Uma passada rápida pelos perfis de decoração do Instagram e já é possível dar de cara com ela: a jiboia. Sim, essa plantinha do tipo trepadeira voltou a fazer sucesso nas propostas de interiores e pelo jeito tem de tudo para se manter no topo da fama (você vai entender o porquê nesse post).
A jiboia é uma planta do gênero Epipremnum que concentra ao todo oito espécies diferentes de jiboias sendo a mais popular e conhecida delas a Epipremnum pinnatum, aquela de folhas verdes com rajadas de branco. Originária das Ilhas Salamão, a Jiboia se adaptou muito bem ao clima úmido e quente do Brasil.
Fácil de cuidar e com diversas possibilidades decorativas, a Jiboia faz jus ao sucesso que tem recebido nas casas e nas redes sociais. E você, que tal parar de ficar só olhando e levar de uma vez por todas essa planta tropical para sua casa também? Então confira abaixo tudo o que você precisa saber para cuidar dela direitinho, além é claro de dicas e sugestões incríveis de como usá-la na decoração. Vem ver:
Como cuidar da jiboia
A jiboia é uma planta muito fácil de cuidar, ideal para quem não tem muito tempo disponível para jardinagem. A principal atenção com a planta deve ser no quesito luminosidade.
Evite colocar a planta em locais que recebam luz solar direta, a jiboia prefere viver a meia sombra, apenas com a iluminação natural. O melhor local para ela é próximo a janelas e portas.
Não regue a jiboia todos os dias. A planta não suporta solos encharcados, apesar de gostar de umidade. O recomendado é realizar a rega três vezes por semana ou quando notar o solo seco. Já no inverno, o espaço entre as regas deve ser maior, pois a planta entra em uma espécie de hibernação, consumindo menos água e nutrientes.
A poda é importante para manter a jiboia sempre bonita. Corte o excesso de folhas, especialmente aquelas que se apresentam amareladas e secas. Com a poda você também controla o crescimento da planta, deixando-o do tamanho que desejar.
A jiboia é tóxica, por essa razão mantenha-a em local seguro e distante de crianças e animais domésticos.
Bem cuidada e no local apropriado a jiboia pode crescer até doze metros, espalhando suas folhas e ramos pela casa.
Como plantar jiboia – na terra ou na água
A jiboia pode ser cultivada tanto na água, quanto na terra se desenvolvendo bem em ambos os ambientes. Para fazer mudas de jiboia corte um galho da planta onde é possível notar a ramificação das raízes e aguarde 24 horas antes de realizar o plantio.
Para plantar a jiboia na terra prepare um vaso com substrato rico em matéria orgânica, já para o cultivo em água basta colocar o ramo em um recipiente de tamanho adequado e completar com água limpa. Dentro de algumas semanas já será possível notar o crescimento da planta. Se desejar, após a jiboia criar raízes pode mudá-la para um vaso com terra.
Curiosidades sobre a jiboia
Há muitas lendas, mitos e histórias que cercam a planta jiboia. A principal e mais conhecida delas vem do Feng Shui. A técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes recomenda o cultivo da jiboia dentro de casa apenas se ela for direcionada para cima. Os orientais acreditam que plantas de galhos pendentes minam a energia do ambiente.
Já no Norte e Nordeste do Brasil reza a lenda de que o espírito de uma cobra habita a planta – daí o nome jiboia – tornando-a uma espécie de guardiã da casa. Outra crendice diz que moças solteiras não conseguirão namorar ou casar se cultivarem jiboias dentro de casa, já que a planta teria o poder de afastar os pretendentes.
E, por fim, acredita-se que a jiboia pode pressentir a morte dos moradores da casa. Quando alguém que habita a residência está prestes a morrer a planta passa a verter “lágrimas” e suas folhas ficam cobertas por gotículas de água, semelhantes ao orvalho.
Preço e onde comprar a jiboia
A jiboia é uma planta muito fácil de ser encontrada e muito provavelmente você nem precisará comprá-la, pode pedir uma muda para sua vó, mãe ou sogra.
