Ter uma parede branca em casa é como ter uma tela pronta para receber o pincel carregado de tinta. A cor neutra e clara permite que diferentes estilos sejam incorporados à decoração. Mas o que pode parecer uma grande vantagem pode se tornar uma frustração se não for bem utilizada.
Isso porque o branco em excesso pode deixar o visual demasiadamente frio e impessoal, carregando o ambiente de uma neutralidade cansativa e enjoada. Por isso mesmo é tão importante saber como trabalhar as paredes brancas que temos em casa.
Se você ama paredes brancas e têm elas aí na sua casa, ou se está pensando em utilizar a cor para renovar o visual dos ambientes, é interessante conhecer mais a fundo como o branco pode influenciar a decoração e descobrir modos de equilibrá-lo no ambiente. Pois então vem com a gente que vamos te contar tudo sobre paredes brancas:
Características da cor branca
O branco é a cor universal da paz, da pureza, da limpeza e da inocência. A cor também é conhecida como “cor da luz,” já que ela reflete todas as cores do espectro.
A cor branca nas paredes da casa sugere frescor, amplitude, liberdade e limpeza, mas quando utilizada em excesso pode levar a sensações de vazio, frieza e impessoalidade.
Por que ter paredes brancas em casa
Um dos principais motivos de utilizar o branco nas paredes de casa é pela sensação de amplitude que ela provoca. O branco expande os ambientes dando a impressão de que eles são maiores e mais espaçosos, o que é um truque muito interessante para ambientes pequenos.
O branco também reflete a luz deixando os ambientes mais iluminados, reforçando ainda mais a sensação de amplitude.
Outro grande motivo para você usar o branco nas paredes é que a cor combina com todas as outras cores e pode ser usada sem medo como base de qualquer estilo de decoração, desde as mais clássicas e sofisticadas até as mais rústicas, passando ainda por propostas modernas e joviais.
Resumindo, as paredes brancas são um coringa na decoração e funcionam muito bem quando a intenção é iluminar e expandir ambientes. Contudo, deve ser usado com atenção para não causar incomodo e desconforto.
Como decorar as paredes brancas
Saber como usar as paredes brancas é o grande segredo para ter um ambiente neutro, clean e bem decorado. Por isso vamos listar abaixo algumas ideias de como decorar as paredes brancas e deixá-las agradáveis e confortáveis ao olhar. Confira:
Textura
Uma forma de valorizar a parede branca é aplicando textura nela. Essa textura pode ser um grafiato, tijolinhos aparentes pintados na cor, efeitos em 3D, boisseries ou outra interferência que traga relevo e um aspecto visual diferenciado para a cor, agregando informação e valor estético.
Nichos e prateleiras
Usar nichos e prateleiras na parede branca é uma forma prática, funcional e muito decorativa de dar vida ao ambiente. Use objetos decorativos coloridos e que criem contraste frente à parede branca.
Quadros
Outro modo prático e rápido de mudar o visual de uma parede branca é pendurando quadros de arte ou de fotos. Esses elementos trazem vida, cor e movimento ao ambiente, além de agregarem personalidade e o estilo dos moradores.
Artesanatos variados
Curte artesanato? Então você pode aproveitá-los na decoração da parede branca. Cabe a você escolher o artesanato de acordo com o estilo que deseja imprimir à decoração, mas com um fundo branco não tem o que dê errado.
Plantas
O verde intenso e brilhante das plantas são outro trunfo para quem deseja investir nas paredes brancas. Suspenda vasos na frente da parede ou coloque-os sobre prateleiras e nichos. Outra opção é montar um jardim vertical junto a parede branca.
O uso de plantas em ambientes brancos é a cara do estilo escandinavo, portanto, se você também curte esse estilo não perca tempo e invista em plantinhas para quebrar a brancura da casa.
Espelhos
Os espelhos são velhos conhecidos da decoração de interiores, não apenas pelo efeito decorativo, mas também pelo efeito visual. Os espelhos, assim como a cor branca, refletem e expandem luz para o ambiente, ou seja, podem e devem ser usados em espaços pequenos. Outra vantagem dos espelhos é a sensação de profundidade que eles causam, mais um ótimo truque para aumentar visualmente os ambientes.
