A compra da casa pronta não é mais um desejo unânime entre os brasileiros.
Com as possibilidades de investimento se tornando cada vez mais populares, as pessoas tem se questionado se vale a pena ou não comprar um imóvel e, principalmente, se é viável morar de aluguel.
E, você, está na dúvida também? Acompanhe o post com a gente para descobrir qual a melhor opção para você:
Morar de aluguel vale a pena?
As vantagens de morar de aluguel, para quem pode escolher o tipo de imóvel e a localização, são muitas. Confira:
Vantagens
Flexibilidade geográfica
Morar de aluguel oferece maior flexibilidade para mudar de localização rapidamente, seja para aproveitar oportunidades de trabalho, estar perto da família ou explorar novas áreas. Já quem opta pela casa própria acaba ficando limitado a viver sempre no mesmo lugar.
Menos compromisso financeiro inicial
Normalmente, não é necessário um grande pagamento inicial, como no caso da compra de uma casa. Isso torna o aluguel mais acessível para muitas pessoas.
Menos responsabilidades
Os locatários geralmente não são responsáveis pela manutenção e reparos do imóvel. O proprietário é que fica encarregado de lidar com problemas estruturais e reparos importantes. Ao contrário do que acontece quando você tem uma casa própria.
Maior liquidez financeira
Ao optar pelo aluguel, você pode manter mais dinheiro disponível para investir em outras áreas ou para atender a outras necessidades financeiras imediatas. Mas é preciso ter compromisso e disciplina com o orçamento para não correr o risco de se endividar e ficar sem nenhuma reserva financeira.
Menos risco financeiro
O mercado imobiliário pode ser volátil e os preços dos imóveis podem subir ou cair a qualquer momento. Mas, ao alugar, você não está exposto a essas flutuações de mercado.
Opções de estilo de vida
Alugar também tem a vantagem de oferecer flexibilidade na escolha do tipo de moradia que se adapta melhor ao seu estilo de vida atual, sem o compromisso de uma compra de longo prazo.
Ou seja, você pode alugar um imóvel perto da faculdade enquanto estuda, ao final do curso você pode optar por alugar outro perto do trabalho e assim por diante, adaptando a moradia ao seu momento atual.
Facilidade encontrar o imóvel ideal
Muitas vezes, é mais fácil e rápido encontrar um imóvel para alugar do que comprar uma casa, especialmente em áreas competitivas. Portanto, se você tem pressa para se mudar, a locação é o melhor caminho.
Custo fixo e previsível
Os pagamentos mensais de aluguel são geralmente fixos durante o período do contrato de locação, tornando mais fácil prever os custos de habitação e você não tem despesas extras ao longo do contrato, como costuma acontecer na compra de um imóvel, onde diversas taxas são cobradas do comprador.
Acesso ao bairro dos seus sonhos
Morar de aluguel permite também que você viva em um bairro onde comprar uma casa seria financeiramente inviável, permitindo-lhe viver nesses bairros desejados sem desembolsar uma fortuna.
Menos impostos
Os impostos e taxas associados à propriedade de uma casa, como IPTU e seguro residencial, são geralmente responsabilidade do proprietário, não do locatário
Desvantagens
Por outro lado, quem decide viver de aluguel precisa ter em mente que nem tudo são flores e que algumas desvantagens sempre aparecem. Por isso é importante estar preparado para elas. Confira as principais:
Construção de patrimônio
Os pagamentos mensais de aluguel não geram patrimônio pessoal, uma vez que o dinheiro vai para o proprietário do imóvel, não para a aquisição da propriedade. Entretanto, se você fizer um cálculo simples tendo como base o valor que pagaria pelo mesmo imóvel financiado logo irá perceber que o dinheiro gasto com juros seria igual ou muito maior.
Para quem deseja construir um patrimônio, a dica é investir a diferença entre o valor do aluguel mensal e a possível parcela de financiamento, assim, em poucos anos, você tem um patrimônio sólido e estável.
Permanência na moradia
Os contratos de aluguel geralmente têm prazos definidos, em média, de 30 meses, o que significa que você pode não ter a mesma estabilidade a longo prazo que um proprietário de imóvel desfruta.
O locador pode optar por não renovar o contrato ou aumentar o aluguel ao final do período. Isso sem contar na possibilidade dele pedir a casa antes do término do contrato, o que geralmente provoca muitos transtornos e ansiedade.
