Ao menos uma vez na vida você já deve ter ficado na dúvida sobre o que pode ou não ir ao microondas.
Mas, por sorte, essa dúvida acaba hoje.
Isso porque trouxemos um post completinho com tudo aquilo que está liberado para ser colocado dentro do microondas e com tudo o que não pode sequer passar perto do aparelho, incluindo alimentos e materiais.
Bora conferir a lista toda?
O que pode ir no microondas
Pode usar plástico no microondas? E embalagens de papel? Essas e mais algumas perguntas a gente responde logo a seguir, confira:
Alimentos que podem ser preparados e aquecidos no microondas
De modo geral, praticamente todos os alimentos podem ser levados ao microondas, com exceção de alguns tipos que vamos falar no próximo tópico. Veja a lista:
Comida congelada
A comida congelada foi feita para o microondas. Aquela lasanha ou a pizza comprada no supermercado podem ser aquecidas tranquilamente dentro do aparelho, desde que você se lembre de remover a embalagem.
Mas a comida congelada que está no seu freezer preparada por você também pode ser descongelada e reaquecida no microondas.
Portanto, use o aparelho para aquecer feijão, arroz, legumes e toda sorte de comida que você tiver aí.
Água
Quem nunca usou o microondas para aquecer e ferver água? Pois é, o aparelho pode ser usado para isso também.
Mas atenção: tome muito cuidado ao retirar a água quente e tenha certeza que o recipiente utilizado é adequado para uso em microondas.
Leite
O leite é outro alimento super comum de ser preparado em microondas. E não tem problema nenhum nisso! Tá liberado.
Pão
Você sabia que o pão que comprou ontem pode ficar fresquinho de novo se levado ao microondas? Menos de um minuto é suficiente para deixá-lo como novo.
Mas tenha cuidado apenas para não exagerar no tempo de aquecimento. Isso porque o pão é um alimento seco que pode se incendiar dentro do aparelho.
Mel
Use o microondas para derreter e amolecer o mel. Isso mesmo! Além de poder ser aquecido no aparelho, o mel ainda retoma sua consistência e textura com a ajuda das microondas.
Vegetais e legumes
A grande maioria dos vegetais e legumes pode ser aquecida no microondas, especialmente aqueles com casca mais fina (Logo a seguir a gente te conta quais não podem ser levados ao micro).
Os vegetais mais duros devem ser cortados em pequenos pedaços para evitar riscos de explosão, como é o caso da cenoura, por exemplo.
Oleaginosas
Amendoim, castanhas, nozes, amêndoas e todo tipo de oleaginosas estão liberadas para aquecer no microondas. Mas por poucos minutos.
Carnes
Carnes de todos os tipos podem ser aquecidas no microondas. No entanto, é recomendado fatiá-las antes de aquecer para que assim ela receba as ondas de calor por igual.
Carnes com muita gordura, no entanto, podem respingar e fazer a maior sujeira dentro do microondas, por isso, tenha atenção.
Também não aqueça (nem cozinhe) linguiças no microondas para não correr o risco de vê-las explodirem.
Materiais que podem ser usados no microondas
Veja a seguir a lista de materiais que estão liberados para uso em microondas.
Plásticos próprios para microondas
Plástico não é tudo igual, especialmente quando o assunto é microondas. Existem potes e embalagens plásticas adequadas para o aparelho.
Por isso, sempre consulte a embalagem antes de usar e opte sempre por comprar potes próprios para uso em microondas. Isso garante que o plástico não vai derreter, nem se deformar, muito menos liberar substâncias toxicas no alimento.
Os plásticos usados em potes de sorvete, margarina e outras embalagens industrializadas não devem ser levados para o microondas. Além de derreter com o calor, essas embalagens podem contaminar o alimento.
Vidros próprios para microondas
Assim como acontece com o plástico, o vidro também possui restrições de uso ao microondas.
Via de regra, os potes e refratários de vidro grosso podem ser usados sem maiores problemas.
Já os vidros mais finos, como aqueles utilizados para fabricação de copos, por exemplo, devem ser evitados, uma vez que eles podem trincar e até explodir com o calor.
Na dúvida, a dica é a mesma: consulte a embalagem.
Bandejas de papel
As bandejas de papel que acompanham marmitas e pratos congelados podem ser levadas ao microondas sem nenhum risco.
Mas, por via das dúvidas, é sempre bom ficar por perto. Isso porque o papel pode pegar fogo e se isso acontecer você estará lá para impedir o acidente.
