As luminárias nos quartos deixaram de ter apenas a função de iluminação e passaram a figurar como objetos decorativos com design arrojado e materiais nobres. Há uma ampla diversidade de modelos para se escolher, e eles podem se adequar a diversos projetos, incluindo quartos infantis, de solteiro, adolescente e de casal.
Os pendentes industriais e as luminárias geométricas (wire) são uma das últimas tendencias do universo de decoração. Os trilhos também são uma opção perfeita para quem precisa de uma iluminação flexível, ou seja, que se adapte conforme a necessidade. Por último, os modelos de luminárias de chão possuem diversos desenhos e tamanhos e são ideais para quem precisa de um momento para ler na cama.
60 inspirações e modelos de luminárias para quartos
Para facilitar a sua pesquisa por inspirações, selecionamos lindos quartos decorados com diferentes tipos de luminárias.
Imagem 1 – A luminária de chão é ideal para quem gosta de ler a noite.
Existem diversos modelos de luminárias de chão no mercado de design. Alguns são mais simples e outros mais arrojadas, mas não importa o modelo, este tipo de luminária serve como objeto decorativo e como iluminação direta onde for necessário.
Imagem 2 – Se for necessário, instale dois modelos de luminárias no quarto.
A iluminação do quarto deve ser planejada para tornar o local ainda mais aconchegante, oferendo todo o suporte para nossas atividades e necessidades. A instalação deve ser eficiente, mas também precisam combinar com a decoração. No projeto desse quarto a iluminação central é feita pelo plafon e o trilho ajuda a focar a luz no local do guarda roupa.
Imagem 3 – Os pendentes são uma ótima opção para o criado-mudo.
Elas se destacam por ficarem penduradas no cômodo, por isso ela deve ter um design harmônico que siga a proposta da decoração do quarto. Nesse caso, por ser um quarto masculino, as lâmpadas aparentes deixaram o local mais despojado.
Imagem 4 – Instale os pendentes sem a necessidade de um forro.
A solução para esse quarto foi muito bacana! Com a distribuição central da elétrica foi possível puxar a fiação para os criados-mudos. Lembre-se que dessa forma os fios ficam aparentes, então o estilo do quarto deve acompanhar essa proposta.
Imagem 5 – Quarto com trilho na parede.
Esse tipo de iluminação é ideal para melhor distribuição de luz no ambiente. Além de levar todo o charme e personalidade, o desenho dos trilhos pode decorar a parede e ainda ganhar uma pintura colorida.
Imagem 6 – Quarto de menina com lustre.
Essa peça demonstra todo o toque delicado e feminino da dona do quarto. Os lustres costumam ter detalhes em vidro ou cristal, criando um visual surpreendente e cheio de classe.
Imagem 7 – Deixe o quarto com um ar mais urbano.
As arandelas se modernizaram e agora possuem modelos para todos os estilos de decoração. Essa lembra uma luminária de rua, onde a luz é projetada para baixo.
Imagem 8 – Outro modelo despojado para uma luminária de parede.
O bacana desse modelo em fio é que ele é regulável, podendo se adaptar a diversas alturas. Em relação ao custo-benefício, esse modelo é o mais simples e econômico.
Imagem 9 – O lustre com mini abajur reforçou o estilo do quarto.
O estilo vintage é o queridinho das meninas! A característica principal é o uso do P&B, azul Tiffany, listras, poás e ainda objetos que remetem ao passado. Esse abajur tem um desenho mais retrô que lembra a arquitetura clássica.
Imagem 10 – Quarto com um mix de luminárias.
Nesse quarto podemos observar a função de cada luminária. A principal conta com um globo pendente que leva todo charme para o cômodo, a luminária do criado-mudo é ideal para iluminar o seu cantinho da cama à noite e a arandela de parede cria um ar mais intimista quando for necessário.
Imagem 11 – Quarto de solteiro com plafon.
O plafon é instalado junto ao teto, produzindo uma iluminação indireta no ambiente. Esse modelo, apesar de simples, foi ideal para realçar a arte e a pintura do teto. A outra luminária de apoio serve para o cantinho de estudos e ainda ganha o acabamento inox que combina com a escada da cama.
