A cor da terra, daquilo que traz segurança e estabilidade, mas que também pode ser considerada a cor da sujeira, do velho e do antiquado. Quando se fala na cor marrom é preciso considerar os dois lados da moeda, afinal essa cor é repleta de significados, ora positivos, ora negativos e, dependendo do modo como for usada pode se tornar o sucesso ou o fracasso da decoração.
Para você ter uma ideia do tamanho da ‘encrenca’, o marrom é a cor mais detestada em todo o mundo, chegando a obter 20% de rejeição entre ambos os sexos. Sem dúvidas, é uma cor difícil de agradar. Mas nem tudo está perdido para o marrom, ainda há salvação.
Por isso, se você gosta da cor e deseja utilizá-la na sua casa, esse post está repleto de dicas e inspirações que irão te mostrar que é possível sim usar o marrom sem ser cafona ou antiquado. Confira abaixo tudo sobre a cor marrom e como usá-la na decoração:
Significado da cor marrom
O marrom está associado à natureza, ao conforto e a simplicidade. Também é a cor que nos liga ao que vem da terra, trazendo estabilidade e confiança.
Só que o marrom também pode indicar conservadorismo, coisas velhas e ultrapassadas, resultando em uma cor cheia de moralismo.
No Feng Shui, técnica chinesa milenar de harmonização de ambientes, o marrom é, ainda, a cor da prosperidade e estabilidade material.
Efeitos físicos e psicológicos da cor marrom
Por conta de todas essas características, o marrom acaba sendo a cor que mais provoca efeitos de sobriedade, maturidade, responsabilidade e segurança.
Contudo, a cor também é uma ótima aliada quando a intenção é promover o conforto e o clima aconchegante e rústico ligado à natureza. Talvez seja essa a principal razão da cor ser tão utilizada em projetos rústicos. Vale lembrar, inclusive, que o marrom é a cor da madeira, principal material desse tipo de decoração.
Tonalidades de marrom
O marrom é uma cor terciária resultada da combinação entre as três cores primárias – azul, vermelho e amarelo. Essa mistura faz com que existam desde os tons mais claros aos mais escuros de marrom, bem como tonalidades frias e apáticas até tons quentes e vivos.
Existe atualmente cerca de cem variedades diferentes de marrons. Um dos mais conhecidos e utilizados, especialmente na decoração, são os tons de bege.
Há pouco tempo atrás, a Pantone, marca responsável pelo sistema de cores mais utilizado no mundo, realizou uma pesquisa para determinar a cor mais feia do mundo. E adivinhe qual foi a escolhida? A tonalidade 448C, ou seja, um tom de marrom esverdeado. O tom repulsivo chegou a ser usado em embalagens de cigarro na França, Irlanda, Austrália e Reino Unido com o objetivo de afastar os fumantes do produto.
Como usar o marrom na decoração
Dentro do circulo cromático, o marrom e suas variantes aparecem entre o vermelho e o amarelo, chegando a ocupar um certo espaço na paleta dos tons verdes.
Dessa forma fica fácil de imaginar como o marrom pode ser usado na decoração. Em propostas onde o objetivo é trazer conforto e acolhimento vale apostar na combinação entre o marrom e as cores quentes que o acompanham. Mas para algo mais sóbrio e ponderado, aposte no uso do verde, especialmente os tons mais fechados. A dupla ainda pode ser usada com o objetivo de caracterizar um ambiente com as cores da natureza.
O marrom é considerado uma cor neutra, por isso também se encaixa em decorações de estilo clean, mas sem exageros, principalmente quando usada na proposta tom sobre tom. Outra opção é usar o marrom junto com o branco ou o preto, nesse caso predomina um estilo elegante e sofisticado.
Um detalhe muito importante no uso do marrom na decoração é se atentar para o tipo de material que recebe a cor. Objetos de plástico não se harmonizam bem com o marrom. Prefira madeira, onde o marrom é sua cor natural, mármore e outros materiais mais refinados.
60 ideias de decoração com a cor marrom para você se inspirar
Pronto para levar o aconchego, a estabilidade e o conforto do marrom para a sua casa? OK! Mas antes disso confira a seleção de imagens de ambientes decorados com a cor para você se inspirar ainda mais:
Imagem 1 – As linhas retas trazem modernidade ao móvel marrom; o piso de madeira em um tom mais claro de marrom deixa a cozinha acolhedora.
Imagem 2 – A sobriedade do marrom presente no mármore é a marca desse banheiro elegante e sofisticado.
Imagem 3 – O quarto do casal fica mais receptivo e acolhedor com os detalhes em marrom, tanto na cabeceira, quanto na manta.
Imagem 4 – Sofá marrom: um clássico para quem tem receio de apostar em cores mais vibrantes.
Imagem 5 – Nesse ambiente o marrom aparece salpicado em diversos pontos: na coloração dos tijolinhos, nos quadros, na parede de pedra ao fundo, no rack e no piso.
Imagem 6 – Moderno, elegante e marrom: ponto para esse banheiro que investiu na cor sem medo.
Imagem 7 – O que poderia ser uma cozinha fria e impessoal, por conta do cinza, se tornou um ambiente acolhedor graças ao marrom.
Imagem 8 – Para um banheiro clean e aconchegante aposte no mix “branco e marrom”
Imagem 9 – Tom sobre tom: a proposta aqui foi usar diferentes tonalidades de marrom para compor a decoração.
