Depois de descobrir a gravidez e viver a magia dos primeiros meses, é chegado o momento de pensar na lista de chá de bebê. O evento pode ser simples, recebendo apenas a família e os amigos mais próximos, ou mais completo, isso fica a sua escolha.
Antes de mandar os convites é preciso organizar o chá de bebê e escolher o que você quer pedir para seus convidados. Algumas pessoas preferem pedir fraldas e produtos que o bebê irá usar direto, como talco e lenços umedecidos. Outras já incluem roupas e outros itens duráveis.
Para o evento pode ser um café da tarde, com doces e muita conversa enquanto a futura mamãe tenta adivinhar o que ganhou ou um momento repleto de brincadeiras. Fica a critério da família.
Saiba agora como organizar um chá de bebê e montar a lista para chá de bebê:
Como organizar a lista para o chá de bebê
Antes de definir a lista de presentes para chá de bebê você precisa organizar todo o evento. Alguns passos são essenciais para que tudo dê certo e seja um momento inesquecível e divertido. Assim você deve:
1. Escolher a data e horário do chá de bebê
Que dia fica melhor fazer o seu chá de bebê? Você quer algo que dure bastante tempo, como um churrasco ou um evento mais curto, apenas para brincadeiras e adivinhar os presentes? Defina aquilo que você achar melhor. Inclusive a data.
Deixar mais para o final da gestação indica que você poderá estar mais cansada e menos disposta. Então se você quiser pode fazer o chá de bebê lá pelos 6 ou 7 meses de gestação.
O horário e tempo do evento dependem do local escolhido. Quem tem casa pode deixar a festa durar mais tempo, respeitando apenas o início do horário de silêncio (22h). Quem mora em apartamento ou vai alugar um espaço precisa respeitar as regras do local.
2. Definir o número de convidados e fazer a lista
Quantas pessoas você pretende convidar? Vai ser um evento íntimo, apenas para a família? Ou os amigos podem participar também? Anote em um computador ou em um papel todas as pessoas que você gostaria de convidar.
A partir do número de convidados você poderá determinar qual local é melhor para o chá de bebê e a quantidade de comes e bebes que você irá servir. Além de que pode incluir mais coisas na sua lista de chá de bebê completa.
3. Escolha do local
O local onde o chá de bebê vai acontecer é muito importante e não pode ser ignorado no processo de organizar o evento. A não ser que você já tenha determinado desde o começo que vai fazer tudo em sua casa mesmo.
É preciso verificar se o salão de festas do prédio ou churrasqueira estarão disponíveis no dia que você quer. Por isso é indicado preparar o chá de bebê com antecedência. E se a ideia for fazer a festa em outro espaço, destinado especialmente para eventos, você também precisa verificar a disponibilidade.
Aposte em um lugar que seja confortável para você e para os convidados e que também permita fazer toda a decoração da festa.
4. Tema e decoração
Escolha qual será o tema do chá de bebê. Você vai fazer algo ligado ao nome da criança? A cores delicadas que lembram bebês? Vai seguir alguma data comemorativa que acontece perto da data do evento?
Anote tudo o que você gostaria que fosse parte do chá de bebê. A grande maioria das mães aposta em bandeirinhas e no escrito: “Chá de bebê do Felipe” ou “Chá de bebê da Larissa”.
Depois de decidir o tema você parte para a decoração, que precisa ornar com toda a ideia. Por exemplo, se quiser apostar no tema chupeta, a decoração pode ter várias chupetas de papel coladas nas paredes e aqueles pirulitos em formato de chupeta como opção de doce.
5. Cardápio
Decida com antecedência o que você vai servir no dia. Algumas mamães tem preferido fazer um churrasco, combinando com os convidados que eles trazem o que forem beber. Outras já gostam de oferecer docinhos e salgadinhos, como se fosse uma festa de criança.
Os brigadeiros gourmet tem feito sucesso, além das bolachinhas personalizadas, com desenho do tema da festa. Para as bebidas, refri e suco para as crianças – e para você -, água e bebidas alcoólicas, já que haverá adultos na sua festa.
Você pode fechar o cardápio com um buffet – principalmente se for alugar um espaço para fazer o evento – ou comprar cada produto separado. Encomendar os comes e bebes de um lugar e as bebidas de outro.
6. Convite
O convite do chá de bebê pode ser físico ou virtual. Fica a escolha da mamãe e ao que ela achar mais prático. Quem vai convidar mais pessoas e não tem tempo para enviar com antecedência tem apostado no modelo virtual, que pode ser enviado no chat do Facebook ou no WhatsApp.
