Hoje é dia de artesanato! E a dica desse post é o papel machê. Já ouviu falar? O papel machê é uma técnica artesanal muito popular na arte brasileira e que pode ser facilmente reproduzida em casa.
A gente te conta mais a seguir, acompanhe.
O que é papel machê
O papel machê é uma técnica artesanal feita a partir de dois ingredientes simples e muito acessíveis: papel e água.
Existem várias receitas de papel machê, mas, basicamente, todas elas pedem para deixar o papel picado de molho em água, coar e, em seguida, misturar alguma substância que dê liga a massa, como cola branca ou gesso.
Após esse processo, o papel machê se transforma em uma massa moldável perfeita para confecção de brinquedos, esculturas, peças decorativas e o que mais a imaginação mandar.
Outra característica interessante do papel machê é que ele permite diversos tipos de acabamento, como pintura e decoupage, por exemplo.
Por ser muito fácil de fazer, o papel machê acaba sendo muito utilizado na educação infantil, para incentivar o lado artístico das crianças. Ou seja, se você tem crianças em casa, já sabe, pode chamar elas para participar.
Como fazer papel machê
O papel machê é muito versátil. Você pode fazer a massa com diferentes tipos de papel, desde folhas de caderno usadas até jornais, revistas e caixas de ovos.
Inclusive, o papel machê é uma ótima opção de reciclagem que você pode fazer em casa recolhendo papéis sem uso. Confira a seguir quatro maneiras diferentes de fazer papel machê.
Receita de papel machê simples
- Papel picado (o da sua preferência)
- Bacia
- Água
- Cola branca
O primeiro passo é colocar o papel picado em uma bacia com água. Deixe-o de molho de um dia para o outro ou até notar que ele está se desmanchando na água.
Depois de aguardar o tempo indicado, coe a água de modo que apenas o papel permaneça na peneira. Em seguida, amasse bem para remover todo o excesso de água.
Adicione cola branca e mexa bem até a mistura se tornar uma massa homogênea. Ela também não deve grudar nas mãos.
O papel machê está pronto para ser moldado do jeito que você preferir. Após finalizar o trabalho, aguarde cerca de 2 a 4 dias para a secagem completa. Depois desse tempo já é possível fazer pinturas ou aplicar o acabamento desejado.
Ficou com alguma dúvida, então veja o passo a passo completo do papel machê a seguir:
Como fazer papel machê com liquidificador
Se você quer uma massa de papel machê que fica pronta em minutos, então sua melhor opção é o liquidificador.
Esse aparelho doméstico pode ser um grande quebra galho na hora de agilizar o processo artesanal do papel machê. A receita também é bem simples, o que muda mesmo é o jeito de fazer, confira o passo a passo abaixo:
Como fazer papel machê com jornal
Tem jornal ou revistas sobrando aí na sua casa? Então bora fazer papel machê com esses materiais.
O processo é praticamente o mesmo dos anteriores, mas, por via das dúvidas, é sempre bom dar uma olhada no passo a passo, né? Então confira:
Como fazer papel machê com papel higiênico
Acredite se quiser, mas o papel higiênico está entre os preferidos para fazer papel machê. Esse tipo de papel confere uma textura mais lisa e uniforme ao trabalho que, consequentemente, acaba deixando-o mais delicado e bonito.
Veja a seguir como usar o papel higiênico para fazer papel machê:
Ideias de artesanato com papel machê
Agora que você já sabe como fazer a massa de papel machê, o que acha de aprender como fazer algumas esculturas? Confira os tutoriais com o passo a passo:
Gato em papel machê
Bailarina de papel machê
Cumbuca de papel machê
Vaso de papel machê
Quer mais ideias de artesanato com papel machê? Então vem só conferir as 50 inspirações que separamos abaixo: