Morar no interior é praticamente sinônimo de calmaria e tranquilidade. Um lugar perfeito para fugir da loucura e do estresse da cidade grande. Mas será que essa mudança é pra todo mundo? Será que você e sua família se adaptariam a essa nova realidade?
Muitas vezes, o que aparenta ser uma vantagem para um, pode ser uma desvantagem para outro. E é por isso que a decisão de morar no interior é muito pessoal e deve atender as necessidades e anseios de cada família.
Uma mudança como essa envolve ainda muitos fatores e é importante considerar todos eles antes de qualquer decisão. Por isso, trouxemos nesse post todas os prós e contras de morar no interior, além, é claro de dicas essenciais para te ajudar nesse processo. Vem ver!
Vantagens de morar no interior
Qualidade de vida
Sem dúvida, uma das maiores vantagens de largar a cidade grande para morar no interior é o aumento significativo da qualidade da vida.
As cidades interioranas possuem clima mais estável ao longo do ano, o ar é mais limpo e respirável, as ruas são mais limpas e até as pessoas tendem a ser mais educadas. Sem falar que se você tem crianças, a possibilidade de criá-las de um modo mais livre é maravilhoso! Não é raro ver nas cidades do interior as crianças brincando na rua, por exemplo.
Contato com a natureza
Morar no interior também é garantia de estar em maior contato com a natureza. A maioria das cidades são privilegiadas por uma natureza exuberante. Algumas são cercadas por montanhas, outras são cheias de cachoeira.
As ruas também são mais arborizadas, o que torna esse contato ainda mais próximo, mesmo que você não more em uma zona rural.
Economia
Morar no interior é mais barato do que morar na capital ou em grandes centros. Nessas cidades, o custo de vida é menor, a começar pelo aluguel. Experimente comparar o preço do aluguel de uma casa no interior com o aluguel de uma casa similar na capital, por exemplo. É muito diferente!
Os preços de supermercado e serviços (pedreiro, cabelereiro, técnicos em geral, etc) também costumam ser bem menores. Até mesmo o valor da mensalidade escolar é mais acessível nas cidades do interior.
Socialização
Se você pretende morar no interior, acostume-se a dizer bom dia, boa tarde e boa noite para todo mundo que encontrar na rua.
Primeiro, porque existe uma grande possibilidade de você conhecer a maioria das pessoas da cidade. Segundo, porque no interior essa socialização ainda é muito presente, ao contrário das cidades grandes, onde ninguém mais olha na cara de ninguém.
Regiões em expansão
Muitas cidades do interior do Brasil estão avançando muito em tecnologia. Por isso, tem sido cada vez mais comum investimentos públicos e privados nessas regiões.
Indústrias, empresas de logística, franquias de grandes marcas e, é claro, a expansão de campus universitários tem levado as cidades do interior a alcançar um desenvolvimento acima da média, mas com a vantagem de não perderem as suas principais características.
Mais segurança
Quem decide morar no interior também está em busca de mais segurança. Isso é fato. Os índices de criminalidade nas cidades interioranas é muito menor do que das cidades grandes.
Roubos, assaltos e tráfico de drogas são alguns dos crimes que acontecem com pouca frequência.
Educação de qualidade
O sistema educacional nas cidades do interior tende a ser muito melhor. As escolas costumam receber poucos alunos, o que aumenta a qualidade das aulas e a dedicação dos professores.
Transporte público eficiente
Não existe ônibus lotado nas cidades do interior, principalmente por causa da baixa densidade demográfica. Outro ponto que vale destacar é a pontualidade do serviço. Os ônibus também circulam menos, uma vez que a cidade é pequena.
Menos trânsito
Já pensou não precisar mais enfrentar trânsito nessa vida? Isso pode ser uma realidade caso você decida morar no interior. Nessas cidades não existe congestionamento e muito dificilmente uma chuva de última hora vai parar todo o tráfego da cidade.
Desvantagens de morar no interior
Menos acesso a produtos e serviços
Por outro lado, morar no interior pode também te levar a ter menos acesso a produtos e serviços que estava acostumado quando vivia na cidade grande.
Algumas cidades, por exemplo, ainda não contam com aplicativos com iFood ou Uber. Outro problema é o acesso a produtos de nichos específicos, caso você exerça uma profissão diferenciada ou tenha alguma dieta restrita, por exemplo.
Outro pequeno detalhe importante: as marcas de produtos que você está acostumado a usar simplesmente não existem em algumas cidades do interior.
Serviços médicos e odontológicos também podem deixar a desejar. Em algumas cidades são oferecidos apenas tratamentos básicos, exames e procedimentos mais complexos são encaminhados para a capital.
