Quem nunca sonhou com um jardim em casa? Daqueles bem gramados, floridos e iluminados? Um verdadeiro sonho. Acontece que muitas vezes esse sonho esbarra naquela ideia de que um jardim é trabalhoso demais, caro demais e etc, etc, etc.
Só que o post de hoje vai te convencer do contrário e acabar de uma vez por todas com esses pensamentos negativos que atrapalham o seu sonho. Vamos te provar – por A mais B – que é possível sim ter um jardim em casa, cuidar dele direitinho e viver cheio de orgulho depois. Disposto a colocar a mão na massa, ou melhor, na terra hoje mesmo? Vem com a gente!
Como fazer um jardim residencial
Não importa se você vai construir um jardim de casa simples e pequeno ou um jardim grande e amplo, alguns detalhes e cuidados são os mesmos e devem ser avaliados com atenção para garantir o sucesso da sua empreitada como jardineiro. Vamos começar falando do local:
Defina o local e tamanho do jardim
O primeiro passo é definir o local e o tamanho do jardim. Você pode optar por um jardim pequeno na frente da casa, pegando apenas uma parte da área disponível, ou então criar um jardim que cubra toda a entrada. Outra opção é fazer o jardim junto ao muro, especialmente se a sua casa for toda fechada sem visão interna.
Ainda é possível construir um jardim nos fundos da casa. Veja qual lugar é mais interessante para você e sua família. O importante é levar em consideração que uma das principais funções do jardim é embelezar a casa.
Ao escolher o local para o jardim procure saber antecipadamente qual a incidência de sol, sombra, chuva e ventos no local. Essas condições alteram o desenvolvimento das plantas e são fundamentais para que o jardim vá para frente.
Quanto tempo você tem?
Outro aspecto importante que deve ser levado em conta na hora do planejamento do jardim é determinar quanto tempo você tem disponível para cuidar desse espaço. Quanto mais tempo, maior a variedade de plantas possíveis de serem cultivadas, já para quem dispõe de pouco ou quase nenhum tempo o mais recomendado é optar por plantas de fácil manutenção e da mesma família, pois essas geralmente exigem cuidados semelhantes.
Escolha as plantas
A escolha das plantas deve levar em consideração dois fatores cruciais e que já mencionamos aqui: tempo de dedicação e as condições do local onde será feito o jardim.
Algumas espécies de plantas precisam de luz solar abundante para se desenvolverem, outras, no entanto, só vivem na sombra e ainda existem aquelas que apreciam sol e sombra. Você deve escolher as espécies a partir dessas variáveis. Uma dica é: espécies com flores e frutos, em sua maioria, exigem mais de seis horas por dia de luz solar direta, já folhagens e arbustos tendem a viver muito bem na sombra.
Se tempo não é problema para você pode investir em espécies com flores, que naturalmente exigem mais cuidados. Uma boa aposta são lavandas, margaridas, azaleias, amor perfeito, petúnias, begônias e as vincas
Para os que possuem a agenda cheia, as folhagens são ótimas opções, pois não exigem muitos cuidados e a manutenção é simples. Você pode apostar nas inúmeras variedades de palmeiras e indo até as espécies mais delicadas como os lirios da paz, ainda é possível cultivar espadas de são Jorge, antúrios, cactos e suculentas.
Independente das espécies escolhidas lembre-se sempre de pesquisar pelas preferências de rega, adubação, poda e luz de cada uma delas.
Antes de começar o plantio também é interessante buscar referências de paisagismo para te orientar no estilo e na melhor disposição das plantas. Um jardim estilo tropical combina com bananeiras de jardim, palmeiras, estrelícias e samambaias, já para um visual romântico e provençal aposte em rosas, lavandas e camélias. Jardins de inspiração oriental combinam com pinheiros e pequenos arbustos bem aparados, além, é claro, de bambus.
Cactos e suculentas são a cara de um jardim rústico, enquanto as folhagens garantem uma uniformidade visual e podem compor fachadas modernas, elegantes e sofisticadas.
Decoração do jardim
Quando se fala em decoração de jardim uma das primeiras coisas que vem a cabeça são os tradicionais e divertidos anões de jardim, mas a decoração desse espaço vai muito além disso.
Nesse caso, considere abrir espaço para uma iluminação agradável, capaz de valorizar ainda mais o paisagismo. Hoje em dia é possível contar com lâmpadas de LED que são mais seguras, resistentes e duráveis para ambientes externos. A iluminação pode ser direcionada para alguma planta especifica ou você ainda pode optar por criar um caminho iluminado.
As fontes de água ou mini lagos criam movimento e preenchem o jardim com paz e tranquilidade. Que tal também levar bancos para o jardim? Dessa forma você aumenta o conforto do local e ainda cria um ambiente mais convidativo para momentos de descanso. E, por fim, pense no uso de pedras para criar caminhos e passagens entre um lado e outro do jardim.
60 imagens de jardins em casa para você se inspirar
Depois de todas essas dicas você já está munido com o que precisa para construir o seu próprio jardim, mas antes de começar a cavar e plantar acompanhe a seleção de fotos abaixo de jardins de casas. São 60 inspirações de jardins pequenos, simples, grandes, decorados, entre muitas outras propostas para você tomar como referência. Confira:
Imagem 1 – Um pequeno e bem cuidado jardim para emoldurar a casinha amarela.
Imagem 2 – O caminho de pedras com pergolado permite andar e contemplar os dois lados do jardim.
