Não é difícil lembrar de nossas mães ou avós lavando bacias de roupa a mão. Muitas pessoas já ajudaram a torcer um grande lençol, torcendo-o junto com alguém. A lavagem era tarefa bem árdua para quem a exercia antigamente.
Por isso, a chegada da máquina de lavar trouxe alívio e comodidade, apesar de ainda ser de certo modo, um artigo de luxo para muitas pessoas; hoje encontramos variedade de opções, marcas e condições de pagamento que acabam tornando o objeto mais acessível.
Os modelos visam atender as diferentes demandas. Pela quantidade de pessoas que moram em uma casa é possível basear a capacidade que a máquina de lavar deve suportar, além dos programas de lavagem que serão ideais. Elas vão dos modelos básicos aos mais sofisticados. Enfim, para saber mais sobre como escolher a máquina de lavar ideal para sua necessidade, continue essa leitura!
Categorias de máquina de lavar: observe as diferenças
As lavadoras que não possuem funcionamento programado exigem presença durante a lavagem, haja vista que a troca de água será manual. A principal vantagem é a metodologia de limpeza via turbilhonamento, que não gera tanto atrito nas peças e limpa super bem. Elas são mais baratas e não consomem tanta energia. Entretanto, não realizam centrifugação, processo que torce a roupa automaticamente, sendo esta etapa de realização manual.
A programação da troca de água e torção das peças molhadas são pontos resolvidos por lavadoras automáticas, onde o único trabalho é de adicionar a roupa, seguindo o critério de peso, ciclo de lavagem, sabão e amaciante. Ademais, escolhemos em qual programa as peças se enquadram e pronto. Fora que com a centrifugação, na maior parte dos casos, a roupa já sai quase seca.
As lavadoras deste modelo exigem espaço, gastam mais energia e, por conta do atrito, são mais agressivas às roupas e exigem cuidados extras, mas, nada complicado. Hoje em dia encontramos com facilidade saquinhos de proteção que evitam acidentes do tipo.
Caso a sua disponibilidade financeira seja maior, invista em máquinas “lava e seca”. Geralmente possuem menor capacidade, mas, oferecem programação completa de lavagem e as peças já saem secas.
Como ponto de atenção temos a abertura frontal, na maior parte dos modelos — impossibilitando acrescentar peças no meio do processo. É ideal para quem mora em casa pequena, pois, não exige varal. Entretanto, seu consumo de energia é maior que as demais.
Qual capacidade a máquina de lavar precisa ter?
A comodidade e eficiência que a máquina de lavar traz para o dia a dia é inquestionável! Pois, permite a realização de outras tarefas, deixa o processo mais rápido e não exige esforço físico, já que boa parte do trabalho ou sua totalidade, dependendo do modelo, é realizado pela máquina de lavar. Então você quer saber como saber o modelo de máquina de lavar ideal para suas necessidades? Acompanhe as dicas e descubra!
Primeiramente é preciso avaliar o espaço disponível para a máquina de lavar, pois, de nada adianta decidir comprar o equipamento se ele não cabe em sua área de serviço. Se atentou a este ponto, então considere o número de pessoas que moram com você e a quantidade de peças que você lava na semana.
Se você mora sozinho e não lava a roupa com tanta frequência, provavelmente, uma máquina de lavar de 5 kg te atenderá. Agora se falamos de casais ou famílias maiores, o ideal são os modelos com capacidade acima de 10 kg. Inclusive, se o seu caso é de excesso de roupas e a lavagem de peças mais pesadas toda semana, como edredons, toalhas e afins, o ideal são os modelos para lavagem acima de 15 kg. Avalie bem!
O tipo de abertura da máquina de lavar importa?
Pode parecer bobagem, mas não é: a escolha da abertura é uma etapa importante da definição do modelo da máquina. Por exemplo, os modelos mais conhecidos possuem abertura por cima, ou, como são chamadas: top load – o que facilita quando esquecemos de colocar alguma peça ou misturamos, sem querer, aquela blusa que solta muita tinta. O processo é pausado e você resolve tudo rapidinho!
- Pontos positivos de uma máquina de lavar top load: não demanda tanto espaço, possbilita a inclusão de peças durante o processo de lavagem e previne aquele “abaixa e levanta” que tanto desgastam os joelhos.
- Pontos negativos de uma máquina de lavar top load: geralmente não possuem função de secagem.
Uma alternativa são as lavadoras com abertura frontal ou front load. Nesse caso as peças são acrescentadas pela parte da frente da máquina de lavar. A diferença aqui é que, caso você esqueça de acrescentar alguma peça, não poderá pausar a lavagem.
- Pontos positivos de uma máquina de lavar front load: são estilosas, modernas e, na maior parte dos modelos, secam as roupas.
