Mudar ou não mudar? Eis a questão! Quando a oportunidade de mudar de cidade bate na porta sempre fica a dúvida se essa é mesmo a melhor opção.
Ainda mais quando você já tem uma vida estabelecida e confortável. Isso porque, qualquer mudança sempre implica em sair da zona de conforto e, consequentemente, se lançar a novos desafios.
Mas, calma! Respire fundo e acompanhe esse post com a gente. Trouxemos dicas que irão te ajudar a tomar a melhor decisão. Acompanhe!
Sinais de que a mudança é inevitável
Cansaço e irritação
Você se sente irritado e cansado mais do que deveria? O trânsito somado ao estresse de viver em uma cidade grande podem causar esses sintomas. Se esse for o seu caso, talvez seja a hora de rever os planos e considerar viver em uma cidade menor, mais tranquila e que se ajuste as suas perspectivas, morando no interior.
Um peixe fora d‘água
Outro grande sinal de que mudar de cidade pode ser sim algo para você é aquela sensação de se sentir como um peixe fora d’água.
Em muitos casos, o seu estilo de vida mudou tanto que a sua cidade natal já não comporta essa sua nova versão. Talvez seja o caso de procurar por um lugar que satisfaça suas necessidades atuais.
Planos e objetivos que não se encaixam na cidade atual
Pode acontecer também de você ter planos e objetivos impossíveis de serem realizados no local onde você se encontra atualmente.
Seja por uma questão financeira, pessoal ou profissional, esses planos não tem espaço para acontecer onde você está. Mais um bom motivo para arrumar as malas.
Quais as vantagens e desvantagens de mudar de cidade?
Vantagens
Novas experiências e oportunidades
Uma das maiores vantagens de mudar de cidade é a possibilidade de viver novas experiências e se abrir para outras oportunidades. Pode ser um emprego novo, um novo relacionamento ou mesmo um estilo de vida totalmente diferente do atual. O fato é que mudar de cidade amplia os horizontes de qualquer um.
Descobrir novas culturas
O Brasil é um país de proporções gigantescas, por isso mesmo a decisão de mudar de cidade pode trazer uma rica bagagem cultural para sua vida.
Um novo estilo de vida
Que tal acordar mais cedo, praticar uma corrida ou simplesmente fazer uma meditação na varanda? Se você pretende adotar um novo estilo de vida, a mudança para outra cidade pode ajudar.
Primeiro, porque se você pesquisou bastante, esse novo local tem os recursos que você precisa para fazer essas mudanças.
Em segundo lugar, as mudanças são ótimas para quem deseja sair da zona de conforto e buscar coisas novas. Elas inspiram um jeito novo de viver.
Mais qualidade de vida
Mudar de cidade quase sempre implica em uma melhor qualidade de vida. Isso porque todo mundo que pretende fazer uma mudança desse tipo, a faz motivado por alguma razão.
Pode ser que a nova casa fique mais perto do trabalho ou o trânsito na nova cidade seja mais calmo ou, ainda, a cidade ofereça recursos que facilitem a adoção de uma vida mais saudável. Tudo isso resulta em apenas uma coisa: mais qualidade de vida.
Redução de custos
Outra vantagem muito comum em quem decide mudar de cidade é a redução de custos. Uma mudança como essa, dependendo do local onde você irá morar, implica em pagar um aluguel mais barato e economizar com transporte, especialmente se o trabalho ficar perto da nova residência. Portanto, se você deseja ter um orçamento mais livre, mudar de cidade é uma boa opção.
Desvantagens
Família e amigos à distância
Aprender a conviver com a família e amigos à distância é uma das coisas que quem muda de cidade precisa lidar. A saudade acaba sendo uma das desvantagens de morar longe. Por isso, antes de tomar a decisão, tenha essa questão bem resolvida com você mesmo.
Mas, acima de tudo, lembre-se que hoje em dia não existem mais barreiras para a comunicação. Você pode falar com seus amigos e familiares sempre que desejar..
Rostos estranhos
Outra situação encarada por muitos como uma desvantagem de mudar de cidade é conviver com pessoas estranhas, que não te conhecem e que não fazem parte da sua história.
Contudo, essa é uma situação passageira. Rapidamente esses rostos estranhos passarão a ser seus novos amigos. Dê tempo ao tempo.
Adaptação
Toda mudança exige passar pela fase de adaptação. Você vai precisar se acostumar com a nova casa, com o novo emprego, com a nova rua, os novos caminhos, o novo supermercado e até com a nova padaria.
Mas, de novo, essa é apenas uma situação passageira. Com o passar dos dias você já estará mais do que familiarizado com tudo ao seu redor.
E uma dica: quanto mais aberto você estiver para fazer essa transição, mais rápido essas dificuldades irão passar.
Como mudar de cidade? Por onde começar?
Planejamento financeiro
Se você finalmente decidiu mudar de cidade, então a primeira coisa que precisa fazer é começar a se planejar financeiramente.
Toda mudança envolve custos, desde o carreto com a mudança até a contratação de novos serviços.
Ainda é preciso analisar qual será o tipo de moradia na cidade nova. Se você vai sozinho, talvez compartilhar um apartamento seja um bom caminho, mas se a intenção é mudar com a família, uma casa com quintal ou um apartamento com condomínio completo seja a opção mais razoável.
Coloque os custos com a nova moradia no papel, além de contabilizar os gastos mensais com água, energia elétrica, gás, internet, telefone, transporte e alimentação. Lembrando que, dependendo da cidade onde irão morar, esses custos podem variar bastante, tanto para mais, quanto para menos.
Outro detalhe importante: você já tem emprego na cidade nova? Caso não, está na hora de começar a procurar.
Coloque também na lista de planejamento financeiro uma reserva de emergência equivalente ao valor dos seus três últimos salários. Isso pode te salvar de um desemprego inesperado, por exemplo.
Pesquise e escute opiniões
Depois que decidiu para qual cidade se mudar, comece a pesquisar referências e colher opiniões de pessoas que já vivem no local.
Você pode usar até as redes sociais para isso, como o Youtube e o Instagram.
Vá até lá
Tire uma semana na sua agenda para visitar a cidade nova. Mas não vá como turista. Procure um local para se hospedar próximo ao bairro que deseja morar.
Observe como é a movimentação de pedestres no local, o trânsito da região, entre outros detalhes.
Conte com a ajuda de uma imobiliária
Ao chegar na cidade nova, busque uma imobiliária que possa te auxiliar na escolha do imóvel que melhor atende as suas necessidades.
Fazer isso sozinho vai consumir mais tempo e ainda pode te levar a ter prejuízos.
Pesquise sobre serviços e produtos
A cidade nova precisa oferecer os serviços e produtos que você utiliza no dia a dia, principalmente se você faz uso de produtos específicos, como, por exemplo, alimentos sem glúten ou equipamentos esportivos diferenciados.
Apesar das compras pela internet facilitarem muito a vida, é muito prático saber que o mercado da esquina também oferece aquilo que você necessita sem precisar procurar muito.
Conheça a infraestrutura
Frequente o local como um morador. Ou seja, vá ao supermercado, a padaria, a farmácia, a academia, entre outros pontos comerciais importantes para você.
Viva a experiência de morar no local e, assim, conseguir determinar se a cidade oferece tudo aquilo que você precisa.
Também é importante saber onde ficam as clinicas médicas, os hospitais, as escolas (caso mude com a família) e os espaços de lazer, como cinema, teatros, parques, entre outros.
Qual o seu tipo de mudança?
Existem diversos motivos e diferentes maneiras de mudar de cidade. Pode ser sozinho, acompanhado, para trabalhar ou estudar. E para cada uma dessas opções, você precisa estar preparado de um jeito diferente, por isso veja as dicas abaixo:
Mudar de cidade para trabalhar
Mudar de cidade para trabalhar, seja sozinho ou com a família, sugere que você já tenha um emprego pré-determinado. No entanto, pode ser que não tenha sido você que escolheu essa nova cidade. Muitas vezes é a própria empresa que toma essa decisão.
Nesse caso, o seu poder de adaptação terá que ser um pouco maior, já que a cidade não é, necessariamente, a que você escolheria se tivesse a oportunidade.
Além disso, procure um local para morar o mais próximo possível do novo emprego, assim você ganha mais qualidade de vida.
Mudar de cidade sozinho
Mudar de cidade sozinho é algo comum para os jovens em inicio de carreira. Essa mudança implica em maior responsabilidade e uma dose extra de maturidade para lidar com situações corriqueiras que, até então, eram os pais que resolviam.
Se você vai se mudar de cidade para estudar, faça isso a partir de um bom planejamento financeiro. Considere ainda compartilhar a moradia, assim sobra um dinheirinho no fim do mês.
Mudar de cidade com a família
Já quem decide mudar de cidade com a família quase sempre está em busca de uma melhor qualidade de vida.
Para isso, é importante observar as escolas, o acesso à saúde e as possibilidades de emprego, especialmente para os mais novos.
Verifique ainda o ritmo de vida da nova cidade, se ela é mais badalada ou mais pacata.
Com um bom planejamento, a experiência de mudar de cidade, com toda certeza, será incrível!