Pensar no modelo de telhado para a casa é uma das etapas mais importantes da obra, não apenas pelo aspecto funcional, mas também pela função estética que a estrutura oferece. Existem diversos modelos de telhados construídos com os mais diversos materiais. Conhecer as particularidades de cada um é importante para ter uma casa moderna por fora e por dentro, afinal um telhado inadequado ou mal construído condenará a sua casa a viver com goteiras e umidade.
Nesse post vamos te apresentar cada tipo de telhado, suas funcionalidades e os principais materiais com que eles são feitos. Assim você conseguirá fazer a melhor opção para sua casa. Confira:
Modelos de telhado arqueado
De grande valor estético, os telhados arqueados geralmente são feitos de apenas um lado da casa. Foi o arquiteto Oscar Niemeyer que consagrou esse tipo de telhado nas construções, mesmo assim o modelo é pouco visto devido ao seu alto custo.
Mas para quem gosta da proposta e está com um orçamento livre para investir numa obra desse porte, o telhado arqueado é uma ótima opção para casas de arquitetura moderna. Contudo, esse tipo de telhado deve ser construído apenas por profissionais capacitados, para garantir a proposta curva do projeto e a funcionalidade adequada. Veja alguns modelos:
Imagem 1 – Sobrado com telhado arqueado; o forro de madeira valoriza ainda mais a estrutura.
Imagem 2 – Como uma onda no mar: impossível negar a beleza dessa casa de telhado curvo.
Imagem 3 – Não tão arqueado quanto os outros, mas é possível notar a leve curvatura da estrutura.
Imagem 4 – Telhado arqueado acompanha a estrutura curva da casa.
Modelos de telhado Gambrel
O telhado Gambrel está muito associado ao formato dos celeiros e casas americanas, trazido aos EUA pelos imigrantes holandeses, local original desse tipo de telhado. O telhado Gambrel possui dois ângulos, sendo a parte de cima mais rasa e a parte inferior com uma inclinação mais íngreme.
Imagem 5 – Telhado do tipo Gambrel não é muito comum no Brasil, seu uso é maior nos EUA e nos países europeus.
Imagem 6 – Telhado Gambrel possui um espaço interno muito utilizado para sótãos.
Imagem 7 – Modelo de telhado Gambrel valoriza a casa grande e de muitos cômodos.
Imagem 8 – Modelo de telhado Gambrel preto em contraste com a casa de cor branca.
Modelos de telhado Mansarda
O telhado Mansarda muitas vezes é confundido com o telhado Gambrel. Mas existem diferenças significativas entre eles. O Mansarda possui quatro partes, duas de cada lado da casa, sendo que a inclinação inferior é mais íngreme do que a inclinação superior. O Mansarda permite escolher se a inclinação superior será visível ou não do solo.
De origem francesa, o telhado Mansarda possui um espaço em sua parte superior que permite criar um espaço de armazenamento, o famoso sótão, assim como o Gambrel. Esse tipo de telhado também não é muito comum no Brasil.
Imagem 9 – Modelo de telhado Mansarda com sótão.
Imagem 10 – Modelo de telhado Mansarda para a casa de arquitetura clássica.
Imagem 11 – Casa de tijolinho vermelha valorizada pela cobertura do tipo Mansarda.
Imagem 12 – O espaço para sótão é, talvez, uma das grandes vantagens desse tipo de telhado.
Modelos de telhado Plano
A arquitetura moderna foi a grande responsável por popularizar esse tipo de telhado. Os telhados planos / embutidos são fáceis de construir, trazem mais segurança e acessibilidade, podendo inclusive ser utilizado como terraço.
Contudo, esse tipo de telhado exige uma manutenção muito maior do que os demais tipos de telhado, especialmente no trato da laje, para mantê-la sempre impermeabilizada.
Imagem 13 – Telhados planos são a escolha preferida dos arquitetos para as construções modernas.
Imagem 14 – Telhado plano com uma leve inclinação; modelo ideal para projetos de estilo minimalista.
Imagem 15 – Chega a ser curioso ver uma casa sem o telhado aparente.
Imagem 16 – Modelo de telhado plano para a casa de estilo moderno e cheia de linhas retas.
Modelos de telhado Salt
Mais um modelo de telhado ao estilo norte-americano. O telhado salt possui um lado mais curto e outro mais longo, conferindo um design assimétrico para a casa. Em casas do tipo sobrado os telhados salt ficam ainda mais bonitos, pois evidenciam a diferença entre os lados proporcionando uma elegância e um charme extra a construção.
Imagem 17 – Modelos de telhados Salt possuem lados bem marcados, cada um com um tamanho diferente.
Imagem 18 – Modelo de telhado Salt traz um design marcante para a construção.
Imagem 19 – A diferença entre cada lado é determinada de acordo com o projeto.
Imagem 20 – Modelo de telhado Salt para a casa de estilo moderno.
Modelos de telhado Skillion
O telhado Skillion é mais uma opção para as casas de arquitetura moderna. Esse tipo de telhado possui uma única superfície inclinada, conhecida também como “telhado uma água”, sendo geralmente usado somente em uma parte da casa.
Projetos modernos costumam utilizar o telhado Skillion em casas multi nível, com o objetivo de criar formas e padrões únicos no exterior da construção.
Imagem 21 – Telhado Skillion cobrindo apenas um lado da casa.
Imagem 22 – O modelo de telhado Skillion foi utilizado na parte maior dessa casa.
Imagem 23 – Forte inclinação do telhado Skillion deixou esse sobrado com uma aparência bem marcante.
Imagem 24 – Modelo de telhado Skillion e telhado plano no mesmo projeto.
Imagem 25 – Telhado Skillion em um projeto de arquitetura moderna.
Telhado Bonnet
O telhado Bonnet é muito parecido com o telhado de estilo pirâmide, porém no modelo Bonnet, os dois lados deslizam para fora um ângulo.
Imagem 26 – Casa de madeira com telhado Bonnet.
Imagem 27 – Telhado Bonnet é muito utilizado para cobrir varandas e outras áreas ao ar livre.
Imagem 28 – Modelo de telhado Bonnet trouxe charme e graça para essas casinhas de praia.
Imagem 29 – Telhado Bonnet em conjunto com outros modelos de telhados.
Modelos de telhado piramidal ou quatro águas
O modelo de telhado piramidal ou quatro águas é muito conhecido e utilizado no Brasil. Ele é uma excelente opção para casas quadradas e retangulares e promovem um rápido escoamento da água.
Apesar de ser muito comum em construções mais antigas, o telhado quatro águas continua sendo muito usado nas construções mais modernas devido a sua versatilidade. É possível utilizar o telhado piramidal de duas formas: aparente ou escondido. No primeiro caso, como o próprio nome sugere, o telhado fica a mostra. Enquanto na segunda forma, o telhado é construído com uma inclinação menor e uma parede maior, conhecida como platibanda, que o deixa escondido.
Imagem 30 – Casa moderna com telhado quatro águas.
Imagem 31 – Duplo telhado piramidal.
Imagem 32 – Uma casa com telhado fica mais acolhedora.
Imagem 33 – Modelo de telhado quatro águas com clarabóia.
Modelos de telhado duas águas
Os telhados duas águas são relativamente fáceis de construir, possuem baixo custo e promovem um bom escoamento da água. Juntamente com o modelo quatro águas, o duas águas é um dos mais utilizados nas construções brasileiras.
Contudo, esse tipo de telhado não é muito recomendado para locais que sofrem com ventos fortes e constantes.
O telhado duas águas possui dois modelos diferentes: o americano e o cangalha. O estilo americano possui uma das partes mais altas, esse efeito pode ser obtido elevando a alvenaria ou o madeiramento. Já no estilo cangalha , a cumeeira é a responsável por unir os dois lados do telhado.
Imagem 34 – Telhado duas águas no modelo cangalha.
Imagem 35 – Casinhas charmosas com telhado duas águas.
Imagem 36 – Modelo de telhado duas águas; na entrada uma estrutura de madeira semelhante a de um telhado ‘uma água’.
Imagem 37 – Nesse projeto, o encontro entre os dois lados do telhado fica na lateral da casa.
Materiais mais utilizados para a construção de telhados
1. Telhado de cerâmica
Os telhados de telha cerâmica também são conhecidos como coloniais. Esse tipo de telhado geralmente fica aparente e se destaca na fachada da casa pela cor avermelhada de suas telhinhas. Eles podem ser construídos em formatos variados, desde os modelos duas águas até modelos mais elaborados, como os Bonnet, por exemplo.
Os telhados de cerâmica são muito populares no Brasil, integrando projetos de casas de estilos variados. Existem vários modelos de telhas cerâmicas, sendo que as mais utilizadas são romana, francesa, portuguesa, italiana, colonial e americana.
Imagem 38 – Apesar das telhas cerâmicas terem se popularizado pela coloração avermelhada, existem outras cores de telhado feitos em cerâmica.
Imagem 39 – Os telhados de cerâmica também são muito conhecidos por proporcionarem um ótimo conforto térmico dentro da residência.
Imagem 40 – Cobertura cerâmica feita de modo tradicional para a área externa.
Imagem 41 – Telhado de cerâmica cinza.
Imagem 42 – Modelo de telhado de cerâmica a vista somente da parte interna da casa.
2. Telhado de Fibrocimento
As telhas de fibrocimento representam, atualmente, o melhor custo-benefício do mercado. A sua composição leve permite uma estrutura mais simples, contudo as telhas precisam ser bem fixadas para não sofrerem com rajadas de vento.
A espessura das telhas de fibrocimento varia entre 4 a 8 milímetros. Já o tamanho costuma ser padrão, sendo vendidas geralmente na medida de 1,22m por 2,44m.
Imagem 43 – Telhas de fibrocimento são muito resistentes.
Imagem 44 – Se o objetivo é economizar, opte pelas telhas de fibrocimento.
Imagem 45 – Modelo de telhado quatro águas com telhas de fibrocimento.
Imagem 46 – Telhado duas águas de estilo americano.
3. Telhado de madeira
Sem dúvida, os telhados de madeira conferem um visual muito bonito para a casa. O modo mais comum de serem utilizados é na cobertura de pequenas áreas, especialmente as externas, ou, então, promover um detalhe na arquitetura.
Porém, o material necessita de uma manutenção constante, já que tende a sofrer muito com a chuva, o sol e o vento. Outra desvantagem do uso da madeira no telhado é a grande possibilidade dela ser atacada por pragas, especialmente os cupins.
Caso opte pelo material para cobrir a sua casa, garanta que ela receberá os cuidados e a manutenção adequada para manter-se sempre bonita. Caso contrário, o telhado pode comprometer todo o seu projeto.
Imagem 47 – O mesmo padrão de madeira utilizado nas paredes foi usado para o telhado dessa casa.
Imagem 48 – Modelo de telhado vazado de madeira, aqui nesse projeto o efeito é apenas estético.
Imagem 49 – Pergolado é um dos tipos mais comuns de coberturas de madeira / bambu.
Imagem 50 – Essa casa conta apenas com a estrutura de madeira; um efeito puramente estético.
Imagem 51 – Madeira e bambu para uma casa bem diferente.
4. Telhado de Policarbonato
O policarbonato é um material translúcido muito utilizado para aumentar a luminosidade dos ambientes. Ele pode ser construído com telhas unidas umas as outras ou por placas inteiras. Esse tipo de telhado é comumente usado em áreas externas, especialmente na cobertura de pergolados. Mas também pode ser utilizado dentro de casa, intercalando telhas de policarbonato com telhas convencionais.
Imagem 52 – Cobertura de policarbonato na área externa.
Imagem 53 – Policarbonato no telhado da varanda não impede a passagem da luz.
Imagem 54 – Modelo de telhado duas águas em policarbonato.
Imagem 55 – Modelo de telhado arqueado feito em policarbonato.
5. Telhado Verde
Os telhados verdes são uma tendência nos projetos mais modernos, especialmente pela preocupação cada vez maior de trazer para dentro das casas o conceito de sustentabilidade e natureza.
Esse tipo de telhado possui características muito positivas, entre elas é possível destacar a capacidade de manter a temperatura interna da casa sempre agradável – absorvendo até 90% mais calor do que os telhados convencionais – melhorar o isolamento acústico da casa e oferecer um jardim suspenso muito bonito de ser apreciado.
Além dos próprios moradores, a vizinhança também se beneficia do uso de telhados verdes, já que ele tem a capacidade de melhorar significativamente o ar do entorno.
Imagem 56 – Modelo de telhado verde com diversas espécies de plantas.
Imagem 57 – Verifique o clima e as condições do local para usar as plantas mais adequadas.
Imagem 58 – Modelo de telhado arqueado gramado e um telhado verde plano.
Imagem 59 – Um telhado para ser apreciado.
Imagem 60 – Mesclada a paisagem, essa casa vive em perfeita harmonia com o ambiente.
6. Telhado de vidro
Os telhados de vidro possuem as mesmas características dos telhados de policarbonato, ou seja, o principal objetivo desse tipo de telhado é promover ou valorizar a iluminação natural.
O maior diferencial entre eles é o de que o vidro é um material mais nobre que o policarbonato.
Imagem 61 – Modelo de telhado de vidro para apreciar o dia ou a noite; combinado a madeira o quarto fica ainda mais aconchegante.
Imagem 62 – Para favorecer a iluminação natural da cozinha, a opção foi um telhado de vidro posicionado estrategicamente no centro do cômodo.
Imagem 63 – Pé-direito alto com teto de vidro.
Imagem 64 – Cobertura externa feita de vidro.
Imagem 65 – Cobertura de vidro na fachada da casa.
7. Telhado de palha
Rústico é a palavra que define o telhado feito de palha. Projetos com esse material possuem uma aura aconchegante e muito acolhedora.
Os telhados de palha podem ser utilizados para cobrir toda a casa ou apenas uma área especifica, sendo que combinam muito bem em ambientes externos como varandas.
Imagem 66 – Combinação perfeita: em meio a natureza, uma casa de madeira coberta de palha.
Imagem 67 – Palha foi o material escolhido para revestir essa casa de alvenaria.
Imagem 68 – Uma casa para se apaixonar: palha, madeira e muita natureza.
Imagem 69 – Modelo de telhado de palha em casa moderna.
Imagem 70 – Modelo de telhado quatro águas com cobertura de palha.