Acha que é só de cadernos e livros que vive um estudante? Pois então você errou feio. Para obter o máximo possível de rendimento nos estudos é imprescindível que o aluno conte com um ambiente acolhedor, motivador e confortável e todos esses pré requisitos passam diretamente pela escolha certa da mesa de estudo para o quarto.
Esse móvel simples guarda a chave do sucesso nos estudos. Dúvida? Então acompanhe esse post com a gente que vamos te mostrar a importância de planejar e escolher com todo carinho do mundo a mesa de estudo:
Motivos para você ter uma mesa de estudo no quarto
Atenção para a pergunta a seguir: onde o aluno se mantem mais focado e concentrado na hora do estudo? Primeira opção: deitado na cama ou, segunda opção, sentado junto a uma mesa de tamanho e proporções ideais? Acertou quem optou pela segunda alternativa.
Especialistas são unânimes ao reconhecer que a capacidade de aprendizado aumenta quando o estudante se coloca em uma postura e em um ambiente direcionado para esse objetivo. E isso até a neurociência explica, sabia? Isso porque o nosso cérebro associa a postura de “estar deitado” com um momento de descanso e relaxamento. E o que ele faz? Nos prepara para o sono. Entendeu porque muitas vezes você começa uma leitura deitado na cama e logo está dormindo ou com os olhos quase fechando? Portanto, esse é o primeiro motivo para você ter uma mesa de estudo no seu quarto.
A segunda razão para você ter uma mesa de estudos no quarto diz respeito a organização do seu material. Sim, a organização é outro fator importantíssimo para quem deseja alcançar seus objetivos nos estudos. E nada melhor do que uma mesa para organizar livros, cadernos, porta lápis e outros materiais indispensáveis para o seu aprendizado.
Quer mais um motivo? Então lá vai! A mesa de estudo pode dar um toque todo especial para a decoração do seu quarto, já pensou nisso? Além de ter um cantinho motivador e organizado, você ainda pode ter um espaço super bonito e cheio de estilo. Que tal?
Medidas para a mesa de estudo ideal
Agora que você já entendeu a importância de ter uma mesa de estudo para o quarto, é importante também saber o tipo de mesa mais adequada para você e seu espaço. Isso se resume a dois pontos essenciais: tamanho e proporção.
O tamanho de mesa de estudo ideal deve contar com no mínimo 90 centímetros de largura e 50 centímetros de profundidade. Essa medida é ideal para que você consiga posicionar todos os objetos que precisa, além de ter espaço suficiente para abrir e movimentar seus livros e cadernos.
Outra medida importante que não deve ser deixada de lado é a altura. Para mesas de estudo para crianças de até sete anos, o mais recomendado é uma altura de até 65 centímetros. Já para os mais crescidinhos, incluindo adultos, a altura ideal é aquela entre 73 e 82 centímetros.
Avalie também a proporção do móvel em relação ao ambiente, de modo que ele se ajuste confortavelmente ao espaço, garantindo uma boa circulação no entorno.
Mais algumas dicas que devem ser consideradas
- A melhor companheira da mesa de estudos é a cadeira e ela também deve seguir o conceito de ergonomia. Ou seja, prefira cadeiras com encosto e assento confortáveis e nas medidas corretas para você. Uma boa pedida são as cadeiras de estudo com regulagem de altura e inclinação. Já para as crianças, prefira cadeiras sem rodinhas. Elas podem facilmente se tornar brinquedo e uma grande fonte de distração;
- A iluminação sobre a mesa de estudo também é de extrema importância. Sempre que possível posicione o móvel próximo a uma janela, de forma que a luz natural ilumine completamente o espaço. Mas se isso não for possível, invista em uma boa fonte de iluminação artificial. E, mesmo para quem conta com a luz natural, é válido ter uma luminária de mesa para direcionar a luz durante os estudos, especialmente durante a noite. O importante é que a mesa esteja sempre clara e sem sombras. Vale citar que um estudo realizado na Califórnia (EUA) com mais de 21 mil estudantes apontou uma relação direta entre aumento da produtividade e exposição à luz diurna natural. O que você está esperando então para iluminar sua mesa de estudos?
