Planejar ou não planejar? Eis a questão. Se você está construindo ou reformando essa dúvida provavelmente está pairando sobre a sua cabeça. E não é por menos, existem inúmeros motivos para te levar a optar pelos móveis planejados e outros inúmeros motivos para te fazer desistir deles.
Então, o que fazer? Para te ajudar a resolver esse entrave listamos as maiores vantagens e desvantagens dos móveis planejados. Confira a lista e resolva de uma vez por todas se essa é ou não a solução ideal para sua casa:
Vantagens dos móveis planejados
Cabe em qualquer lugar
A maior das maiores, a número um das vantagens de um móvel planejado é que ele se adapta a qualquer ambiente de qualquer tamanho. Isso é ainda mais vantajoso para quem tem um imóvel pequeno, o que é cada dia mais comum nas grandes cidades. Por isso, se você possui um espaço reduzido considere essa vantagem acima de qualquer desvantagem, afinal só com um móvel planejado você consegue aproveitar totalmente os ambientes da sua casa.
Variedade de acabamentos
Outra grande vantagem dos móveis planejados é o imenso leque de cores e materiais com que as empresas trabalham. Se você quiser um armário roxo e amarelo, por exemplo, é possível. Além da diversidade de cores você ainda pode escolher os tipos de dobradiças, corrediças e puxadores.
Literalmente, sob medida
O móvel planejado vai muito além do aproveitamento do espaço. Esse tipo de mobiliário também tem a vantagem de ser produzido de acordo com as necessidades e hábitos de vida do cliente. Você pode escolher se deseja portas e gavetas e se prefere abertura de correr, basculante ou tradicional. Há ainda a opção de fazer móveis retrateis e embutidos, por exemplo.
Assistência profissional
A maioria das lojas de móveis planejados possui assistência de profissionais projetistas responsáveis por elaborar o móvel e pensar na funcionalidade do espaço.
Para perder de vista
O pagamento nas lojas de móveis planejados costuma ser facilitado ou a perder de vista, como se diz popularmente. As condições costumam ser ainda melhores caso você feche um pacote para mobiliar a casa inteira.
Pós-vendas e garantia
Outra vantagem importante e que deve ser considerada é a assistência no pós vendas que geralmente inclui reparos e substituições de peças. Já a garantia do móvel, em algumas empresas, chega a ser permanente.
Desvantagens dos móveis planejados
Alto custo
A primeira coisa que geralmente se pensa quando o assunto é móvel planejado é o preço. E, de fato, o custo de um móvel planejado é alto. Mas quando comparado as vantagens, esse item perde força. Por isso, pese tudo muito bem na balança e lembre-se daquele famoso ditado que diz “o barato pode sair caro”. É melhor não pagar para ver.
Prazo maior de entrega
As lojas de móveis planejados costumam demorar mais tempo para entregar o pedido do que lojas convencionais. Em média, o prazo de entrega varia entre 30 a 45 dias úteis. Então, você já sabe: se optar por um móvel planejado vai ter que segurar a ansiedade e esperar o prazo dado pela empresa.
Separe o joio do trigo
Atualmente existem milhares de lojas de móveis planejados no mercado. Algumas grandes e bem conhecidas, outras pequenas e sem muito prestigio. Mas saiba que tamanho não é sinônimo de qualidade. Por isso, a dica aqui é pesquisar muito antes de fechar o pedido para não ter surpresas desagradáveis, sendo a principal delas o descumprimento do prazo de entrega. Busque por informações nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. E, na dúvida, procure uma nova opção.
