Imagine a possibilidade de alugar um apê em apenas um clique e sem nenhuma burocracia? Parece um sonho, mas esse é apenas um novo conceito de moradia, conhecido também como moradia por assinatura.
A promessa é de um aluguel descomplicado, onde o inquilino fica o tempo que desejar e não precisa se preocupar com todo aquele amontoado de papéis e documentação de um aluguel tradicional.
Mas será que vale mesmo a pena investir nessa ideia? A gente te conta tudo agora, vem conferir!
O que é moradia por assinatura?
Não é Netflix, mas bem que parece! A moradia por assinatura nada mais é do que a possibilidade de locação de um imóvel de modo rápido, prático e sem a burocracia das locações convencionais.
Todo o processo é feito de forma online, pelo site ou app da empresa que oferece o serviço. O cliente precisa apenas escolher o imóvel que mais se adapta as suas necessidades e preferências de localização dentro de um catálogo com diversas opções, indo desde pequenos estúdios nos centros das cidades até mansões majestosas.
Além disso, muitos serviços de moradia por assinatura incluem comodidades adicionais, como limpeza regular, passadoria de roupas, café da manhã e até mesmo acesso a espaços de coworking, estética, academia, pet e áreas comuns.
Esse modelo, ainda recente no mercado imobiliário brasileiro, tem conquistado fama em diversos países do mundo e, pelo que parece, as expectativas são promissoras, já que esse mercado tem se revelado uma excelente fonte de investimento para incorporadoras e construtoras.
Atualmente no Brasil, ainda são poucas as empresas dedicadas a oferecer esse tipo de serviço. Entre as mais populares estão o Airbnb, com mais 430 mil imóveis disponibilizados na plataforma e a Housi, com cerca de 75 mil unidades para locação por todo o Brasil com opções de diárias e longas estadias.
Para quem é a moradia por assinatura?
Basicamente, qualquer pessoa interessada em alugar um apartamento pode recorrer ao serviço de moradia por assinatura. Mas, quase sempre, o serviço é buscado por jovens adultos que desejam viver em áreas bem localizadas, com mobilidade facilitada e perto dos principais pontos de interesse, como faculdade e trabalho.
Para muitos especialistas na área imobiliária, a moradia por assinatura veio de encontro ao desejo de muitos jovens que não estão interessados em investir em imóvel próprio.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), 63% dos entrevistados afirmam que preferem morar com contratos flexíveis de aluguel, enquanto 82% dos entrevistados entre 16 e 24 anos afirmam que não desejam financiar uma casa própria.
As razões para tal são variadas: custo elevado, instabilidade politica e econômica, o objetivo de viver sem amarras e obter mais liberdade e autonomia. Inclusive, acredita-se que esse novo conceito de moradia pode mudar o modo como as pessoas enxergam a relação com bens imóveis, seja casa ou apartamento.
O que antigamente era um marco de conquista e ascensão pessoal, hoje em dia não é mais. A moradia passou a ser vista como um serviço e não como uma posse.
Como funciona moradia por assinatura?
Muito diferente de um aluguel convencional, a moradia por assinatura é livre de burocracias.
Ela pode ser comparada a contratação de uma hospedagem em hotel, por exemplo. O cliente faz tudo de forma online, incluindo o pagamento que pode ser tanto no cartão de débito, crédito ou até mesmo pix.
Outra diferença está no período de locação. Enquanto a maioria dos contratos tradicionais de aluguel prevê locação mínima de 30 meses, a moradia por assinatura pode ser contratada por apenas 30 dias, sendo que esse período pode ser renovado quantas vezes quiser.
Quais as vantagens da moradia por assinatura?
Zero burocracia
Sem dúvida, a maior vantagem da moradia por assinatura é a praticidade e a ausência de burocracia.
Enquanto em um aluguel tradicional, o futuro inquilino precisa comprovar renda, fazer cheque caução, encontrar um fiador, assinar contrato, realizar vistoria do imóvel, pagar multa caso entregue o imóvel antes da data prevista, entre outras coisas, a moradia por assinatura exige apenas um cartão de crédito ou débito.
Você pula toda essa etapa chata, indo logo para o que interessa: a mudança para sua nova residência!
Localização privilegiada
A moradia por assinatura também permite que você more nos bairros mais bem localizados da cidade, já que muitos imóveis ofertados nessa modalidade vem de empreendimentos novos nesses locais.
Ou seja, é possível escolher um imóvel o mais próximo possível dos seus pontos de interesse, como metrô, estabelecimentos comerciais, faculdade, academia e o trabalho.
Serviços extras
Algumas opções de moradia por assinatura incluem a contratação de serviços extras, como lavanderia, arrumação de quarto, manutenção e até mesmo café da manhã.
Tais adicionais estão inclusos no valor total do aluguel, mas atenção: eles podem encarecer significativamente o custo do contrato, sendo assim, vale a pena analisar se eles serão realmente úteis para você!
Taxa única
Quem faz a opção pela moradia por assinatura deve saber que o valor pago mensalmente no aluguel já inclui o pagamento de contas mensais básicas, como água, luz, gás, IPTU, internet e, em alguns casos, a TV a cabo. O que é bem diferente do aluguel convencional que dá direito apenas a moradia.
Por isso, muitas vezes, o valor da moradia por assinatura acaba aparentando ser mais caro do que um aluguel tradicional, mas é justamente porque todas essas tarifas já estão inclusas.
Por via das dúvidas, vale a pena colocar todos os gastos no papel e ver se o pagamento de uma tarifa única no mês compensa no seu caso.
Chegar e morar
Outra grande vantagem é que basta chegar e morar. Você não precisa se preocupar com mobília, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, nem mesmo roupa de cama. Tem tudo na moradia por assinatura: de cama à geladeira, passando por talheres ao secador de cabelo.
Alugar um imóvel mobiliado e totalmente equipado também permite que você economize um bom dinheiro. Primeiro, porque você não precisará se preocupar em decorar uma casa inteira, segundo porque não terá gastos com carreto e frete.
Isso também é ótimo se você é do tipo que está sempre de mudança e muitas vezes não tem como levar tudo com você.
Liberdade e autonomia
É impossível negar a liberdade e a autonomia que a moradia por assinatura oferece!
Quem faz essa opção tem a possibilidade de mudar a qualquer momento sem se preocupar em pagar multa contratual. O que é perfeito, especialmente para quem viaja com frequência ou, simplesmente, deseja morar em locais diferentes e viver novas experiências.
E quais as desvantagens da moradia por assinatura?
Nessa altura do campeonato, você deve estar se perguntando se essa ideia de moradia por assinatura é realmente tão boa assim ou se tem algo que venha a ser considerado como uma desvantagem e ninguém conta.
A verdade é que, como tudo na vida, sempre vão existir os prós e contras. E, nesse caso, a maior desvantagem está no quesito preço.
Embora ofereça flexibilidade, pode ser mais caro a longo prazo do que comprar um imóvel, especialmente se as quantias mensais forem significativamente mais altas do que as parcelas de financiamento em uma área semelhante.
Além disso, essa modalidade de aluguel tem o custo mais elevado quando comparada ao aluguel tradicional. Uma das principais razões são as comodidades oferecidas, em especial os “embutidos”, como estacionamento, serviço de quarto e lavanderia, além de outros custos potenciais, como taxas de inscrição, taxas de serviço e depósitos de segurança.
Para quem deseja investir na ideia mesmo assim, a dica é “enxugar” o máximo possível esses adicionais e ficar apenas com o essencial, ou seja, a moradia, pura e simplesmente.
Outra característica que pode acabar sendo vista como um entrave é que o morador não pode fazer nenhum tipo de intervenção no imóvel. Nada de pintura nas paredes, fixar quadros e prateleiras, móveis novos, nada disso. Os imóveis de moradia por assinatura quase sempre são novos ou recém-reformados, por isso não podem sofrer alterações.
E mesmo que certos tipos de interferências fossem aceitas, por se tratar de uma estadia de curto prazo, realmente não compensaria. Portanto, você é do tipo que gosta de personalizar tudo e ter aquele sentimento de pertencimento, então pode ser que encontre dificuldades na moradia por assinatura nesse sentido.
Quanto custa moradia por assinatura?
O custo de uma moradia por assinatura costuma iniciar em R$ 1000, em média, chegando ao infinito e além. Tudo vai depender do tipo de imóvel que você procura, da localização, do tempo de locação e dos serviços incluídos.
Em áreas urbanas altamente desejáveis, onde a demanda por moradia é alta, os assinantes podem esperar pagar uma quantia substancialmente maior em comparação com aluguéis tradicionais. Por outro lado, em bairros em desenvolvimento, os preços tendem a ser mais acessíveis.
Uma dica importante: antes de fechar negócio, lembre-se de conferir a metragem do imóvel. Alguns apartamentos oferecidos em moradias por assinatura são absurdamente pequenos, chegando aos míseros 16 m². Em contrapartida, um imóvel de 45 m², por exemplo, na mesma localização é negociado pelo mesmo valor em um contrato de aluguel convencional.
Por isso, pesquise e procure bastante até encontrar a residência que mais atende suas expectativas em todos os sentidos: custo, localização, tamanho, características, serviços, entre outros. Afinal, mesmo que seja por pouco tempo, morar bem é fundamental!