Muito se fala, mas no fim sempre fica a dúvida: afinal, limpeza a vapor realmente funciona? É bom? Como fazer? Onde aplicar?
Se você também tem essas dúvidas, acompanhe esse post com a gente que vamos te explicar tudo sobre esse procedimento! Vem aprender!
Como funciona a limpeza a vapor?
Como você deve imaginar, a limpeza a vapor funciona com…vapor! Sim, é claro! Mas porque ela é eficiente?
As máquinas a vapor aquecem a água e produzem vapor quente. Esse vapor consegue “soltar” a sujeira de modo fácil e rápido, eliminando gorduras e outros tipos de sujeiras impregnadas nas superfícies domésticas.
Além disso, o vapor ainda atua como desinfetante, já que a alta temperatura contribui com a eliminação de micro-organismos. Ou seja, você limpa e desinfeta tudo de uma única vez!
Benefícios da limpeza a vapor
É ecológica
A limpeza a vapor é uma das mais ecológicas e sustentáveis que existe. Sabe por quê? Porque não necessita de nenhum tipo de produto químico, basta o vapor para deixar as superfícies limpas.
Mas não é só por isso. A limpeza a vapor também economiza água. Com apenas um litro de água é possível gerar cerca de 20 vezes a quantidade de vapor, o suficiente para limpar um pequeno apartamento.
É versátil
A limpeza a vapor pode ser usada em qualquer ambiente da casa, dos banheiros à cozinha, passando pelos quartos, sala e quintal. Além das superfícies de pisos, móveis e estofados, ainda pode ser aplicada em roupas, cortinas e no cantinho do seu pet.
É econômica
Nós já falamos da economia de água (que não é pouca coisa), mas também precisamos mencionar que a limpeza a vapor também é econômica do ponto de vista energético, ao contrário do que pode parecer. As máquinas vaporizadoras só consomem energia no momento de aquecimento da água.
A limpeza a vapor também é econômica porque você não precisa mais se preocupar em comprar desinfetantes, multiusos e qualquer outro tipo de produto de limpeza, uma vez que o vapor limpa e desinfeta tudo por conta própria.
É rápida e prática
Acredite: você vai limpar a casa muito mais rapidamente com a limpeza a vapor. As sujeiras mais difíceis de serem removidas são facilmente “dissolvidas” pelo vapor e isso vai te poupar um tempo e esforço significativo.
É saudável e higiênica
A limpeza a vapor é muito mais higiênica, já que ela consegue eliminar os micro-organismos do ambiente. Mas ela também é mais saudável porque não utiliza produtos químicos
Muitas pessoas são alérgicas a produtos de limpeza e com o vapor esse problema fica facilmente resolvido. A limpeza a vapor também não levanta pó durante a limpeza, favorecendo quem sofre de alergia (mais uma vez).
E anota aí mais um motivo: com a limpeza a vapor você não entra em contato direto com a sujeira. Quem faz isso por você são os bicos de limpeza.
Tipos de limpeza a vapor
Existem, basicamente, dois tipos de limpeza a vapor: frio e quente. No vapor a frio, a água não é fervida dentro da máquina, ao contrário do que acontece no vapor a quente.
As máquinas de vapor a frio costumam ser mais baratas, no entanto não possuem a mesma eficiência de limpeza que o vapor quente.
Além do tipo de vapor existem também diferenças em relação ao aparelho utilizado. Os mais comuns são o portátil e o vertical. Os vaporizadores portáteis não possuem a mesma eficácia de limpeza que os verticais.
Por isso, avalie bem para que o vaporizador será usado na sua casa e só então decida o melhor modelo a partir das suas necessidades.
Onde aplicar limpeza a vapor?
Confira a seguir onde e como aplicar a limpeza a vapor:
Em pisos, revestimentos e rejuntes
A limpeza a vapor é muito eficiente na limpeza de pisos, revestimentos de parede e também em rejuntes.
O vapor remove sujeiras, manchas, gordura e ainda elimina germes, bactérias, mofo e fungos. Isso é muito válido especialmente para quem tem crianças pequenas em casa e que precisam manter uma boa higienização do piso.
Para fazer a limpeza a vapor de pisos e revestimentos não é necessário liberar vapor continuamente, muito menos no mesmo lugar várias vezes. Faça apenas disparos pontuais conforme movimenta o bico de limpeza do vaporizador.
A limpeza a vapor pode ser utilizada em pisos laminados, vinílicos e parquet, mas com atenção para não liberar vapor demais e acabar molhando o piso. Também é preciso tomar cuidado para não deixar o vaporizador muito tempo na mesma área e, com isso, acabar criando manchas no piso.
Dica 1: antes de iniciar a limpeza a vapor, faça a remoção da poeira grossa com a ajuda de um aspirador de pó.
Dica 2: Quanto maior a potência do vaporizador, melhor o resultado da limpeza, especialmente no caso de rejuntes.
Na cozinha
A limpeza a vapor também é bem-vinda na cozinha. Por lá, é possível limpar, principalmente, o piso e os eletrodomésticos, em especial aqueles com maior quantidade de gordura, como coifas, fornos e fogões.
Geladeira e microondas também podem receber limpeza a vapor, incluindo os modelos em inox.
Louças sanitárias
As louças e metais do banheiro são outra área da casa que podem receber a limpeza a vapor. Tome apenas o cuidado de usar o bico de limpeza correto para evitar riscos e marcas nas louças.
Outro bom local para fazer a limpeza a vapor é no box do banheiro. A gordura sai facilmente e o local fica limpinho de novo sem muito esforço.
No entanto, o banheiro é o único local da casa que mesmo recebendo a limpeza a vapor, recomenda-se o uso de algum tipo de desinfetante, especialmente no vaso sanitário.
Janelas e vidros
As janelas e demais superfícies em vidro também podem receber limpeza a vapor, mas aqui vai uma dica: o processo para uso do vapor acaba sendo mais trabalhoso nesse tipo de superfície, uma vez que a limpeza manual ainda é necessária para fazer a finalização.
Por isso, avalie se realmente vale a pena fazer uso do vaporizador nesse caso específico.
Roupas
Se você é do tipo que não curte passar roupa, então o vapor é seu grande amigo. Com ele, suas roupas ficam lisinhas e sem nenhum vinco. Para tanto, basta direcionador o vaporizador para a peça até que ela desamasse. Cuidado apenas para não utilizar vapor em peças delicadas.
Sofás, tapetes e cortinas
Entre todas as possibilidades que a limpeza a vapor traz, a mais interessante, sem dúvidas, é a limpeza de sofás, tapetes e cortinas.
A limpeza convencional nem sempre dá conta de limpar essas superfícies como deveria, justamente por se tratar de objetos grandes e que não podem ser removidos ou tirados do lugar facilmente. Mas o vapor consegue! Além de limpar, o vaporizador ainda elimina manchas, ácaros e outros micro-organismos.
Casinhas de pet
E que tal aproveitar o vaporizador para dar aquela geral na casinha ou na caminha do seu pet? Pois é! A limpeza a vapor é perfeita para esses locais, uma vez que ela desinfeta e elimina germes e bactérias.
No carro
A limpeza a vapor é muito eficiente no carro, sabia? Você pode aplicar esse método de limpeza nos bancos, tapetes e no teto do seu veiculo.
Onde não aplicar limpeza a vapor?
Apesar dos benefícios e de toda versatilidade, existem alguns materiais que não podem receber esse tipo de limpeza, como é o caso dos itens citados a seguir:
- Superfícies com revestimentos de papel e papelão;
- Paredes com papel de parede;
- Paredes que receberam pintura com tinta a base de água;
- Tecidos finos e delicados como seda, por exemplo;
- Pisos com camadas de verniz, óleo ou cera;
- Pisos de concreto e cimento;
- Pisos de pedra natural, como mármore e granito;
- Móveis de madeira, MDF ou MDP.
Máquina de limpeza a vapor: onde comprar e quanto custa?
Existem dois modelos principais de limpadores a vapor: os portáteis e verticais e os de vapor frio e de vapor quente.
É é claro que os preços dos limpadores vão variar de acordo com o modelo escolhido. De modo geral, os limpadores a vapor portáteis e frios tendem a ser mais baratos do que os verticais e de vapor quente.
Existem outras variáveis que interferem no preço, como a capacidade do reservatório de água, a voltagem elétrica e, sobretudo, a marca do aparelho.
E aqui vai mais uma dica: invista em um modelo com bom custo benefício, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais caro. Afinal, esse não é um produto que será descartado em pouco tempo, pelo contrário, a ideia é que fique com você por anos.
Mas, só para você ter uma ideia, o preço de uma máquina de limpeza atualmente varia entre R$ 170 a R$ 1.900. Portanto, vale muito a pena fazer uma boa pesquisa de preços antes de tomar a decisão de compra, ok?