Mas se você não conhece ninguém que cultiva a planta pode comprá-la em Garden Centers e até mesmo em grandes redes de lojas de materiais de construção ou hipermercados. O preço é a melhor parte. Um vaso de jiboia no tamanho ideal para decorar a casa custa em média entre R$ 20 a R$ 30.
Como usar a jiboia na decoração
A jiboia é uma planta que permite diversas possibilidades de uso na decoração. Para começar, você pode optar por deixá-la em um vaso para decorar centros de mesa e outras superfícies planas, mas mantendo sempre o cuidado de controlar o seu crescimento.
Outra opção é criar um jardim vertical com a planta, apoiando-a em treliças ou estruturas feitas com paletes, por exemplo. Nesse caso é interessante direcionar e moldar o crescimento da planta para o local desejado, formando desenhos e formas criativas.
Mas o modo mais utilizado atualmente para cultivar a jiboia dentro de casa é colocando-a em um lugar alto e de destaque no ambiente. Desse modo, a planta revela toda sua beleza ao criar uma cascata verde com seus ramos que pendem até o chão.
Agora, caso você fique meio grilado com a possibilidade da jiboia drenar as energias da casa, como o Feng Shui acredita, é possível cultivá-la em um vaso no chão e direcionar o crescimento para cima, apoiando-a na parede ou em suportes de fibra de coco.
Cheia de beleza, vida e histórias mágicas, a jiboia é uma planta que merece um espacinho dentro de casa. Por isso te convidamos a apreciar as fotos abaixo de ambientes que apostaram no efeito acolhedor e aconchegante da jiboia na decoração. Dê uma chance para ela também!
Imagem 1 – O escritório branco apostou no verde intenso das folhas da jiboia para criar contraste e trazer vida e alegria ao ambiente.
Imagem 2 – Coloque a jiboia no chão e direcione o crescimento dos ramos com um suporte de parede.
Imagem 3 – Ou ainda você pode optar por uma estrutura aérea para a jiboia se apoiar; uma ótima solução para espaços pequenos.
Imagem 4 – Cantinho verde da casa conta com mix de plantas, entre elas a jiboia que cresce de modo pendente, as espadas de são Jorge e os chifres de veado.
Imagem 5 – Espalhe jardins verticais de jiboias pelo ambiente.
Imagem 6 – A prateleira alta da cozinha é o lugar ideal para a jiboia aparecer e crescer linda e verde.
Imagem 7 – Deixe a jiboia tocar o chão e faça a poda quando achar que o tamanho dos ramos já é suficiente.
Imagem 8 – Pendente de um lado, trepadeira de outro; duas formas de usar a jiboia ao mesmo tempo.
Imagem 9 – Controle o crescimento da jiboia cortando regularmente os ramos.
Imagem 10 – A escada iluminada é o refúgio perfeito para essa jiboia pendente.
Imagem 11 – Aqui, as jiboias formam uma cortina que bloqueia parcialmente a entrada da luz.
Imagem 12 – A umidade do banheiro é ideal para o cultivo das jiboias, atente-se apenas de garantir a luminosidade adequada para a planta nesse ambiente.
Imagem 13 – Quanto mais alta a prateleira, mais a jiboia se exibe.
Imagem 14 – Aqui nessa cozinha a jiboia cresce entre temperos, pratos e utensílios.
Imagem 15 – Só alegria essa jiboia estrategicamente posicionada na frente da porta recebendo toda a luz natural que invade a sala.
Imagem 16 – As decorações de estilo escandinavo, onde o fundo branco predomina, são ideias para a jiboia, destacando-as no ambiente.
Imagem 17 – Jardim suspenso de jiboias sobre o bar: proposta moderna, mas ao mesmo tempo acolhedora e receptiva.
Imagem 18 – Jardim suspenso de jiboias sobre o bar: proposta moderna, mas ao mesmo tempo acolhedora e receptiva.
Imagem 19 – Faixa verde de jiboias; sem um espacinho sequer para ver a parede ao fundo.
Imagem 20 – Discreta, mas cumprindo seu papel decorativo.
Imagem 21 – Quanto mais espaço você der para a jiboia mais ela cresça; aqui nesse banheiro ela já começa a invadir a área do espelho.
Imagem 22 – Puro conforto esse ambiente decorado com móveis retrô e vaso de jiboia; lembra casa de vó.
