Já ouviu falar do marido de aluguel? Nós vamos te contar o que é e como essa história começou.
Reza a lenda que há muito, muito tempo atrás, as mulheres cuidavam da limpeza e organização do lar, enquanto os homens eram responsáveis pela manutenção da casa, fazendo consertos, reparos e reformas.
Mas o mundo mudou e as coisas já não são mais as mesmas. Hoje em dia, homens e mulheres estão em pé de igualdade no mercado de trabalho, dividindo tarefas e responsabilidades.
Com isso, muitas vezes não sobra tempo, nem disposição, para realizar atividades domésticas necessárias e até mesmo urgentes.
E é aí que surge a figura do marido de aluguel.
Mas, afinal, o que é marido de aluguel?
O marido de aluguel é um tipo de profissional que pode ser contratado a qualquer momento para dar conta dos mais diversos perrengues que venham a surgir dentro de casa, desde um vazamento na torneira até a fixação de um quadro na parede.
E, apesar do nome, o marido de aluguel não é um profissional que atende apenas mulheres.
Hoje em dia é comum que profissionais desse tipo atendam pessoas idosas, jovens que moram sozinhos e que não possuem muitas habilidades em reparos domésticos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e até mesmo outros homens que muitas vezes por falta de tempo não conseguem realizar as atividades que precisam na própria casa.
Antigamente, o marido de aluguel era conhecido também pelo nome de “faz tudo”. Pois é isso mesmo que ele é!
O marido de aluguel é um profissional muito versátil e multitarefas capaz de executar diversos tipos de serviços com segurança, eficiência e praticidade.
Muitos deles, inclusive, passam por capacitação profissional em áreas como elétrica e hidráulica para prestar um serviço de ainda mais qualidade.
A vantagem desse tipo de profissional em relação a um eletricista, encanador ou pedreiro é o custo. Profissionais especializados costumam cobrar muito mais caro, especialmente em pequenos trabalhos, onde para eles nem sempre é vantajoso.
No entanto, para o marido de aluguel a situação é inversa. O objetivo dele é justamente oferecer pequenos reparos, o que contribui para um custo mais acessível e econômico.
Como e onde contratar um marido de aluguel?
O marido de aluguel pode ser contratado por meio de aplicativos voltados exclusivamente para esse objetivo.
Esse tipo de app cruza informações direcionando o profissional ao cliente dentro das necessidades e também da localização.
A vantagem de contratar um marido de aluguel por aplicativos é a segurança e o respaldo que o cliente passa a ter.
Isso porque todo o serviço é garantido pelo app e qualquer dificuldade, seja na execução do serviço ou na conduta do profissional, o cliente pode contar com o suporte e a intervenção do aplicativo.
Outra forma de contratar um marido de aluguel é através de sites especializados na internet.
Eles fazem um trabalho muito parecido com os aplicativos, contudo, apenas entregam uma lista de profissionais de modo que o cliente é responsável por todo o contato e contratação.
Você ainda pode optar por contratar um marido de aluguel usando referências de pessoas que já utilizaram o serviço de algum profissional, o chamado boca a boca.
Quais os cuidados ao contratar um marido de aluguel?
É muito importante tomar algumas medidas de segurança antes de contratar o marido de aluguel.
Na verdade, essas medidas são necessárias para contratação de qualquer profissional que irá realizar serviços dentro da sua casa.
Em primeiro lugar busque recomendações e avaliações. No site ou aplicativo é muito comum que as pessoas que já receberam serviço de um determinado profissional façam avaliações e o classifiquem com estrelinhas.
Se possível, busque por profissionais recomendados por pessoas próximas a você, assim, a certeza de que está contratando um bom serviço é ainda maior.
Outra medida importante é estar sempre por perto durante a execução do serviço. Isso garante um trabalho melhor realizado e, ainda, evita que o profissional tenha acesso a áreas privativas da casa.
Procure sempre contratar o mesmo marido de aluguel. Essa é uma forma de manter a qualidade, a eficiência e a confiança no profissional.
Com o tempo, ele pode até mesmo ir à residência sem que você esteja por lá.
Outro detalhe importante é zelar pela segurança do marido de aluguel. A maioria deles possui ferramentas e equipamentos próprios de trabalho, mas caso note o contrário, ofereça o que tiver.
Uma escada, uma chave de fenda ou o que mais for necessário para execução do serviço de forma segura, tanto para o profissional, quanto para sua residência.
Quais são os serviços de marido de aluguel?
Um bom marido de aluguel topa qualquer serviço, dos mais simples aos mais complexos.
É possível citar uma lista enorme de atividades que esse profissional pode realizar, afinal, tudo vai depender da necessidade do cliente.
