Brasil, Estados Unidos, Japão e Austrália são alguns dos países que abrigam as melhores faculdades de arquitetura do mundo. O ranking, divulgado anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa de consultoria global de análise de educação, avaliou 2200 faculdades de arquitetura em todo o mundo no ano de 2018.
No entanto, apenas 200 foram selecionadas como as melhores. Para formar essa lista foram avaliados critérios como reputação acadêmica e reputação no mercado de trabalho.
O Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, ganhou pelo quarto ano consecutivo o primeiro lugar, obtendo nota 100 em todos os quesitos. O Brasil marca presença no ranking com o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambas aparecem na lista das melhores faculdades de arquitetura do mundo em 28º e 80º lugar, respectivamente.
Ainda por aqui, na América do Sul, pertinho da gente, estão aPontificia Universidad Católica de Chile, a Universidade de Buenos Aires, na Argentina e a Universidad de Chile. As hermanas ocupam o 33º, 78º e 79º posição do ranking, respectivamente.
As faculdades asiáticas aparecem forte no ranking da QS. Japão, China, Singapura, Hong Kong, Malásia e Coreia do Sul possuem instituições que figuram entre as 100 melhores faculdades de arquitetura do mundo. Já no continente africano a realidade é bem diferente, apenas a University of Cape Town, na África do Sul aparece na lista.
Nas demais posições estão os países europeus, com destaque para Alemanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.
Confira abaixo o top 10 das melhores faculdades de arquitetura do mundo e, logo na sequência, a relação completa das faculdades selecionadas pela QS:
1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
A melhor entre as melhores faculdades de arquitetura do mundo está localizada no estado americano de Massachusetts, o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Um dos maiores destaques do instituto é o amplo investimento em novas tecnologias. Fundado em 1867, o MIT é uma referência em estudos e pesquisas no campo da arquitetura e engenharia.
Entre seus mais famosos alunos está o arquiteto Ieoh Ming Pei, responsável pela ampliação do Museu do Louvre e pelas pirâmides Le Grand Louvre, situadas no centro do museu. Foi daqui do MIT também que saíram 77 ganhadores do prêmio nobel.
2. UCL (University College London) – Reino Unido
A britânica University College London, segunda colocada no ranking, foi a primeira instituição de nível superior a se instalar em Londres e atualmente contabiliza 29 prêmios nobel. A faculdade de arquitetura é pautada pela interdisciplinaridade combinada com outros cursos.
A UCL é a responsável por desenvolver o método de sintaxe espacial, um método de ensino que analisa como um projeto – arquitetônico ou urbanístico – pode afetar o ambiente social.
3. Delft University of Technology – Holanda
O terceiro lugar no ranking das melhores faculdades de arquitetura do mundo vai para a holandesa Delft University Of Technology. Com um dos maiores campus do mundo – 18 mil m² – a instituição oferece aos alunos uma infra estrutura completa. O curso de arquitetura na Delf University é baseado em três pilares: design, tecnologia e sociedade.
4. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology – Suíça
A Suíça aparece no quarto lugar da lista das melhores faculdades do mundo com a ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology. A instituição é uma grande referência no mundo e está entre as melhores da Europa. Por titulo de curiosidade, Albert Einsten, notável cientista do nosso tempo, foi aluno da ETH Zurich.
O curso da arquitetura da ETH Zurich é famoso pelas pesquisas teóricas e pelo foco na especialização em técnicas construtivas e tecnológicas.
5. University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos
Mais uma norte-americana para a lista. A University of California aparece em quinto lugar na lista das melhores faculdades de arquitetura do mundo. No entanto, o curso de arquitetura é um braço dentro do ensino de design ambiental. Em Berkeley, o aluno tem a opção de estudar a história da arquitetura e urbanismo ou design ambiental com foco nos países em desenvolvimento. Outro diferencial da universidade são os equipamentos e acessórios utilizados, sendo que grande parte deles são sustentáveis.
6. Harvard University – Estados Unidos
O curso de arquitetura da famosa Universidade de Harvard ocupa o 6º lugar do ranking. Localizada no estado de Massachusetts, a Harvard University é uma das instituições mais prestigiadas e antigas do mundo, fundada em 1636. O curso de arquitetura da universidade enfatiza técnicas de design contemporâneo e inclui no currículo estudos de design, história e tecnologia.
7. Manchester School of Architecture – Reino Unido
A Manchester School of Architecture, localizada na Inglaterra, é o resultado da união entre os departamentos de arquitetura da University of Manchester e da Manchester Metropolitan University (MMU). O destaque da instituição fica por conta da pesquisa arquitetônica interdisciplinar que abrange áreas como o design urbano, desenvolvimento urbano e design ecológico, por exemplo.
8. University of Cambridge – Reino Unido
Em oitavo lugar está a University of Cambridge, na Inglaterra. Uma das instituições mais antigas do mundo, fundada em 1209, possui um dos cursos de arquitetura mais renomado internacionalmente. O curso de arquitetura de Cambridg, um tanto conservador e tradicional, prioriza áreas como teoria e história. No entanto, a instituição conta com um dos cursos de arquitetura mais miscigenado que existe. São 300 alunos de 55 nacionalidades diferentes.
