Moderna e cheia de estilo, a parede cinza é a opção perfeita para quem deseja renovar os ambientes gastando pouco e sem nenhuma dor de cabeça com reformas longas.
Quer descobrir mais sobre a parede cinza e, de quebra, ainda se inspirar com projetos lindos? Então continue acompanhando o post com a gente.
Decoração com parede cinza: cores e estilos para combinar!
O cinza é o novo bege, você já deve ter ouvido falar sobre isso.
Só que com uma diferença: enquanto o bege se liga a uma paleta de cores clássicas, o cinza está muito mais relacionado a uma decoração moderna.
A cor cinza é neutra e fácil de ser combinada, podendo ser usada em qualquer estilo e com praticamente todo tipo de cor.
Por isso mesmo, a cor acaba sendo uma das preferidas em decorações que estão bombando nas redes sociais, como o minimalista, o escandinavo e o industrial.
Dentre desses estilos, a parede cinza cai como uma luva. Mas ela não vem sozinha. Junto com a cor cinza é interessante adotar outras cores, assim o ambiente não fica monótono e sem graça.
Para esses estilos decorativos, os tons preferidos para combinar com a parede cinza são o branco e o preto.
Os tons amadeirados, sejam eles claros ou escuros, são ideais para trazer um toque a mais de conforto e aconchego aos espaços.
Outra opção é combinar a parede cinza com tons quentes, especialmente o amarelo. Nessa composição, o ambiente fica moderno e muito jovial.
Para quem prefere algo mais clean e delicado, a combinação entre parede cinza e rosa é perfeita. Inclusive, essa é uma das paletas preferidas para a decoração de estilo escandinavo.
O cinza ainda pode ser combinado com diversas outras cores, das mais inusitadas (como o roxo) até as mais comuns (como o próprio bege e a paleta de marrons).
A dica para acertar na escolha das cores é saber de antemão qual estilo decorativo será usado no ambiente.
Tons de cinza para parede
O cinza possui uma paleta que vai dos tons mais escuros, quase chegando ao preto, aos mais claros, quase branco.
Isso garante que você encontre uma tonalidade de cinza que case perfeitamente com o seu projeto. Confira os tons de cinza mais populares:
Parede cinza claro
A parede cinza claro é a preferida de quem pretende manter o visual clean, elegante e moderno sem ousar demais.
O tom vai muito bem em ambientes sociais, como salas de estar, e quartos, principalmente os infantis, já que a cor consegue ser moderna sem sobrecarregar o olhar.
Para combinar com a parede cinza claro defina qual a proposta estética do ambiente. Um quarto infantil, por exemplo, combina com cinza claro e tons pastéis, já um quarto adulto pode apostar nos tons amadeirados para trazer maior conforto e acolhimento.
Parede cinza escuro
O cinza escuro, por outro lado, traz mais vivacidade e personalidade para os ambientes.
O tom costuma ser empregado em quartos adultos, como destaque, por exemplo, na parede da cabeceira ou mesmo na sala de estar, na parede atrás do sofá ou a da TV.
A paleta de cores para o cinza escuro também pode ser muito variada. Os tons neutros, como o branco, revelam ambientes modernos e minimalistas. Para quem prefere um toque extra de sofisticação, aposte na parede cinza escuro com preto.
Outra dica legal é combinar o cinza escuro com outras tonalidades de cinza, do mais claro aos tons médios, formando uma paleta em degrade de tons.
Parede cinza queimado
O cinza queimado está super em alta nas propostas modernas e industriais de decoração.
Esse tom, na verdade, nada mais é do que a coloração natural do cimento queimado, daí o nome.
Contudo, hoje em dia, você não precisa fazer uma parede de cimento (propriamente dita) para obter esse efeito, seja na cor ou na textura.
O mercado oferece opções de massas e tintas que simulam o efeito do cimento queimado com muito realismo.
E por se tratar de uma opção moderna e com uma estética brutalista é sempre legal combinar o cinza queimado com tons que tragam maior conforto visual, como os terrosos ou amadeirados, por exemplo.
Parede cinza azulado
O cinza não se limita a ele mesmo. A maioria das cores do circulo cromático possuem variações acinzentadas, como é o caso do azul, um dos tons preferidos para quem deseja uma decoração moderna e elegante.
A parede cinza azulado sai completamente do comum e entrega ambientes originais.