Adesivos
Se você deseja levar um pouco mais de cor às paredes brancas pode apostar no uso de adesivos. Eles são práticos, baratos e rápidos de instalar, sem contar que não fazem sujeira e podem ser trocados sempre que achar necessário.
Os adesivos podem cobrir toda a parede ou, se preferir, apenas partes dela. Outra opção são os adesivos vazados, onde a cor branca continua a predominar.
Luz
Gosta do branco e pretende manter as paredes assim? Então você pode dar um toque a mais no ambiente usando luzes indiretas. As fitas de LED são um belo exemplo, elas criam um efeito aconchegante e intimista ao ambiente sem modificar a cor da parede. Você ainda pode optar por luminárias de parede ou spots de teto direcionados.
Toques de cor
Experimente levar pequenas doses de cor para as paredes brancas. Você pode fazer isso de inúmeras formas, a começar pelos objetos decorativos pendurados nela, como relógios, quadros e luminárias. Outra maneira de inserir cor na parede é usando adesivos menores e uma pintura diferenciada, como a geométrica por exemplo.
Quero as paredes brancas!
Ok, se você deseja continuar com suas paredes impecavelmente brancas, não tem problema nenhum. Mas nesse caso, é interessante optar por objetos decorativos que tragam cor ao ambiente, como sofás, tapetes, mesas e cadeiras, criando contraste e quebrando a monocromia. Lembre-se que branco em excesso gera vazio e frieza e ninguém quer uma casa assim, não é mesmo?
Apostar em paredes brancas é uma grande saída para ambientes pequenos e uma oportunidade de experimentar diferentes estilos de decoração. Na medida certa é possível conseguir ambientes equilibrados e harmônicos tendo o branco como base. Quer ver como isso é possível? Os ambientes selecionados nas fotos abaixo mostram como as paredes brancas podem se tornar uma grata surpresa dentro de casa. Confira:
Imagem 1 – Nessa sala de jantar, as paredes brancas ganharam quadros de fotos que mantem o fundo branco, mas se diferenciam pela moldura preta, combinando com as cadeiras.
Imagem 2 – A saída para essas paredes brancas foi usar quadro, espelho e um móvel retrô azul claro.
Imagem 3 – Banheiro branco é clássico, mas esse aqui se destaca pelo quadro inusitado na parede.
Imagem 4 – Já aqui, o fundo branco ganha destaque pelo uso refinado da madeira; destaque para o coração feito com pastilhas.
Imagem 5 – Branca sim, mas revestida com madeira! Para trazer ânimo ao quarto, uma cama bem colorida.
Imagem 6 – Textura na parede branca para sair da mesmice.
Imagem 7 – Parede de revestimento branco com texturas diferentes para criar contraste.
Imagem 8 – E que tal um letreiro de LED na parede branca? Não passa despercebido.
Imagem 9 – O efeito nessa parede branca fica por conta das luzes indiretas.
Imagem 10 – Todo o romantismo do branco e do rosa.
Imagem 11 – A modernidade e elegância entre o branco e o preto também tem vez.
Imagem 12 – Luz, espelho e textura: três efeitos na mesma parede branca.
Imagem 13 – Quadros coloridos na parede branca; em comum entre eles é o fundo – também branco, como a parede – e a moldura preta.
Imagem 14 – O corredor de paredes brancas conta com portas pretas e detalhes em dourado.
Imagem 15 – Os tons neutros prevalecem junto a parede branca; o verde das plantas e o preto dos objetos que levantam o astral do ambiente.
Imagem 16 – O quartinho infantil, todo branco, ganhou um adesivo de avião que cobre quase toda a parede, contudo ele não deixou a neutralidade de lado.
Imagem 17 – Piso de madeira, letreiro de neon e canteiro de plantas para quebrar a brancura das paredes.
Imagem 18 – A parede continua branca, mas com um belo diferencial.
Imagem 19 – Branca e minimalista.
Imagem 20 – Como ser neutro e moderno na decoração sem aparentar frieza? Traga um elemento de cor, como uma poltrona amarela.
Imagem 21 – Um joguinho para decorar e descontrair a parede branca.
Imagem 22 – Não quer fugir da proposta neutra e moderna? Use um adesivo preto para criar contraste e movimento na parede.
Imagem 23 – Quer algo mais rústico e descolado para as paredes brancas? O que acha de descascar a parede e deixar os tijolos da construção à vista?
Imagem 24 – Dois simples, mas diferenciais quadrinhos sobre a parede branca.
Imagem 25 – Os quadros posicionados de modo irregular criam uma composição que valoriza a parede branca, sem contar o contraste criado entre a moldura amarela e as molduras pretas.
Imagem 26 – Parede branca em 3D: um efeito que muda tudo.
Imagem 27 – Papel de parede também conta, esse aqui tem o fundo branco riscado por linhas cinzas.
Imagem 28 – Papel de parede também conta, esse aqui tem o fundo branco riscado por linhas cinzas.
Imagem 29 – Os tijolinhos brancos dão um toque rústico e aconchegante para a sala.
Imagem 30 – Azulejos brancos de metro para a cozinha.
Imagem 31 – Aqui, não são só as paredes que são brancas, toda a sala segue nessa cor; o diferencial são as pinceladas de preto nos objetos decorativos.
Imagem 32 – O estilo escandinavo casa perfeitamente com as paredes brancas.
Imagem 33 – Boisserie e luminária para realçar a parede branca.
Imagem 34 – Como deixar uma parede branca elegante e cheia de charme? Usando revestimento 3D e prateleiras de madeira.
Imagem 35 – Nessa sala de estar, o branco continua lá, mas o azul…é ele que transforma a decoração.
Imagem 36 – Uma inspiração para os apaixonados por decoração clean.
Imagem 37 – Parede branca e quadros com moldura preta: não tem erro essa combinação.
Imagem 38 – Uma dica para mudar o visual da parede branca gastando pouco – ou quase nada: use fita isolante para criar desenhos.
Imagem 39 – E o que acha de uma parede branca magnética? Você coloca fotos, recados e outras coisas importantes usando apenas imãs.
Imagem 40 – Um toque de diversão e descontração para a parede branca do quarto infantil.
Imagem 41 – Quadros e um sofá amarelo para iluminar a parede branca
Imagem 42 – Como deixar o banheiro de paredes brancas mais interessante? Use uma moldura de madeira
Imagem 43 – Uma dupla de quadros aqui, um artesanato ali e você vai desconstruindo e refazendo a parede branca.
Imagem 44 – A parede branca de tijolinhos ganhou reforço das luminárias coloridas e da luz que sai delas.
Imagem 45 – O branco e o preto ainda são a melhor combinação para quem tem medo e dúvidas na hora de decorar.
Imagem 46 – Espelhos com molduras variadas decoram essa parede branca.
Imagem 47 – De um lado a parede branca, do outro o móvel de madeira.
Imagem 48 – De um lado a parede branca, do outro o móvel de madeira.
Imagem 49 – Nas paredes brancas, apenas as boisseries; é o verde que dá o toque de cor e vida para o quarto.
Imagem 50 – Parede branca, cortina branca….é a bicicleta com detalhes em vermelho que contrasta o ambiente.
Imagem 51 – Quadro e tapete cor de rosa em meio ao fundo branco da sala de estar.
Imagem 52 – Para as decorações escandinavas, o branco na parede não é um problema, ele é parte fundamental do estilo.
Imagem 53 – A luz natural que entra pela janela é ampliada pelo tom branco das paredes.
Imagem 54 – Um pouco de descontração nas paredes não faz mal a ninguém.
Imagem 55 – Se a ideia é manter a parede branca complemente a decoração com objetos que tenham cor, como esse sofá de tom terroso.
Imagem 56 – Parede de pedra: um belo visual para a sala.
Imagem 57 – As pedras também entram na decoração dessa outra sala.
Imagem 58 – Gosta de paredes geométricas? Que tal arriscar uma branca e azul?
Imagem 59 – Sobre a parede branca, passarinhos empoleirados.
Imagem 60 – Nessa casa de ambientes integrados, a decoração das paredes brancas incluem nichos, adesivos e tijolinhos aparentes.