Mas citamos a seguir algumas das principais, só para você ter uma ideia da versatilidade do marido de aluguel, confira:
Serviços de pedreiro
O marido de aluguel não vai construir uma casa, mas ele pode realizar diversos tipos de pequenos serviços que normalmente um pedreiro faz.
É o caso, por exemplo, de assentar pisos e revestimentos, tratar infiltrações em lajes e paredes, realizar impermeabilização, chapiscar e rebocar muros e paredes, passar massa fina e corrida, colocar portas e janelas, trocar vidraças, entre outros.
Serviços elétricos
Você também pode contar com os serviços de marido de aluguel na hora de realizar reparos na rede elétrica.
Esse profissional também está habilitado para trocar lâmpadas, tomadas e chuveiros, instalar disjuntores e luminárias, por exemplo.
Serviços hidráulicos
Vazamentos e infiltrações também podem ser resolvidos com a ajuda do marido de aluguel.
Torneiras pingando, ralos e vaso entupido, caixa da água vazando, entre outros reparos hidráulicos são facilmente resolvidos com o marido de aluguel.
Serviços de manutenção
Todo e qualquer tipo de manutenção em casa pode ser feito por um marido de aluguel.
Limpeza de caixa de água, manutenção das calhas e do telhado, manutenção da piscina e do jardim ou até mesmo uma limpeza mais profunda no quintal são fichinhas para o marido de aluguel.
Serviços de mudança
Vai mudar? Então o marido de aluguel pode te ajudar a desmontar os móveis, desinstalar eletrodomésticos, retirar lâmpadas e chuveiro e, é claro, embalar tudo.
Chegou na casa nova? Chame o marido de aluguel de novo, dessa vez para te ajudar a colocar tudo no lugar, da máquina de lavar ao guarda roupa.
Serviços de cuidados com o lar
Quer uma pintura nova em casa? O marido de aluguel está aí para isso. O mesmo vale para pendurar um quadro, mudar um móvel de lugar, furar uma parede para instalar um painel, colocar uma cortina ou persiana, entre outras coisas.
Se você quer renovar a decoração da casa, o marido de aluguel ajuda.
Valores e forma de pagamento do marido de aluguel
O marido de aluguel pode cobrar por hora ou por serviço. Você precisa perguntar isso a ele antes de contratá-lo.
Em alguns casos, o pagamento por hora pode ser mais vantajoso, especialmente quando se trata de pequenos reparos, como a troca de uma lâmpada, por exemplo.
Já em outros casos, como um vazamento, o pagamento por hora pode sair mais caro, uma vez que nem você, nem o marido de aluguel, sabem exatamente quanto tempo o conserto irá demorar.
Em outras situações, o marido de aluguel pode prestar serviço para alguma franquia ou rede de serviços.
Nesses casos, o valor deve ser acertado diretamente com a empresa, uma vez que o profissional é apenas prestador de serviço e não atua de modo autônomo.
Lembrando que se você tiver possibilidades de pagar a vista com dinheiro ainda pode ganhar um desconto no valor final do serviço do marido de aluguel.
Como se tornar um marido de aluguel?
E se ao invés de contratar o serviço você se tornar o próprio marido de aluguel? Existem muitas pessoas por aí realizando esse tipo de trabalho como profissão principal ou mesmo como fonte complementar de renda.
O primeiro passo para quem deseja se tornar um marido de aluguel é estudar e obter conhecimento.
Faça cursos de curta duração nas mais variadas áreas, desde elétrica e hidráulica até jardinagem.
Assista vídeos tutoriais no Youtube, participe de workshops e treine bastante dentro da própria casa.
Também é importante fazer um investimento na segurança pessoal. Isso inclui comprar equipamentos de segurança, como óculos protetores, botas de borracha, luvas, capacete e cintas.
Outro investimento fundamental é com ferramentas. Tenha um bom kit com você. Inclua nele as ferramentas mais utilizadas e de uso universal, capazes de dar conta de qualquer serviço.
Chaves de fenda, martelo, alicates, trena, tesoura, parafusos variados, pregos de todos os tipos, furadeira, serra tico tico, escada, entre outras ferramentas que são muito requisitadas para trabalhos domésticos.
Crie também uma tabela de valores para te auxiliar na hora de dar o orçamento. Defina ainda se irá cobrar por hora ou serviço.
Por fim, faça o seu marketing pessoal divulgando os serviços que pode realizar. Uma boa forma de fazer isso é pelas redes sociais.
O importante é ter em mente que o marido de aluguel conquistou um espaço no mundo moderno que ninguém mais tira. Nesse cenário, um bom profissional nunca fica sem clientes.