Lavar louça, tirar o pó e varrer a casa não é só tarefa de adulto. Os pequenos podem e devem ser incluídos nas tarefas domésticas.
E nem pense em subestimar a capacidade das crianças em ajudar nos serviços da casa. Elas podem te surpreender!
Quer descobrir como fazer seu filho ajudar nas tarefas de casa? Então vem ver as dicas que separamos a seguir.
Qual é a importância das tarefas domésticas para as crianças?
Envolver as crianças nas rotinas domésticas traz uma série de benefícios que vão muito além de uma casa limpa e organizada. Esses benefícios refletem em habilidades que a criança desenvolve e carrega para a vida inteira, como você verá a seguir.
Independência e autonomia
Uma das maiores lições que a criança aprende ao realizar as tarefas domesticas é sobre independência e autonomia.
A realização de afazeres faz com que os pequenos desenvolvem a capacidade de resolução de problemas sozinhos. Essa autonomia e independência passa a ser observada na hora de tomar banho, fazer as refeições ou dormir na própria cama.
Valorização do coletivo
Outro aprendizado muito valioso que as tarefas domésticas oferecem é o da coletividade.
A família é o primeiro grupo social em que a criança está inserida e ao participar das atividades que dizem respeito ao ambiente comum ela aprende sobre a importância da coletividade.
Na realização das tarefas ela entende que manter a casa organizada é importante para todos. Isso também significa limpar aquilo que não foi somente ela que sujou, como as louças na pia ou a poeira no piso.
O coletivo também fica claro no momento em que toda família se une por um objetivo em comum, assim como todos depois podem desfrutar de uma casa organizada.
Senso de responsabilidade
As tarefas domésticas, quando realizadas diariamente dentro de uma rotina, estabelecem para as crianças também o senso de responsabilidade.
Ela sabe que precisa realizar determinadas tarefas e que os demais moradores esperam isso dela. Ou seja, aquilo que a criança faz ou deixa de fazer impacta na rotina de todos da família.
Proatividade
Você também pode aproveitar o momento das tarefas domésticas para ensinar as crianças sobre proatividade.
Isso significa que elas não precisam esperar que um adulto diga que é necessário limpar a mesa ou recolher os brinquedos. A criança, dentro da sua capacidade de desenvolvimento, é claro, passa a ter a iniciativa para tomar decisões e resolver questões de modo autônomo.
Lista de tarefas domésticas para os filhos por idade
As tarefas domésticas devem respeitar a idade de cada criança. Isso porque cada etapa do desenvolvimento confere aos pequenos novas habilidades, que se aprimoram a cada dia.
Por isso, separamos a seguir algumas sugestões de tarefas que podem ser desenvolvidas pelas crianças a partir da idade em que ela se encontra. Confira:
2 a 3 anos
Aos 2 e 3 anos, a criança já sabe andar, pronúncia as primeiras palavras e consegue manusear e segurar objetos com maior facilidade. Seguindo essas características do desenvolvimento, você pode pedir a ela que:
- Coloque os brinquedos no lugar;
- Jogue o lixo no lixo;
- Coloque a roupa suja no cesto;
- Guarde os sapatos.
4 a 5 anos
Chegando aos 4 anos, a criança já possui uma habilidade motora mais desenvolvida, se comunica com maior facilidade e corresponde melhor aos comandos dos adultos. Você pode pedir a ela que:
- Faça as tarefas da idade anterior;
- Arrume a cama;
- Separe o lixo reciclável;
- Ajude a tirar as compras da sacola;
- Organize os livros;
- Regue as plantas da casa.
6 a 7 anos
Com 6 e 7 anos, a criança sente-se parte do grupo e fica muito animada com a possibilidade de ajudar na organização da casa. Peça a ela que:
- Faça as tarefas da idade anterior;
- Limpe o quarto;
- Ajude a dobrar as roupas;
- Coloque e tire a mesa do café, almoço e jantar;
- Guarde a louça da pia (apenas em lugares baixo e peças que não quebrem).