Imagem 23 – Jiboia quando nasce espalha a rama pelo chão, um trocadilho com a versão original do poema, mas que tem tudo a ver com a plantinha aqui.
Imagem 24 – Cactos e jiboias dividem essa estante em plena harmonia.
Imagem 25 – Corredor de jiboias: fresco, acolhedor e aconchegante.
Imagem 26 – Corredor de jiboias: fresco, acolhedor e aconchegante.
Imagem 27 – Painel verde na parede do banheiro; tudo para deixar o momento do banho mais relaxante.
Imagem 28 – Já aqui nesse outro banheiro, as jiboias entram na decoração suspensas pelo teto.
Imagem 29 – O vão luminoso no teto foi o lugar escolhido para manter essa jiboia; não poderia ser melhor.
Imagem 30 – A jiboia no alto é um charme, mas locais baixos, próximos ao chão, também se mostram perfeitos para a planta.
Imagem 31 – Não quer usar a jiboia no alto? Coloque-a na mesinha de centro, o resultado é igualmente encantador.
Imagem 32 – O móvel de madeira combina com a rusticidade natural da jiboia.
Imagem 33 – Só de olhar já dá para ter uma dimensão de como essa sala ficará quando a jiboia começar a espalhar seus ramos pendentes.
Imagem 34 – Espertinha, essa jiboia não perdeu tempo e já começou a se esticar em direção a luz que vem da janela.
Imagem 35 – Nessa sala, a janela também se tornou o ponto de apoio para o crescimento da jiboia.
Imagem 36 – A varanda rústica apostou na jiboia para completar a proposta de decoração.
Imagem 37 – O banheiro branco é o pano de fundo ideal para as plantas revelarem sua beleza.
Imagem 38 – Digno de admiração esse jardim suspenso de jiboias.
Imagem 39 – Tomando todos os cuidados necessários, em pouco tempo sua jiboia estará fazendo sucesso na decor.
Imagem 40 – Encontre um cantinho especial da casa para a jiboia e o restante deixe com ela.
Imagem 41 – Molde a jiboia de acordo com a sua proposta de decoração.
Imagem 42 – Use e abuse dos ramos pendentes da jiboia para criar efeitos decorativos incríveis.
Imagem 43 – Sobre a banheira, as jiboias trazem conforto, descontração e vida ao ambiente.
Imagem 44 – Jardim vertical de plantas tropicais e é claro que a jiboia não iria ficar de fora.
Imagem 45 – Decoração urban jungle e jiboias: tudo a ver!
Imagem 46 – Agora se você busca uma dupla mística e cheia de boas energias aposte nessa aqui: espada de são Jorge e jiboia.
Imagem 47 – Qualquer ambiente fica mais valorizado na presença de plantas.
Imagem 48 – O apartamento de estilo boho não teve dúvidas: colocou logo uma jiboia pendente no lugar de maior destaque.
Imagem 49 – E o que acha de usar a jiboia para fazer uma divisória de ambientes?
Imagem 50 – Jardim suspenso com samambaias e jiboias.
Imagem 51 – Muito melhor trabalhar na companhia reconfortante das plantas.
Imagem 52 – Até no quarto das crianças a jiboia é bem vinda; cuidado apenas para mantê-la em um local alto, já que a planta é tóxica.
Imagem 53 – Receita para uma varanda charmosa e acolhedora: móveis de madeira e plantas.
Imagem 54 – E o toque final desse quarto de inspiração boho fica por conta do vaso suspenso de jiboia.
Imagem 55 – Toda a luz da janela só para ela!
Imagem 56 – Intercale objetos decorativos com vasos de plantas.
Imagem 57 – O jardim de inverno, refúgio verde dessa casa, foi planejado com mini lago, balanço e, claro, muitas jiboias.
Imagem 58 – A beleza rústica do concreto aparente é reforçada pelo pequeno vaso de jiboia.
Imagem 59 – Uma combinação e tanto de plantas para o corredor de acesso à cozinha; tem de tudo um pouco: folhagens, flores e pendentes, entre elas a jiboia.
Imagem 60 – Impossível não aproveitar a luz natural que entra pela janela para cultivar um mini jardim vertical.