Vamos ver se você adivinha: quarto pequeno e compartilhado é igual ao quê? Acertou se pensou nas camas beliche. Essa estrutura, que pode ser de madeira ou metal, é a grande salvação para os papais que precisam planejar o quarto dos filhos de modo funcional, prático e seguro.
Mas aquele tradicional modelo com uma cama em cima e outra embaixo mudou bastante com o passar dos anos. Hoje em dia é possível encontrar modelos de beliche muito mais atraentes e que prometem muito mais do que um lugar para dormir.
Escrivaninhas, escorregadores, armários e gavetas são apenas algumas das múltiplas funções que os beliches passaram a ter. Resumidamente, tudo que possa trazer diversão e otimizar o espaço do quarto é bem vindo nesse móvel que tem se demonstrado cada vez mais multifuncional.
Com tantas variedades e opções diferentes no mercado acaba ficando a dúvida de qual o melhor modelo de beliche para os seus pequenos, é ou não é? Pois então vem conferir as dicas abaixo que vamos te contar tudo sobre beliches e te ajudar a decidir qual melhor modelo aí para sua casa.
Dicas de como escolher o modelo de beliche ideal
1. Funcionalidade
O principal motivo de levar um beliche para dentro do quarto é pela sua funcionalidade. O móvel consegue servir duas pessoas no espaço que seria destinado a apenas uma. E é justamente por isso que a função do beliche acaba se sobressaindo a questão estética e, muitas vezes, até ao gosto pessoal dos moradores, afinal não tem outro jeito, não é mesmo?
Mas se a funcionalidade é o ponto de partida para a escolha do beliche então não o perca de vista. De nada irá adiantar optar pelo móvel se ele não se encaixar perfeitamente no espaço ou ficar estorvando o caminho.
Antes da compra, verifique todas as medidas – do quarto e da cama – e se ela será de fato a melhor escolha para o ambiente. Em casas com pé-direito muito baixo, o beliche pode se tornar um problema.
E se a funcionalidade é tão importante, quanto mais o beliche tiver para oferecer, melhor. Prefira os modelos com gavetas inclusos ou até mesmo aqueles embutidos com guarda-roupa. Dessa forma você consegue poupar ainda mais espaço no quarto.
2. Segurança
A segurança do beliche é algo extremamente importante, afinal são duas crianças dividindo o mesmo móvel. Portanto, a primeira dica é: não coloque crianças menores que cinco anos para dormir na cama de cima. Ela pode sofrer quedas ao subir e descer do móvel, sem contar que durante o sono também há riscos dela cair no chão.
E mesmo que a criança seja maior, o recomendado é utilizar grades de proteção na lateral do beliche, especialmente na parte de cima. Isso evita que a criança caia em um dia de sono mais agitado.
Atenção também para as luminárias. Elas não devem ficar diretamente sobre a cama, já que a proximidade com o teto pode fazer com que a criança toque em fios ou na própria lâmpada.
A escada de acesso ao beliche deve ser segura, firme e antiderrapante. Cuidado também com beliches próximas a janela, nesse caso é muito importante a instalação de uma tela de proteção.
Por fim, verifique periodicamente se a estrutura do beliche está firme, caso note que a cama está balançando ou sem equilíbrio, providencie a manutenção.
Para cada idade, um beliche diferente
As necessidades das crianças mudam de acordo com a idade e isso não seria diferente quando o assunto é beliche. Já dissemos no tópico anterior sobre a necessidade de proteger as laterais da cama dependendo da idade da criança.
Mas o estilo do beliche também deve estar de acordo com a idade. Beliches mais lúdicos são ideais para crianças menores, já as mais crescidinhas podem contar com um modelo de beliche com área para estudo, como uma escrivaninha pequena, e um local pensado para leitura com abajur ou iluminação direcionada, por exemplo.
3. Beleza também conta
Por fim, considere também a parte estética do beliche. Criança que é criança se atrai pelo visual de tudo o que a cerca e, com toda certeza, um beliche com cores e personagens preferidos será muito mais interessante para ela, além de funcionar como um estímulo para que a criança use o quarto e durma na própria cama.
Modelos de beliche
1. Beliche de madeira
Os beliches de madeira são os mais comuns e tradicionais. É possível encontrar uma grande variedade de beliches de madeira que atendem a todos os bolsos e gostos, desde os modelos mais simples até os mais elaborados.
2. Beliche de metal
Outra opção são os beliches de metal. Esse modelo de beliche pode ser especialmente interessante em propostas modernas e arrojadas de quartos infanto juvenis. No entanto, as camas de metal tendem a ranger e provocar ruídos que podem atrapalhar o sono da criança.
3. Beliche com escrivaninha
Os beliches com escrivaninha otimizam ainda mais o espaço do quarto e são muito indicados para as crianças maiores que precisam de uma bancada para estudos e outras atividades.
4. Beliche com bicama
Os beliches com bicama também são conhecidos como treliches, ou seja, são três camas ao invés de duas, sendo que a terceira delas fica sob a cama de baixo. Essa opção é interessante para quando as crianças recebem visitas.
5. Beliche lúdico
Os beliches lúdicos são os preferidos das crianças. E aí não faltam opções. Tem beliche em formato de casinha, com jeito de castelo e até toca de índio. Outros modelos acompanham escorregador, escada de corda e até parede de escalada. Tudo vira uma grande diversão.
6. Beliche planejado com guarda-roupa
Outra opção são os beliches planejados. Nesse caso, a liberdade para criar o móvel de acordo com as necessidades e o gosto da criança aumenta consideravelmente. E uma das possibilidades é integrar o beliche ao guarda roupa tornando o móvel uma peça única capaz de integrar beleza, organização e praticidade.
7. Beliche em L
O beliche em L é aquele onde a cama de cima fica na posição horizontal e a cama de baixa na posição vertical. O espaço vago na parte de baixo geralmente é usado para uma escrivaninha, mas também pode servir como uma área de brincar ou simplesmente um ponto de respiro no quarto.
Muitas opções não é mesmo? Mas a melhor maneira de definir qual beliche comprar é analisando as necessidades da criança e aquilo que de fato ela mais gosta. É possível unir uma proposta lúdica com uma área de estudo no mesmo beliche, por exemplo, especialmente se as crianças que dividem o quarto possuem idades muito diferentes.
Leve em consideração todos esses aspectos antes de tomar a decisão. Mas enquanto isso confira com a gente uma seleção de fotos de quartos infantis e juvenis com beliches. Separamos 60 imagens que vão te orientar na escolha. Olha só:
60 modelos de beliche variados para você se inspirar na escolha
Imagem 1 – Beliche com escrivaninha para os que já não são mais tão crianças assim.
Imagem 2 – Nesse quarto, a parte de baixo do beliche foi aproveitada como área de brincar e o escorregador torna o subir e descer da cama muito mais divertido.
Imagem 3 – Beliche em L com formato de casinha; modelo funcional e divertido para os irmãos.
Imagem 4 – O quarto de pé direito alto apostou no modelo de beliche para otimizar espaço e deixar o ambiente mais lúdico.
Imagem 5 – Beliche moderno de metal para quartos de solteiro.
Imagem 6 – Aqui, são as gavetas que ganham destaque, elas estão sob a cama e na escada.
Imagem 7 – Grade de proteção no beliche: um acessório que nunca é demais.
Imagem 8 – Escrivaninha em baixo, cama em cima.
Imagem 9 – Beliche simples de madeira onde a primeira cama segue o conceito Montessori de dormir junto ao chão.
Imagem 10 – Os mais crescidinhos vão adorar a ideia de um beliche de metal ao estilo industrial.
Imagem 11 – E para tirar o máximo de proveito do espaço, o vão da escada que dá acesso ao beliche foi usado para montar uma escrivaninha com nichos.
Imagem 12 – Madeira de demolição e metal são os materiais que compõe esse beliche diferente, com ares artesanais.
Imagem 13 – E porque não montar um closet sob o beliche?
Imagem 14 – Beliches de um lado e do outro; o resultado foi um quarto clean, organizado e com um ótimo espaço central.
Imagem 15 – É beliche, mas o formato arredondado lembra berços.
Imagem 16 – Beliche rústico de madeira; destaque para as luminárias laterais que garantem um clima ainda mais aconchegante para cada cama.
Imagem 17 – Esse beliche infantil em formato de casinha ganhou luzes de pisca pisca e adesivos na parede.
