A limpeza de piso não precisa ser um problema. O que você precisa é conhecer os produtos para limpeza de piso mais adequados e as técnicas certas.
E adivinha só? Trouxemos essas e outras dicas para você aqui nesse post. Vem conferir!
Produtos para limpeza de piso
Vamos começar entendendo melhor quais os produtos para limpeza de piso mais indicados e que devem estar lá na sua área de serviço. Confira:
Detergente neutro
O detergente neutro, aquele usado para lavar louça, é um coringa na limpeza de piso. De modo geral, ele pode ser usado em praticamente todo tipo de piso, já que não causa manchas ou desbotamento das cores.
Ele é muito indicado para limpezas onde a necessidade de desengordurar é maior. Portanto, acaba sendo muito usado para limpeza de piso de cozinha.
No entanto, evite usar o detergente neutro apenas para passar pano para não deixar o chão grudento depois da secagem. Sendo assim, prefira o detergente neutro para lavar o piso, mas nesse caso apenas os de cerâmica e porcelanato, já que os outros materiais são sensíveis a água.
Água sanitária
A água sanitária é outra ótima opção para limpeza de pisos, mas com algumas ressalvas. O produto é abrasivo e pode corroer materiais mais sensíveis, como laminado e vinílico. Evite ainda o uso da água sanitária em pisos de mármore e granito, já que ela pode causar manchas na superfície.
O ideal é usar a água sanitária para limpeza de pisos cerâmicos ou de porcelanato de banheiros e cozinhas. Nesses ambientes, a água sanitária funciona com uma potente ação desinfetante e bactericida, não apenas limpando, mas também higienizado.
A água sanitária pode ser usada tanto para lavagem e limpeza pesada dos pisos como apenas para passar pano. Em ambos os casos, utilize o produto diluído em água, em proporções diferentes dependendo do uso.
Desinfetante
Outro produto de limpeza de piso muito utilizado é o desinfetante. Ele limpa, desinfeta e ainda garante aquele cheirinho de casa limpa.
Mas não é todo tipo de piso que pode receber o produto. Pisos mais delicados, como vinílico e madeira não devem ser limpos com desinfetante. Prefira usar o produto em pisos cerâmicos ou porcelanato.
Para usar corretamente o desinfetante, dilua o produto em água de acordo com as instruções do fabricante. Não despeje o produto diretamente sobre o piso porque ele pode provocar manchas.
Você também pode optar por usar o desinfetante como forma de finalizar a limpeza do piso, após a lavagem ou, ainda, para manter a limpeza no dia a dia usando apenas o pano.
Multiuso
O multiuso, como o nome sugere, pode ser usado para limpeza de diferentes superfícies, mas, em alguns casos, ele pode ser abrasivo para certos tipos de superfície, especialmente laminados e pedras naturais.
Prefira utilizar o produto em pisos mais resistentes, como o porcelanato. Mas lembre-se sempre de diluí-lo na água antes de utilizar. Faça a lavagem do piso usando uma vassoura de cerdas ou apenas passando pano com o produto.
Álcool 70%
Em tempos de pandemia se propagou por aí a ideia de que basta passar pano com álcool 70% no piso para garantir a limpeza e higienização dos ambientes, mas não é bem assim.
O álcool pode ser usado para limpeza de pisos, desde que diluído em água e aplicado no piso com auxilio de um pano. No entanto, o piso deve estar previamente limpo antes de usar o álcool, já que o produto serve para finalizar a limpeza.
Também é importante avaliar o tipo de piso que está recebendo o produto. Pisos de madeira e mármore não são indicados. Enquanto os porcelanatos, vinílico e cerâmicos estão liberados.
Vinagre e bicarbonato
Para quem é fã de uma misturinha caseira, a dupla de vinagre e bicarbonato é sempre uma boa opção. Juntos, eles limpam e higienizam os ambientes e não tem contra indicação, uma vez que podem ser usados em qualquer tipo de piso.
Dicas para uma limpeza de piso eficiente
Limpe os móveis primeiro
A limpeza do piso depende da limpeza que você faz no restante do ambiente. Via de regra, o piso é o último item a ser limpo dentro de um cômodo. Dessa forma você evita que a poeira e a sujeira que estão em cima de móveis, por exemplo, caia sobre o piso que já foi limpo.
Portanto, siga uma ordem de limpeza e deixe tudo mais fácil!
Retire tapetes
Não dá para limpar o piso corretamente sem retirar os tapetes. Eles acumulam pó, farelo, pelo de animais e devem ser limpos com aspirador de pó e, em seguida, retirados do ambiente para concluir a limpeza do piso.
Quando o piso já estiver limpo e seco, retorne com os tapetes para o lugar.
Erga cadeiras e afaste mesa e sofá
Nada de preguiça no dia de limpar o piso. Tire as cadeiras do lugar, afaste mesa, sofá e todos os outros móveis que você tem no ambiente.
