Ter uma piscina em casa é o sonho de muita gente. Mas para o sonho virar realidade, antes de mais nada, é importante pesquisar e planejar.
E, no caso de uma piscina, isso envolve descobrir quais os modelos e tamanhos que existem por aí.
Pra te ajudar, separamos a seguir os tipos de piscina mais usados atualmente, além, é claro, de imagens que vão te deixar suspirando ainda mais por essa ideia. Vem conferir!
Como escolher o modelo de piscina ideal?
Avalie o espaço disponível: Meça o espaço onde você pretende instalar a piscina. É importante que haja espaço suficiente para o tamanho da piscina desejada e que não exista obstruções como árvores, postes ou tubulações no caminho. Fora isso, considere o formato do local. Um ambiente pequeno pode ser favorecido por uma piscina de canto, por exemplo. Para áreas grandes, a piscina retangular ou as de formato orgânico são uma ótima opção!
Defina o orçamento: Determine o quanto você está disposto a investir na piscina, incluindo os custos de instalação, manutenção e acessórios. Lembre-se de que piscinas maiores e mais elaboradas tendem a custar mais e, consequentemente, vão exigir mais na hora da manutenção.
Determine o tamanho: Considere ainda quantas pessoas usarão a piscina regularmente e para que fins (natação, lazer, etc.). Isso ajudará a determinar o tamanho e o formato ideal.
Lembre-se da profundidade: Muita gente acaba se esquecendo desse detalhe importante. Definir a profundidade da piscina com base em quem a utilizará faz toda diferença. Piscinas mais rasas são ideais para famílias com crianças, enquanto piscinas mais profundas são indicadas para práticas de mergulho e esportes aquáticos.
Pense na localização: A localização da piscina em seu quintal também é importante. Por isso, lembre-se de considerar a exposição ao sol, a privacidade, a acessibilidade e a proximidade com as demais áreas da casa.
Escolha os acessórios e recursos: Além da piscina em si, também é legal planejar os acessórios que deseja incorporar à piscina, como escadas, trampolins, sistemas de iluminação e aquecimento. Esses recursos são úteis para aumentar o conforto e a funcionalidade da piscina.
Planeje a manutenção: Lembre-se de que todas as piscinas requerem manutenção regular, independentemente do modelo. Por isso, tenha certeza que a piscina escolhida irá se ajustar com o seu tempo disponível e o seu orçamento.
Faça várias cotações: Não se empolgue ao escolher o modelo de piscina. Antes de fechar negócio, faça uma boa pesquisa de mercado para obter diferentes cotações e ter, com isso, capacidade de comparar de modo amplo todos os custos, prazos e serviços oferecidos.
Modelos de piscina: 7 tipos mais populares
Alvenaria ou concreto armado
A piscina de alvenaria é uma das mais conhecidas.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de piscina é construída usando concreto armado ou alvenaria como material principal, o que lhe confere uma estrutura sólida e durável. Com manutenção adequada, ela pode durar décadas.
Uma das maiores vantagens das piscinas de alvenaria é a capacidade de personalização. Elas podem ser projetadas em praticamente qualquer tamanho, forma ou profundidade desejada, permitindo que os proprietários criem piscinas que atendam às suas necessidades e estilos.
Isso sem falar na versatilidade, já que elas podem incluir recursos como degraus, prainhas, spas, cachoeiras e sistemas de iluminação.
Contudo, as piscinas de alvenaria geralmente têm um custo inicial mais alto em comparação com outros tipos de piscinas, devido à complexidade da construção e à personalização.
Também é preciso considerar o tempo da obra. Isso porque a piscina de alvenaria pode demorar mais tempo para ficar pronta, quando comparada a outros tipos de piscina.
Fibra de vidro
A piscina de fibra de vidro está entre as preferidas de quem deseja ter uma piscina em casa. Tudo isso porque elas são muito práticas e fáceis de instalar e possuem uma manutenção bem mais tranquila.
A piscina de fibra de vidro nada mais é do que tipo de piscina pré-fabricada que é moldada a partir de uma mistura de fibra de vidro e resina de poliéster, resultando em uma superfície lisa e suave. Essa superfície lisa é benéfica também para a manutenção, já que ela dificulta o crescimento de algas.
A grande vantagem é que as piscinas de fibra de vidro são entregues prontas, tornando todo o processo mais rápido e econômico. Também é importante citar que as piscinas de fibra de vidro estão disponíveis em uma ampla variedade de modelos e tamanhos, embora não sejam tão personalizáveis quanto as piscinas de concreto.
As piscinas de fibra merecem destaque do ponto de vista da durabilidade, uma vez que são muito resistentes a manchas, rachaduras e corrosão. Mas, por outro lado, a piscina de fibra de vidro pode apresentar algumas desvantagens, como a dificuldade no transporte e acesso até o local de instalação.
Outro ponto a ser considerado é a dificuldade de reparos. Se ocorrerem danos significativos, os reparos em uma piscina de fibra de vidro podem ser mais desafiadores e caros em comparação com piscinas de concreto.
Vinil
A piscina de vinil é aquela que possui um revestimento de vinil sobre uma estrutura de metal, madeira ou concreto. Essas piscinas são populares devido à sua versatilidade e custo relativamente mais baixo em comparação com outros tipos de piscinas.
O revestimento de vinil pode ser escolhido em diversas opções de cores, padrões e texturas, deixando o design da piscina totalmente personalizado.
Outra vantagem é a manutenção fácil, uma vez que a superfície lisa do vinil facilita a limpeza e requer menos produtos químicos para manutenção.
Assim como a piscina de fibra de vidro, a piscina de vinil possui instalação rápida. Mas é preciso citar que o vinil tem durabilidade limitada e precisa ser substituído a cada 10 a 15 anos.
Inclusive, o vinil pode acabar sendo perfurado por objetos afiados, portanto, é importante tomar cuidado ao manusear equipamentos ou brinquedos na piscina.
A piscina de vinil também apresenta reparos mais complicados e, em alguns casos, os reparos podem ser um pouco complicados e exigir assistência profissional.
Vidro
Para quem deseja luxuosidade e elegância, as piscinas de vidro, sem dúvida, são a melhor opção. Elas são construídas com paredes e fundo de vidro, especialmente projetado para ser resistente à pressão da água.
Entretanto, apesar das piscinas de vidro permitirem a personalização em termos de tamanho e forma, a flexibilidade de design pode ser mais limitada em comparação com outros tipos de piscinas.
Isso sem falar no custo. As piscinas de vidro são extremamente caras de construir e manter.
A manutenção também é mais complexa. O vidro requer limpeza regular para manter sua transparência, e arranhões ou danos podem ser difíceis de reparar.
Como as paredes de vidro são transparentes, a privacidade também pode ser um problema. E, mesmo que o vidro utilizado seja resistente, ainda existe a possibilidade do material sofrer quebra ou rachadura, expondo os usuários a perigos potenciais.
Lona ou plástico
Mas, para quem está em busca de uma piscina para uso temporário ou que seja portátil, então a dica é investir nas piscinas de lona ou plástico.
Fabricadas em PVC ou polietileno, as piscinas de lona podem ser instaladas e desmontadas com facilidade. Elas ainda são leves, práticas de montar, desmontar e transportar.
As piscinas de plástico ainda podem ser escolhidas entre diferentes modelos, tamanhos e formas, o que garante a adaptação ao espaço disponível. Tudo isso a um preço bem acessível, já que elas são muito mais baratas do que outros tipos de piscina.
Mas elas duram pouco. O desgaste do material é mais intenso, sendo geralmente afetado por rasgos e pela deterioração causada pelo sol e pelo cloro.
As piscinas de plástico possuem ainda a profundidade limitada, o que pode atrapalhar os planos de quem deseja praticar esportes.
Placa pré moldada
As piscinas de placa pré-moldada são uma opção intermediária entre as piscinas de concreto e as piscinas pré-fabricadas.
Construídas com placas de concreto pré-fabricadas, essas piscinas são montadas diretamente no local, o que torna o processo mais rápido do que o de uma piscina de alvenaria, mas ainda assim exige um canteiro de obras.
Mas, assim como as de concreto, as piscinas pré-moldadas tem a vantagem de serem totalmente personalizadas em termos de tamanho e formato, além de muito duráveis.
Mas é bom preparar o bolso, mesmo sendo pré-fabricadas, essas piscinas custam caro e exigem mão de obra especializada.
Borda infinita
Outro modelo de piscina que vale a pena você conhecer é a de borda infinita. Um tipo de piscina que cria a ilusão de que a água se estende indefinidamente, muitas vezes parecendo se fundir as paisagens naturais.
Essas piscinas são conhecidas por seu design elegante e ousado, fabricadas geralmente em vidro, cerâmica ou concreto.
Contudo, elas são caras, superando até mesmo as de alvenaria. Outra desvantagem é a manutenção, mais difícil por conta do sistema de transbordamento.
Esse tipo de piscina também vai exigir mão de obra especializada, além de um espaço adequado, já que ela requer uma área elevada com vista livre para obter o efeito desejado.
55 projetos incríveis de modelos e tamanhos de piscinas
Confira agora 55 modelos e tamanhos de piscinas para inspirar o seu projeto:
Imagem 1 – Piscina com lounge
Imagem 2 – Modelo de piscina interna com acabamento que segue o visual clean do ambiente.
Imagem 3 – A piscina retangular é ótima para ambientes com o mesmo formato.
Imagem 4 – Já os formatos curvos e orgânicos são coringa para qualquer ambiente.
Imagem 5 – Piscina com cinema
Imagem 6 – Piscina com iluminação suspensa
Imagem 7 – Um SPA com vista para as montanhas.
Imagem 8 – Piscina contemporânea
Imagem 9 – A vantagem da piscina de alvenaria é a possibilidade de criar inúmeros formatos.
Imagem 10 – Piscina com piso em pastilha
Imagem 11 – Uma piscina interna com formato sinuoso acompanhando o desenho do teto.
Imagem 12 – Projetada para ser totalmente integrada com a natureza.
Imagem 13 – E que tal uma piscina natural em casa?
Imagem 14 – Um modelo de piscina de alvenaria clássico e elegante.
Imagem 15 – A piscina com borda infinita se confunde com a paisagem.
Imagem 16 – A variedade de acabamentos é uma das vantagens da piscina pré-moldada.
Imagem 17 – Metade coberta, metade ao ar livre.
Imagem 18 – Adicione recursos que valorizem a piscina, como escadas, por exemplo.
Imagem 19 – Olha o visual dessa piscina de borda infinita!
Imagem 20 – Revestimento preto para dar aquele toque sofisticado para a piscina.
Imagem 21 – Já pensou em juntar piscina com fogueira?
Imagem 22 – Plantas aquáticas limpam a piscina e trazem um toque natural para a área externa.
Imagem 23 – Piscina retangular trazendo profundidade para o quintal.
Imagem 24 – Pedras para garantir um clima rústico na piscina.
Imagem 25 – Azulzinha!
Imagem 26 – Você pode projetar a piscina com níveis diferentes de profundidade.
Imagem 27 – Moderna, essa piscina foi levemente projetada acima do solo.
Imagem 28 – Aqui, a porta de vidro ajuda a integrar a área da piscina com a sala.
Imagem 29 – Não dispense um bom projeto paisagístico para a piscina.
Imagem 30 – Para usar de dia e de noite.
Imagem 31 – Muito espaço para nadar, se divertir e relaxar.
Imagem 32 – Já quem tem pouco espaço pode se inspirar em projetos como esse.
Imagem 33 – Mar e piscina em um projeto de tirar o fôlego.
Imagem 34 – Pedras e coqueiros deixam a piscina com ar mais natural.
Imagem 35 – Piscina decorada
Imagem 36 – Piscina com formato simétrico
Imagem 37 – E o que acha de usar pastilhas no revestimento da piscina?
Imagem 38 – Um modelo de piscina para rodear a casa.
Imagem 39 – Nesse outro modelo de piscina, o destaque é a iluminação.
Imagem 40 – Mesmo pequena, a piscina se torna o ponto alto da casa.
Imagem 41 – Contemplação é a palavra que descreve esse projeto.
Imagem 42 – Uma piscina com jeito de cachoeira.
Imagem 43 – A edícula é um ótimo complemento para a piscina.
Imagem 44 – Se você deseja uma piscina para nadar, projete-a com mais profundidade.
Imagem 45 – E o que acha de uma piscina na sala?
Imagem 46 – A piscina de placa pré-moldada pode ser construída sobre o solo.
Imagem 47 – A piscina infantil fica dentro da piscina maior.
Imagem 48 – Coloque grama ao redor da piscina para trazer conforto e naturalidade para o ambiente.
Imagem 49 – Já nesse projeto, a dica é usar pedras.
Imagem 50 – Não importa o tamanho da piscina, o que vale é a diversão.
Imagem 51 – Um projeto bem moderno para a piscina pequena na cobertura.
Imagem 52 – Quanto mais natureza melhor.
Imagem 53 – Um momento para relaxar em meio à natureza.
Imagem 54 – Onde o mar e a piscina se encontram!
Imagem 55 – Para uma área externa sofisticada e elegante aposte na borda infinita.