Identificar uma orquídea bambu é fácil, afinal, ela faz jus ao nome. Essa espécie linda de orquídea possui caules com aparência muito similar a de pequenos bambus, com gominhos em toda extensão, além de folhas finas e compridas.
E se você tem uma dessas em casa, esse post é para você. Hoje vamos te dar dicas de cultivo, cuidados e te inspirar com ideias de paisagismo e decoração com a orquídea bambu. Vem conferir.
Orquídea bambu: características e curiosidades
Ao contrário de outras espécies de orquídeas, a orquídea bambu é considerada terrestre, já que ela cresce diretamente no solo sem a necessidade de se agarrar a troncos de árvore ou substratos.
Originária de países asiáticos como Índia, Nepal e Tailândia, a orquídea bambu quase foi extinta da natureza, sendo hoje em dia raramente encontrada em seu habitat natural. Mas com a criação da espécie em estufas, a orquídea bambu pode ser facilmente encontrada para venda
E você acredita que a orquídea bambu pode chegar a quase 2,5 metros de altura quando plantada livremente no solo? Isso faz com que a orquídea bambu seja muito apreciada para o paisagismo de jardins e para ornamentar muros, cercas e passeios públicos.
Outra curiosidade interessante dessa espécie é a sua floração. Enquanto as demais orquídeas possuem período especifico do ano para florir, a orquídea bambu floresce praticamente o ano inteiro, com pequenos intervalos entre uma florada e outra.
As flores da orquídea bambu podem variar em três tonalidades principais: branca, amarela e lilás, sendo que essas cores muitas vezes são combinadas entre si gerando flores mescladas em dois tons.
Como plantar orquídea bambu
A orquídea bambu pode ser plantada no solo ou no vaso. Em caso de canteiros, recomenda-se uma cova com cerca de 50 cm onde a nova muda deverá ser plantada.
Antes de realizar o plantio, no entanto, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é revolver e arejar bem o solo. Em seguida, adicione algum tipo de adubo orgânico, pode ser aquele tirado diretamente da composteira doméstica ou, então, húmus de minhoca, torta de mamona ou bokashi.
A terra adubada deve descansar por alguns dias, cerca de uma semana, antes do plantio.
Depois desse cuidado prévio é hora de fazer o plantio efetivamente. Nesse momento, você tem dois caminhos a seguir: optar pelo plantio de uma brotação nova, retirada a partir de uma touceira mãe ou, então, usar um keike.
Não sabe o que é um keike? Tudo bem, a gente explica! Keikes são como um tipo de mudinha que brota na haste floral após a floração.
O keike surge na base da haste e pode ser reconhecido pelo formato arredondado e pela película seca que o protege. Basta destacar esse keike da haste e plantá-lo no solo.
Também é fundamental que você ofereça um bom sistema de drenagem para o vaso da orquídea bambu, uma vez que ela não suporta solos excessivamente molhados.
Atenção: apesar de ser uma espécie de orquídea, a orquídea bambu não pode ser fixada em troncos de árvore ou plantada em vasos de fibra de coco. Elas precisam de terra, de preferência, bem adubada de canteiros e vasos fundos.
Como cuidar da orquídea bambu
Dentro todas as espécies de orquídeas, a orquídea bambu pode ser considerada como uma das mais fáceis e simples de cuidar.
Esse tipo de orquídea é muito resistente ao ataque de pragas e se adapta muito bem a diversos tipos de solo, não exigindo grandes manutenções.
Veja a seguir as dicas para cuidar da orquídea bambu direitinho:
Luminosidade
A orquídea bambu gosta de sol e temperaturas que variam entre o clima ameno e quente com termômetros marcando entre 23ºC e 30ºC. Por isso, plante-a em um local que receba luz solar por, no mínimo, cinco horas por dia.
Essa espécie de orquídea não tolera climas frios, nem ventos fortes. Caso você more em uma região com essas características pode ser que alguns problemas apareçam, como queima e queda de folhas e flores, por exemplo.
Regas
A orquídea bambu gosta de água, mas sem exageros, por isso é importante a drenagem correta do vaso.
Nos dias de verão, recomenda-se regar a orquídea bambu todos os dias. Já nos dias mais frios do ano, as regas podem ocorrer em dias alternados ou a cada três dias. Na dúvida, toque o solo e verifique se ele ainda está úmido.
Prefira fazer as regas na parte da manhã, bem cedinho, ou no fim da tarde quando o sol já está ameno. Não rega a orquídea bambu no horário mais quente do dia.
Adubação
A orquídea bambu deve receber adubação periódica, seja com adubo orgânico ou químico.