Comece a limpeza por esses locais e deixe o meio do cômodo para limpar apenas no final. Coloque os móveis no lugar e finalize a limpeza nos espaços vazios.
Do fim para o começo
A limpeza do piso deve sempre começar pelo último cômodo da casa até chegar no mais próximo da entrada. Ao optar por esse esquema de limpeza você evita que a sujeira presente nos demais ambientes retornem para o cômodo que já foi limpo.
E mais uma dica: conforme a limpeza for concluída, feche as portas para impedir a entrada da sujeira dos ambientes que ainda estão sendo limpos.
Aguarde a secagem completa
Você pode ter seguido o passo a passo certinho e usado os produtos corretos para a limpeza do piso, mas se você pular essa etapa toda a faxina vai pro beleléu.
Isso porque o piso demora um certo tempo para secar e enquanto ele não seca completamente pode manchar, especialmente se você ou outra pessoa ficar andando pelo ambiente. As marcas e manchas serão inevitáveis.
Como limpar diferentes tipos de piso?
Limpeza de piso porcelanato e cerâmico
A limpeza de piso porcelanato e cerâmico é umas das mais tranquilas e fáceis de fazer, já que ambos os materiais são resistentes e duráveis, recebendo muito bem uma grande variedade de produtos de limpeza.
A dica para limpar esse tipo de piso é dividir em duas etapas: uma faxina pesada a cada 15 ou 30 dias e uma limpeza semanal ou diária (dependendo do fluxo de pessoas na sua casa) para manter o piso limpo.
Para faxina pesada, você pode optar por usar detergente neutro, multiuso e água sanitária. No dia a dia, mantenha o piso limpo e perfumado usando apenas desinfetante ou mesmo álcool.
Limpeza de piso vinílico
O piso vinílico é fabricado a partir de PVC, ou seja, plástico. Mas nem por isso, você pode usar qualquer tipo de produto para limpeza. Esse piso é delicado e a impressão usada na superfície pode manchar ou desbotar com o uso de produtos abrasivos.
Por se tratar de um piso usado em áreas internas secas, como salas e quarto, o ideal é fazer uma limpeza removendo primeiramente a poeira com pano ou aspirador de pó. Evite a vassoura, porque ela levanta sujeira.
Em seguida, basta passar um pano úmido com álcool ou, ainda, uma misturinha de vinagre e bicarbonato. Não use desinfetante para não manchar o piso.
Limpeza de piso laminado
A limpeza de piso laminado acontece de forma semelhante ao piso vinílico. Apesar de serem feitos com materiais diferentes (o laminado é fabricado com madeira de alta densidade), o uso e o processo de limpeza são os mesmos.
Utilize, portanto, um aspirador ou pano macio para remover o excesso de pó. Na sequência, passe um pano levemente umedecido com álcool ou vinagre e bicarbonato. Tenha apenas o cuidado para não molhar em excesso, uma vez que o material não suporta umidade.
Limpeza de piso de madeira
O piso de madeira também precisa de certos cuidados na limpeza. Não molhar demais é o primeiro passo. Portanto, nada de lavar o piso de madeira.
O truque aqui é ter os mesmos cuidados dos pisos anteriores. Ou seja, remova o excesso de pó e passe um pano umedecido com vinagre e bicarbonato. Só isso.
Limpeza de piso encardido
E quando o piso está encardido? Tem solução também! Geralmente os pisos de cores claras são os que mais sofrem com a sujeira.
Esse tipo de piso também costuma encardir com mais facilidade se o ambiente em que ele está instalado recebe um grande fluxo de pessoas diariamente. Com isso, o piso tende a criar manchas difíceis de serem removidas.
Nesse caso, a solução é apostar em produtos que atuem de modo mais eficiente. Uma boa solução é aplicar água sanitária diretamente sobre as manchas. Mas apenas no caso de pisos cerâmicos ou porcelanatos. Pisos laminados e vinílicos, quando encardidos, devem ser limpos com a ajuda de uma esponja macia levemente umedecida com detergente neutro.
Outra opção é fazer uma misturinha de vinagre e bicarbonato para aplicar sobre as manchas. Basta aguardar alguns minutos e o piso estará novinho de novo!
Rotina de cuidados e manutenção com o piso
É importante manter alguns cuidados para conservar o piso limpo por mais tempo, por isso, anote as recomendações abaixo:
- Tire os sapatos ao entrar em casa. Você evita contaminar o piso com germes e bactérias, além, da sujeira em cima, como poeira, restos de alimentos, entre outros;
- Passe o aspirador entre uma limpeza e outra, assim é possível controlar o pó e manter o piso mais limpo e higienizado;
- Quando cair qualquer tipo de líquido sobre o piso, procure fazer a limpeza imediatamente. Dessa forma, você evita a formação de manchas.
Agora que você já sabe de todo o procedimento, é só mandar a preguiça embora e partir para a limpeza! Vamos?