Não adianta fugir! De tempos em tempos, uma limpeza pesada é fundamental para manter a casa limpa, higienizada e mais aconchegante e confortável.
Mas não é só para isso que serve a limpeza pesada residencial. Esse tipo de faxina também é importante para ajudar na conservação e manutenção de móveis, eletrodomésticos e todo tipo de objeto que você tem em casa.
Afinal, é na hora da limpeza pesada que é possível avaliar o estado de todos os cantinhos da casa.
Veja a seguir todas as dicas que separamos e aprenda como fazer limpeza pesada do inicio ao fim.
Passo a passo da limpeza pesada residencial
Lá vem o sol
A limpeza pesada precisa contar com uma ajuda especial: a do sol. O nosso querido astro rei é um super aliado da limpeza doméstica.
Isso porque ele favorece a higienização de objetos, já que é um exterminador natural de ácaros, mofo e bolor.
Além disso, o sol e o calor gerado por ele ajudam a secar tudo aquilo que você está limpando, evitando que móveis e objetos venham a criar umidade e, consequentemente, manchas de mofo.
Por isso, escolha um dia de sol e calor para fazer a faxina pesada. Assim, você pode levar colchão, travesseiros, tapetes, roupas e sapatos para tomar um arzinho.
Muita gente, inclusive, acaba optando por fazer uma faxina pesada perto do natal, época do ano em que os dias estão mais quentes e iluminados.
Isso sem contar que você aproveita a ocasião para deixar a casa limpinha para as festas de fim de ano.
Um cômodo de cada vez
Na hora da limpeza pesada prefira limpar um cômodo por vez do que fazer uma faxina completa na casa inteira.
Uma limpeza pesada leva tempo e consome muito mais energia, então, provavelmente, você não terá condições de fazer tudo num dia só.
Escolha uma semana mais calma na sua rotina e programe a limpeza de um ambiente por dia.
Você verá que a faxina será muito mais eficiente.
De trás pra frente
Outra dica importante é começar a limpeza pesada sempre pelo último cômodo da casa até chegar no primeiro, ou seja, aquele que é acessado imediatamente quando se chega em casa.
Em muitos casos, essa organização começa pelos quartos, posicionados mais aos fundos até chegar na sala, o primeiro cômodo.
E porque isso? Simples! Com essa estratégia você evita carregar sujeira para os ambientes que já estão limpos.
Destralhe
Aproveite o momento da limpeza pesada para fazer um belo destralhe em tudo aquilo que não está sendo mais utilizado, seja porque está quebrado, velho ou você simplesmente não deseja mais.
Doe o que puder ser doado, conserte o que ainda tem conserto e jogue fora (ou recicle) aquilo que está velho e quebrado.
Assim sua casa fica mais limpa e mais leve também.
Faça o destralhe cômodo por cômodo, de dentro para fora, indo desde as roupas de cama e itens pessoais, como roupas e acessórios, até livros, papéis, utensílios de cozinha e acessórios de banheiro.
Tire objetos pesados
Dia de limpeza pesada também é dia de retirar objetos pesados para uma limpeza completa.
Isso significa lavar tapetes e cortinas, higienizar sofás e limpar estofados, como cadeiras e poltronas.
Esses objetos que não são limpos rotineiramente precisam de uma atenção redobrada.
Então já fique sabendo que provavelmente eles irão tomar um bom tempo do seu cronograma de faxina.
Do teto ao piso
Depois de fazer o destralhe e tirar os objetos mais pesados do cômodo para limpar, comece a faxina, propriamente dita, dos ambientes.
Mas, atenção: tem um segredinho para isso também: a limpeza deve sempre começar pelo teto, seguir pelas paredes até chegar no piso.
O motivo para isso é bem óbvio, afinal, se você limpar o chão primeiro com toda certeza ele vai acabar sujando de novo na hora de limpar o teto.
O mais difícil vem primeiro
Comece a limpeza pesada com aquilo que é mais complicado ou demanda maior atenção primeiro.
É o caso de banheiros e cozinha, dois ambientes bem chatinhos de limpar. Ao finalizar esses dois cômodos você vai ver que falta bem pouco e quem sabe até ganha uma dose a mais de energia e ânimo.
Nos demais cômodos procure por aquilo que você acha mais difícil ou mais chato de fazer e já elimine. Por exemplo, a limpeza de vidros e janelas.
Reparos e manutenção
O momento da faxina pesada também é perfeito para descobrir coisas que precisam de reparo ou manutenção.
Pode ser o ralo que está meio entupido, a pintura descascando ou uma infiltração vinda do teto.
O que puder resolver no momento da limpeza, já resolva. Mas se o assunto for mais trabalhoso, faça anotações sobre o que precisa ser feito e vá resolvendo ao longo dos próximos dias.
Isso ajuda a manter o imóvel conservado e valorizado, além de evitar surpresas desagradáveis que podem tirar o seu conforto e ainda te fazer gastar uma pequena fortuna com reparos de última hora.
Conserve a limpeza
Depois de finalizar a limpeza pesada você precisa cuidar da conservação, assim, aquele gostinho bom de morar em uma casa limpa e perfumada dura muito mais tempo.
E como fazer isso? A dica é estabelecer rotinas de limpeza, divididas entre cuidados diários, semanais, quinzenais e mensais.
Anote tudo aquilo que você precisa fazer em casa, desde lavar a louça todo santo dia até limpar a garagem ou fazer a manutenção do telhado.
Com tudo anotado, comece a dividir entre as tarefas diárias, as semanais e assim por diante.
Mantenha esse controle e siga essa rotina, assim quando chegar a próxima limpeza pesada residencial tudo estará mais fácil.
Produtos de limpeza pesada
A limpeza pesada exige alguns produtos diferentes daquele que você usa para limpeza superficial no dia a dia.
Aqui, é importante contar com produtos de limpeza mais eficientes e com maior poder de limpeza, principalmente para ambientes como cozinha e banheiros.
Tome nota a seguir de alguns desses produtos que não podem faltar na sua faxina:
Saponáceo
Em pó ou cremoso, o saponáceo é um ótimo desengordurante, removendo crostas de gordura e sujeiras impregnadas a mais tempo.
O produto também serve para polir e dar brilho a metais e inox. Por isso, acaba sendo uma boa opção para banheiros e cozinhas.
Água sanitária
A água sanitária desinfeta e ajuda a remover manchas encardidas de pisos, azulejos e louças sanitárias.
Algumas gotinhas garantem que você poupe esforço na limpeza. Use-a pura sobre as manchas ou diluída em água.
A água sanitária ainda pode ser usada para passar pano no chão ao final da limpeza pesada residencial, garantindo uma desinfecção completa.
Removedor
Conhecido como removedor, esse produto de cheiro forte, é ideal para limpeza de vidros e espelhos, removendo manchas como ninguém.
O removedor também é útil para limpeza de pisos e revestimentos, mas deve ser usado com cautela, principalmente por quem tem problemas alérgicos e respiratórios.
Vinagre e bicarbonato
Mesmo se tratando de uma limpeza pesada, o vinagre e o bicarbonato continuam sendo indispensáveis.
Essa duplinha dinâmica limpa o que os produtos de limpeza mais pesados não podem limpar, uma vez que certas substâncias podem danificar móveis e objetos mais delicados.
Por isso, a dica é aplicar a misturinha de vinagre e bicarbonato para limpar estofados, tapetes, persianas e o interior de móveis, principalmente porque o vinagre combate a proliferação de mofo.
E não se esqueça: ao manusear produtos químicos agressivos use luvas e evite fazer misturas aleatórias para não sofrer com intoxicação.