- E caso tenha pouco espaço dentro do quarto, não desanime achando que uma mesa de estudos não é para você. Hoje em dia já existe solução para isso e uma delas se chama mesa de estudo dobrável. Esse tipo de móvel conta com a vantagem de poder ser recolhida após o término do estudo, liberando área útil para o quarto;
- Você também pode optar pelos mais variados tipos de mesas de estudo disponíveis no mercado. Existem mesas de estudo de madeira, MDF, vidro e até metal, ou seja, uma delas vai se encaixar perfeitamente na proposta de decoração do seu quarto. Além do material, ainda é possível escolher a cor da mesa de estudo. Contudo, tenha um pouco de cautela nesse item, uma vez que cores muitos vibrantes ou escuras podem interferir na sua capacidade de concentração. Nesse caso, o mais recomendado é optar por mesas em tons claros, neutros e / ou amadeirados;
- O formato da mesa de estudo também pode ser definido por você a partir do espaço que você tem disponível. Para quartos pequenos, a mesa de estudo mais recomendada são aquelas mais enxutas, sem muitos adereços e, de preferência em modelos dobráveis, retrateis ou suspensas que ajudam a poupar área livre do ambiente. Para quem dispõe de um espaço maior, pode lançar mão de mesas de estudo grandes, em formato L ou com gaveteiros embutidos.
60 modelos e fotos de mesa de estudo para quarto
Confira agora uma seleção de fotos de mesas de estudo para quarto que vão inspirar – e muito – o seu projeto:
Imagem 1 – Mesa de estudo suspensa para quarto; repare que a mesa foi estrategicamente posicionada junto à janela.
Imagem 2 – Mesa de estudo planejada para o quarto; nesse modelo, a mesa foi embutida junto ao armário.
Imagem 3 – Mesa de estudo para quarto em estilo cavalete; os nichos ajudam a acomodar o que não cabe na mesa.
Imagem 4 – Mesa de estudo para o quarto infantil; menos informação visual para não atrapalhar a concentração.
Imagem 5 – Mesa de estudo para quarto em formato L: modelo perfeito para quartos maiores.
Imagem 6 – Mesa de estudo pequena e simples para quarto, mas completamente capaz de dar conta do recado.
Imagem 7 – Modelo de mesa de estudo para quarto compartilhado; a extensão do móvel permite que cada um tenha seu próprio espaço.
Imagem 8 – Aquele cantinho do quarto pode ser muito bem aproveitado com uma mesa de estudo.
Imagem 9 – Mesa de estudo para quarto em um modelo branco super simples, mas bem funcional.
Imagem 10 – Já esse quarto em estilo industrial apostou em uma mesa de estudo em formato cavalete.
Imagem 11 – Mesa de estudo planejada para o quarto; repare que ela é uma extensão da cama e do criado-mudo.
Imagem 12 – Mesa de estudo compartilhada, mas sem perder o conforto e a praticidade.
Imagem 13 – A luminária pendente sobre a mesa de estudo garante um reforço a mais na iluminação.
Imagem 14 – Já aqui, a opção foi por uma luminária de mesa que auxilia os estudos durante à noite.
Imagem 15 – Uma mesa de estudo com cara de bancada.
Imagem 16 – Mesa de estudo para o quarto infantil: ludicidade na medida exata para não atrapalhar as atividades.
Imagem 17 – Quarto pequeno com mesa de estudo suspensa; modelo certo para quem busca otimizar os espaços.
Imagem 18 – Já para o quarto de adolescente, a mesa de estudo foi colocada sob a cama suspensa.
Imagem 19 – Janela e luminária para garantir luz em qualquer momento do dia.
Imagem 20 – Nesse quarto infantil, a mesa de estudo é uma bancada que segue o mesmo padrão visual da parede ao lado.
Imagem 21 – Mesa de estudo pequena para quarto; as duas gavetinhas são uma mão na roda para ajudar a manter tudo no lugar.
Imagem 22 – Tudo o que você precisa para os seus estudos em um só lugar: na mesa.
