De Galinha Pintadinha à Katy Perry, passando por Trem da Alegria e Cocoricó. Hoje em dia as músicas para festa infantil são bem variadas e repletas de sonoridades diferentes.
E aí, diante de tantas possibilidades, vem a pergunta inevitável: “como fazer uma playlist de músicas infantis para festa de aniversário capaz de agradar a todos, principalmente o aniversariante“?
A princípio pode parecer uma tarefa bem difícil, mas com algumas dicas e sugestões esse trabalho pode se tornar bem mais prazeroso e divertido! Por isso, te convidamos a acompanhar esse post, trouxemos muitas ideias para você colocar todo mundo para dançar, dá uma olhadinha:
Músicas para festa infantil: como escolher?
Idade do aniversariante
A idade do aniversariante é uma das primeiras coisas a serem observadas na hora de montar a playlist infantil. Cada faixa de idade possui uma preferência musical distinta e que deve ser respeitada!
Via de regra, quanto mais nova a criança, mais lúdicas serão as músicas. Sendo assim, uma boa dica é começar a criar a playlist a partir das canções que a criança já escuta em casa.
Porém, isso não quer dizer que a mesma música (ou estilo de música) deve tocar a festa inteira. Isso só vai servir para espantar seus convidados e tornar a festa chata e entediante. O bom é sempre variar e intercalar as opções musicais. Tome o gosto da criança apenas como base da playlist.
Tema da festa
O tema da festa geralmente tem influência direta na escolha da playlist. As festinhas com temas de personagem podem incluir as canções do desenho ou filme em que o personagem participa. Por exemplo, uma festa com o tema Frozen pode incluir canções como “Let it Go” e “Você quer brincar na neve”
Já temas que se aproveitam de datas comemorativas, como carnaval e festa junina, por exemplo, não podem deixar de incluir músicas que remetam ao estilo da festa, como marchinhas e forrós, respectivamente.
Deixe o aniversariante escolher
Outra dica para o sucesso da playlist é deixar com que o aniversariante ajude a escolher as músicas da festa, especialmente no caso das crianças maiores que já possuem um gosto musical mais definido.
Mas lembre-se de explicar para eles que a seleção de músicas deve contentar a todos os convidados.
Pense em todos os convidados
Pegando carona no item anterior, a dica aqui é pensar em todos os convidados que estarão na festa e tentar diversificar a playlist o máximo possível, mas sempre se lembrando de que as músicas devem estar de acordo com o universo infantil.
Por exemplo, tem muitos adultos? Experimente colocar para tocar músicas infantis de antigamente para envolver os pais, como as do grupo Balão Mágico e Trem da Alegria. Não podem faltar também as músicas da Xuxa, da Mara Maravilha, da Eliana e da Angélica.
Outras boas opções para trazer os adultos para pista de dança são os grupos Menudo e Dominó. Não se esqueça da dupla Sandy e Júnior, eles também vão animar a festa!
Mantenha a animação
Para manter a energia lá em cima e a festa não “flopar”, dê preferências por trilhas com batidas animadas e ritmos contagiantes. Músicas do tipo chiclete, com coreografias também são uma ótima pedida para envolver todo mundo no clima!
Apenas certifique-se de que as letras sejam apropriadas para os pequeninos. Tente fugir das trends das redes sociais com linguagens que podem ser ofensivas, ok?
Sugestões de playlist para festa infantil
1 a 4 anos
As crianças entre 1 e 4 anos de idade gostam de músicas alegres, lúdicas e cheias de estímulos visuais e sensoriais. Por isso, uma boa pedida aqui são as canções da Galinha Pintadinha, que relembram clássicos das cantigas de roda.
Também não pode faltar a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres. Juntos eles formam o grupo Palavra Cantada, com músicas cheias de melodia, histórias e brincadeiras. Outra dupla que também faz muito sucesso é o Tiquequê cujas melodias alegres promovem valores positivos.
