Reuniões, telefonemas, relatórios. Trabalho é o que não falta na rotina de uma empresa! Mas em meio a todas as tarefas, existe uma que não pode ficar de lado: a limpeza de escritório.
Um ambiente limpo e organizado faz toda diferença na rotina de trabalho. E, acredite se quiser, manter a limpeza do escritório é algo simples e fácil de fazer.
Quer saber como? Então continue acompanhando a leitura conosco! Vem!
Porque a limpeza de escritório é importante?
Produtividade
A produtividade é uma das primeiras boas razões para manter uma rotina de limpeza de escritório.
Diversos estudos mundo afora apontam que um ambiente de trabalho limpo e organizado consegue aumentar a produtividade dos funcionários em até 40%. Isso porque o cérebro humano passa a ter maior capacidade de foco e concentração em ambientes visualmente organizados e agradáveis.
Bem estar e saúde dos funcionários
Outro bom motivo para investir na limpeza de escritório é a saúde e bem-estar dos funcionários.
Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) constatou que um trabalhador chega a faltar até quatro vezes por ano no trabalho devido a crises alérgicas ou respiratórias. E todo mundo sabe que um ambiente sujo e cheio de pó é tudo o que os ácaros precisam para se proliferar.
Vida útil dos equipamentos
A limpeza frequente do escritório também permite que a vida útil dos aparelhos eletrônicos, como computadores, impressoras e telefones, por exemplo, se estenda por mais anos.
Com o passar do tempo é natural que a poeira se acumule no interior desses aparelhos, mas a limpeza permite remover o excesso e evitar que placas maiores de sujeira se formem, provocando, com isso, defeitos e falhas nos aparelhos.
Boa imagem da empresa
Imagina só receber clientes e fornecedores em um ambiente de trabalho desorganizado e sujo? Essa, definitivamente, não é a melhor maneira de apresentar a empresa.
Ao contrário, um ambiente limpo e organizado demonstra cuidado, capricho, eficiência e outros atributos positivos que podem ser bem avaliados pelos futuros parceiros da empresa.
Limpeza de escritório: 14 dicas para começar já!
Escolha os produtos certos
Toda faxina começa pela escolha dos produtos certos e não seria diferente na limpeza de escritório. A dica é optar por produtos sem cheiro para evitar alergias nos funcionários mais sensíveis.
Outra coisa importante é usar álcool na limpeza que, além de remover manchas comuns, como tinta de caneta, ainda age na eliminação de microorganismos nocivos à saúde, especialmente agora em tempos de Covid-19.
Equipamentos de segurança
A limpeza de escritório não é algo complexo de ser realizado, mas exige alguns acessórios que ofereçam segurança a quem está na linha de frente da faxina.
Em primeiro lugar é fundamental o uso de luvas para evitar contaminação, botas de borracha para impedir quedas e escorregões em pisos molhados, além de outros equipamentos que sejam necessários de acordo com o tipo de limpeza.
Em lugares altos ou para limpeza de vidros, por exemplo, é importante contar com cintas de amarração.
Esforço coletivo
A não ser que se trate de um home office, a maioria dos escritórios é formada por um grupo de funcionários atuando no mesmo espaço.
E, por se tratar de um lugar coletivo, a manutenção da limpeza deve ser de responsabilidade de todos. Isso significa que todos os colaboradores devem ser chamados a contribuir e fazer a sua parte na higienização. Ou seja, usar a lixeira, manter a limpeza dos banheiros, organizar a própria mesa, entre outras ações.
Ordem na bagunça
Limpeza não é nada sem organização. Assim, é fundamental organizar o escritório antes mesmo de começar a limpar. Organize papéis e documentos, retire objetos que não são utilizados, jogue fora o que não precisa mais.
Caso ainda não tenha, invista em caixas organizadoras, pastas e estantes para manter o ambiente organizado.
Cronograma de limpeza
Ter um cronograma de limpeza também ajuda bastante na hora de pensar a limpeza do escritório!
Esse cronograma deve incluir todas as atividades necessárias para manter o ambiente limpo e organizado, partindo desde as coisas mais simples feitas no dia a dia, como arrumar a mesa e recolher o lixo, quanto ações mais esporádicas, realizadas poucas vezes no ano, como é o caso da manutenção do ar condicionado.
Móveis
Mesas, cadeiras, estantes, prateleiras e todos os demais móveis que fazem parte do escritório devem ser limpos e higienizados com frequência.
Utilize os produtos certos para cada material, a fim de evitar danos a mobília, e peça aos funcionários que contribuam com a limpeza das superfícies, em especial as mesas de trabalho.
Um simples pano umedecido com álcool já é suficiente para a limpeza diária e para a manutenção de um espaço agradável e organizado.