Caso sua preferência seja o adubo orgânico, a dica é realizar a adubação a cada dois meses em média. Você pode usar adubo de composteira, bokashi, húmus de minhoca, entre outros.
Já no caso de adubos químicos, a adubação deve ser feita preferencialmente antes da floração. A fórmula mais recomendada para esse tipo de orquídea é a NPK 10-52-10.
E mesmo que a orquídea bambu goste muito de adubação é importante não exagerar. O excesso de adubo pode queimar as folhas.
Poda
A orquídea bambu não exige podas regulares, apenas podas de limpeza para remoção das folhas e hastes secas e mortas, garantindo que a planta não perca sua vitalidade e saúde.
Essa poda deve ser realizada preferencialmente após a floração.
Cuidados
De modo geral, a orquídea bambu não exige grandes cuidados ou manutenção. Mas você deve ficar de olho em alguns sinais importantes que a planta pode estar enviando.
O primeiro deles é o surgimento de folhas amareladas. Esse é um clássico sinal de qual a orquídea está sofrendo com a falta de nutrientes, água ou luz.
A solução nesse caso é verificar o que a planta necessita e suprir essa necessidade o mais rapidamente possível. Inclusive, pode ser que você precise mudá-la de lugar para receber mais luz.
Outro problema comum é o surgimento de manchas arredondadas nas folhas da orquídea bambu. Geralmente essas manchas indicam a presença de fungos. Verifique se a planta está recebendo água em excesso e corrija.
Pode ser, dependendo da situação em que a planta se encontra, que seja necessário também a aplicação de algum fungicida.
Confira a seguir 30 ideias de como usar a orquídea bambu na decoração e no paisagismo:
Imagem 1 – Orquídea bambu cultivada na água: uma boa alternativa para quem não tem quintal ou jardim.
Imagem 2 – E o que acha de uma decoração de casamento com orquídeas bambu? Aqui, elas formam um lindo arco na recepção.
Imagem 3 – Orquídea bambu no vaso: as flores podem variar entre branco, amarelo e lilás.
Imagem 4 – A orquídea bambu é perfeita para cobrir muros e paredes externas.
Imagem 5 – Repare como as folhas e caule da orquídea bambu se assemelham a um bambu verdadeiro.
Imagem 6 – Na natureza, a orquídea bambu pode facilmente atingir até 2,5 metros de altura.
Imagem 7 – A orquídea bambu pode ser usada para criar maciços em projetos paisagísticos.
Imagem 8 – Ou ainda cercas vivas!
Imagem 9 – Orquídea bambu amarela para contrastar com a decoração de tons neutros.
Imagem 10 – Já aqui, o vaso de cerâmica deixa a orquídea bambu mais elegante e sofisticada.
Imagem 11 – Orquídea bambu amarela para “aquecer” e iluminar a cozinha.
Imagem 12 – Um caminho de orquídeas bambu em meio ao jardim.
Imagem 13 – A parede azul esverdeada se tornou o pano de fundo ideal para essa orquídea bambu.
Imagem 14 – Touceiras de orquídea bambu dão as boas vindas nessa casa de campo.
Imagem 15 – Orquídea bambu em vaso: quanto maior o recipiente, mais a planta se desenvolve.
Imagem 16 – A orquídea bambu é perfeita para ornamentar quintais de casas.
Imagem 17 – Flores o ano inteiro!
Imagem 18 – As flores caíram? Não jogue fora! Coloque-as em potinhos de vidro sobre a mesa.
Imagem 19 – Exóticas e elegantes, as flores da orquídea bambu são um show da natureza.
Imagem 20 – Um jeito lindo de garantir um novo uso para aquilo que não serve mais.
Imagem 21 – A mesa de jantar fica perfeita com os pequenos vasinhos de orquídeas bambu.
Imagem 22 – A orquídea bambu ama o sol! Junto dele ela se desenvolve maravilhosamente.
Imagem 23 – Caminho rústico de orquídeas bambu em meio ao jardim.
Imagem 24 – Caule com gominhos e folhas alongadas. Impossível não reconhecer uma orquídea bambu!.
Imagem 25 – Em meio a pratos e tigelas, o vaso de orquídea bambu lilás se destaca.
Imagem 26 – A orquídea bambu também funciona para aqueles casos onde a intenção é esconder ou camuflar ambientes.
Imagem 27 – Orquídeas bambu ficam lindas em jardins de estilo tropical.
Imagem 28 – E se a intenção for criar um jardim de orquídeas bambu sempre plante várias mudas juntas.
Imagem 29 – O melhor arranjo de mesa para sua sala de jantar.
Imagem 30 – Já para a sala de estar colorida e contemporânea, a dica é usar um vaso de orquídea bambu amarela que contraste com os demais elementos da decoração.