Imagem 12 – Para os amantes de roxo!
Imagem 13 – Quarto de casal moderno.
A posição de cada ponto de luz é muito importante no ambiente. Essa luminária de teto, possui um design que lembra a de camarim, ela pode ser direcionada de acordo com a necessidade dos donos do quarto.
Imagem 14 – Para complementar a decoração desse quarto o lustre foi a escolha certeira.
Imagem 15 – Para os pequenos, escolha os modelos temáticos.
Imagem 16 – Que tal uma composição de luminárias em diversos formatos?
O jogo de pintura na parede (branco e cinza) com a composição das luminárias deu movimento ao quarto, além de oferecer a aparência de um ambiente mais alto.
Imagem 17 – Esse pendente é ideal para quem quer destacar uma bancada ou um móvel comprido.
Imagem 18 – O formato geométrico é uma tendência na decoração.
A luminária geométrica, também conhecida como luminária wire conta com uma cúpula que exploram formas geométricas e funcionam como abajures modernos.
Imagem 19 – Essa luminária é ideal para um pé direito mais alto.
Imagem 20 – Novamente o pendente comprido que também pode acompanhar a largura da cama.
Imagem 21 – Luminária para quarto estilo boho chic.
Aposte em um tecido boho para cobrir a cúpula da luminária. Essa por exemplo, reforçou o estilo do quarto!
Imagem 22 – Colocar a luminária em cada criado mudo é essencial para complementar a decoração do quarto.
Imagem 23 – Os trilhos atravessam o teto do quarto levando a aparência lúdica.
Imagem 24 – O clássico abajur leva todo o ar aconchegante ao quarto.
O tamanho da cúpula deve ser proporcional ao tamanho do quarto e da largura da cama onde a luminária vai ser instalada.
Imagem 25 – Os compridos alongam o pé direito do quarto.
Imagem 26 – Quando maior a cúpula, maior o destaque dela no quarto.
Imagem 27 – Luminária para um quarto de criança estilo escandinavo.
Imagem 28 – O estilo jovial do quarto é reforçado com os acessórios decorativos.
Essa luminária de chão instalada no quarto oferece uma iluminação mais intensa que as outras peças e ainda deixa a decoração personalizada.
Imagem 29 – As crianças amam a luminária pisca-pisca.
A peça pode ser colocada ao redor da cabeceira da cama ou nas paredes do cômodo, iluminando e dando ainda mais personalidade ao local.
Imagem 30 – Os amantes do minimalismo podem se inspirar em uma luminária com linhas retas.
Imagem 31 – Abajur saindo da parede.
Imagem 32 – Um toque de delicadeza para seu criado-mudo!
Esses modelos de luminária para quarto são ideais para os que gostam de ler na cama ou que gostam de uma iluminação mais intimista na hora de dormir.
Imagem 33 – Quarto com luminária cobreada.
O cobre já é uma tendência na decoração e combina desde o estilo clean, moderno até o mais arrojado. Já as arandelas são próprias para as paredes e projetam uma luz mais difusa, criando um clima aconchegante.
Imagem 34 – Quarto com luminárias estilo japonesa.
Imagem 35 – As luminárias embutidas spot e plafon são as clássicas para quem for optar pelo forro em gesso.
Na iluminação indireta, a luz irradia em direção ao teto, o que é ideal para o quarto. Existem diferentes formatos de plafon que podem ser sobrepostos ou embutidos. Nesse projeto, o sobreposto cria uma composição com os spots no gesso.
Imagem 36 – A pequena estrutura que percorre o quarto possui uma iluminação indireta.
Imagem 37 – A luminária reforçou a delicadeza do quarto.
Imagem 38 – Quarto com luminária de murano.
Imagem 39 – Quarto com pendente industrial
Os pendentes com o estilo industrial são ótimos para qualquer tipo de espaço. Geralmente eles possuem uma cúpula metálica. Nesse quarto, eles deram um toque masculino e orgânico ao ambiente. Para complementar o visual e a iluminação, foram instaladas arandelas com formato geométrico que são fixadas sobre um trilho aparente.
