Você pode querer decorar a casa com móveis usados por uma série de fatores. O primeiro é pela economia, já que os móveis usados costumam ser bem mais baratos do que os novos. Outra razão pode ser porque você tenha algum móvel usado e antigo aí na sua casa ocupando espaço e você já não sabe mais o que fazer com ele. Em terceiro, muitas pessoas buscam restaurar móveis antigos e usados por uma questão ambiental e sustentável, evitando o descarte de lixo na natureza. E, por fim, pode ser que você queira decorar com móveis usados simplesmente por que ama esse estilo.
Seja qual for o motivo, esse post vai te ajudar a criar uma decoração incrível com móveis usados, antigos, reciclados ou restaurados, use o termo que preferir. Os móveis usados também podem ser inseridos na decoração mesmo que o estilo principal não seja o mesmo do móvel, já que muitas vezes esse tipo de móvel ajuda apenas a reforçar o estilo e a personalidade dos moradores.
De qualquer forma vale a pena citar que tanto as propostas mais modernas, quanto as mais clássicas recebem muito bem um móvel antigo. O cuidado, neste caso, é deixá-lo de acordo com o estilo da decoração. Para isso, procure usar uma cor que se harmonize com o restante do ambiente. E não exagere na dose, uma poltrona ou mesinha de centro já são os suficientes.
No caso de decorações rústicas e vintages, os móveis usados caem como uma luva. Eles podem ser inseridos no ambiente de forma mais natural ou com algum acabamento, como a pátina, por exemplo.
Confira a seguir algumas dicas certeiras para você repaginar e atualizar aquele móvel antigo e fazer bonito na decor da sua casa:
Dicas para reformar e decorar com móveis usados
Pintura
A pintura é uma das formas mais tradicionais para transformar aquele móvel meio caidinho que você tem aí na sua casa. As cores vivas e vibrantes estão em alta, especialmente para a pintura de móveis usados. Não se esqueça de limpar bem a peça e lixá-la. A tinta esmalte é a mais indicada para esse tipo de trabalho, mas você também pode experimentar as tintas sprays, que conferem um visual bem bonito e uniforme para o móvel.
Pátina
A pátina é um tipo de acabamento dado ao móvel para que ele fique com um aspecto envelhecido e desgastado. Qualquer tipo de mobília pode receber o efeito, que pode variar nas mais diversas cores. O melhor da pátina é que ela se encaixa em estilos variados de decoração e você mesmo pode fazer.
Decoupage
A decoupage é outra maneira – fácil, simples e barata – de transformar a cara de um móvel, mesmo aquele que não está tão gasto assim, mas você já está cansado de olhar para cara dele. Basicamente, a decoupage é o processo de recortar e colar imagens previamente selecionadas. Basta deixar a criatividade fluir!
Revestimento
Revestir o móvel também é uma saída interessante para repaginar o móvel usado. Ele pode ser revestido com tecido ou adesivo, do tipo papel contact. O processo também é muito simples e barato.
Restauração
A restauração de móveis usados e antigos também pode valer a pena. Nesse caso, talvez seja necessário contar com a ajuda de pessoas especializadas nesse processo, já que a restauração visa recuperar as características originais do móvel e não modifica-lo, como as outras sugestões mencionadas acima. Caso a peça seja uma herança ou relíquia de família, pode valer a pena desembolsar uma grana e deixar o móvel como novo.
Puxadores
Os puxadores podem mudar todo o visual do móvel em questão de segundos. Existem lojas especializadas nesse tipo de produto onde é possível encontrar modelos, cores e tamanhos variados de puxadores. Há algumas opções para se fazer em casa também, como os puxadores de alça de couro ou de pedaços de madeira. Seja como for, considere essa troca, ela pode fazer um bem danado para o seu móvel.
Estofamento
Caso o móvel que você tenha aí na sua casa seja uma poltrona, um sofá ou banco avalie a possibilidade de trocar o tecido do estofamento, optando por um tipo mais atual e com uma cor que combine com o restante da decoração. Assim, você atualiza a peça, mantendo o seu design original.
60 inspirações de móveis usados e reformados para incrementar a decoração da casa
Confira agora uma seleção de fotos de móveis usados e antigos na decoração de ambientes. Você vai se surpreender – e se apaixonar – com tantas possibilidades:
Imagem 1 – Nesse closet, a mala antiga, que pode ser uma relíquia de família, serve para ajudar a organizar o ambiente.
Imagem 2 – Móveis usados: pátina mudou o visual da mesinha e ela ganhou um lugar de destaque no banheiro.
Imagem 3 – Móveis usados: nova pintura já foi o suficiente para transformar o armário de aço.
Imagem 4 – Esse armário passou por uma restauração e foi muito bem reaproveitado na sala.
Imagem 5 – Decoração com móveis usados: a mala antiga ganhou um novo uso e passou a ser a mesinha lateral da sala.
Imagem 6 – Plantas conferem um charme extra para o banco de madeira restaurado.
Imagem 7 – Mesa de cavaletes está em alta na decoração com móveis usados.
Imagem 8 – Decoração sustentável: mesa de materiais reaproveitados e puff duplo de pneus.
Imagem 9 – Cozinha branca de estilo clássico foi valorizada com a mesa antiga de madeira e ferro.
Imagem 10 – Móveis usados na decoração: para o armário multiuso, a proposta foi trocar os puxadores e revestir algumas gavetas.
Imagem 11 – Mesa de madeira demonstra ser uma senhora de idade avançada, já as cadeiras completam a decoração com um mix de retrô e moderno.