- Pontos negativos de uma máquina de lavar front load: o processo de colocar e tirar roupa nela pode ser cansativo, devido ao “abaixa e levanta” que citamos anteriormente. Além disso possuem custo mais elevado e a abertura exigirá um espaço maior da área de circulação na área de serviço.
Os programas da máquina de lavar
Seja um tanquinho ou uma “lava e seca”, máquinas de lavar possuem programas de lavagem personalizados conforme as nossas necessidades do momento e devem compor seus critérios de escolha da máquina de lavar ideal. Confira algumas:
- Roupas delicadas: para as peças que possuem maiores riscos de danos pelo atrito, promove uma limpeza mais delicada. De toda maneira, por precaução, proteja suas roupas mais delicadas em qualquer lavagem – existem saquinhos próprios para a situação.
- Pausar a lavagem ou adiá-la: caso você precise sair ou passe por qualquer outro imprevisto, alguns modelos do tipo top load oferecem essa opção.
- Lavagem rápida: sabe quando as roupas estão apenas suadas ou foram pouco usadas? Esse é o programa ideal, rápido e econômico, com menor consumo de água e luz.
- Água quente: manchas difíceis ou lavagens que necessitam ação bactericida? Essa função é super indicada, proporcionando roupas limpas e livre de germes!
- Enxágue extra: ideal para evitar acúmulo de sabão e outras substâncias que usamos, evitando manchas e alergias. Função parecida é de “roupas de bebês” que, além do enxágue extra, também lavam com mais delicadeza as roupinhas.
- Secadora: como dito anteriormente, apesar de mais comuns em máquinas front load, também existem máquinas de lavar top load com esse recurso. Dessa maneira você já sai com a roupa limpa e seca. Demais, né?
- Função Molho: permite que as peças fiquem de molho por um prazo maior, contribuindo para uma limpeza mais eficiente em peças mais sujas. Outro ponto positivo será o perfume, que por conta do molho prolongado, realçará o perfume do amaciante.
Possui funções que geram economia? Entenda!
Sua máquina de lavar também pode auxiliar nos gastos, ajudando na economia do lar. Existem programas super eficientes que contribuem para menores gastos com água, luz e até o nível de sabão! Confira os principais:
- Tira odores: parecido com a “lavagem rápida” (em alguns modelos recebem esse nome) é indicada para roupas que não estão tão sujas, pois, o processo é mais rápido.
- Não sabe calcular a quantidade ideal de sabão e água? Ok, saiba que existem máquinas de lavar com o recurso “nível fácil” que calcula, automaticamente, a quantidade ideal de água e sabão.
- Quer reaproveitar a água do enxágue das roupas? Modelos com a programação de “lavagem econômica” oferecem tal opção.
- Gostaria que o nível de água e sabão fossem personalizados conforme o ciclo da lavagem e a quantidade de roupas? Esse recurso já existe, conhecido como “Dosagem Extra Econômica”.
Incrível como a tecnologia incorporou individualidades em situações que fazem parte da nossa rotina, né? Com a agitação e correria do dia a dia tudo o que precisamos é de facilidade!
Avalie o consumo de energia da máquina de lavar
Um ponto tão importante na escolha dos produtos que existe até selo de classificação: visando facilitar a vida dos consumidores, o Selo Procel identifica os eletrodomésticos por nível de eficiência e consumo de energia, deixando o processo de escolha mais rápido e seguro.
Se o produto entrega eficiência com baixo consumo energético recebe o Selo Classe A. Se a eficiência estiver ligada a mais gasto de energia o selo vai da Classe B em diante. Sempre verifique essa informação – o selo fica fixo no aparelho.
Prontinho, repassamos os principais pontos de atenção que devem ser avaliados antes de adquirir uma máquina de lavar! Revise todos e veja qual a opção melhor te atenderá.
Dicas para aumentar a vida útil da sua máquina de lavar
Parece trocadilho, mas, a dica é séria, a principal medida para aumentar a vida útil da sua máquina de lavar é mantê-la limpa! As sujeiras, pelos, poeira e afins se acumulam no filtro e, caso não sejam devidamente retiradas, trazem danos a eficiência da lavadora, podendo soltar esses vestígios nas roupas limpas e até manchar.
Coloque-a em funcionamento no programa de autolimpeza, pelo menos, uma vez ao mês, caso não possua essa função basta colocar no ciclo mais longo disponível na capacidade máxima e deixá-la realizar sem roupas dentro. Os dispensers também devem ser limpos com frequência.
Pegou todos os detalhes sobre a escolha da máquina de lavar?
Já tem uma ideia de qual modelo irá adquirir? Se atente as dicas, a importância das funções e do que realmente te atenderá eficientemente.
Ficou com alguma dúvida? O artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários.