Casa nova, vida nova! Porém, antes de aproveitar o que seu novo lar tem a oferecer é importante pensar na organização pós-mudança.
Sim, essa tarefinha que nem sempre é muito agradável, mas é extremamente necessária. E aqui já vai uma dica: quanto antes começar, melhor! Então, tchau preguiça!
Quer saber mais? Confira recomendações de especialistas na área para facilitar (ainda mais) o seu processo de mudança, vem ver!
Organização pós-mudança: 9 dicas para deixar tudo em ordem
Caixas etiquetadas
A organização pós-mudança começa bem antes de chegar na residência nova. Isso porque a fase de empacotar e guardar os objetos lá na antiga casa vai te ajudar a poupar tempo e esforço físico e mental quando for arrumar tudo.
Portanto, o primeiro conselho é deixar todas as caixas devidamente etiquetadas para que você saiba exatamente o que têm dentro de cada uma. Essa simples atitude é valiosa na hora de encontrar um pertence, afinal, você não vai precisar abrir caixa por caixa até achar o que precisa.
Faxina em cada cômodo
Chegou na casa nova? Então, a primeira coisa a fazer antes mesmo de abrir a primeira caixa é faxinar tudo! Limpe cada cômodo, começando pelo teto, indo para as janelas e, por fim, o piso. Banheiros e cozinha devem ser lavados para garantir uma higienização mais profunda.
Só depois de tudo limpinho comece a retirar os pertences da caixa.
Oriente o pessoal do transporte
Independentemente de quem vai fazer o transporte da mudança, uma coisa é fato: orientação nunca é demais!
Quem está carregando os pertences não sabe onde cada móvel irá ficar, então cabe a você ou outra pessoa da família fazer esse direcionamento. Dessa forma, os móveis e eletrodomésticos mais pesados já ficam no local certo e você não precisa sair arrastando tudo pelo meio do caminho.
Defina o lugar para as caixas
As caixas com roupas, documentos, livros, utensílios de cozinha, entre outros bens podem ser alocados todos no mesmo cômodo, de modo que os demais fiquem livres para a organização. Assim, você mesmo vai carregando tudo conforme o seu planejamento.
Outra opção é colocar as caixas nos seus respectivos aposentos. Por exemplo, a caixa de louça já vai direto para cozinha, enquanto a caixa de livros vai para o escritório ou para sala. Você define como achar melhor.
Organize a cama
Uma das dúvidas de quem começa a fazer a organização pós-mudança é saber por onde começar. E, nesses casos, a orientação é sempre começar pela organização da cama. Afinal, tem coisa pior do que passar um dia inteiro carregando caixas, colocando coisas no lugar e depois não ter onde dormir confortavelmente?
Portanto, antes de abrir a primeira caixa da mudança concentre-se em deixar a cama na área correta, desembalada e com o colchão forrado com um lençol limpo. Já separe também os travesseiros e mantas. Desse jeito, você começa o próximo dia descansado e cheio de energia!
Tenha um kit de sobrevivência
Mais uma dica de ouro é fazer um kit de sobrevivência com itens básicos e essenciais para não perder tempo procurando por coisas que certamente precisará usar. Mas, um detalhe: esse kit deve ser preparado lá na antiga casa, ok?
Para tanto, providencie seus documentos pessoais e da família, carteira com dinheiro (trocado de preferência), cartão do banco, além de produtos de higiene pessoal, como escova de dentes, fio dental, pente, sabonete e shampoo. Separe também um conjunto de roupas íntimas e de dormir.
Vá para cozinha
Com as etapas anteriores concluídas com sucesso, comece agora a se concentrar na organização da cozinha. Mas, calma! Não precisa fazer tudo no mesmo dia. A gente sabe que a cozinha é uma das partes mais exigentes na pós-mudança, por isso a sugestão é iniciar pelos itens de maior necessidade primeiro.
Separe copos, pratos, talheres e panelas que você usa todos os dias. Deixe as louças mais refinadas e os demais utensílios que você quase não usa para depois.
Não esqueça também de providenciar a instalação dos eletrodomésticos, como o fogão e geladeira. Lembrando que a maioria das transportadoras se responsabilizam apenas pelo deslocamento e entrega dos itens.
Quer mais uma dica? Deixe para cozinhar quando a euforia da mudança já tiver passado. Nesse primeiro dia peça um delivery, assim sobra mais tempo para você cuidar melhor da arrumação.
Hora de organizar o guarda-roupa
Cozinha ok? Então chegou a hora de pensar na organização do armário de roupas. Caso ainda não esteja montado, não se desespere. Mesmo assim é possível dar uma geral nas roupas.
O primeiro conselho é desembalar as peças por ordem de necessidade e de uso. Se você trabalha fora, separe algumas combinações para vestir durante a semana. Dá até para improvisar uma arara no quarto e já deixar os trajes pendurados.
Selecione também roupas de “usar em casa” e alguns itens de frio, como blusas e casacos, afinal, nunca se sabe quando o tempo resolve mudar, não é mesmo?
Organize em seguida os seus sapatos. Comece pelos de uso diário, assim como fez com as vestimentas. Não adianta se preocupar com os calçados de festa agora, ok? Um vez finalizado essa etapa inicial já dá para respirar um pouco mais sossegado e aguardar até a montagem do guarda-roupa.
Não se esqueça do banheiro
O banheiro também merece atenção na organização pós-mudança, afinal, esse é um dos cômodos mais importantes da casa.
Comece desembalando os itens essenciais, como higiene pessoal e toalhas, e aproveite a oportunidade para descartar produtos vencidos ou pouco usados, mantendo apenas o necessário. Não esqueça também do papel higiênico, além de um cestinho de lixo e o tapetinho (que não é luxo, é necessidade).
Aos pouquinhos, a casa nova vai ganhando cara e ficando do jeitinho que você imagina. Não precisa ter pressa, mas mantenha o foco e a concentração, assim a organização pós-mudança termina mais rápido e você e sua família podem curtir o lar plenamente!