Imagem 3 – Jardim pequeno, simples e confortável, ideal para quem não tem muito tempo para jardinagem; repare que o chão de pedras substitui a grama e a alta manutenção que ela exige, enquanto os bambus preenchem o espaço de verde.
Imagem 4 – Mesmo com pouco espaço, essa casa encontrou uma solução simples e encantadora para ter um jardim.
Imagem 5 – O deck de madeira delimita a área do jardim e deixa o espaço mais aconchegante.
Imagem 6 – Um jardim de pequenos arbustos, árvores e uma parede verde para encerrar a proposta.
Imagem 7 – Nessa área externa, o jardim foi criado nas laterais rente ao muro; as árvores fecham o espaço aéreo, garantindo o clima de tranquilidade e aconchego.
Imagem 8 – Um caminho iluminado de pisantes de pedra.
Imagem 9 – O jardim de rosas trouxe romantismo e um certo ar retrô para essa casinha; destaque para o corredor com curvas que garante movimento ao espaço.
Imagem 10 – Jardim integrado com a sala de estar: proposta moderna de paisagismo.
Imagem 11 – Cascata verde no corredor de entrada.
Imagem 12 – Simplicidade acolhedora: aqui, o gramado com pisantes e algumas poucas espécies de plantas já foram suficientes para criar o jardim.
Imagem 13 – Corredor tropical e fresco.
Imagem 14 – Tudo fica bem melhor com uma piscina, não é mesmo?
Imagem 15 – Espaço não é problema quando se deseja um jardim em casa; aqui o jardim percorre o muro pela lateral da casa.
Imagem 16 – Um cantinho verde para ninguém colocar defeito.
Imagem 17 – Casinha pequena e rústica adornada pelo jardim de frente.
Imagem 18 – Combinar madeira com plantas é sempre uma ótima pedida.
Imagem 19 – Um gramado verde para as crianças se divertirem.
Imagem 20 – As pedras dão um toque rústico e árido ao jardim dessa cobertura.
Imagem 21 – Ideal para passar as tardes.
Imagem 22 – Como negar a importância de um jardim na fachada da casa?
Imagem 23 – Os jardins verticais são uma ótima opção para driblar a falta de espaço.
Imagem 24 – O muro com plantas trepadeiras garantem profundidade ao jardim.
Imagem 25 – Não se esqueça do banquinho para poder contemplar o seu jardim ao final do dia.
Imagem 26 – Se desejar apostar em estofados e almofadas para o jardim externo, opte por tecidos impermeáveis.
Imagem 27 – Jardim com churrasqueira.
Imagem 28 – Para cair de amores por esse arco de rosas na entrada da casa.
Imagem 29 – Espaço gourmet com jardim: tire o máximo de proveito da sua área externa.
Imagem 30 – Jardim de girassóis no telhado de casa.
Imagem 31 – Pedra e grama para ressaltar a beleza da fachada de madeira.
Imagem 32 – Jardim de plantas rasteiras e multi coloridas.
Imagem 33 – Amplo e contemplativo.
Imagem 34 – Faça com que seu jardim seja tão bonito de noite, quanto é de dia.
Imagem 35 – Piscina, deck de madeira e jardim vertical; a paisagem que vem de fora finaliza a proposta.
Imagem 36 – Quer algo mais convidativo do que um balanço de madeira no jardim?
Imagem 37 – Mesa e cadeiras de ferro para apreciar o jardim nas tardes quentes.
Imagem 38 – Jardim com mini lago, deck de madeira, vasos, banquinhos e bambus.
Imagem 39 – A altura desse jardim vertical impressiona quem chega por aqui.
Imagem 40 – O que acha de passar uma tarde sob a sombra dessa linda glicínia amarela?
Imagem 41 – Não tem stress que sobreviva a um jardim florido como esse; o melhor lugar do mundo para relaxar depois de um dia cheio.
Imagem 42 – O destaque aqui fica por conta dos graciosos vasos de margaridinhas.
Imagem 43 – Quase dá para ouvir os pássaros cantar só de olhar para a foto desse jardim.
Imagem 44 – E se tiver espaço plante uma árvore.
Imagem 45 – Uma opção interessante de paisagismo é deixar a área central livre e cultivar as plantas nas laterais do jardim.
Imagem 46 – Refúgio verde no meio da cidade.
Imagem 47 – Escolha materiais de fibras naturais para os móveis do jardim, como a palha e o vime, são mais resistentes e duráveis.
Imagem 48 – O jardim em níveis é muito atraente para o olhar, como esse que tem as árvores no ponto mais alto e vai diminuído até chegar nas espécies rasteiras ao fundo.
Imagem 49 –
Imagem 50 – Um canteiro em cada degrau.
Imagem 51 – Respeite as preferências de luz e sombra de cada espécie, assim você terá um jardim lindo e bem cuidado.
Imagem 52 – Canteiros centrais emoldurados pelos caminhos de pedra.
Imagem 53 – O verde toma conta da fachada dessa casa, começando pelo tapete que cobre o chão, passando pela parede até chegar no teto.
Imagem 54 – Sob a sombra de uma árvore a vida flui mais devagar.
Imagem 55 – A ideia dos níveis foi aplicada aqui também, mas dessa vez usando degraus onde cada um destaca um tipo de planta diferente.
Imagem 56 – Sombra e água fresca!
Imagem 57 – Pequeno, simples e rústico.
Imagem 58 – Coloque uma porta de vidro entre o jardim e a área interna da casa, assim é possível integrar os ambientes.
Imagem 59 – Contraste marcante entre o branco e o verde.
Imagem 60 – A figura de Buda vem para lembrar que o jardim é espaço de contemplação e tranquilidade.