Imagem 40 – O abajur direcional é uma opção para levar flexibilidade ao ambiente.
Imagem 41 – Quarto com luminária pequena.
Imagem 42 – O fio que percorre o cômodo cria um ar mais lúdico para o quarto.
Imagem 43 – Quarto com pendentes em inox.
Para quem não quer errar na escolha da luminária, opte pelos pendentes em inox escovado. Eles são versáteis, funcionais e agregam beleza em qualquer ambiente! Eles podem compor salas, cozinhas, varandas e principalmente aquele cantinho do criado-mudo no quarto.
Imagem 44 – Os rasgos do forro deram lugar para uma iluminação embutida.
O rasgo é uma forma de iluminação que cria um belo efeito no ambiente. Consiste em uma abertura no gesso onde pode ser instalada uma luz indireta com mais ou menos intensidade. Ele ilumina e deixa o visual mais limpo com a ausência das luminárias no teto.
Imagem 45 – Neste projeto, pendentes longos percorrem o desenho do cômodo.
Imagem 46 – Quarto de casal com plafon.
Imagem 47 – Simples, clean e aconchegante.
Imagem 48 – A luminária ajuda a criar um cenário lúdico para o cômodo.
O uso de lâmpadas apenas nos bulbos é uma característica do estilo jovial. Observe que a combinação de diferentes alturas das lâmpadas dá um toque arrojado no visual.
Imagem 49 – Quarto masculino moderno.
Imagem 50 – Iluminação para um quarto com estilo industrial.
Imagem 51 – Os pendentes seguem o formato geométrico deixando o visual do quarto clean.
Imagem 52 – O bacana desse projeto é a luminária de trilho instalada na viga que percorre o ambiente.
Utilizar a estrutura da construção a favor da decoração é uma ótima saída para um bom projeto!
Imagem 53 – Fazer a composição com duas luminárias é outra opção para quem pretende colocar uma escrivaninha no quarto.
Imagem 54 – Os pendentes em diferentes alturas e os acessórios decorativos demonstram todo o ar descolado para o quarto.
A luminária de chão para o quarto é indicada para cômodos grandes, já que as peças serão dispostas no chão e colaboram para a melhor distribuição de luz no ambiente.
Imagem 55 – Outra tendência é o uso de luminárias neon com letras ou palavras.
Imagem 56 – A luminária pode ser a peça chave do seu projeto.
Nessa proposta a luminária veio de uma forma temática, mas não muito apelativa. Com o formato de abajur, a ideia foi revestir a cúpula com o tecido de tule, que lembra a saia de bailarina.
Imagem 57 – O estilo nórdico está em alta na decoração!
As lâmpadas aparentes deixaram de ser algo “inacabado” no visual e passaram a ser tendência no universo decorativo. Existem os modelos com fios (vimos nos projetos anteriores) e também aqueles que oferecem uma estrutura de luminária.
Imagem 58 – Luminária para quarto de bebê.
Imagem 59 – Brinque com as luminárias em diferentes alturas.
Essa proposta é ideal para uma composição de luminárias. Quanto mais luminárias, melhor fica o resultado!
Imagem 60 – A luminária formada por um pequeno trilho leva funcionalidade para o quarto.
A vantagem do trilho é a sua flexibilidade nas direções da luz, ou seja, ela pode ser direcionada para vários pontos do ambiente de acordo com o sistema de regulagem que o trilho oferece.
Passo a passo para fazer luminárias
Agora que você já conferiu todas estas referências de decoração com luminárias no quarto, veja as próximas dicas de tutoriais em vídeo. Se você quer fazer a sua própria luminária, gastando pouco, estas são as opções mais bacanas:
1. Como fazer uma luminária de trilho em casa
2. Como fazer uma luminária pendente industrial
3. Passo a passo para fazer uma luminária wire
4. Passo a passo para fazer uma luminária de teto usando PVC
Onde comprar luminárias para o quarto
Existem diversas lojas que vendem luminárias para todos os ambientes. Entre as lojas online, separamos algumas que você pode conferir agora: