Durante a pandemia de Covid-19, grande parte das pessoas começou a adotar o hábito de tirar o sapato antes de entrar em casa. Porém, com o passar dos meses, os médicos passaram a afirmar que as solas dos calçados não seriam responsáveis por transmitir o vírus.
Por outro lado, tem muita gente que acha que isso é um fator “moderno”. A verdade é que os japoneses já fazem isso há muito tempo. Esse é costume passado a milênios de geração para geração.
Contudo, ainda que aparente ser apenas uma tradição cultural, não usar o calçado da rua dentro de casa tem inúmeros benefícios, que vão muito além de sujeira invisível na sola. Pensando nisso, confira seis motivos para tirar o sapato antes de pisar em casa!
É um verdadeiro complexo hoteleiro de bactérias
Ainda que o solado não possa ser responsável por deixar um adulto doente, não podemos dizer o mesmo das crianças, especialmente aquelas que engatinham. O problema é que os nossos sapatos são ótimos criadouros de bactérias. Para se ter uma ideia, a parte interna de um calçado pode ter 3 mil bactérias e a externa, mais de 400 mil.
Alguns dos micro-organismos que podem ser encontrados nos sapatos são: a Escherichia coli(causadora de diarreias até uma meningite bacteriana), Klebsiella pneumonia(relacionada a infecções no sangue) e a Serratia ficaria(ligada a infecções raras no sistema respiratório).
Pode carregar resíduos tóxicos
Infelizmente, com tamanha urbanização, pesticidas e outros tipos de resíduos tóxicos são usados em jardins, ruas e outros locais que você nem imagina. Por exemplo, ao caminhar na grama, seus sapatos podem ter venenos usados para acabar com pragas.
Ainda que a quantidade não seja grande, essas substâncias são voláteis e se desprendem facilmente, ou seja, do solado do tênis para o ar. Sendo assim, podem ser levadas para o chão da sua casa, dentro de móveis, contaminando o ambiente de forma acumulativa, trazendo prejuízos incalculáveis a saúde.
Menos tempo limpando a casa
Tirar o sapato antes de entrar em casa não é apenas sinônimo de menos bactérias. A partir do momento em que você decide não usar o seu calçado da rua dentro do seu lar, você diminui a quantidade de poeira, fezes de animais, terra e tantas outras sujeiras invisíveis que entram na sua casa.
Como resultado de tirar o sapato antes de colocar o pé no chão, você terá um piso mais limpo. Ou seja, gastará menos água, tempo, esforço e, o melhor, conservando a casa limpa para seus pequenos.
Alguns calçados podem estragar o piso da sua casa
É um ótimo motivo, não é mesmo? Ninguém gosta de mexer no bolso à toa, especialmente com uma informação dessa! A verdade é que dependendo do sapato, pisos feitos com madeira podem ser arranhados. Algumas solas podem ter pequenos pregos, que além de estragar um piso mais delicado, podem puxar fios ou até mesmo rasgar tapetes.
Menos tempo para se arrumar
Quem tem filhos sabe como alguns minutos podem fazer diferença no final do dia! Especialmente, por conta do cotidiano: acordar os filhos, servir o café, arrumá-los para escola, preparar o lanche, ficar pronta para o trabalho e assim por diante. Grande parte das casas com pequenos não costuma ser organizada, mas se você tem uma sapateira logo na entrada, tudo fica mais ágil.
A partir do momento em que existe um móvel disposto para guardar todos os sapatos da casa, mais especificamente esses usados com maior frequência, fica mais fácil encontrar o que você precisa. Então, avalie se não vale a pena investir em uma sapateira, ajudando na arrumação da casa e facilitando a sua vida!
Entenda mais esse costume japonês
Claro que não daria para deixar de citar esse costume cultural japonês. Assista ao vídeo a seguir e compreenda através desse hábito milenar do Japão, porque é tão importante tirar o sapato antes de entrar em casa:
Será que é possível adotar novos hábitos nesse momento?
Você pode achar que vai dar trabalho mudar esse hábito de não tirar os sapatos ou como será possível fazer com que a sua família passe a não usar o calçado da rua dentro do seu lar. Primeiro, pense quantos germes, bactérias e outros tantos perigos estão sendo levados no conforto da sua residência?
Contudo, é possível reverter essa situação antes mesmo do que você acredita. Para isso, daremos algumas sugestões:
- Veja o tamanho do seu hall de entrada. Baseado nesse espaço, procure um móvel bonito que você possa usar com sapateira. Caso o orçamento esteja apertado, você pode usar caixas ou cestos para colocar esses calçados. Basta usar a criatividade;
- Que tal deixar um banco bonito próximo à sapateira ou ao tapete? Além de facilitar no momento de tirar os sapatos, ficará bem implícito de que o objetivo dele é exatamente ajudar pessoas a tirarem seus calçados;
- Adicione próximo um capacho ou um tapete (que combine com a decoração) que você possa deixar aquele sapato que você ainda vai usar no dia. Inclusive, é ótima opção para deixá-lo respirar e evitar o famoso “chulé”. Dessa forma, você pode tirar o calçado para entrar, fazer o que você precisa e calçá-lo rapidinho na hora de sair;
- Se você é do tipo que não gosta de andar descalça em casa, tenha um chinelo para usar no verão e uma pantufa para ser utilizada em dias frios. O mesmo pode ser feito para os pequenos (inclusive, existem meias emborrachas que cumprem muito bem o papel da pantufa, evitando escorregar);
- Caso você receba uma visita e note que ela não tem o hábito de tirar o sapato, experimente oferecer um “chinelinho” logo no hall. De maneira gentil, dê a dica que você e a sua família não entram com os calçados dentro de casa;
- Por fim, adicione uma placa com “por favor, tire os sapatos antes de entrar” logo na entrada. Depois disso, ninguém mais vai esquecer de tirar seus calçados!
Gostou de conhecer os seis motivos para tirar o sapato antes de entrar em casa?