Quem tem não vive sem. Estamos falando da máquina de lavar, uma das maravilhas da vida moderna e que ajuda (e muito!) na rotina da casa.
Mas você sabe como fazer manutenção do aparelho? De tempos em tempos é importante realizar uma revisão preventiva, para que assim, a sua amiga de todas as horas se conserve por mais tempo e não te deixe na mão!
Para tanto, separamos dicas de especialistas e informações essenciais para você colocar em prática agora mesmo. Confira!
Manutenção de máquina de lavar: 13 dicas para aumentar a vida útil do aparelho
Leia o manual do fabricante
Sim, isso mesmo! Se você é do tipo que nem olha para cara do manual, é bom rever os seus conceitos, afinal, ninguém melhor que o próprio fabricante da máquina para te dizer como deve ser manuseada.
O manual fornece dados importantes sobre o funcionamento, além de dar orientações de como utilizar o aparelho corretamente, indo desde o peso máximo suportado até a quantidade de sabão e amaciante que devem ser utilizados na lavagem.
Por segurança, guarde o manual com você. Dessa forma, é possível consultá-lo sempre que alguma dúvida surgir.
Respeite a capacidade máxima
Toda máquina de lavar possui uma capacidade máxima de quilos de peças por lavagem. Ou seja, se o seu aparelho é de 11kg , não tente lavar 13kg de roupa. Esse sobrepeso no volume força o funcionamento do motor fazendo com que se desgaste mais rapidamente e exija reparos.
Outro problema de sobrecarregar a máquina é que você perde eficiência na hora da lavagem. O movimento das peças dentro do aparelho é o que garante a limpeza, mas se elas não tiverem espaço para “bater” lá dentro, a roupa não será limpa adequadamente.
Cuidado com excesso de sabão e amaciante
Sabão e amaciante em abundância são um grande problema na manutenção da máquina de lavar. Tais produtos, quando usados em excesso, criam placas e se acumulam no seu interior, podendo gerar danos ao funcionamento do eletrodoméstico.
Portanto, sempre tente respeitar a dosagem máxima recomendada para o ciclo de lavagem. Essa informação pode ser obtida no próprio manual da máquina (lembra dele?) ou na embalagem do produto de limpeza.
E lembre-se: sabão e amaciante não fazem milagres sozinhos. O que realmente faz a roupa ficar limpinha e cheirosa é o cuidado na pré-lavagem, ou seja, na hora de separar as peças e tratá-las corretamente antes, além de usar a capacidade correta do aparelho.
Nivele o aparelho no piso
A máquina de lavar precisa estar bem nivelada no piso da sua lavanderia. Se por acaso, estiver trepidando ou fazendo muito barulho na hora da lavagem é um sinal de que o eletrodoméstico está desnivelado.
Tudo isso gera problemas no funcionamento da máquina, podendo levá-la à assistência técnica para reparos. Para fugir desse inconveniente, observe se as duas situações acima acontecem com o seu aparelho. Em caso positivo, regule os pés até que estejam em plano igual ao piso ou considere mudá-la de lugar, posicionando-a em um outro espaço.
Deixe a máquina “respirar”
Entre uma lavagem e outra, deixe a porta da máquina de lavar aberta por um tempo para que possa “respirar” e secar corretamente.
A umidade em excesso tende a causar ferrugem, comprometendo inclusive os componentes internos. Sem contar que a umidade é fonte de proliferação de bactérias e fungos que fatalmente irão parar nas suas roupas. Então, todo cuidado é pouco nesse sentido, ok?
Nem sol, nem chuva
A máquina de lavar não deve ficar exposta ao tempo, recebendo sol, vento e chuva. O ideal é que seja mantido em uma área coberta e protegida dos fatores climáticos.
Tanto o sol, quanto a chuva podem deteriorar o eletrodoméstico, causando ferrugem, desgaste nas peças e comprometendo todo o seu funcionamento. Muito cuidado nessa hora!
Aposte em uma capa
Mesmo que sua área de serviço seja coberta, vale a pena apostar em uma capa. Ela ajuda a proteger a máquina de respingos de água do tanque, por exemplo, além de outras fontes de sujeira e da própria poeira presente no ar.
E não precisa torcer o nariz para essa ideia. Hoje em dia, existem opções de capas bem bonitas que dão aquele “up” que faltava na decoração!
Use um coletor de pelos
Mesmo que você não tenha um amigo de quatro patas em casa é legal usar um filtro coletor de pelos dentro da máquina de lavar.
Vendido pela internet ou em lojas de utilidades domésticas por um preço bem acessível, o objetivo do coletor é recolher pelos e fiapos que soltam das peças, impedindo que vão parar dentro do filtro ou até mesmo em outras peças do aparelho. Tudo para garantir que o eletrodoméstico trabalhe melhor e, de quebra, suas roupas ficam livres daqueles pelinhos inconvenientes!
Cheque as roupas antes da lavagem
Antes de colocar as roupas para lavar, faça uma checagem minuciosa em todos os bolsos e compartimentos.
Pedaços de papel, clipes, moedas e outros pequenos objetos podem ser esquecidos, causando problemas sérios no desempenho do eletrodoméstico. Por isso, não custa nada fazer essa vistoria e garantir que apenas roupas irão para dentro da sua máquina.
Outro cuidado importante é fechar zíperes para impedir que fiquem batendo contra a parede do aparelho.
Distribua o peso dentro da máquina
Mais uma dica de ouro é distribuir o peso dentro da máquina de lavar por igual. Ou seja, coloque a mesma quantidade de roupas por todo o cesto, equilibrando entre peças mais leves e mais pesadas.
No caso de cobertores, travesseiros e toalhas de banho, a recomendação é ajeitar esses itens dentro do aparelho formando um caracol, assim nenhum lado fica mais carregado do que o outro.
O peso mal distribuído força o motor e faz com que o eletrodoméstico trepide no momento da lavagem e da centrifugação, causando desgaste nos componentes e reduzindo a vida útil. E isso é tudo que você menos quer, certo?
Use vinagre
O vinagre é um super aliado da limpeza, você provavelmente já sabe. Mas sabia que também dá para realizar a manutenção da sua máquina de lavar com ele?
Sim! O vinagre ajuda a eliminar a sujeira presente no filtro. E você nem precisa tirar um dia específico só para fazer essa higienização.
E ainda tem mais: que tal usá-lo como substituto do amaciante? Desse modo, ao mesmo tempo em que você trata suas roupas, também cuida da sua máquina. E não precisa se preocupar com o cheiro. Assim que as peças secam, o cheiro do vinagre desaparece como mágica! Uau!
Faça uma limpeza periódica
Mesmo tomando todas as precauções, de vez em quando, você vai precisar realizar uma limpeza completa na sua máquina de lavar.
Programe-se para fazer esse procedimento a cada três meses, mais ou menos, ou, dependendo do uso que você faz do aparelho. Quanto mais a máquina é utilizada, maior a necessidade de higienização.
Para realizar essa limpeza completa, consulte o manual do fabricante primeiro. Nele você encontrará todas as informações que precisa para lavar os compartimentos de sabão e amaciante, além do filtro. Mas, no geral, você pode seguir uma rotina de cuidados simples que inclui remover tais peças e lavá-las com água morna e detergente.
Aproveite esse momento para limpar também o interior do vão onde fica o compartimento. Feito isso, dedique um tempo para remover o filtro. Deixe-o de molho em água sanitária e com a ajuda de uma escova de cerdas, faça movimentos suaves a fim de eliminar toda a sujeira. Por fim, encha a máquina e adicione meio litro de água sanitária. Deixe-a fazer o ciclo completo.
Para não haver desperdício, recolha essa água em baldes ou no tanque ao final do processo e a reutilize para lavar o carro, o quintal ou os banheiros. Prontinho, sua máquina está limpinha e pronta para uso!
Limpeza externa
Depois de concluir a limpeza interna, chegou a hora de garantir a limpeza externa do aparelho.
Aqui, você vai precisar apenas de um pano macio levemente umedecido com água e detergente neutro. Passe o pano em toda a extensão da máquina, removendo manchas e sujeiras. Ao final, conclua a etapa com um pano seco.
A tampa da máquina também merece atenção. Para limpá-la, a dica é a mesma: pano macio e detergente neutro.
Finalmente, limpe os botões com delicadeza. Se notar sujeira entre os vãos, conte com a ajuda de um cotonete para acessar essas áreas.
Lembrando: não utilize produtos químicos abrasivos como cloro, água sanitária ou acetona na hora de fazer a limpeza externa. Além de causarem manchas no eletrodoméstico, ainda podem remover as instruções presentes no painel da máquina.
Anotou todos os truques profissionais? Então, arregace as mangas, vista as luvas e garanta que a manutenção da máquina de lavar fique sempre em dia. Não deixe para depois o que você pode fazer agorinha mesmo!