Já as músicas do Mundo Bita são garantia de diversão na festa infantil! Talo como a Turma do Cocoricó, com suas músicas educativas e dançantes.
Confira agora uma seleção de músicas infantis para fazer a diversão da garotada:
- A Dona Aranha – Galinha Pintadinha
- Funk do Patinho – Bento e Totó
- Pequenos Atos – Tchutchuê
- Alecrim Dourado – Galinha Pintadinha
- Pé com Pé – Palavra Cantada
- Pula Pipoquinha – Bob Zoom
- Domingo Abacaxi Flamingo – Bolofofos
- Sopa – Palavra Cantada
- Fazendinha – Mundo Bita
- Quer Dançar? – Tiquequê
- Bola Bolinha – Bento e Totó
- Pintinho Amarelinho – Galinha Pintadinha
- Viajar pelo Safari – Mundo Bita
- O Rato – Palavra Cantada
- Baby Shark – Pinkfong
- Avó a Bordar – Cocoricó
- Caranguejo Não é Peixe – Bob Zoom
- Chuva, Chuvisco, Chuvarada – Cocoricó
- O Patinho Colorido – Bento e Totó
- Dança Maluca – Bolofofos
- Festa na Floresta – Tiquequê
- Borboletinha – Galinha Pintadinha
- Tchibum da Cabeça ao Bumbum – Palavra Cantada
- Dinossauros – Mundo Bita
- Fundo do Mar – Mundo Bita
- Meu Querido Paiol – Cocoricó
- Mariana – Galinha Pintadinha
- Funk do Pão de Queijo – Bolofofos
- O Sapo Não Lava o Pé – Bob Zoom
- Se eu Fosse – Tiquequê
- Fome Come – Palavra Cantada
- Lavar as Mãos – Palavra Cantada
- Meu Lanchinho – Galinha Pintadinha
- Formiguinha – Galinha Pintadinha
- Música de Aniversário – Bolofofos
- Atirei o Pau no Gato – Galinha Pintadinha
- Barulhinho, Barulhão – Tiquequê
- A Banda do Zé Pretinho – Cocoricó
- Eu Sou um Bebezinho – Palavra Cantada
Ainda vale a pena revirar o baú e buscar por clássicos que embalavam o programa Castelo Rá- Tim-Bum, como Tomando Banho, Escovando os Dentes e Passarinho que Som é Esse.
5 a 9 anos
As crianças entre 5 e 9 anos já começam a demonstrar um gosto musical próprio e, por isso, é muito importante contar com a participação delas na hora de criar a playslist!
Nessa faixa etária, as crianças estão muito interessadas também em personagens e temas de filmes. Ou seja, dá para arriscar uma playlist baseada em trilhas do cinema. Veja abaixo algumas sugestões:
- Eu me Remexo muito – Filme Madagascar
- Hakuna Matata – O Rei Leão
- Estátua – Xuxa
- Mundo Ideal – Alladin
- Animals – Meu Malvado Favorito
- Você quer Brincar na Neve? – Frozen
- Ciclo sem Fim – O Rei Leão
- Salada de Frutas – Clube da Annitinha
- Quando a Minha Vida Vai Começar – Enrolados
- Um Sonho eu Tenho – Enrolados
- Temos que Pegar – Pokémon
- Sim, Podemos Voar – Barbie, a Princesa e a Pop Star
- Vai Crescer – O Lórax em Busca da Trufula Perdida
- Pra Ir Além – Moama
- Saber Quem Sou – Moama
- Happy – Meu Malvado Favorito
- Can’t Stop the Feeling – Trolls
- Parabéns – Clube da Annitinha
- Necessário, Somente o Necessário – Mogli
- O Que eu Quero Mais é Ser Rei – O Rei Leão
- Sentimentos – A Bela e a Fera
- O Céu Eu Vou Tocar – Valente
- No Meu Coração – Tarzan
- Minha Aldeia – A Bela e a Fera
- O Pé na Estrada Eu Vou Botar – Irmão Urso
- On My Way Live – Irmão Urso
- Somewhere Only We Know – O Pequeno Príncipe
- Amigo Estou Aqui – Toy Story
- Coisas Estranhas Demais para mim – Toy Story
- Você Nunca Teve um Amigo Assim – Aladdin
- All Star – Shrek
10 anos em diante
Por fim, as crianças maiorzinhas vão querer uma playlist animada e bem dançante! A partir dessa faixa etária, o gosto musical passa a ser bem próximo dos adultos e, por isso, dá para variar bastante. Mas, é bom saber que ela vai depender, sobretudo, da preferência musical do aniversariante.
Dá uma olhadinha nessas sugestões de músicas para não deixar ninguém parado:
- Firework – Katy Perry
- Party In The U.S.A – Miley Cyrus
- Black Magic – Little Mix
- Ouvi Dizer – Melin
- Meu Abrigo – Melin
- Stay – Justin Bieber
- Blank Space – Taylor Swift
- How You Like That – BLACKPINK
- Menina Solta – Giulia Be
- Butter – BTS
- Happy – Pharrell William
- Thank U, Next – Ariana Grande
Música e brincadeiras
Música sempre combina com brincadeira, ainda mais quando o assunto é festa infantil. Por isso, separe um cantinho na festa para a criançada brincar, interagir e se divertir ao som de uma trilha bem animada.
Para começar, você pode propor uma dança das cadeiras. Essa clássica brincadeira funciona assim: posicione diversas cadeiras em forma de círculo, mas lembre-se que deve ter sempre uma cadeira a menos que o número de participantes, ou seja, se dez crianças estão brincando deve ter nove cadeiras em jogo.
Coloque as crianças para circular em torno das cadeiras ao som da música. Na hora que a música parar todas devem procurar uma cadeira para sentar, quem não conseguir sentar sai da brincadeira e leva uma cadeira consigo. Ganha quem sentar na última cadeira.
Outra brincadeira legal é a da estátua. Essa é muito simples e você vai precisar apenas pedir para as crianças ficarem paralisadas quando a música parar, igual a uma estátua. Quem se mexer, sai da brincadeira.
Também dá para brincar de “qual é a música”, “complete o próximo verso” ou, quem sabe até, um concurso de dança ou karaokê infantil.
Como fazer a playlist?
Agora que você já escolheu todas as músicas deve estar se perguntando: de que forma colocar a playlist para tocar? Hoje em dia é muito comum recorrer ao próprio celular, mas existem outras formas de colocar o som na caixa, confira:
Mídias eletrônicas
O bom e velho CD continua na ativa e pode ser uma opção para a playlist da festa. Contudo, se as músicas não estiverem em formato .mp3 muito provavelmente você vai precisar de algumas dúzias de CDs para garantir uma seleção variada durante toda a festa.
Outra opção são os pen drives e os cartões de memória que possuem uma capacidade de armazenamento maior, mas também são limitados. Caso opte por uma dessas opções, certifique-se que o equipamento de som possui entrada para a mídia escolhida.
Youtube
O Youtube também é uma boa pedida para criar playlists. Basta ter uma conta de acesso ao site e pronto, você cria a sua própria seleção! O legal de criar a playlist pelo Youtube é a possibilidade de reproduzir os vídeos junto com as músicas, o que torna a festa ainda mais interativa.
Para tocar a playlist do Youtube na festa você vai precisar de um celular com acesso à internet conectado a um equipamento de som.
Spotify
O Spotify é outro ótimo recurso para criação de playlists. O serviço de streaming oferece música, vídeos e podcasts que pode ser usado de modo muito semelhante ao Youtube. Contudo, para ter acesso a ferramenta é preciso assinar um dos planos oferecidos pela empresa.
Gostou das dicas? Agora é só fazer sua própria seleção de músicas para festa infantil e se divertir!