Imagem 10 – A ousadia aqui chegou ao teto, literalmente, ao usar um tom de marrom chocolate em composição com os tons de azul no restante da decor.
Imagem 11 – Sóbrio, elegante, maduro: características marcantes de uma decoração marrom.
Imagem 12 – A cabeceira marrom dá uma despertada no quarto de tons claros e suaves.
Imagem 13 – Sofá de couro marrom combinado às almofadas branca e preta: união entre tons e materiais clássicos e que nunca saem de moda
Imagem 14 – Em meio a cozinha branca, eis que uma bancada marrom se destaca.
Imagem 15 – Quase cinza: esse tom de marrom na parede traz seriedade ao ambiente; repare, contudo, que as peças decorativas quebram essa impressão.
Imagem 16 – Um marrom mais quente e acolhedor foi o tom escolhido para decorar esse quarto de casal.
Imagem 17 – Azulejos de metro marrom, porque não?
Imagem 18 – Nesse banheiro, os azulejos retros em tons de marrom e azul são puro charme e descontração.
Imagem 19 – Para dar aquele toque clássico à decoração moderna, já sabe né? Basta inserir um elemento marrom, como essa poltrona da imagem.
Imagem 20 – Marrom e branco para um quarto que esbanja classe e elegância.
Imagem 21 – Parede e móvel no mesmo tom: marrom avermelhado.
Imagem 22 – Uma sala toda marrom, mas para cada objeto um tom diferente da cor.
Imagem 23 – Mesa com tampo de mármore marrom: um luxo!
Imagem 24 – Já aqui nessa sala o mármore marrom do rack se destaca na companhia dos frisos dourados.
Imagem 25 – Como negar a capacidade do marrom em promover ambientes acolhedores? Repare nesse banheiro e seus variados tons de marrom.
Imagem 26 – Se o marrom está relacionado à natureza, combine-o com plantas e vasos.
Imagem 27 – Um toque discreto de marrom no móvel do bar.
Imagem 28 – E na varanda gourmet, o marrom aparece de modo marcante na luminária; mas os tijolinhos ao fundo não deixam a cor ficar sozinha no ambiente.
Imagem 29 – Cabeceira de couro marrom – sisuda e formal – se transformou em um elemento de contraste na decoração jovem do quarto.
Imagem 30 – Painel de placas marrom para a TV: uma peça bonita, decorativa e funcional.
Imagem 31 – Mesa alta de madeira contou com banquetas em um tom diferenciado de marrom para completa-la.
Imagem 32 – Muita luz natural para tirar a aura séria e formal desse banheiro.
Imagem 33 – Painel marrom iluminado realça a decoração tom sobre tom desse quarto.
Imagem 34 – E para não fugir do estilo clean da decoração use tons claros de marrom, aqueles mais próximos ao bege.
Imagem 35 – Rústico e elegante ao mesmo tempo? Com a cor marrom isso é possível, especialmente quando ela vem usada na madeira.
Imagem 36 – A sala de paredes marrom apostou em uma mobília cinza para reforçar o estilo refinado e clássico da decoração.
Imagem 37 – Cortina marrom, uma peça dois em um: bloqueia a luminosidade e ainda traz conforto visual para o ambiente.
Imagem 38 – O mármore marrom é o máximo da sofisticação que a cor consegue chegar.
Imagem 39 – Mesmo pequeno, o quarto soube usar a cor marrom a seu favor.
Imagem 40 – Marrom, preto e branco para a decoração de um banheiro moderno e minimalista.
Imagem 41 – Os ambientes integrados elegeram o branco como a cor base da decoração; o marrom vem como um charmoso coadjuvante da cena.
Imagem 42 – Use o marrom natural dos materiais – como madeira e o couro – para inserir a cor nos ambientes.
Imagem 43 – O ambiente claro e neutro ganhou pontos em marrom para ficar mais aquecido e acolhedor.
Imagem 44 – Poltrona marrom de design moderno: combinação ideal entre uma cor que remete ao antigo com um desenho atual.
Imagem 45 – Nessa casa de ambientes integrados o marrom foi muito bem combinado com o tom de creme.
Imagem 46 – Os tons mais claros de marrom também foram a escolha desse outro ambiente decorado.
Imagem 47 – Para dar um ar mais alegre e descontraído a decoração marrom, aposte em tons de azul.
Imagem 48 – Equilíbrio entre tons neutros é a marca dessa sala.
Imagem 49 – Madeira e couro juntos em uma mesma peça: não poderia ser mais sofisticado.
Imagem 50 – Agora se você quer mesmo um ambiente para impactar combine preto com marrom; no caso da imagem, o tom foi usado no acabamento em laca do móvel e no piso de madeira.
Imagem 51 – Para o quarto predominantemente branco, uma cortina dual color nas cores da decor.
Imagem 52 – Sala de jantar marrom.
Imagem 53 – Complete a decor marrom com pontos de dourado: puro glamour
Imagem 54 – E para acalmar os ânimos da parede azul, um sofá marrom bem discreto.
Imagem 55 – A cozinha cinza fica mais agradável visualmente com a presença das poltronas marrons.
Imagem 56 – Combine o marrom com esse tom de verde militar.
Imagem 57 – Um ambiente com uma única cor, pode ganhar um mobiliário marrom para destacar.
Imagem 58 – Várias nuances de marrom para decorar esse quarto teen!
Imagem 59 – Marrom na parede e no teto!
Imagem 60 – Veja como uma pintura pode valorizar o ambiente.