A luminária de barbante é um dos itens mais populares na busca por uma decoração diferenciada para a casa que pode ser feita de forma muito simples. Com poucos passos e materiais super baratos como barbante, cola branca, tesoura e bexigas, além da parte elétrica com o soquete, tomada e um interruptor (se você escolher montar uma luminária).
É por conta da sua facilidade de confecção e versatilidade que trouxemos esse post dedicados às luminárias de barbante! Vamos falar um pouco sobre como utilizá-las na decoração, diversos modelos e padrões diferentes e como fazê-las em casa!
As possibilidades da luminária de barbante na decoração
Ela pode ser inserida em diversos ambientes da casa e em diversas formas, tamanhos e modelos! Desde lustres pendentes na sala de estar, sala de jantar, cozinha e quartos, você pode pensar em criar luminárias de mesa ou de piso com esferas ou cúpulas de barbante.
Além disso, dependendo do tipo de barbante que você escolher, você pode dar um estilo completamente diferente para a sua luminária, como as mais rústicas feitas com sisal, perfeitas para áreas externas e para decorações baseadas em madeira; as mais contemporâneas, feitas com barbante preto ou branco numa espessura mais fina, que podem até mesmo remeter às cúpulas vazadas feitas de metal e; as mais divertidas, feitas com vários tipos de combinações de tons e cores encontradas nos barbantes.
As formas e padrões que a sua luminária pode seguir
Apesar das luminárias de barbante mais populares serem as que seguem padrões arredondados, feitos a partir da forma de balões e bexigas, você pode escolher outro moldes para seguir e transformar a feitura da sua luminária em uma atividade divertida e cheia de criatividade.
Utilizando uma caixa e papel filme, você pode obter uma luminária quadrada, retangular ou cilíndrica, perfeitas para os modelos de mesa ou de piso. Você também pode escolher formas orgânicas partindo de moldes diferentes (as bexigas ainda são ótimas nesse sentido).
Para quem já tem uma luminária com cúpula, cilindro ou outra forma e quer dar uma renovada nesta decoração, o macramé, uma técnica de tecer fios de forma manual, apresenta diversos tipos de padrões e desenhos que podem ser feitos de forma fácil e ainda mais econômica (nesse caso, só é necessário o fio ou barbante que for ser utilizado).
A técnica do macramé ainda possibilita criar hangers para vasinhos e velas eletrônicas, que também ficam lindas na decoração.
Um detalhe importante para garantir a durabilidade da sua luminária
Não se esqueça de passar algum tipo de verniz em torno da luminária montada para que ela não se deforme com as variações do tempo. Para quem quer usar cola branca como base, os climas mais úmidos podem deixar a sua estrutura de barbante mais molenga a ponto de perder a estrutura, por isso, utilize verniz transparente não solúvel em água!
65 modelos de luminária de barbante tradicional (DIY)
Veja agora 65 ideias de luminárias de barbante e o passo-a-passo no fim deste artigo com tutoriais em vídeo:
Imagem 1 – Luminárias de barbante redondas: conjunto de luminárias em barbante branco para dar mais delicadeza para a decoração aérea de um salão de festas ou sala.
Imagem 2 – Luminária crochê: para os amantes das artes manuais, essas esferas luminosas ganham ainda mais charme cobertas com padrões diferentes em barbante.
Imagem 3 – Luminária de barbante para decorar a casa para o Natal e qualquer outra data comemorativa: bolinhas iluminadas tipo pisca-pisca cobertas com barbantes coloridos.
Imagem 4 – Grandes cúpulas em barbante preto para luminárias pendentes para dar um toque a mais de estilo para a sua sala de estar.
Imagem 5 – Misture padrões de coberturas de barbante nas suas cúpulas e cores para dar um estilo diferente e chamar a atenção.
Imagem 6 – Cúpula para o lustre central da mesa de jantar que faz uma dupla perfeita com a Carbon Chair, cadeira tramada com fibra de carbono.
Imagem 7 – Para dar um toque a mais para a sua luminária de barbante pendente da cabeceira da cama: cobertura redonda de barbante colorido que envolve a lâmpada.
Imagem 8 – Pense em diversos formatos que podem ser utilizados para fazer a sua luminária de barbante e divirta-se misturando-os!
Imagem 9 – Luminária de barbante branco redonda que combina com a ambientação clara da sala e ainda chama atenção.