Dicas na hora da compra dos móveis planejados
- Alguns detalhes do móvel podem encarecer o projeto. Portanto, tente não ter um mini infarto quando receber o orçamento e peça para o projetista substituir alguns itens na tentativa de reduzir o preço. E não se preocupe, pois essas modificações não interferem na beleza, nem na qualidade do móvel. Entre os itens que podem ser substituídos estão as dobradiças, corrediças, puxadores, acabamento do móvel – alto brilho, laca, fosco – e portas de vidro;
- Antes de fechar a compra dos móveis tenha em mãos pelo menos três orçamentos com o mesmo projeto para comparar. Existe uma diferença muito grande de valores entre as empresas e, caso prefira uma do que a outra, apresente o orçamento da concorrente. Com toda certeza eles farão o possível para cobrir o preço;
- Um truque e uma dica: móveis planejados brancos aumentam visualmente o espaço e são mais baratos do que as opções coloridas ou amadeiradas
- Com tantas opções e variedade de materiais, pode ser que você se encante por uma cor forte e marcante. Mas lembre-se que o móvel costuma durar muitos anos e por isso mesmo avalie se essa opção, com o tempo, não ficará cansativa no ambiente;
- Cuidado com empresas que oferecem garantias inferiores a cinco anos. Isso pode representar uma queda significativa na qualidade do móvel que você está prestes a comprar;
- Algumas empresas, mesmo sendo de móveis planejados, trabalham com módulos. Isso quer dizer que as estruturas do móvel possuem tamanho padrão e, nesse caso, pode ser que elas não se encaixem perfeitamente no seu ambiente. Por isso, repare em todas as medidas para saber se o móvel cobre toda a área desejada;
60 imagens incríveis de móveis planejados na decoração de ambientes
Que tal agora suspirar um pouquinho com lindas imagens de móveis planejados? Separamos diversos ambientes feitos sob medida para inspirar você. Confira:
Imagem 1 – Móveis planejados: o sofá planejado dessa varanda conta com gavetas para otimizar e organizar os objetos da casa.
Imagem 2 – Nenhum espaço se perde, todos se aproveitam: esse é o principio dos móveis planejados.
Imagem 3 – O imóvel pequeno conta com um armário que se transforma em mini sofá, do outro lado dá para notar a preocupação em ter um cantinho só para a bike.
Imagem 4 – Quartinho infantil possui cama embutida com nichos e gavetões.
Imagem 5 – As cozinhas são o ambiente campeão em móveis planejados; essa da imagem possui um local próprio só para as garrafas.
Imagem 6 – O final do armário da cozinha se transforma em uma sapateira: solução inteligente para o aproveitamento dos espaços.
Imagem 7 – Junto ao armário do hall de entrada foi construído um sofá com espelho.
Imagem 8 – Móveis retráteis e que se encaixam um ao outro são a grande tendência – e solução – para o futuro.
Imagem 9 – Um móvel que também é playground: duas formas de uso para a mesma mobília.
Imagem 10 – O pequeno espaço dessa cozinha não foi problema para os armários feitos sob medida, eles se encaixaram perfeitamente no local.
Imagem 11 – Área de serviço planejada: organização e funcionalidade são as palavras chaves aqui.
Imagem 12 – Apartamento de poucos metros quadrados e totalmente integrado optou por planejar toda a mobília; destaque para o armário iluminado sob a cama.
Imagem 13 – Mezanino planejado para abrigar o quarto; sob ele, armários e baús.
Imagem 14 – Móveis planejados dão continuidade aos ambientes, como nessa sala em que o rack se desdobra em uma bancada de trabalho.
Imagem 15 – O móvel planejado no hall de entrada permite que roupas e sapatos sejam organizados assim que o morador chega em casa.
Imagem 16 – Móveis estreitos e milimetricamente calculados foram a solução para conseguir transformar essa varanda em home office.
Imagem 17 – Nesse quarto, a base de madeira serve de encaixe para a cama e de passagem até a janela e a TV.
Imagem 18 – A possibilidade de usar as mesmas cores e materiais em todo o projeto do ambiente é outra vantagem dos móveis planejados.
Imagem 19 – Um cantinho especial e bem confortável na sala de jantar com móveis planejados; dificilmente você encontraria algo pronto assim para vender.
Imagem 20 – Sala, home office e cozinha integrados contaram com uma marcenaria inteligente para otimizar e decorar o espaço.
Imagem 21 – Embutido nas paredes os nichos servem de local para leitura e como peças organizadoras.
Imagem 22 – Até o teto: aproveitar todo o espaço da parede é outra característica dos móveis planejados.
Imagem 23 – O nicho desse escritório funciona como uma pequena divisória de ambientes; dele também sai a bancada principal.
Imagem 24 – Banheiros também entram na lista dos ambientes que podem e devem ser planejados.