Apesar de ser uma cor mais viva, o cinza azulado ainda assim se passa muito bem por uma tonalidade neutra combinando com ambientes de estética clean e até os mais minimalistas.
Dá para apostar na parede cinza azulado em quartos, salas, cozinhas e até mesmo no banheiro.
Ideias de parede cinza
Você já parou para pensar nas inúmeras maneiras de ter uma parede cinza aí na sua casa? Se ainda não, confira as dicas a seguir:
Parede geométrica
A parede geométrica tem feito sucesso nos últimos anos. Ela é simples de fazer, exige apenas tinta e pincel e pode receber diferentes formatos e estilos.
No caso da parede geométrica cinza você pode apostar em uma combinação de diferentes tons de cinza ou permanecer no campo da neutralidade com cores como branco e cinza.
Dá também para trazer vivacidade para o décor, incluindo junto do cinza cores mais quentes e alegres, como o rosa, o amarelo e o azul, por exemplo.
A parede geométrica pode ser usada em qualquer ambiente da casa, sendo muito comum em quartos, principalmente os infantis e juvenis.
Parede meio a meio
Outra forma de fazer uma parede cinza é optando pelo formato meio a meio. Aqui não tem muito segredo, basta dividir a parede ao meio com uma fita crepe e escolher qual metade receberá a cor cinza.
A outra metade pode permanecer branca ou com outra cor da sua preferência. Lembrando ainda que a parede não precisa ser dividida exatamente no meio. Tudo depende do efeito que se pretende causar.
No quarto, por exemplo, é comum que a parede com meia pintura seja marcada na altura da cabeceira.
Em outros ambientes, a marcação pode acontecer na altura do batente da porta e por aí vai.
Vale ressaltar, no entanto, que as faixas horizontais trazem sensação de amplitude e profundidade, enquanto faixas verticais dão a impressão de um cômodo com pé direito mais alto.
Papel de parede
O papel de parede está no topo da lista quando o assunto é renovar as paredes gastando pouco e com o mínimo de trabalho e sujeira possível.
Hoje em dia existem diversos modelos de papel de parede cinza para escolher, desde aqueles com cores sólidas até os estampados com listras, xadrez, arabescos, formas geométricas ou orgânicas.
O resultado é moderno e criativo. Mas um detalhe importante: o papel de parede não deve ser usado em ambientes úmidos e molhados, ok?
Adesivo
Cozinhas, banheiros e lavabos podem contar, ao invés do papel de parede, com os adesivos.
Eles são utilizados de modo semelhante, ou seja, são colados e revestem a parede por completo. No entanto, tem a vantagem de serem impermeáveis e resistentes a umidade.
Revestimentos
Topa uma reforma geral em casa? Nesse caso, aposte nos revestimentos cerâmicos ou de pedras naturais para ter uma parede cinza.
Além de cor, você agrega textura e volume para a parede. Existem diversos modelos de revestimentos disponíveis hoje em dia no mercado.
Os de pedra como mármore e granito, garantem ambientes sofisticados e modernos. Já os de porcelanato, trazem brilho e elegância.
Você ainda pode escolher pelo tamanho e formato dos revestimentos, indo desde placas grandes que praticamente cobrem toda a parede sem deixar emendas, ou, ainda investir em revestimentos pequenos, como ladrilhos e pastilhas que são charmosos e trazem um certo ar retrô para os ambientes.
O que acha agora de conferir 55 ideias de parede cinza? Inspire-se!
Imagem 1 – Parede em dois tons de cinza para a varanda do apartamento. Ambiente moderno e minimalista.
Imagem 2 – Já aqui, a parede cinza queimado se destaca aos fundos. O mármore e os armários completam a paleta.
Imagem 3 – Que tal um painel de madeira cinza para a cabeceira do quarto?
Imagem 4 – O piso de madeira faz um lindo contraste com a parede cinza azulado.
Imagem 5 – Cor e textura são sempre bem vindas na parede cinza.
Imagem 6 – Banheiro moderno com parede cinza queimado. Os metais dourados completam o projeto.
Imagem 7 – Nem só de tinta vive a parede cinza. Aqui, por exemplo, ela foi feita com ripas de madeira.
Imagem 8 – Quarto com parede cinza para acompanhar o estilo escandinavo da decoração.
Imagem 9 – O cinza predomina em diversos tons nesse ambiente integrado.
Imagem 10 – A madeira traz conforto ao ambiente com parede cinza escuro.
Imagem 11 – Chão e parede compartilham o mesmo tom e textura de cinza.
Imagem 12 – Parede cinza claro para o corredor de entrada: simples, moderno e elegante.
Imagem 13 – Nesse quarto, o destaque vai para o papel de parede estampado cinza em contraste com a cabeceira verde oliva.
Imagem 14 – Para essa sala, o tom de cinza escolhido é bem clarinho, quase branco.
Imagem 15 – Quarto infantil com parede cinza: uma escolha moderna para sair do comum.
Imagem 16 – A parede cinza queimado trouxe dramaticidade para a decoração da sala de jantar.
Imagem 17 – Um banheiro minimalista decorado em tons neutros e parede de porcelanato cinza.
Imagem 18 – Para quebrar a frieza da parede cinza queimado use tons terrosos na decoração.
Imagem 19 – Um toque de cor nas cadeiras para tirar a monotonia das paredes cinzas.
Imagem 20 – O quarto de parede cinza combina com a roupa de cama.
Imagem 21 – O azul é uma cor que sempre combina com parede cinza.
Imagem 22 – Que tal uma parede estofada cinza para o quarto? Super aconchegante e moderno.
Imagem 23 – A parede cinza também tem seu valor na área externa
Imagem 24 – Essa sala clean e moderna apostou na composição entre parede cinza claro e objetos de madeira.
Imagem 25 – Para quem deseja investir em uma reforma maior pode escolher um revestimento cinza cerâmico.
Imagem 26 – Olha só como o quarto infantil pode ser moderno e aconchegante com uma parede cinza.
Imagem 27 – Já aqui, o destaque é a parede cinza escuro com boiserie. Um luxo!
Imagem 28 – Saia do clássico tom de bege e aposte em um banheiro cinza.
Imagem 29 – Um escritório moderno com parede cinza queimado. Os elementos em preto valorizam a proposta.
Imagem 30 – A cozinha de móveis brancos apostou em uma parede de revestimento cinza.
Imagem 31 – Uma sala bem iluminada fica linda com tons de cinza escuro.
Imagem 32 – Cores quentes para contrastar com a parede cinza escuro.
Imagem 33 – Leve textura para a parede cinza e veja como ela se destaca no projeto.
Imagem 34 – O projeto de iluminação valoriza o uso do cinza nas paredes.
Imagem 35 – Meia parede vertical cinza e branco: aumente o pé direito com esse truque.
Imagem 36 – Que tal uma parede cinza queimado na entrada do escritório?
Imagem 37 – Escolha a parede de maior destaque para usar a cor principal da paleta.
Imagem 38 – O charme das pastilhas cinza no backsplash da pia.
Imagem 39 – Parede cinza e rosa para o quarto. Mas repare que a divisão está bem longe do centro.
Imagem 40 – Valorize a luz natural dos ambientes com paredes em cores claras.
Imagem 41 – Quarto moderno e minimalista com parede cinza.
Imagem 42 – Parede cinza queimado: use massa de efeito para obter a tonalidade.
Imagem 43 – Uma paleta de cores super harmônica para valorizar a parede cinza claro.
Imagem 44 – O quarto clean e moderno não poderia ter outra cor na parede senão o cinza claro
Imagem 45 – Um letreiro de LED para destacar a parede cinza da sala.
Imagem 46 – E se a cor da parede combinar com a cor do móvel? Fica a dica!
Imagem 47 – Um revestimento cinza rústico para o hall de entrada.
Imagem 48 – A boiserie é clássica, mas fica moderna com o tom de cinza claro.
Imagem 49 – Os diferentes tons de cinza do granito são perfeitos para a parede do banheiro.
Imagem 50 – Aqui, porta e parede se confundem no mesmo tom de cinza.
Imagem 51 – A parede cinza azulado consegue ser elegante, mesmo sendo simples.
Imagem 52 – Romântica sem ser clichê: parede cinza e rosa.
Imagem 53 – Detalhes para trazer originalidade a parede cinza claro.
Imagem 54 – A cozinha integrada com a sala de jantar exibe uma parede cinza feita com pastilhas.
Imagem 55 – Nesse apê, o tom de cinza claro foi o escolhido para todas as paredes.