Imagem 10 – Na hora de revestir suas bolinhas luminosas, misture diversos tons para formar um arco-íris!
Imagem 11 – Enfeite para a páscoa: cúpula em barbante imitando uma cenoura com velinhas de plástico para decorar a sua mesa!
Imagem 12 – Decoração de teto DIY: garland com pendentes super interessantes com diversas esferas de barbante.
Imagem 13 – Esfera em meia lua feita com barbante amarelo para iluminações mais focadas como mesas ou balcões.
Imagem 14 – Esferas totalmente revestidas de barbantes coloridos com acessórios de papel para formar as pétalas de uma flor: decoração super festiva e alegre para pendurar na parede e iluminar o espaço.
Imagem 15 – Lustre pendente baixo com uma grande esfera de barbante para quem tem um estilo mais descontraído na decoração.
Imagem 16 – Iluminação em dois pendentes: lustres com esferas de barbante preto como uma decoração para a cozinha simples perfeita.
Imagem 17 – Iluminação baixa pendente para mesas de canto com estrutura de metal e revestimento em tiras verticais de barbante: um design perfeito e super sutil.
Imagem 18 – Esferas em barbante de sisal pintados para quem quer um acabamento mais rústico e artesanal para a suas luminárias de barbante.
Imagem 19 – Luminária de barbante: para quem está amando a tendência de fazer um lustre com diversos soquetes de lâmpadas, aqui está uma cobertura que combina com o estilo e dá um toque delicado e leve para o conjunto.
Imagem 20 – Esfera rendada: além dos fios de barbante, você também pode comprar tramas já prontas com barbante, como as rendas para revestir esferas da sua luminária de barbante.
Imagem 21 – Cobertura amarronzada de fibra natural para o seu lustre: um ponto a mais de cor num ambiente minimal P&B.
Imagem 22 – Barbantes, fios metálicos, lã, sisal… As opções são inúmeras para formar esferas super interessantes para a sua decoração!
Imagem 23 – Cúpulas de barbantes para lustres num padrão regular: ambiente sofisticado que ganha um toque a mais de elegância com esses pendentes.
Imagem 24 – Ambiente contemporâneo P&B com um mix de materiais e texturas: luminária de barbante central da sala de estar adicionando mais um detalhe para essa decoração.
Imagem 25 – Esferas de barbante coloridas para fazer a decoração da mesa principal da festa de aniversário infantil.
Imagem 26 – Centros de mesa com esferas de barbante, velas e flores: perfeito para datas especiais, festas e outras celebrações.
Imagem 27 – Mistura de pendentes na sala: para quem quer dar mais personalidade para a decoração funcional aérea da sala, vale variar os padrões dos lustres, desde os mais simples e lisos até os esféricos com barbante.
Imagem 28 – Mais um exemplo de esferinhas de barbante em diversas cores que você pode fazer para dar mais charme para os seus pisca-piscas.
Imagem 29 – Para ambientes com pé-direito alto: esfera de barbante como coberturas de lustres pendentes podem ser colocadas nas mais diversas alturas e funcionam muito bem em ambientes amplos e altos.
Imagem 30 – Esferas de barbante com um toque a mais: você pode adicionar outros detalhes para as suas esferas, como um tassel também feito com barbante!
Imagem 31 – Na hora de criar a sua esfera, se divirta escolhendo a espessura do barbante, com e o tamanho da cobertura!
Imagem 32 – Mais um ambiente decorado com lustres com esferas de barbante e cadeira Carbon Chair.
Imagem 33 – Pendente com esfera de barbante como um toque diferente e super delicado numa sala de jantar num estilo minimal industrial.
Imagem 34 – Lustre pendente em esfera revestida com renda: se apaixone pelos diferentes estilos de renda e os padrões de sombra que elas podem produzir quando as luzes se acendem.
Imagem 35 – Esferas de barbante amarronzado imitando tiras de madeira num estilo mais rústico de decoração.
Imagem 36 – Quando for preparar a sua própria esfera, fique atenta às possibilidades de desenhos que podem ser traçados e a quantidade de linha.
Imagem 37 – Mega esfera de barbante em um lustre central para a sua sala: decoração mininal e super delicada.