Imagem 23 – Uma mesa, dois ambientes! Muito legal essa solução em que a mesa de estudo serve tanto para dividir o quarto dos irmãos, quanto para executar as tarefas escolares.
Imagem 24 – Mesa de estudo amadeirada para o quarto; o conforto visual da madeira deixa a área de estudos mais prazerosa.
Imagem 25 – Fitas de LED para reforçar a iluminação da mesa de estudos e dar aquele toque a mais na decoração do quarto.
Imagem 26 – Quer uma mesa de estudo mais simples do que essa? Além de simples, é funcional e super charmosa.
Imagem 27 – A mesa de estudos branca garantiu o destaque das peças em dourado.
Imagem 28 – Espaço de estudos e espaço de descanso: tudo bem demarcado nesse quarto.
Imagem 29 – Mas para quem não abre mão de ficar na cama, esse modelo de mesa é um sonho!
Imagem 30 – Mesa de estudo preta; elegância até nos momentos feitos para estudar.
Imagem 31 – Se a ideia é ter um quarto planejado, coloque a mesa de estudos no projeto; você vai ver como é possível otimizar bem todos os espaços.
Imagem 32 – A mesa de estudo simples ganhou a companhia de uma cadeira pra lá de confortável e estilosa.
Imagem 33 – Mesa de estudo para um quarto bem feminino.
Imagem 34 – Por aqui, a proposta é um modelo clássico de escrivaninha.
Imagem 35 – Sensacional esse modelo de mesa de estudo retrátil; perfeita para os quartos pequenos.
Imagem 36 – Cama em cima, mesa de estudo embaixo.
Imagem 37 – Um toque provençal na mesa de estudos.
Imagem 38 – Nessa mesa de estudos compartilhada, o gaveteiro faz a divisão entre o espaço de cada um.
Imagem 39 – Crie um ambiente de estudo que você se identifica e seja motivador.
Imagem 40 – Mesa de estudo suspensa em madeira; destaque para a cadeira retrô que acompanha o móvel.
Imagem 41 – Mas você pode também optar por uma mesa de estudo bem moderna e descolada, o que acha?
Imagem 42 – Mesa de estudo metálica para um quarto moderno; no entanto, é impossível não se admirar com o contraste retrô trazido pela máquina de escrever.
Imagem 43 – Um pouco de cor para quem aprecia ambientes mais descontraídos e não se afeta com eles.
Imagem 44 – Em compensação nesse outro quarto, a neutralidade e elegância tomam conta da mesa de estudo.
Imagem 45 – Mesa de estudo branca pertinho da janela.
Imagem 46 – Mesa de estudo para quarto infantil decorada com tema de super heróis.
Imagem 47 – Nesse outro quarto, a mesa de estudo foi colocada em um local bem tranquilo e longe de distrações.
Imagem 48 – O vão na frente da cama foi muito bem preenchido pela mesa de estudo.
Imagem 49 – Aqui, a mesa de estudo segue o mesmo estilo do restante dos móveis do quarto.
Imagem 50 – Mesa de estudo para quarto em L; repare que a mesa se liga e une os demais móveis do ambiente.
Imagem 51 – E por aqui, uma mesa de estudo em estilo escandinavo porque ninguém é de ferro!
Imagem 52 – Mesa de estudo suspensa; repare que a profundidade desse modelo é bem maior do que a da maioria.
Imagem 53 – Um quarto totalmente integrado e bem planejado, onde a cama se liga diretamente a mesa de estudos
Imagem 54 – Ao invés de criado mudo, uma mesa de estudo
Imagem 55 – Lúdica, mas sem sair do foco que é o estudo.
Imagem 56 – A mesa de estudo em L é ideal para quartos compartilhados.
Imagem 57 – Luminária de mesa para criar um ambiente de estudo mais proveitoso.
Imagem 58 – Simples e super moderna!
Imagem 59 – Aqui, a mesa de estudos é, na verdade, a continuidade da bancada que sai da cama.
Imagem 60 – Quartinho infantil com mesa de estudos.