Os carpetes são aconchegantes, trazem conforto térmico e acústico, além de deixar qualquer ambiente mais bonito! Mas a limpeza do carpete, ou melhor, a falta dela, pode colocar todas essas vantagens a perder.
Isso porque o carpete acumula poeira, pelos, cabelo, migalhas e farelos de comida e tudo isso é um prato cheio para a proliferação de ácaros, fungos e outros micro-organismos que podem trazer problemas para a saúde dos moradores, principalmente doenças respiratórias, como alergias.
Sem contar que um carpete sujo acaba prejudicando também a funcionalidade e a beleza dos cômodos, além de diminuir a vida útil do produto. Ou seja, não tem jeito, você vai precisar aprender como limpar carpete.
Mas não se preocupe, a gente te ajuda. O post de hoje é um guia completo para limpeza do carpete, vem ver!
Qual a frequência de limpeza do carpete?
Vamos começar esclarecendo qual a frequência correta de limpeza do carpete.
A resposta pode variar de acordo com o local onde o carpete foi instalado. Em áreas de maior circulação, como corredores, por exemplo, é necessário investir mais vezes na limpeza. Já ambientes menos frequentados, como os quartos, exigem uma frequência menor na limpeza do carpete.
Se você tem pets em casa também é aconselhável limpar o carpete mais vezes para evitar o acúmulo de pelos.
Mas, de modo geral, podemos considerar uma ou duas limpezas superficiais por semana. E a cada seis meses ou um ano, contrate uma empresa especializada para fazer uma higienização mais completa.
Quais produtos usar para limpar carpete?
Em primeiro lugar, você precisa saber que o carpete não pode (de jeito nenhum) entrar em contato com água. A umidade é perfeita para a criação de manchas de mofo e bolor, sem contar o mau cheiro que ela pode causar. Portanto, nada de querer lavar o carpete ou usar panos encharcados para fazer a limpeza.
O ideal é realizar a limpeza semanal superficial do carpete com o aspirador de pó. Evite usar vassouras. Primeiro, porque elas apenas erguem e espalham a poeira ao invés de removê-la. Segundo porque as fibras da vassoura podem acabar danificando o carpete.
Para remover odores e ajudar na retirada de pelos de animais, faça uma solução de água com vinagre na proporção de dois por um, respectivamente. Coloque essa mistura em um borrifador e borrife por toda a extensão do carpete, sem molhar demais. Em seguida, passe o aspirador de pó para auxiliar na remoção da sujeira.
Outra opção é fazer uma limpeza a seco utilizando bicarbonato de sódio. Basta espalhar um pouco do pozinho do bicarbonato sobre o carpete, aguardar alguns minutos e, então, remover com o aspirador de pó.
Você pode ainda optar por removedores multiuso próprios para uso em carpetes. Esses produtos são geralmente vendidos nas seções de limpeza dos supermercados.
E quais produtos evitar na limpeza do carpete?
Além de água e vassoura, você também deve evitar o uso de produtos que deixam resíduos, como é o caso de sabão e detergente. Esses produtos são de difícil remoção e podem deixar o carpete com um visual pegajoso, além de danificar as fibras do carpete.
Evite também o uso de alvejantes, água sanitária, cloro e álcool, uma vez que eles podem causar manchas no carpete.
Carpete e os diferentes tipos de manchas
O carpete, assim como qualquer tipo de tapete, está sujeito a manchas dos mais variados tipos. Não tem jeito!
O que você precisa saber é como remover cada uma das manchas que, por ventura, aparecerem no seu carpete. Lembrando que quanto antes for feita a remoção da mancha, melhor. As manchas secas são mais difíceis de serem limpas e nem sempre saem por completo.
Confira abaixo como tirar as manchas mais comuns de carpete:
Manchas de gordura
Uma mancha de gordura no carpete pode parecer impossível de tirar, mas não é.
O primeiro passo é pressionar um papel toalha sobre a mancha para tentar absorver o máximo da gordura. Mas tenha cuidado para não aumentar ainda mais a sujeira, concentre-se apenas em friccionar e não espalhar.
Em seguida, faça uma misturinha de água com apenas uma gotinha de detergente e passe no local da mancha com a ajuda de uma esponja macia, sem umedecer demais o carpete.
Finalize com um pano macio e seco, removendo o máximo da umidade. Aproveite e abra as janelas para o local secar mais rápido.
Manchas de vinho, suco de uva, café, sangue ou molho de tomate
As manchas de vinho, suco de uva, molho de tomate, sangue e café são um problema em carpetes, principalmente aqueles de cores mais claras. E quanto mais rápido você agir para remover a mancha, mais sucesso terá!
Comece a limpeza com um papel toalha ou um pano macio, limpo e bem absorvente. Pressione a mancha para remover o excesso da sujeira.
Na sequência, faça uma solução usando água oxigenada e detergente, na proporção de dois para um, respectivamente. Aplique essa mistura sem molhar demais o carpete e esfregue suavemente o local tomando cuidado para não espalhar a mancha.
Seque o local com um pano macio e, se possível, permita que a ventilação natural ajude no processo de secagem. Outra maneira de agilizar a secagem do carpete é usando um secador de cabelos. Direcione o jato de ar quente sobre a mancha até secar.
Chiclete
Pode acontecer do seu carpete virar refém de um chiclete. Nesse caso, mantenha a calma e pegue uma pedra de gelo.
Coloque o gelo dentro de um saco plástico e, em seguida, aperte-o contra o chiclete por alguns minutos. Cuidado apenas para não colocar o gelo diretamente sobre o carpete sem o auxilio do plástico. Isso porque na medida em que o gelo for derretendo, vai molhar o carpete.
O objetivo aqui é que o gelo endureça o chiclete permitindo que você o retire sem complicações. Caso fique algum vestígio do chiclete, basta repetir o processo.
Cuidados e manutenção da limpeza do carpete
- Se o seu carpete está instalado por toda a casa, incluindo a área da entrada, procure tirar os sapatos todas as vezes que entrar em casa. Isso evita que o carpete absorva as sujeiras que você traz da rua Para facilitar, deixe uma caixa ou um móvel acessível na entrada para guardar os sapatos;
- Em corredores, a dica é usar passadeiras sobre o carpete para reduzir o acúmulo de sujeira e evitar manchas;
- Mas se o carpete está na sala de jantar, então, a dica é colocar um tapete embaixo da mesa, assim você evita que pedaços de comida e migalhas manchem o carpete;
- Jamais tente lavar o carpete sozinho em casa. O excesso de umidade pode causar manchas de mofo e ainda deixar um cheiro horrível. O melhor é sempre contar com a ajuda de uma empresa especializada para fazer esse trabalho;
- Mantenha o hábito de abrir a casa para que o ar circule. Isso é especialmente recomendado para quem tem carpete, uma vez que a ventilação ajuda a prevenir problemas de mofo;
- Se tiver alguma dúvida de como fazer a limpeza do carpete, procure pelo fabricante.
Viu só como é simples e fácil fazer a limpeza do carpete? Coloque todas essas dicas em prática e curta sua casa!