Diante dos diversos modelos de berço disponíveis para decorar o quarto do bebê, a indecisão é bem comum. Como o lugar em que o bebê passa a maior parte do seu tempo, é importante escolher um modelo que ofereça, em primeiro lugar, conforto e segurança.
Em diferentes tamanhos e designs, há sempre opções que se encaixam melhor nas necessidades do espaço e também nas preferências da família em questão de decoração.
Se você tem dificuldade em tomar uma decisão sobre qual berço escolher, saiba que temos a solução. Neste post, reunimos os principais modelos de berço e o que considerar na hora de comprar o berço do seu bebê. Por fim, trouxemos também uma galeria cheia de fotos para você se inspirar.
Os 6 principais tipos de berço
Qual o tipo de berço ideal para o quarto de bebê? As opções são muitas, cada uma com características próprias para atender as necessidades dos pequenos e de seus pais. Aqui vão os 6 principais tipos de berço disponíveis.
Berço tradicional
Quando se fala em berço, a primeira imagem que temos é aquele modelo retangular feito de madeira que tem as laterais gradeadas: este é o berço tradicional. Como se trata de um berço espaçoso, o bebê poderá usá-lo por bastante tempo sem que os pais se preocupem em ter que trocá-lo.
Atualmente, o berço tradicional pode ser encontrado em dois padrões: o brasileiro e o americano. A diferença entre os dois está na medida. Enquanto o brasileiro mede 130 cm de comprimento x 60 cm de largura, o padrão americano é um pouquinho maior; ele mede 130 cm de comprimento x 70 cm de largura.
Essa diferença pode até não parecer grande coisa, mas ela faz diferença sim já que o colchão e o conjunto de lençóis são feitos seguindo os padrões. Então, na hora de comprar tudo, fique de olho nas medidas!
Berço oval
O berço tipo oval é a opção preferida de quem busca uma alternativa ao tradicional retangular e trazer mais leveza para a decoração.
Composto por uma estrutura com duas meias luas e duas laterais retas, o berço oval se transforma à medida que o bebê cresce. Quando ele é menor, as duas meia luas se unem para criar um mini berço redondo, que tem o visual de um ninho. Quando ele começa a crescer, as duas laterais são adicionadas e o berço enfim ganha seu formato oval e seu tamanho completo. E, quando o bebê já tiver mais autonomia, é possível retirar as laterais e transformá-lo em uma caminha.
A principal desvantagem do berço oval é que não há muitas empresas que o fabricam aqui no Brasil. Em muitos casos, os modelos disponíveis nas lojas são importados. Sendo assim, fica mais difícil encontrar o colchão e o conjunto de lençóis no modelo oval também.
Berço moisés
Os berços tipo moisés tem formato de cestinha e são perfeitos para acomodar recém-nascidos. O formato e o tamanho reduzido aumentam a mobilidade do berço, permitindo que os pais o levem para outros cômodos da casa. Em alguns casos, o berço moisés também pode ser usado para transportar o bebê dentro do carro.
Berço mini
O “mini” no nome já denuncia que este é um modelo mais compacto e, portanto, indicado para recém-nascidos, como o moisés. Outra característica em comum dos dois tipos de berço é que eles podem ser movidos pela casa. Mas, no caso do mini berço, a mobilidade é restrita ao ambiente doméstico, pois não há como transportá-lo no carro.
Ainda assim, essa é uma ótima escolha para acomodar no quarto do casal e garantir que o pequeno possa dormir pertinho de seus pais nos seus primeiros momentos.
Berço 3 em 1
Um tipo de berço tradicional, multifuncional e com excelente custo-benefício. Pois a proposta do berço 3 em 1 é que o bebê e os pais possam aproveitar esse móvel por mais tempo, até quando o berço não é mais necessário.
Como o próprio nome já indica, esse tipo de berço possui três configurações diferentes: de mini berço, berço e caminha. Com uma montagem simples, o berço se transforma a partir da inclusão ou retirada de algumas peças.
Berço com cômoda
E por falar em móvel multifuncional, aqui está outro exemplo para economizar espaço. Nesse caso, o berço tradicional vem acompanhado de uma cômoda onde é possível guardar as roupas do bebê e ainda usar a superfície dela como trocador.
Ótimo para quartos pequenos e também para todos que querem ganhar praticidade. E, é claro, deixar o quarto do bebê mais organizado sem ter que investir em outros móveis!
Como escolher o melhor berço para o seu bebê?
Antes de escolher e comprar o berço para o seu bebê, leve em consideração os seguintes aspectos:
Segurança
Ao decorar o quarto do bebê, nenhum outro aspecto pode se sobrepor à segurança do pequeno. E quando falamos em segurança no berço, nos referimos à várias coisas, como:
- A resistência do material no qual o berço foi produzido;
- Se há quinas retas no design do berço, onde o bebê possa bater e se machucar – sempre prefira as arredondadas;
- A qualidade do encaixe das peças e se há chances do bebê prender sua roupa num desses espaços;
- A distância das grades laterais do berço que não deve permitir que o bebê possa passar nem prender mãos e pés;
- Se existem peças pequenas que se soltam com facilidade e podem ser engolidas.
- Se há travas nos rodízios do berço;
Tamanho
Não são raros os casos de pais que compram o berço dos sonhos mas, quando chega o momento de acomodá-lo no quarto, a situação se torna um pesadelo. Isso geralmente ocorre quando não há planejamento prévio do ambiente, especialmente quando o espaço é pequeno.
Antes de começar a comprar o berço e os outros móveis, considere sempre a metragem do espaço disponível. Sendo assim, nem sempre comprar o berço mais espaçoso (como o modelo americano) é a melhor opção.
Necessidades e preferências da família
Ao comprar o berço, leve em consideração tudo o que está relacionado ao quarto e à rotina do bebê e da família. Em caso de uma gestação de gêmeos, por exemplos, serão necessários dois berços, o que significa que haverá menos espaço para outros móveis no quarto.
Há também casos do bebê dividir o quarto com um irmão mais velho, que também tem necessidades próprias. Os custos também precisam ser levados em consideração quando o assunto é comprar o berço e montar o quarto do bebê.
E, claro, há as preferências de estilo na decoração do bebê que também influenciam na escolha de um ou outro modelo de berço.
50 quartos de bebê com diferentes modelos de berço
Imagem 1 – A escolha do berço de madeira com o gradil azul clarinho se encaixa perfeitamente no visual multicolorido e alegre da decoração do quarto.
Imagem 2 – Muita suavidade nesse quarto com modelo de berço branco com gradil em acrílico.
Imagem 3 – Aqui, o berço oval ganha destaque com o papel de parede, o biombo disposto como painel e as plantas pendentes.
Imagem 4 – Nesse modelo de berço tradicional, três gavetas pequenas garantem mais armazenamento para o quarto do bebê.
Imagem 5 – Quarto de bebê em tons de cinza com conjunto de cômoda e berço posicionados lado a lado.
Imagem 6 – Já aqui a decoração do quarto de bebê se aproxima da natureza em tema e materiais, com um modelo de berço moisés e cadeira de balanço de bambu.
Imagem 7 – O gradil retorcido traz uma nova textura e mais delicadeza para o visual desse berço branco tradicional com os cantos arredondados.
Imagem 8 – O design levemente ondulado traz um visual mais suave e ao mesmo tempo dinâmico para esse berço cinza.
Imagem 9 – Nesse quarto dos sonhos, todas as atenções estão voltadas para o modelo de berço mini com dossel e mosquiteiro.
Imagem 10A – Berço redondo cinza em posição para receber o novo membro da família nesse quarto em tons neutros.
Imagem 11 – Mas se a ideia é trazer bastante alegria e diversão para o quarto, que tal apostar num berço azul turquesa bem vivo?
Imagem 12 – Retrô e moderno ao mesmo tempo, um berço tradicional todo gradeado rose gold.
Imagem 13 – Outra ideia para um quarto moderno e neutro: berço tradicional com estrutura branca e gradil de madeira.
Imagem 14 – Mais sustentável, esse berço que vira caminha depois que o bebê cresce e pode ser usado por bastante tempo!
Imagem 15 – Do berço, o bebê já vai conhecendo mais do mundo a partir do papel de parede ilustrado.
Imagem 16 – A combinação de cores entre o mini berço, a parede e o piso cria um visual marcante para este quarto de bebê.
Imagem 17 – O papel de parede preto com animais e vegetação coloridos garante o destaque que esse modelo de berço portátil de bambu rebaixado merece.
Imagem 18 – A estrutura que forma o desenho de uma casinha fez sucesso nas camas montessorianas e pode ser encontrada também em berços tradicionais.
Imagem 19 – Veja como a leve inclinação das grades transforma o visual desse berço.
Imagem 20 – Mas se você preferir um visual mais clássico, aposte num modelo de berço tradicional com leves curvas.
Imagem 21 – Num ambiente onde predomina o marrom escuro e as linhas retas, as curvas e o tom claro do berço oval e das luminárias pendentes se destacam.
Imagem 22 – Que berço combina com a decoração boho? Um berço de macramê pendente, claro!
Imagem 23 – Dispor a cadeira de amamentação e o berço com cômoda lado a lado na parede é uma ótima maneira de economizar espaço no quarto pequeno.
Imagem 24 – A lateral do berço branco que fica encostada na parede vira espécie de cabeceira e ganha um formato e cor diferente nesse quarto luxuoso.
Imagem 25 – Ao invés do gradil, esse berço traz uma chapa de acrílico com furinhos em forma de margarida nas laterais.
Imagem 26 – Outra alternativa ao gradil é essa cobertura de rattan sextavado.
Imagem 27 – Trabalho perfeito da marcenaria ao fazer as aberturas do gradil nesse painel inteiriço de MDF azul.
Imagem 28 – O berço tradicional em madeira escura marca presença e traz um toque vintage para o quarto do bebê.
Imagem 29 – Quer deixar alguns itens à mão mas não tem espaço de armazenamento no berço? Esse painel de tecido com bolsos é uma boa opção para adicionar funcionalidade e praticidade.
Imagem 30 – Decorado com mosquiteiro, correntes de estrelas e pelúcias de cisne, esse berço com certeza vai proporcionar sonhos encantados.
Imagem 31 – Os bebês crescem, adquirem mais autonomia e os berços multifuncionais se transformam.
Imagem 32 – Muita elegância nesse quarto de bebê bailarina com berço tradicional de madeira cinza clara cheio de detalhes entalhados.
Imagem 33 – Mais um moisés de bambu presente no quarto cheio de cores do recém-nascido.
Imagem 34 – Poucas peças, fácil montagem e estilo minimalista são as principais características desse modelo de berço moderno feito em MDF.
Imagem 35 – No lugar das grades móveis, aqui temos um painel de tecido transparente decorado com o nome do bebê.
Imagem 36A – Delicadeza é a palavra para descrever esse quarto de bebê em tons de palha com mini berço de balanço.
Imagem 37 – Neste berço tradicional cinza e branco, o bebê tem vista privilegiada para o teto estampado com um padrão de manchas de girafa em laranja.
Imagem 38 – A decoração do berço segue o estilo do restante do quarto com predominância de branco e um toque de cores.
Imagem 39 – O berço feito em acrílico transparente dá a impressão de que o bebê irá flutuar junto aos limoeiros do papel de parede.
Imagem 40 – Dê uma olhada nessa outra ideia de berço feito de fibras naturais, só que dessa vez num modelo tradicional.
Imagem 41 – Berço branco moderninho com pés palito num quarto bem colorido e lúdico.
Imagem 42A – Compacto e portátil, mini berço se encaixa perfeitamente no cantinho do quarto do casal para que os pais fiquem pertinhos do bebê nos seus primeiros meses de vida.
Imagem 43 – Também destinado aos recém-nascidos, esse berço redondo com as laterais de acrílico proporciona uma visão completa do bebê.
Imagem 44 – A decoração gótica para o quarto do bebê só fica completa com um berço de madeira bem ornamentado!
Imagem 45 – Uma simples mudança no design dos pés do berço já faz toda a diferença para o visual dele na decoração.
Imagem 46 – O balanço do berço vai fazer o bebê se sentir nas nuvens.
Imagem 47 – Numa decoração super colorida e que conta com tons quentes, o berço simples de madeira faz o match perfeito.
Imagem 48 – O moisés de fibra é só um dos elementos naturais que compõem a decoração desse quarto boho chic.
Imagem 49 – Já aqui temos mais um berço tradicional de metal bem polido, que dá um toque glam para o quarto.
Imagem 50 – Por fim, um berço de MDF bege e neutro para uma decoração pouco infantil.