Restrições de personalização
Os locatários não tem liberdade para realizar mudanças na propriedade, já que qualquer alteração significativa deve ser aprovada pelo proprietário. Além do que não é viável financeiramente investir em um imóvel que não é seu.
Por isso, é sempre bom avaliar se o imóvel atende suas expectativas em termos estéticos e funcionais para não passar por transtornos no futuro.
Reajustes anuais
Os pagamentos mensais de aluguel são contínuos e aumentam ao longo do tempo devido a reajustes anuais ou renovações de contrato, o que pode impactar o seu bolso caso não esteja preparado para essas alterações.
Falta de controle sobre a propriedade
Os locatários também podem sofrer com a falta de controle sobre a propriedade, estando sujeitos às regras e regulamentos definidos pelo proprietário ou imobiliária, como é o caso, por exemplo, da restrição da posse de animais.
Retorno financeiro
Enquanto um imóvel próprio valoriza ao longo do tempo, o dinheiro gasto em aluguel não oferece retorno financeiro direto. Isso geralmente acaba passando a ideia de que pagar aluguel é jogar dinheiro fora.
Dependência do proprietário
Em casos de problemas de manutenção ou reparos, os locatários precisam depender da prontidão e da capacidade do proprietário em resolver essas situações, o que também pode acabar sendo algo bem estressante.
Possível mudança de residência
Mudar-se de um imóvel alugado é relativamente mais fácil do que vender uma casa, mas ainda assim pode ser inconveniente e caro, principalmente se você precisar deixar o imóvel antes do tempo estabelecido.
Falta de segurança
Ao alugar um imóvel, o locatário não tem a certeza de que o aluguel será renovado. Com isso, planos de longo prazo no local não são possíveis de serem realizados para não haver expectativas frustradas.
Restrições de animais e crianças
Pode ser que você tenha encontrado o imóvel dos seus sonhos, mas acaba esbarrando em uma questão delicada: o proprietário simplesmente não aceita crianças pequenas e animais domésticos no imóvel. Nesse caso, você precisa iniciar toda a busca novamente ou até mudar de planos.
Risco de desemprego
Quem vive de aluguel precisa entender que caso fique desempregado a situação pode ficar bem complicada, com risco de quebra de contrato e até despejo. Por isso, é sempre importante manter uma reserva financeira para evitar possíveis crises.
Morar de aluguel ou financiar: o que é melhor?
Pagar aluguel é jogar dinheiro fora. Já ouviu essa frase? Muita gente se identifica porque essa é uma crença passada de geração em geração, mas que tem perdido espaço na sociedade moderna.
Isso porque o estilo de vida atual favorece muito mais quem decide viver de aluguel do que na casa própria.
Exemplo disso é a liberdade que o aluguel proporciona. Com muita gente trabalhando em home office atualmente, a moradia de aluguel é uma opção interessantíssima para quem deseja rodar o mundo, sem se prender a lugar nenhum.
Fora isso, viver de aluguel ainda pode permitir que você tenha acesso facilitado a locais e serviços que não teria caso comprasse um imóvel. E sabe por quê?
O custo de um imóvel bem localizado é alto e se a intenção é financiar, o valor das parcelas podem acabar sendo impossíveis de pagar. No entanto, o aluguel pode caber no seu bolso com muito mais facilidade.
Quem está de olho na compra de um imóvel já deve ter feito uma simulação de financiamento bancário. Os juros cobrados são altíssimos e, no final do contrato, o valor total pago é praticamente o dobro do inicial. Ou seja, você conseguiria pagar dois imóveis pelo preço de um.
Por outro lado, a casa própria permite que você tenha um porto seguro, financeiramente falando. Em uma situação de desemprego, doença ou a perda de um ente querido, o imóvel particular oferece uma situação mais confortável e bem menos desafiadora, impedindo que você e sua família passem por dificuldades.
Mas, e aí? O que fazer? A dica principal é refletir sobre seu estilo de vida e quem vai morar com você.
Quais as necessidades? Onde vocês trabalham? Tem crianças? Preferem uma vida estável e tranquila ou desejam se aventurar? Já possuem outros investimentos que possam suprir uma crise ou dificuldade temporária?
Analisar todas essas questões é o norte para chegar a uma conclusão eficiente.
Morar de aluguel ou comprar um imóvel vai depender única e exclusivamente do seu estilo de vida!