Distância da família
Morar no interior também significa deixar a família na cidade grande e visitá-los apenas em datas especiais ou feriados. Essa distância de tios, avós, sobrinhos e até mesmo dos amigos também precisa ser colocada na balança quando você for tomar sua decisão.
Qualidade das estradas
Não são todas, mas muitas estradas que dão acesso a ruas e bairros do interior são de difícil acesso. Em algumas épocas do ano, especialmente na temporada de chuvas, elas podem ficar completamente inacessíveis.
Portanto, se você precisa sair de casa todos os dias, avalie bem o local onde deseja morar e se ele atende suas necessidades de locomoção.
Vida pacata (até demais)
Quem esta acostumado com a agitação na capital sabe que é possível se divertir em qualquer hora e em qualquer lugar! Os serviços 24 horas estão aí para provar! Sem contar na quantidade enorme de espaços de lazer, como cinemas, teatros, parques, shoppings, restaurantes, bares e baladas.
Já no interior… bem, por lá pode ser bem difícil conseguir uma pizza as duas da madrugada. E se quiser sair para se divertir até altas horas, talvez precise se deslocar até alguma cidade vizinha.
Morar no interior e trabalhar na capital: é possível?
Ao pesar os prós e contras talvez você tenha optado por um estilo de vida híbrido: morar no interior e trabalhar na capital. Mas será mesmo que isso é possível?
Sim, é mais do que possível! Milhares de pessoas fazem isso todos os dias e estão aí para provar. No entanto, é importante que você reflita se é esse o preço que deseja pagar. Tudo vai depender de como você encara essa realidade. Algumas pessoas não se importam, outras se sentem cansadas e frustradas.
Caso você queira arriscar e viver essa experiência, então considere uma cidade que não seja tão longe da capital e que tenha estradas em boas condições. Faça o teste por algum tempo. Depois volte a refletir sobre a decisão e veja se vale a pena mantê-la ou partir para outra.
Dicas de planejamento para morar no interior
Experimente o lugar como morador, não como turista
Muita gente se sente fascinado ao visitar uma cidade e logo já começa a pensar em morar lá. Porém, é importante lembrar que a vida de um morador é bem diferente da vida de um turista.
Sendo assim, se você pretende morar no interior faça a experiência de visitar o lugar como um morador. Para isso, alugue uma casa de temporada que não ofereça serviços de alimentação ou de arrumação de quarto, por exemplo. Dessa forma, você terá que ir ao supermercado, padaria, entre outros estabelecimentos.
Aproveite e deixe o carro na garagem e faça alguns percursos a pé e outros de transporte público. Visite também lugares e bairros que estão fora da rota turística, dessa forma você tem a oportunidade de conhecer o lado B da cidade.
Não se esqueça também de conectar na rede local de internet e use o telefone para ligações em diferentes regiões. O importante nessa etapa é que você sinta como é viver na cidade que deseja ir, testando serviços e os produtos disponíveis.
Converse com quem já vive no local
Outro ponto fundamental que envolve os preparativos para morar no interior é conversar com os moradores da cidade. Pergunte para eles como é viver ali, do que mais gostam, do que menos gostam, como são as politicas públicas para diferentes áreas da cidade, como saúde, educação, transporte, moradia e emprego.
Converse sobre segurança, acesso a serviços e produtos, entre outros assuntos que considerar importante ao seu estilo de vida. Os moradores da cidade são a melhor fonte de informação que você pode ter! E sempre desconfie da conversa do corretor de imóveis, ele pode falar maravilhas sobre o lugar só para te convencer a comprar ou alugar a casa.
Considere mudar de profissão
Trabalhar é preciso. Seja no interior ou na cidade grande. Acontece que você pode ter dificuldades em se estabelecer dentro da sua profissão atual.
Por isso, uma boa dica é estar aberto para possíveis mudanças no âmbito profissional. Você pode experimentar algo totalmente novo. Lembrando que muitas cidades interioranas são perfeitas para quem tem veia empreendedora. Isso porque muitas áreas ainda são carentes e a demanda por certos tipos de produtos e serviços cresce a cada dia.
Mantenha a mente aberta
Morar no interior pode exigir algumas adaptações, mas também pode ser transformadora e enriquecedora, se você estiver disposto a abraçar as mudanças que ela traz consigo.
Encare essa nova experiência como uma oportunidade para crescimento pessoal, onde você poderá conhecer novos costumes, tradições e estilo de vida. Cidades do interior muitas vezes têm uma forte identidade cultural e valores tradicionais. Por isso, esteja aberto para sair da sua zona de conforto e aprenda habilidades diferentes!
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de morar no interior, o que acha de fazer sua própria listinha de prós e contras?