Se você é do tipo que sempre acha que não tem o que vestir, acredite: a solução não é fazer compras. Sabe o que pode ser feito? Organizar o closet!
Pois é! Às vezes a bagunça é tão grande que se torna praticamente impossível encontrar qualquer coisa e é óbvio que nesses casos você vai ter sérias dificuldades em montar looks.
Portanto, bora arregaçar as mangas e partir para um dia de faxina geral no armário. A gente te ajuda com as dicas e recomendações a seguir. Anime-se!
Dicas de personal organizer para arrumação do closet
Decida o que fica e o que vai
O primeiro passo antes de qualquer organização é decidir o que permanece e o que será descartado (seja para doação, seja para o lixo).
Assim, comece tirando tudo de dentro dos armários e coloque sobre a cama. Em seguida, faça um exercício de reflexão, sincero e honesto, com suas roupas, uma por uma.
Avalie o quanto cada peça foi utilizada no último ano ou seis meses. Se notar vestimentas em que sequer chegou perto, então, pode ter certeza de que há uma imensa possibilidade de ficar sem usá-la novamente pelos próximos meses. Nesse caso, essa peça se torna uma grande candidata à doação.
Analise também se o traje serve em você. Se sim, ok. Em caso negativo, veja as chances de adaptá-la ao seu corpo. Caso não tenha a possibilidade de fazer ajustes, não hesite: disponibilize-a para alguém que faça melhor proveito.
Por fim, vêm as peças com furos, manchas ou extremamente gastas que não tem condições de serem doadas. Essas devem ir para o fundo do saco preto de lixo. Mas, calma! Não jogue na lixeira ainda!
Por amor ao meio ambiente, encaminhe-as para programas de logística reversa. Muitas lojas, inclusive bem populares, aceitam roupas de outras marcas. Basta levá-las até lá e fazer o descarte correto.
Os itens enviados podem ter até dois destinos diferentes. O primeiro deles é a reciclagem, quando o tipo de tecido permite que as fibras voltem ao processo industrial, transformando-se em novas peças ou em outros produtos. A segunda possibilidade é o reaproveitamento, quando a proposta é dar um novo uso para a roupa, como por exemplo, transformar uma calça em capa de almofada.
Tipo e cor
Depois do destralhe inicial, faça a separação das suas roupas por tipo e cor. Dê o start dividindo as camisetas de manga curta numa pilha e as de manga cumprida em outra. Os itens de academia também devem ter um local só para elas. Assim como casacos, bermudas, calças e camisas.
Logo depois, faça uma segunda separação, dessa vez por cor. Pegue a pilha de camisetas e as organize por ordem de tom, indo do mais claro para mais escuro ou vice-versa.
Se gostar da ideia, separe também as peças lisas das estampadas. Você vai ver que ficará ainda mais fácil localizar o que precisa. Confia!
O que dobrar e o que pendurar?
Chegou a hora de colocar tudo de volta no armário. Mas antes examine as peças que podem ser dobradas, daquelas que devem ser penduradas. De modo geral, as roupas que não amassam podem ser dobradas sem peso na consciência.
Roupas para dobrar
- Camisetas e outras peças de malha (perdem a forma se forem penduradas);
- Roupas de lã (não podem ser penduradas porque esticam);
- Peças de algodão;
- Roupas de ginástica;
- Jeans;
- Pijamas e roupas íntimas;
- Roupas de festas.
Já os itens que costumam amassar com facilidade devem ficar pendurados em cabides.
Roupas para pendurar
- Blazers e casacos;
- Saias e vestidos;
- Peças em linho;
- Calças de alfaiataria;
- Camisas sociais;
- Roupas de tecidos delicados, como seda, crepe e cetim.
Organizadores
Muitas vezes, só as gavetas e as prateleiras não dão conta de organizar tudo o que você tem. E é nesse momento que você deve lançar mão dos organizadores.
Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade, dos mais inúmeros modelos e tamanhos. As caixas e cestos, por exemplo, são ótimas para armazenar calçados e peças pouco utilizadas. E plus: servem ainda para organizar lenços e chapéus.
As roupas íntimas, as de academia, além de acessórios como cintos, ficam perfeitamente organizados em colmeias. Inclusive, esse tipo de organizador você mesmo pode fazer, sabia? Basta usar canos de PVC ou rolinhos de papel. Se joga!
Sapatos e acessórios
Reserve um espaço do seu armário única e exclusivamente para guardar os sapatos, especialmente aqueles que você quase não usa. Você pode contar com caixas de papelão para tal função.
Botas de cano alto devem ser guardadas com protetores na parte interna para evitar deformação. Aproveite e mantenha junto com os calçados saquinhos de sílica, assim acabam não mofando.
Os acessórios, como bijuterias, precisam de um cantinho só para eles. Disponha uma caixa do tipo colmeia ou considere a possibilidade de pendurá-los em uma placa perfurada. Além de ficarem sempre visíveis, seus acessórios não vão mais se embolar um no outro.
Roupas de festa
Muito provavelmente você não vai a festas ou eventos toda semana. Isso deve acontecer uma vez ou outra e, certamente, trajes e calçados destinados para esses momentos devem fazer parte do seu guarda-roupa.
No entanto, esses itens não precisam ocupar um grande espaço dentro do armário, nem tão pouco ficar à vista. Organize os vestidos embalando-os em sacos TNT (para que o tecido respire) e em seguida coloque-os em caixas. Os cuidados devem ser os mesmos com os sapatos.
Por fim, coloque essas caixas nas prateleiras mais altas ou lá no fundo do armário.
Roupas da estação
Procure organizar o seu armário na troca de estações, se não das quatro, ao menos das duas mais marcantes: outono e primavera.
Faça uma seleção das vestimentas próprias de determinada época do ano e as deixe mais acessível para serem usadas. Assim, você ganha tempo e não corre o risco de deixar de usar alguma peça simplesmente porque estava bem escondida no armário.
Peças de valor afetivo
Um dos momentos mais difíceis da organização do closet é a hora em que você precisa lidar com as roupas de valor afetivo, principalmente aquelas que ganhadas de alguém especial.
O conselho, nesse caso, é avaliar com honestidade se realmente vale a pena manter essa peça. Se achar que sim, cuide-a com carinho. Caso contrário, tire uma foto para se lembrar e mande para doação, sem olhar pra trás.
Fuja de promoções
Sabe aquela ideia de comprar só porque está barato? Além de ser péssimo para o seu bolso, o seu armário e um grande problema para o meio ambiente, já que todo consumo exagerado causa impactos ambientais.
Portanto, compre somente aquilo que você realmente precisa. E tente sempre priorizar qualidade ao invés de quantidade, ok? Menos é mais também!
Mantenha tudo em ordem
Depois de um dia de faxina e organização, tudo o que você precisa a partir de agora é manter a ordem. Por isso, sempre dobre as roupas antes de guardar ao invés de apenas enfiar de qualquer jeito dentro da gaveta.
Também é importante deixar a porta do guarda-roupa aberta por algumas horas, ao menos uma vez por semana, assim suas roupas ventilam e não ficam com aquele odor característico.
E, mesmo que tudo esteja em ordem, faça uma limpeza todo ano para garantir que tudo o que está no seu armário é realmente importante para você.