Cerâmica e porcelana
Pratos, xicaras, copos e travessas de cerâmica e porcelana podem ser usados no microondas, com exceção apenas daquelas que possuem detalhes metalizados.
Sacos de cozimento
Os sacos plásticos próprios para cozimento em microondas também estão liberados. Lembre-se que eles devem ter furos para que o vapor saia.
O que não pode ir no microondas
Veja agora tudo o que você deve evitar dentro do microondas:
Pimentas
Sabia que as pimentas (seja qual for o tipo) ao serem aquecidas no microondas liberam um gás que causa irritabilidade e ardência nos olhos?
E caso sejam deixadas dentro do aparelho por muito tempo ainda podem pegar fogo.
Melhor então prepará-las no fogão convencional.
Ovos
Nem pense em aquecer ovos cozidos dentro do microondas. Eles vão explodir! O que você pode fazer é cortar os ovos ao meio e aí sim aquecê-los.
Já para quem deseja fritar ou mesmo cozinhar ovos no microondas deve utilizar um recipiente próprio para isso.
Folhas verdes
Nenhum tipo de folha como, por exemplo, alface, almeirão e rúcula, deve ser levada ao microondas
Além de ficarem murchas, as folhas perdem uma quantidade significativa de nutrientes quando expostas ao aparelho.
Quando desejar consumir essas folhas aquecidas, faça isso no fogão.
Molhos
Os molhos (tomate, pesto, branco, shoyo, etc) são ótimos para causar sujeira e bagunça dentro do microondas.
Isso porque ao serem aquecidos eles respigam por todo o lado. Melhor evitar.
Uvas
Não prepare uvas no microondas. Elas explodem, do mesmo jeito que os ovos. Se desejar aquecê-las corte-as ao meio.
Legumes, frutas e vegetais com casca
Você já deve ter notado que todo alimento com casca é um problema dentro do microondas.
A resposta para isso é simples: o microondas aquece o alimento de dentro para fora e o vapor gerado lá dentro, quando não tem para onde sair, acaba gerando pressão e bum! Explode.
Por isso, a dica é sempre cortar ao meio, picar em cubos ou fazer furos com um garfo para que o vapor se dissipe.
Mamadeiras
Não esquente mamadeiras no microondas. Primeiro porque o bico pode entupir e causar uma explosão.
Segundo porque se o plástico usado para a mamadeira não for adequado para uso em microondas o leite pode acabar sendo contaminado.
Materiais que não podem ser usados no microondas
Panelas e objetos metálicos
Nenhum tipo de metal, incluindo alumínio e ferro, deve ser utilizado em microondas. Isso vale para panelas, potes, travessas, talheres e pratos.
Esses materiais soltam faíscas e existe uma grande chance de incêndio caso eles sejam colocados dentro do microondas.
Mesmo um pequeno detalhe metálico pode causar acidentes, como é ocaso dos filetes dourados em louças de cerâmica, por exemplo.
Papel alumínio
O papel alumínio, assim como os objetos metálicos, também deve ser abolido do microondas.
Isso vale tanto para alimentos embrulhados em papel alumínio, quanto para marmitas e potes feitos com o material.
Isopor
As embalagens de isopor também não podem ser colocadas no microondas. Esse material libera substancias tóxicas no alimento que ao serem consumidos se tornam prejudiciais ao organismo humano.
Tecido e papel comum
Tecidos e papéis não devem ser colocados no microondas pelo risco de pegarem fogo e causarem um incêndio, inclusive, os sacos de pão.
Madeira e bambu
Utensílios de madeira e bambu podem trincar, rachar e se partir ao meio quando submetidos ao calor das microondas. Por isso, evite-os também.
Cuidados extras ao utilizar o microondas
- Os modelos mais modernos de microondas costumam apresentar a opção “grill”. Nesse caso, é preciso se atentar para a função do aparelho que está sendo utilizada. Por exemplo, embalagens plásticas podem ser usadas na função microondas, mas não na função grill. Na dúvida, consulte o fabricante ou o manual de instruções do aparelho.
- Fique sempre por perto do microondas quando estiver aquecendo ou preparando algum alimento. Isso evita acidentes.
- Para preparações mais demoradas, pause o funcionamento na metade do tempo para virar o alimento. Assim o cozimento ocorre por igual.
Tomando todos os cuidados você garante a vida útil do seu microondas e ainda cuida da sua saúde.