Eletrônicos
Computadores, notebooks, impressoras, telefones, entre outros aparelhos eletrônicos presentes no escritório também precisam ser limpos e higienizados com certa regularidade.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, esses aparelhos acumulam uma grande quantidade de poeira em seu interior, fazendo com que as peças percam sua capacidade de processamento e vida útil. Sem falar nos microorganismos, como germes e bactérias, que se acumulam em teclados e telas, por exemplo, colocando a saúde e bem-estar dos funcionários em risco.
No entanto, vale ressaltar que a higienização deve ser feita com produtos químicos apropriados, ou seja, aqueles desenvolvidos especialmente para limpar telas e outros componentes eletrônicos, como é o caso do álcool isopropílico.
Tapetes, cortinas e persianas
Dê uma atenção especial aos tapetes, cortinas e persianas do escritório. Esses itens tão decorativos quanto funcionais tendem a acumular pó e outras sujeiras quase que imperceptíveis, mas que atacam, sobretudo, quem possui problemas alérgicos e respiratórios.
Uma boa maneira de garantir a limpeza desses itens de modo rápido e simples no dia a dia é com a ajuda de um aspirador de pó. Já a limpeza mais pesada e profunda deve ser feita semestralmente. Se precisar, conte com a ajuda de uma empresa especializada na lavagem e higienização dessas peças.
Vidros
Onde tem janela, tem vidro. E em escritórios isso é ainda mais comum, já que a grande maioria conta com janelas amplas e bem distribuídas.
A limpeza regular dos vidros mantém a estética do escritório sempre impecável, mas também contribui com a saúde e bem-estar dos colaboradores. Apenas é importante tomar cuidado com a limpeza de vidros em locais altos. Use sempre equipamentos de segurança e fuja de gambiarras, ok?
Ar-condicionado
Seja para manter a temperatura fresca no verão ou aconchegante no inverno, o ar condicionado é praticamente uma unanimidade nos escritórios.
Mas, tal como todo aparelho eletrônico, ele precisa ser higienizado constantemente. O filtro, por exemplo, deve ser retirado e passar por uma lavagem toda semana.
E, a cada seis meses recomenda-se uma limpeza completa no aparelho, só que dessa vez com o auxílio de uma empresa especializada no serviço.
Sustentabilidade no escritório
Mais uma maneira inteligente de manter a limpeza de escritório e, ainda, abraçar práticas de sustentabilidade é adotando medidas de redução de lixo.
Para tanto, todos os funcionários devem ser envolvidos a partir de campanhas de conscientização. Comece limitando o uso da impressora apenas em casos essenciais, dessa forma, é possível diminuir o acúmulo de papel e o desperdício de recursos.
Outro hábito fácil de adotar é substituir os copos de plástico por garrafas de água que cada funcionário enche na medida em que necessitar. O mesmo vale para os copinhos de café. Mobilize os funcionários para que cada um tenha sua própria xícara.
Reutilizar folhas usadas como papel rascunho é outra medida interessante para ajudar na organização do escritório e aplicar medidas sustentáveis. O planeta agradece!
Ventilar e iluminar
Um escritório limpo é também um escritório fresco e iluminado! A luz do sol e o ar fresco ajudam a combater ácaros e a eliminar bactérias e germes do local.
Por isso, também é importante manter o hábito de abrir as janelas e cortinas do escritório, nem que seja apenas na parte da manhã, para que o sol entre e esterilize o ambiente.
Cuidado com os cabos
Mais uma coisa muito comum em escritórios são os amontoados de cabos e fios. Eles existem e não há o que fazer, afinal, são essenciais.
Mas, eles podem passar despercebidos pelo ambiente de trabalho, evitando, com isso, até mesmo quedas por tropeções. Basta apenas enrolar e prender os fios e cabos junto à mesa ou parede.
Hoje em dia, existem diversos tipos de suportes para garantir que toda essa fiação não fique exposta, atrapalhando o visual do ambiente e ainda prejudicando a produtividade dos colaboradores.
Atenção às normas sanitárias
A limpeza de escritório, ao contrário de uma limpeza doméstica, precisa seguir as normas sanitárias vigentes atualmente no Brasil.
O órgão responsável por essas normas e pela fiscalização é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cujo objetivo é garantir a saúde e o bem-estar de funcionários, clientes e fornecedores.
Em caso de descumprimento, a empresa pode ser autuada com multa. Portanto, é fundamental checar no site do órgão quais são as diretrizes vigentes e, assim, garantir que tudo esteja de acordo com a lei.
Agora que você já está a par de tudo, que tal colocar em prática todo conhecimento adquirido? Vamos?