Imagem 38 – Cobertura quase que total: fique atenta as aberturas que a luz da sua lâmpada vai conseguir sair e o tipo de efeito que você quer na hora de cobrir suas esferas.
Imagem 39 – Outra decoração para as festas de fim de ano: esferas de barbante para pendurar com velinhas fake e bolinhas decorativas industriais.
Imagem 40 – Tríade central para mesas de jantar longas: cúpulas para lustres em um padrão regular em linha preta.
Imagem 41 – Não se esqueça de encaixar bem o soquete da lâmpada na cúpula ou esfera!
Imagem 42 – Lustre pendente com padrão de barbante dentro da esfera para dar mais destaque a um cantinho especial da sua casa.
Imagem 43 – Escolha os barbantes nas suas cores preferidas para criar as esferas das suas luminárias ou lustres.
Imagem 44 – E pode misturar diversas cores sim! Crie padrões diferentes alternando duas ou mais cores na mesma esfera.
Imagem 45 – Esfera pendente em preto como contraste para uma casa em tons pastéis.
Imagem 46 – Esfera em tons claros: efeito de uma cobertura que quase desaparece no seu ambiente.
Outros modelos de luminárias feitas com barbante
Imagem 47 – Luminária de chão tipo “fogueira”: cúpula em barbante da lâmpada acompanha o formato curvo do fogo.
Imagem 48 – Pendentes para velas: crie um ambiente mais romântico com pendentes feitos com barbante com a técnica macramé.
Imagem 49 – Para distribuir bem a luz e suavizar o foco: fio de sisal na altura da lâmpada dessa luminária rústica num design moderno de mesa.
Para aprender a fazer essa luminária, dê uma olhada na nossa sessão de Tutorial no final do post!
Imagem 50 – Centro de mesa pendente com folhas, flores e tassels gigantes!: ideia perfeita para a decoração de casamento ou grandes comemorações.
Imagem 51 – Cobertura de cúpula para lustre em tricô: padrão com um estilo diferente em barbante super fino.
Imagem 52 – Outro revestimento com macramé: para lustres com formas tubulares, um padrão super delicado e sofisticado.
Imagem 53 – Uma reinvenção dos clássicos mais elegantes: lustre com franjas de barbante num padrão circular em diversos níveis.
Imagem 54 – Para quem produz em crochê: decore com os seus próprios trabalhos com padrões e desenhos distintos.
Imagem 55 – Estrutura pendente em barbante colorido para espaços gigantescos!
Imagem 56 – Além de esferas, teste outras formas que podem ser interessantes de serem feitas em barbante para os seus pisca-piscas.
Imagem 57 – Mais um lustre todo trabalhado em franjinhas que podem ser cortadas na altura que você preferir.
Imagem 58 – Misture o trabalho em barbante com estruturas de arame também!
Imagem 59 – Lustre pendente em degradê de vermelho e uma super franja e que forma vários tassels na ponta.
Imagem 60 – Mais uma ideia que mistura barbante e estrutura metálica: base escondida pelo trabalho paralelo de barbantes coloridos para formar um padrão listrado.
Tutoriais: como fazer luminárias de barbante em casa
Além de todas as ideias que já te mostramos na nossa galeria de imagens, aqui vão alguns tutoriais super fáceis para você já ir se preparando para fazer em casa e decorar diversos espaços com cúpulas e esferas para luminárias em barbante!
Esfera para lustre pendente de barbante simples com bexiga
Com materiais super fáceis e baratos de serem comprados, esse tutorial explica de forma rápida e sem complicações como fazer uma esfera para colocar no seu lustre pendente.
Luminária de barbante quadrada
Mesmo parecendo um pouco mais complexa do que o modelo esférico, essa luminária quadrada é muito interessante e segue o mesmo princípio de confecção da anterior, mas com um molde de uma caixa de papelão. E é um ótimo tutorial para você se inspirar em qualquer tipo de forma que você quiser utilizar nas suas luminárias!
Luminária de mesa de madeira e barbante
Essa luminária, presente na nossa galeria, requer um pouco mais de técnica para cortar madeira, mas o resultado é fantástico para decorar diversos tipos de mesa.
Candelabros e porta-velas de macramé
Aprenda a fazer um padrão de amarração de macramé simples para revestir potes de vidro e transformá-los em candelabros ou para porta-velas e dar um toque mais artesanal e romântico para os seus ambientes!