9. Politecnico di Milano – Itália
A Itália, berço de estilos artísticos famosos e reconhecidos mundialmente, como o clássico e o renascentista, aponta em 9º lugar com o curso de arquitetura da Politecnico di Milano. A universidade pública é considerada como uma das melhores nas áreas de engenharia, arquitetura e design industrial.
10. National University of Singapore (NUS) – Singapura
A National University of Singapure é a única representante asiática no ranking das melhores faculdades de arquitetura do mundo. Em 2018, o departamento de arquitetura da instituição completou 60 anos. A principio, o curso de arquitetura era apenas uma fase embrionária do Instituto Politécnico de Cingapura. Foi somente em 1969 que ele se tornou um curso completo.
Em 2000, o curso passou por uma reestruturação e passou a ser chamado de Faculdade de Arquitetura, Construção e Imobiliário no Departamento de Arquitetura da Escola de Design e Meio Ambiente (SDE).
Atualmente o curso oferece uma variedade enorme de programas que incluem arquitetura paisagística, desenho urbano, planejamento urbano e design sustentável integrado. Não é a toa que ele alcançou a posição número dez dos melhores cursos de arquitetura do mundo.
Veja agora a lista completa com as 100 melhores faculdades de arquitetura do mundo
- Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
- UCL (University College London) – Reino Unido
- Delft University of Technology – Holanda
- ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology – Suíça
- University of California, Berkeley (UCB) – Estados Unidos
- Harvard University – Estados Unidos
- Manchester School of Architecture – Reino Unido
- University of Cambridge – Reino Unido
- Politecnico di Milano – Itália
- National University of Singapore (NUS) – Singapura
- Tsinghua University – China
- University of Hong Kong (HKU) – Hong Kong
- Columbia University – United States
- The University of Tokyo – Japan
- University of California, Los Angeles (UCLA) – United States
- The University of Sydney – Australia
- Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) – Switzerland
- Tongji University – China
- Georgia Institute of Technology (Georgia Tech) – United States
- The Hong Kong Polytechnic University – Hong Kong
- The University of Melbourne – Australia
- Universitat Politècnica de Catalunya – Spain
- The University of New South Wales (UNSW Australia) – Australia
- KTH Royal Institute of Technology – Sweden
- Cornell University – United States
- RMIT University – Australia
- Stanford University – United States
- Universidade de São Paulo (USP) – Brazil
- Technische Universität München – Germany
- The University of Sheffield – United Kingdom
- Politécnica de Madrid – Spain
- University of British Columbia – Canada
- Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile
- Kyoto University – Japan
- Princeton University – United States
- Seoul National University (SNU) – South Korea
- University of Michigan – United States
- University of Pennsylvania – United States
- University of Illinois at Urbana-Champaign – United States
- University of Texas at Austin – United States
- Politecnico di Torino – Italy
- Technische Universität Berlin – Germany
- University of Reading – United Kingdom
- University of Toronto – Canada
- Eindhoven University of Technology – Netherlands
- Aalto University – Finland
- Cardiff University – United Kingdom
- Katholieke Universiteit Leuven – Belgium
- Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) – México
- The University of Queensland (UQ) – Australia
- Aalborg University – Denmark
- Arizona State University – United States
- Carnegie Mellon University – United States
- Chalmers University of Technology – Sweden
- City University of Hong Kong – Hong Kong
- Curtin University – Australia
- Hanyang University – South Korea
- Illinois Institute of Technology – United States
- KIT, Karlsruher Institut für Technologie – Germany
- Loughborough University – United Kingdom
- Lund University – Sweden
- McGill University – Canada
- Monash University – Australia
- New York University (NYU) – United States
- Newcastle University – United Kingdom
- Norwegian University of Science And Technology – Norway
- Oxford Brookes University – United Kingdom
- Pennsylvania State University / United States
- Queensland University of Technology (QUT) – Australia
- RWTH Aachen University – Germany
- Shanghai Jiao Tong University – China
- TU Dortmund University / Germany
- Vienna University of Technology (TU Wien) – Austria
- Texas A&M University – United States
- The Chinese University of Hong Kong (CUHK) – Hong Kong
- The University of Auckland – New Zealand
- University of Nottingham – United Kingdom
- Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina
- Universidad de Chile – Chile
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brazil
- Universität Stuttgart – Germany
- Université Catholique de Louvain – Belgium
- Universiti Kebangsaan Malaysia (UKM) – Malaysia
- Universiti Malaya (UM) – Malaysia
- Universiti Sains Malaysia (USM) – Malaysia
- Universiti Teknologi Malaysia (UTM) – Malaysia
- University College Dublin – Ireland
- University of Bath / United Kingdom
- University of Cape Town – South Africa
- The University of Edinburgh – United Kingdom
- University of Lisbon – Portugal
- University of Liverpool – United Kingdom
- University of Porto – Portugal
- University of Salford – United Kingdom
- University of Southern California – United States
- University of Washington – United States
- Virginia Polytechnic Institute and State University – United States
- Yale University – United States
- Yonsei University – South Korea
- Asian Institute of Technology – Thailand