do vaso forrando-o com cascas de pinus, serragem ou pedrinhas. Isso é importante para evitar o crescimento de ervas daninhas, além de proteger as raízes da planta de queimaduras de sol.
Essa proteção também evita a perda de água e nutrientes por evaporação.
Livre-se das pragas
Caso você note a presença de pragas na sua planta, a primeira coisa que você precisa fazer é isolá-la das demais, de modo que a praga não se espalhe.
Depois faça um tratamento de choque, ou seja, remova os galhos e folhas mais afetados. Por fim, pesquise sobre o tipo de praga e veja a melhor forma de acabar com ela.
Em jardins e hortas domésticas, o mais comum é o ataque de pragas como pulgões, cochonilhas e ácaros.
Converse e observe suas plantas
Não é papo de maluco. Se você começar a observar suas plantas vai notar se elas estão precisando de água, adubo, poda, mais ou menos luz. São pequenos sinais que elas emitem, mas que o olhar atento não deixa passar despercebido.
E, então, pronto para colocar essas dicas de jardinagem para iniciantes em prática?