Imagem 18 – Um céu estrelado para ser admirado pelo ocupante do beliche superior.
Imagem 19 – Beliche intergaláctico; é ou não é diversão pura um móvel como esse?
Imagem 20 – Uma solução criativa e sob medida para os três irmãos que dividem o mesmo quarto.
Imagem 21 – Um toque de laranja para deixar o beliche mais descolado e moderno.
Imagem 22 – Sofá embaixo do beliche acomoda as visitas que chegam ao quarto.
Imagem 23 – Sonho infantil esse beliche; as cortininhas garantem a privacidade e o sono tranquilo de cada criança.
Imagem 24 – Semelhante a um beliche, a estrutura construída sobre as camas se tornou um espaço de brincar, já que o quarto não teria espaço suficiente para isso.
Imagem 25 – Beliche na medida certa para os pequenos habitantes do quarto.
Imagem 26 – Capriche na roupa de cama para dar aquele toque final ao beliche.
Imagem 27 – Quem vai dormir em cima? Com um beliche desses, no mínimo um sorteio ou revezamento semanal será necessário.
Imagem 28 – Garanta que a escada de acesso ao beliche não seja escorregadia; se for necessário use adesivos antiderrapantes.
Imagem 29 – Beliche em L branca decorada com pompom de papel, uma lindeza!
Imagem 30 – Na parte de cima, a brincadeira continua.
Imagem 31 – Uma iluminação agradável e acolhedora para o quarto de beliches.
Imagem 32 – Os nichos junto ao beliche deixam tudo o que a criança precisa em mãos.
Imagem 33 – Um revestimento todo especial para a parte interna do beliche.
Imagem 34 – Mesmo no beliche mais simples é possível esbanjar charme e simpatia.
Imagem 35 – Beliche com rodinhas! Para levá-lo onde quiser pelo quarto.
Imagem 36 – Escadas degraus ou degraus escadas? Não importa, o que vale mesmo é a funcionalidade da estrutura.
Imagem 37 – Tudo muito bem dividido e organizado nesse quarto juvenil com beliches.
Imagem 38 – De quantas camas o quarto precisa? Quatro? Então inspire-se nesse modelo de beliche.
Imagem 39 – Incentive a leitura dos pequenos deixando os livros nos degraus do beliche.
Imagem 40 – Conjunto planejado de beliche com guarda roupa: otimizar o espaço e decorar o quarto é com eles mesmo.
Imagem 41 – Um pouco de verde sobre a beliche para alegrar o quarto.
Imagem 42 – Beliche tamanho casal para quem gosta de bastante espaço para dormir.
Imagem 43 – Rústico e sóbrio: esse é o estilo que descreve o beliche da imagem.
Imagem 44 – Em uma única parede estão beliche e guarda roupa ocupando quase nada de espaço no quarto.
Imagem 45 – Corujinhas e luas tornam a noite nesse quarto com beliches mais aconchegantes.
Imagem 46 – O quartinho de tema safari ganhou um beliche rústico branco.
Imagem 47 – As crianças maiores vão adorar essa ideia de beliche.
Imagem 48 – O beliche desse quarto mais parece um parquinho do que um lugar feito para dormir.
Imagem 49 – Beliche para três camas todo feito em madeira.
Imagem 50 – O design também conta pontos na hora de escolher o modelo de beliche.
Imagem 51 – O design também conta pontos na hora de escolher o modelo de beliche.
Imagem 52 – Já nesse quartinho, as quatro camas foram perfeitamente acomodadas no formato beliche.
Imagem 53 – Beliche suspensa, ideia pra lá de criativa, não acha?
Imagem 54 – Aposte em cores alegres para compor o beliche.
Imagem 55 – Mas o tradicional modelo em madeira nunca sai de moda e combina com qualquer proposta de decoração.
Imagem 56 – A estante de nichos acompanha toda a extensão do beliche, servindo tanto a parte alta, quanto a mais baixa do móvel.
Imagem 57 – Olha o trem!
Imagem 58 – Diversão garantida nesse quarto, afinal o espaço foi muito bem planejado para isso.
Imagem 59 – Beliche baixa para acompanhar o formato do teto.
Imagem 60 – Se a parede é grande, “estique” o beliche para ficar com uma cama maior.