A palmeira azul é uma entre as várias espécies de palmeiras da família das arecaceae. Originária da Ilha de Madagascar, na África, essa palmeira chega a atingir mais de 12 metros de altura.
Mas não é pela altura que a Bismarckia Nobilis – nome cientifico da planta – se destaca. A principal característica da Palmeira Azul é a coloração levemente azulada, quase prateada, de suas folhas. Entendeu agora o porquê do nome?
A forma espalmada e em leque das folhas também é outra característica marcante da planta.
O fato é que essa combinação entre cor e formato tem transformado a Palmeira Azul em uma das espécies de palmeiras preferidas para projetos paisagísticos. Se você também está interessado em transformá-la na estrela do seu jardim continue acompanhando o post que vamos te explicar detalhadamente como plantar e cuidar da Palmeira Azul. Confira:
Como plantar a palmeira azul
A Palmeira Azul pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos. Em ambos os casos, recomenda-se a abertura de uma cova grande capaz de receber toda a raiz da planta.
No momento do plantio é importante preparar uma mistura de partes iguais de húmus de minhoca e areia. Junto a essa mistura adicione também adubo orgânico ou o composto NPK 10-10-10.
Lembre-se de manter uma boa drenagem no solo, especialmente se a palmeira for plantada em vaso e evite ao máximo mexer na raiz da planta. Outra dica importante é regar a Palmeira por dez dias seguidos após o plantio.
Dicas e cuidados com a palmeira azul
O local onde a Palmeira Azul será cultivada é um dos cuidados mais importantes que você pode ter com a planta. Essa espécie deve ser cultivada a sol pleno para se manter sempre bonita e saudável. Portanto nada de locais sombreados ou sem incidência de luz natural.
As regas devem ser frequentes, contudo verifique sempre a condição do solo, pois água em excesso pode apodrecer a planta.
A Palmeira Azul deve ser adubada a cada um ou dois anos com adubo orgânico ou o composto indicado acima. Para isso, abra uma vala ao redor da planta e adicione a mistura.
Como inserir a palmeira azul no paisagismo e na decoração
A palmeira azul é uma planta exuberante e escultural capaz de criar um grande ponto de destaque no projeto paisagístico. Por essa razão, recomenda-se plantá-la sozinha de modo que ela não precise competir visualmente com outras espécies. Contudo, ela também pode ser cultivada em grupos ou linhas.
Para obter o melhor efeito visual, o ideal é plantar as mudas de Palmeira Azul com uma distância de aproximadamente quatro metros uma da outra. Pois mesmo pequena a palmeira já possui uma copa ampla que pode acabar invadindo o espaço da companheira ao lado.
A palmeira azul recebe muito bem composições com plantas mais baixas, especialmente quando plantadas ao seu redor ou sob ela.
Os jardins que mais se beneficiam da beleza exótica da Palmeira Azul são os modelos amplos de estilo tropical ou contemporâneo.
Preço e onde comprar palmeira azul
A palmeira azul é uma planta relativamente fácil de ser encontrada, especialmente em Garden Centers. O preço médio de uma muda ainda pequena da palmeira azul é de R$ 50.
Agora, caso você deseje uma muda um pouco maior pode ser que desembolse até R$ 150 pela planta, dependendo da região do país onde você se encontra.
60 ideias de paisagismo com a palmeira azul em áreas externas
Ainda na dúvida se a Palmeira Azul é a planta mais indicada para sua casa e seu jardim? Então vem conferir com a gente a seleção de imagens abaixo com jardins que não tiveram medo de apostar na planta. Neles, a Palmeira Azul é a grande estrela e você é o convidado do show.
Imagem 1 – Mesmo ainda pequena essa palmeira azul já se destaca na entrada da casa ornamentada por pedras.
Imagem 2 – Junto à dracena e aos cactos, esse pequeno exemplar de palmeira azul plantado no vaso aproveita a luz natural que vem pela janela do quarto.
Imagem 3 – E depois de cuidar e aguardar pacientemente a Palmeira Azul crescer eis que ela te surpreende com uma beleza única e espetacular.
Imagem 4 – Alameda de espécies diferentes de palmeiras: repare na diferença de tons entre a palmeira azul e a palmeira leque.
Imagem 5 – Folhas espalmadas da palmeira azul formam a sombra ideal para o desenvolvimento das folhagens plantadas logo abaixo dela.
Imagem 6 – No deck de madeira essas palmeiras azuis garantem sombra e frescor para a beira da piscina.
Imagem 7 – No vaso a palmeira azul fica com o crescimento limitado e pode ser usada tranquilamente em ambientes internos ou externos.
Imagem 8 – A palmeira azul também pode ser usada na decoração de festas; aqui, por exemplo, ela foi combinada com folhas de costela de adão e cravos formando um arranjo alegre e bem tropical.
Imagem 9 – Pequenina, discreta, mas ainda assim muito charmosa.
Imagem 10 – O canteiro central foi todo dedicado a ela; ao redor, flores e plantas menores completam o cenário.
Imagem 11 – Repare como a copa da palmeira azul é ampla e espaçosa; por isso mesmo é importante deixar um espaço razoável entre a Palmeira Azul e outras espécies altas.
Imagem 12 – A palmeira azul é capaz de se destacar mesmo quando ainda é uma muda jovem.
Imagem 13 – Sob a sombra da palmeira azul um belo canteiro de formas arredondadas repleto de iresines vermelhas.
Imagem 14 – Quanto maior, mais bonita!
Imagem 15 – Um trio de palmeiras azul para ornamentar esse jardim amplo e todo gramado.
Imagem 16 – Para dar uma cara mais árida ao jardim de palmeiras azul invista em um caminho de areia e pedras.
Imagem 17 – Olha o efeito que apenas uma folha de palmeira azul dá para a sala! Incrível, não é mesmo?
Imagem 18 – Nesse canteiro, as palmeiras azul e as bromélias compartilham o mesmo espaço com muita harmonia; as pedras completam a proposta paisagística.
Imagem 19 – Não são apenas as folhas da palmeira azul que se destacam, o caule da planta também é muito ornamental; o efeito de ‘camadas’ visto nele é provocado pela queda das folhas velhas da palmeira.
Imagem 20 – Você pode definir como será o crescimento da palmeira azul: caso deseje que ela se mantenha mais enxuta pode as laterais e deixe-a crescer apenas verticalmente.
Imagem 21 – Com apenas uma folhinha, a palmeira azul que está lá no jardim já pode contribuir com a decor interior.
Imagem 22 – Deixe a palmeira azul abraçar o seu quintal.
Imagem 23 – Enquanto não cresce, a muda de palmeira azul divide o campo visual com espécies menores de flores e folhagens.
Imagem 24 – Aqui, a palmeira azul foi combinada com plantas similares formando um maciço verde com o mesmo padrão visual.
Imagem 25 – Imponentes e deslumbrantes: as palmeiras são o destaque desse jardim e, convenhamos, não precisa de mais nada mesmo.
Imagem 26 – Elas ainda estão pequenininhas, mas imagine como esse caminho vai ficar quando as palmeiras ganharem altura.
Imagem 27 – Um cantinho para descansar e relaxar na bela e fresca companhia das palmeiras azul.
Imagem 28 – As palmeiras azul mais maduras florescem, assim como essa da imagem, e chegam a produzir frutos ovóides de cor escura, quase pretos.
Imagem 29 – Aqui, as palmeiras azuis foram plantadas em vasos similares para compor um projeto de decoração de interiores.
Imagem 30 – Um belo e bem cuidado gramado junto a uma palmeira azul no auge de sua força e beleza: isso é tudo que uma fachada de casa precisa para se destacar.
Imagem 31 – As palmeiras azul foram as escolhidas para adornar essa alameda junto com as buchinhas muito bem aparadas.
Imagem 32 – Nessa proposta, a pequena muda de palmeira azul aparece apenas no topo do arranjo; as folhas de hera e os antúrios acabam se tornando a base da planta.
Imagem 33 – A decoração rústica e com uma leve pegada industrial apostou no pequeno vaso de palmeira azul para trazer natureza e frescor ao ambiente.
Imagem 34 – Pode não parecer, mas ela está ali: pequenina e escondida, mas por pouco tempo.
Imagem 35 – A parede de tijolinhos ganhou um destaque a mais com a presença do vaso de palmeira azul.
Imagem 36 – Se a palmeira azul já é linda de dia, imagina de noite? Ainda mais com uma iluminação toda especial e direcionada para ela.
Imagem 37 – Canteiro prateado: nesse jardim, as delicadas cinerárias acompanham o tom de cinza azulado das folhas da palmeira azul.
Imagem 38 – Pequenas ou grandes, as palmeiras azul são sempre bem vindas em projetos paisagísticos.
Imagem 39 – Nessa imagem, as folhas de palmeira azul foram usadas para decorar o bar rústico e aconchegante.
Imagem 40 – Uma proposta bem tropical: palmeira azul adornada por pássaros do paraíso, uma planta de flores laranja e azul.
Imagem 41 – Ela pode até não ser a proposta principal, mas ninguém passa por ela sem ser surpreendido por suas belas folhas azuis.
Imagem 42 – De um lado, o maciço de cactos e do outro, a espaçosa palmeira azul.
Imagem 43 – Aos pés da Palmeira Azul, pequenas e delicadas suculentas do tipo ‘rosa de pedra’.
Imagem 44 – As palmeiras valorizam ainda mais o muro de pedra na entrada dessa casa.
Imagem 45 – Para se perder em meio a tantas e deslumbrantes palmeiras azuis; todas elas plantadas em vasos.
Imagem 46 – E para ornamentar a entrada dessa casa de arquitetura moderna só podia ser ela, é claro, a Palmeira Azul.
Imagem 47 – Aqui, a palmeira azul foi plantada bem no centro do jardim escondendo atrás dela uma delicada casinha branca.
Imagem 48 – Uma composição interessante de palmeiras azul: cada uma de um tamanho diferente.
Imagem 49 – Nessa casa, os vasos de palmeiras azul recepcionam com muito charme e beleza aqueles que chegam.
Imagem 50 – A piscina dessa casa foi cercada por plantas tropicais, entre elas a palmeira azul, formando um jardim exuberante.