Siga o tema do evento no convite e descreva o que vai acontecer. E onde os convidados podem encontrar a lista de presentes para chá de bebê.
Como montar a lista de chá de bebê
Depois de terminar a organização do chá de bebê é hora de montar a lista com os presentes que você gostaria de ganhar. O ideal é ter cuidado, já que existem itens mais caros e outros mais em conta. Mescle bem, de forma que todos os convidados consigam presentear você e o bebê.
Boa parte das futuras mamães prefere pedir fraldas e lenços umedecidos, já que serão bastante utilizados pelo bebê. Mas é possível incluir outros itens. O principal é cuidar para não pedir apenas as coisas mais caras.
Se preferir você pode indicar lojas onde as pessoas poderão encontrar os presentes pedidos na lista. Principalmente quando se fala de roupinhas, trocadores, chupetas, mamadeiras e outros itens de marca específica. Coloque algumas sugestões ao lado. Por exemplo: Body verão tamanho P – Loja A, B, C.
Cores, numeração, estação do ano, tamanho de fraldas e quantidades devem estar definidas na sua lista de chá de bebê simples ou completa. As fraldas RN são usadas por pouco tempo, então não peça muitas, principalmente se há previsão do bebê nascer maior.
Vale lembrar também que os tamanhos de fralda variam de acordo com a marca. Algumas M já são indicadas para bebês de três a quatro meses, enquanto que outras P duram por mais tempo.
Itens que você pode pedir na lista de chá de bebê
Você ainda tem dúvidas ou não conseguiu começar a montar sua lista para chá de bebê? Confira abaixo nossa sugestão e aproveite pra incluir os itens na sua lista:
Alimentação
- Babador de tecido
- Mamadeira pequena
- Mamadeira grande
- Escova para higienizar mamadeira
- Potes para papinha
- Talheres de bebê
- Pratinhos de bebê
Quantidades de cada: Peça mais mamadeiras, potes e pratinhos. O restante, apenas um é suficiente.
Quarto do bebê
- Naninha
- Travesseiro
- Jogo de lençol
- Cesta para guardar fraldas
- Brinquedos para bebê
- Cobertor de bebê
- Manta para bebê
- Cadeirinha balanço
Quantidades de cada: O jogo de lençol, cobertor, manta e brinquedos permitem pedir mais do que um. Fica a sua escolha a quantidade. Como cobertores e mantas são mais caros, você pode pedir mais jogos de lençol e brinquedos.
Para a mamãe
- Protetor para os seios para amamentação (em silicone)
- Bomba para tirar leite materno
- Almofada de amamentação
Quantidades de cada: O que você vai precisar trocar depois de algum tempo é o protetor para amamentação. Mesmo que aposte no de silicone, ele pode ser reutilizado apenas por determinado período. Peça mais do que um.
Higiene
- Banheira
- Toalhas de bebê com capuz
- Sabonete líquido para bebê (neutro)
- Shampoo para bebê (neutro)
- Cotonete
- Algodão (em bolinha)
- Tesoura para cortar unhas
- Nécessaire para os itens do bebê
- Kit pente e escova
- Fraldas de pano
- Toalhinhas para limpar a boca do bebê
- Lenços umedecidos (neutros, para bebês)
- Pomada para assaduras
- Talco de bebê
- Fraldas descartáveis tamanhos RN, P, M, G
Quantidades de cada: Fraldas, lenços umedecidos, algodão, cotonetes, toalhas de banho e para a boca do bebê vão ser usados com frequência. Anote mais do que um e no caso das fraldas peça mais do tamanho P e M, que você provavelmente usará por mais tempo. RN o ideal é não pedir muitas.
Roupas de bebê
- Bodies manga curta (RN e P apenas se o bebê nasceu no verão ou próximo a climas mais quentes, caso contrário peça mais M e G)
- Bodies manga longa (RN e P apenas se o bebê nasceu no inverno ou em épocas mais frias. Peça mais M e G caso ele venha a nascer no verão).
- Kit moletom
- Casaquinhos
- Calções mijão
- Meias
- Sapatinhos
Quantidades de cada: Aposte nos bodies (de inverno e verão) que serão utilizados com frequência pelo bebê. Pode pedir vários, mas anote os tamanhos. As meias também, afinal o pé do bebê precisa ser mantido sempre quentinho.
Com essas dicas você está pronta para preparar o seu chá de bebê e a lista completa do que quer pedir para seus convidados. Lembre-se de incluir as quantidades de cada item, assim facilita para todos.