8 a 9 anos
Maiorzinhas, as crianças de 8 e 9 anos estão em pleno crescimento, já desenvolveram muito bem as atividades motoras e podem realizar atividades que exigem um pouco mais de complexidade. Peça a elas que:
- Faça as tarefas da idade anterior;
- Lave louças simples;
- Varra a casa;
- Dê comida para o pet;
- Prepare o próprio lanche;
- Tire o pó dos móveis;
10 a 11 anos
Entre 10 e 11 anos, as crianças já possuem diversas habilidades formadas e uma coordenação motora mais fina e equilibrada. Elas também já conseguem discernir atividades que envolvam riscos daquelas que não são prejudiciais. Nesse sentido, você pode pedir a elas que:
- Faça as tarefas da idade anterior;
- Leve o pet para passear;
- Ajude a fazer as compras;
- Limpe o quintal;
- Cuide das plantas;
- Ajude a lavar o carro;
11 a 12 anos
A partir dos 11 anos, a criança já está com capacidade de atenção muito mais desenvolvida e possui altura para auxiliar em tarefas que demandem acesso a locais mais altos da casa, como armários e até o varal de roupas. Você pode pedir a elas que:
- Faça as tarefas da idade anterior;
- Pendurem e recolham a roupa do varal;
- Cozinhe coisas básicas;
- Manipule eletrodomésticos, como aspirador de pó, máquina de lavar e secar, sanduicheira e cafeteiras, por exemplo;
- Limpe os banheiros;
- Vá na padaria ou no mercado de bairro;
13 anos ou mais
- Faça as tarefas da idade anterior;
- Passe pano nos móveis;
- Lave roupas simples;
- Cozinhe refeições mais elaboradas;
- Ajude a cuidar dos irmãos;
- Desça no condomínio para jogar o lixo;
- Pegue correspondências;
Lembre-se que essas atividades são apenas sugestões! Cada criança ou pré adolescente possui sua personalidade e desenvolvimento, cabe aos pais reconhecerem o que eles podem executar ou não.
Como fazer a criança ajudar em casa?
Pode ser que no começo você encontre um pouco de resistência das crianças em participar das tarefas domésticas. Mas é possível contornar essa situação seguindo as dicas a seguir:
Segurança
A primeira coisa de tudo é garantir a segurança da criança. Por isso, ofereça para ela somente o que a idade permite realizar. Não exponha a criança a aparelhos elétricos, produtos químicos ou locais altos e de difícil acesso.
Essas tarefas devem ser realizadas por adultos ou quando a criança atingir idade suficiente para realizar certos tipos de tarefas que exijam maior risco, como ligar um aparelho na tomada ou usar alguns tipos de produto.
Anote tudo o que precisa ser feito
Outra coisa importante é anotar tudo o que precisa ser feito diariamente, semanalmente e mensalmente dentro de casa.
Com tudo anotado fica mais fácil visualizar o que pode ser repassado para as crianças e o que deve ser realizado por um adulto.
Faça um sorteio
Não seja autoritário ao delegar as tarefas para as crianças. Proponha algo mais lúdico e que desperte o interesse delas.
Uma ótima maneira de fazer isso é colocando as tarefas em pedaços de papel e fazer um sorteio para definir quem faz o que, mas lembre-se sempre de respeitar a idade da criança.
Caso tenha mais de uma criança em casa, o sorteio também ajuda a não dar briga e confusão sobre o que cada um terá que fazer.
Monte um quadro
Com as tarefas definidas, você pode montar um quadro com a rotina de tarefas de cada criança. Assim fica mais fácil para ela verificar o que precisa fazer a cada dia, sem depender dos adultos, ainda mais se você trabalha o dia todo.
Se a criança ainda não sabe ler, use desenhos para indicar cada uma das tarefas.
Demonstre e ensine
Mostre para a criança como ela deve realizar cada atividade. Explique a importância de cada tarefa e como ela contribui para o bem estar de todos da casa.
Mas não seja perfeccionista e muito menos refaça o que a criança fez. Isso pode desincentivar o pequeno a cumprir as tarefas. Entenda que, por mais que você ensine, a criança terá seu próprio jeito de fazer as coisas, limitada ainda a sua própria capacidade física e motora.
Portanto, crie menos expectativas e elogie cada tarefa concluída. Se precisar corrigir algo, faça isso com carinho.
Limpar e brincar
Para as crianças tudo é diversão. E porque não transformar a rotina de tarefas domésticas em algo lúdico?
Para isso você pode propor jogos, dinâmicas e brincadeiras. Na hora de dobrar as roupas, por exemplo, proponha quem consegue dobrar mais rápido.
Uma música de fundo também ajuda a deixar tudo mais animado. Dancem e limpem o quarto ao mesmo tempo.
Ofereça recompensas
Lembra do quadro de tarefas? Então você pode pedir para a criança marcar as atividades que foram realizadas, dia a dia. Ao final da semana, com tudo preenchido você pode combinar uma recompensa com ela.
Pode ser um piquenique no parque, uma sessão cinema e o que mais achar divertido fazer juntos.
Respeite o tempo da criança
Outra dica importante: respeite o tempo da criança. Ela não terá a mesma agilidade que você teria para recolher os brinquedos, por exemplo.
A criança também costuma se perder em seu próprio mundinho. Então, pode ser que durante a tarefa ela acabe construindo uma brincadeira.
Lembre-se: o importante é que ela cumpra as tarefas combinadas, não importa o tempo que ela vai levar para isso.
Tarefa não é castigo
Um erro que muitos pais cometem é colocar as tarefas domésticas como uma forma de castigo.
As tarefas, na verdade, são uma forma da criança participar e colaborar com a rotina da família. Ou seja, é uma atividade importante, não uma punição.
Se ela entender isso como um castigo, as tarefas não serão prazerosas e todo o aprendizado que elas têm a oferecer acabam se perdendo.
E, então, pronto para colocar essa molecadinha para mexer o esqueleto?