Imagem 12 – Nesse projeto, o relógio e cama antigos vêm para provar que a maturidade tem sua beleza particular.
Imagem 13 – Não subestime um armário de aço, ele pode ser um grande aliado da decoração de estilo moderno com móveis usados.
Imagem 14 – Decoração com móveis usados: pintura nova atualizou as cadeiras e transformou a decoração da sala de jantar.
Imagem 15 – E já pensou em reaproveitar os bancos do carro? Veja como eles ficam na decoração desse closet.
Imagem 16 – Móveis usados: madeira pode ser antiga, mas nunca sai de moda.
Imagem 17 – Móveis usados: esse banheiro ficou ainda mais clássico e sofisticado com a mesinha usada e restaurada.
Imagem 18 – E olha essa ideia! Reaproveitar um barril de metal!
Imagem 19 – Móveis usados: mesa e banco com pátina contrastam no ambiente vivo e colorido; pallets na parede completam a decoração.
Imagem 20 – Se você não dá nada por aquele banquinho da sua casa, experimente jogar uma cor nele! Aposto que você vai mudar de ideia.
Imagem 21 – Pegando carona na onda da sustentabilidade: carretel de madeira virando mesa.
Imagem 22 – Móveis usados: azul turquesa radicalizou o visual desse aparador.
Imagem 23 – Móveis de ferro também podem ser repaginados; a cor branca deixa-os mais atuais.
Imagem 24 – Móvel usado: criado mudo de maletas antigas.
Imagem 25 – Aparador antigo agora na cor rosa.
Imagem 26 – Decoração com móveis usados: mesinha ganhou um novo uso e, agora, serve para apoiar a TV.
Imagem 27 – Para essa poltrona antiga, a opção foi utilizar um novo tecido para valorizá-la.
Imagem 28 – Essa sala é repleta de elementos vintages: do sofá as mesinhas passando pela luminária de chão.
Imagem 29 – Tem caixas plásticas entulhando sua casa? Coloque-as na decoração.
Imagem 30 – Nessa sala, o pufe de couro é o objeto mais antigo da decoração.
Imagem 31 – Uma mesinha especial para os estudos inserida perfeitamente na decoração com móveis usados.
Imagem 32 – Nada melhor do que uma cor viva e alegre para transformar o móvel usado.
Imagem 33 – Decoração com móveis usados: mesa antiga de estilo clássica foi inserida harmoniosamente em um projeto de decoração mais moderno.
Imagem 34 – Decoração com móveis usados: cristaleiras são raras de se encontrar hoje em dia, se você tem uma na sua casa reaproveite-a na decor.
Imagem 35 – Anote essa receita para um móvel novinho em folha: tinta de cor vibrante, puxadores novos e tampo revestido.
Imagem 36 – Móveis usados: a saudosa cadeira de balanço traz um ar gostoso e aconchegante para sala.
Imagem 37 – Ao reformar um móvel usado, use cores que combinem com o restante da decoração.
Imagem 38 – Decoração com móveis usados: essa poltrona é uma viagem no tempo.
Imagem 39 – Para cadeira, tinta branca; no banquinho, um revestimento de tecido para o assento e tinta preta nos pés.
Imagem 40 – Hall de entrada decorado com peças usadas e antigas.
Imagem 41 – Armarinho antigo virou criado-mudo nesse quarto de casal.
Imagem 42 – Decoração com móveis usados: a madeira é um material nobre que nunca ficará de fora na decoração; o que muda é o design dos móveis feitos com ela.
Imagem 43 – Decoração com móveis usados: mesinha baixa renovada para decorar a casa com bibelôs e outros objetos.
Imagem 44 – Móveis usados: armário com gavetas usado tem efeito decorativo e funcional para essa sala.
Imagem 45 – Decoração com móveis usados: a boa e velha escada, que todo mundo tem em casa, pode se transformar em um objeto de decoração moderno.
Imagem 46 – Janelas antigas viraram cabeceira de cama nesse projeto, gostou da ideia? Em lojas de material de demolição você encontra fácil diversos modelos.
Imagem 47 – Uma nova funcionalidade para a mesinha na decoração com móveis usados.
Imagem 48 – Móveis usados: cama hospital vira cama infantil nesse projeto, você usaria uma dessas na sua casa?
Imagem 49 – Móveis usados: assim como a madeira, o couro é um material atemporal e não perde sua importância estética com o passar dos tempos.
Imagem 50 – Nessa imagem, diversos caixotes auxiliam na organização da casa.
Imagem 51 – Preocupado com o furinho no sofá? Aqui, nessa sala, nem os maiores rasgos da poltrona a impediram de participar da decoração.
Imagem 52 – Mais um exemplo de como as malas antigas podem beneficiar a decoração com móveis reaproveitados.
Imagem 53 – Móveis usados: retrô e moderno dividindo o mesmo espaço, harmoniosamente.
Imagem 54 – Móveis usados: a cor laranja é uma das que mais remetem ao estilo retrô; ponto para a cadeira que foi pintada com essa cor.
Imagem 55 – Pallets, grandes amigos da decoração descomplicada, são o símbolo dos móveis de reaproveitamento.
Imagem 56 – Decoração clean e neutra contou com a mesinha restaurada ao lado da cama.
Imagem 57 – Decoração com móveis usados: penteadeira na mala!
Imagem 58 – Decoração com móveis usados: não precisa mais da escada? Transforme-a em uma estante.
Imagem 59 – Decoração com móveis usados: estilo retrô se manteve nas cores e no design, mas o móvel recebeu influências atuais nas figuras.
Imagem 60 – Quarto de casal todo decorado com móveis antigos e usados.