Imagem 25 – A cozinha é pequena, mas o estilo e a personalidade são enormes.
Imagem 26 – Esconder aquilo que não agrada muito é algo recorrente nos móveis planejados.
Imagem 27 – Móvel baixo funciona como assento, mesa e armário: multifuncionalidade é muito importante em tempos de casas pequenas.
Imagem 28 – Nessa cozinha azul toda laqueada, o cooktop de indução fica guardadinho no armário depois do uso.
Imagem 29A – Para não prejudicar a passagem no corredor, a opção foi usar um móvel comprido e estreito.
Imagem 29B – E que quando necessário se transforma em um sofá confortável e aconchegante.
Imagem 30 – Do que você precisa? Faça essa pergunta antes de projetar seu móvel e o adapte conforme suas necessidades.
Imagem 31 – Um armário só para joias e bijuterias; repare que ele possui compartimentos e divisórias especiais para esse uso.
Imagem 32 – Com uma cozinha planejada você pode usar eletros embutidos sem medo de ficar sobrando espaço.
Imagem 33 – Móveis planejados: uma bancada retrátil sempre à mão para quando precisar.
Imagem 34 – Para curtir a vista, um móvel sob medida abaixo da janela.
Imagem 35 – A porta de correr revela e esconde o sofá no interior do armário.
Imagem 36 – Deixar os móveis um nível acima do chão é um truque muito utilizado em espaços reduzidos para causar a sensação de amplitude.
Imagem 37 – Quarto de menina e quarto de menino divididos de modo inteligente pela bancada que serve ambos os lados.
Imagem 38 – Tudo junto, mas tudo organizado e cada coisa ocupando o seu devido lugar.
Imagem 39 – Móveis planejados: a cor viva do beliche planejado em contraste com a parede cinza.
Imagem 40 – Um ótimo lugar para colocar um móvel planejado é debaixo da escada.
Imagem 41 – Aqui, a estrutura do sofá se transforma na base do mezanino do quarto.
Imagem 42 – Móvel planejado de linhas modernas e estilo minimalista.
Imagem 43 – E para fazer a alegria das crianças, um quarto planejado com móveis lúdicos e que estimulam as brincadeiras.
Imagem 44 – Nicho embutido e iluminado para diferenciar esse armário de cozinha.
Imagem 45 – Home office e quarto na mesma linha; destaque para o aproveitamento do espaço sob o quarto.
Imagem 46 – Estilo rústico também é possível de ser conquistado com os móveis planejados.
Imagem 47 – Um único móvel para atender diferentes necessidades.
Imagem 48 – Móveis planejados: o mezanino criado na parte superior desse quarto infantil expande o ambiente ao mesmo tempo em que cria um cantinho lúdico para as brincadeiras.
Imagem 49 – Para deixar o quartinho do bebê com estilo clean e minimalista, a opção foi por um móvel de linhas retas em uma única parede.
Imagem 50 – A madeira crua combinada ao preto conferiu despojamento e elegância na medida certa.
Imagem 51 – Móveis planejados: para valorizar o móvel planejado, um adesivo florido
Imagem 52 – Quarto infantil todo planejado apostou em formas e cores modernas para os móveis.
Imagem 53 – Móveis planejados: para diferenciar a área do quarto do restante dos ambientes, a solução foi emoldurá-lo em uma caixa de madeira.
Imagem 54 – Abre e fecha: essa cozinha planejada se revela vibrante e colorida, mas só quando convém.
Imagem 55 – Closet na cozinha? Com um móvel planejado até isso se torna possível.
Imagem 56 – Móveis planejados: a sala ampla priorizou o uso de armários altos e embutidos para ficar com aparência ainda maior.
Imagem 57 – Portas de vidro encarem o projeto, lembre-se disso.
Imagem 58 – Móveis planejados: não sabe onde guardar a tábua de passar? Olha uma solução possível aqui.
Imagem 59 – Pequeno sim, mas com planejamento tudo se encaixa.
Imagem 60A – Móveis planejados: cortina ao lado da janela, área livre no centro…agora repare na próxima imagem.
Imagem 60B – Pois é! O mesmo ambiente totalmente modificado com o uso de móveis planejados.