Quer renovar a decoração gastando pouco e provocando um super efeito? Então aposte na parede listrada. Verticais ou horizontais, largas ou fininhas, coloridas ou em preto e branco, as listras mudam a cara de qualquer ambiente.
Mas antes de apostar nesse efeito decorativo, é importante se atentar para alguns detalhes, assim tudo sai conforme o esperado. Confira as dicas que preparamos para você:
Parede listrada: como fazer, dicas e cuidados para não errar
As paredes listradas têm muito a oferecer para a decoração, mas antes de se jogar nessa tendência vale a pena se atentar nas dicas abaixo:
Orientação das listras
Antes de qualquer coisa pare e pense na orientação que as listras terão na sua parede. Horizontais ou verticais? Pode parecer um detalhe bobo, mas cada uma dessas orientações provoca um efeito visual diferente.
As listras verticais, por exemplo, são ótimas para alongar e aumentar ambientes com pé direito baixo, dando a sensação de que são mais altos.
Já as listras horizontais provocam a impressão de que o ambiente é maior, mais amplo e profundo. Qual dessas sensações você deseja provocar com as listras?
Espessura das listras
A espessura das listras também diz muito sobre o efeito decorativo final da parede. As listras finas são ideais para quem deseja compor uma decoração mais clássica, elegante e sofisticada.
As listras grossas, por sua vez, possuem uma atmosfera mais moderna, despojada e jovial, perfeita para quartos de jovens, por exemplo.
Cores das listras
Esse é um ponto que pode confundir muita gente, não só pela variedade de cores disponíveis, mas também pela inúmera variedade de combinações possíveis.
As combinações mais comuns são as de parede listrada em branco e preto, parede listrada em azul e branco, parede listrada em branco e cinza e parede listrada em rosa e branco. Mas essas são apenas algumas das diversas possibilidades. E aí, como escolher?
A dica aqui é: você precisa definir primeiro qual será o estilo decorativo do ambiente. Se optar por uma proposta moderna, prefira listras em tons de cinza, branco, amarelo e azul. Caso prefira algo mais despojado, irreverente e contemporâneo vale apostar em listras com cores complementares e contrastantes como azul e amarelo ou verde e rosa, por exemplo.
Mas se desejar ficar no campo da neutralidade, transmitindo uma decoração clean, elegante e sofisticada, as listras em tons claros e suaves são a melhor opção. Nesse caso, uma boa pedida são paredes listradas em tons de bege e branco.
Já uma decoração de estilo rústico pede por listras em tons terrosos, como marrom, bege, vermelho fechado e até um laranja queimado.
Em quartos de bebê e quartos infantis dê preferência para paredes listradas em tons suaves e harmônicos, como o amarelo ,o rosa, o azul e o verde combinados ao branco.
Em quantas paredes usar?
Aqui é que mora o perigo quando o assunto é parede listrada. Prefira sempre usar apenas uma das paredes com listras, mais do que isso a sua decoração pode ficar sobrecarregada e pesar visualmente, especialmente quando usadas em salas de estar e quartos.
Os lavabos são uma exceção, uma vez que eles tendem a ser repletos de originalidade e ousadia. Neles é possível apostar em mais de uma parede com listras. Para balancear o efeito, use espelhos e quadros.
Outra dica para não errar feio é usar poucos elementos decorativos junto às listras. Deixe a parede aparecer e ser a protagonista do ambiente, caso coloque muitos objetos na frente da parede, a única coisa que vai conseguir é um ambiente bagunçado e conflituoso.
A exceção aqui vai para plantas, espelhos e quadros que, se usados em equilíbrio e na proporção correta, ou seja, sem exageros, valorizam ainda mais a parede listrada.
Outro detalhe importante que precisa ser mencionado: as demais paredes do ambiente devem ser pintadas com um tom neutro, claro e suave, preferencialmente no mesmo tom da faixa mais clara da listra usada na parede.
Tinta, papel de parede ou tecido?
Para fazer uma parede listrada você tem três opções: tinta, papel de parede e tecido. A tinta é uma das preferidas pelo fácil acesso, baixo custo e por oferecer uma enorme variedade de cores, sem contar que ela permite que as listras fiquem da espessura que você quiser.
Já o papel de parede é uma opção prática, rápida, que pode ser trocada facilmente, além de que também pode ser feita por você mesmo.
E, por último, muito semelhante ao papel de parede, existe também o tecido que pode ser colado diretamente na parede causando o mesmo efeito que as duas opções anteriores.
E quais são as desvantagens de cada uma dessas opções? No caso da tinta, a maior desvantagem é a grande possibilidade de você errar na pintura. A tinta pode escorrer, as listras podem ficar irregulares, com faixas mais largas e outras mais estreitas, sem contar que o tempo de finalização é maior.
Uma solução para esse caso é fazer a parede listrada com fita crepe, uma vez que a fita “bloqueia” e “restringe” a tinta para a outra faixa de cor. Contudo, escolha uma fita de boa qualidade. Tenha em mãos também uma fita métrica ou uma régua para medir e determinar o tamanho exato de cada listra, bem como o espaço entre elas.
E o papel de parede? Bem, o papel de parede é mais caro que a tinta e está disponível apenas nas cores e espessuras apresentadas no catálogo, ou seja, você fica limitado ao que o fabricante tem a oferecer.
Com o tecido acontece quase a mesma coisa: existe a limitação de cores e espessuras, mas tem a vantagem de custar um pouco mais barato do que o papel de parede.
Como fazer parede listrada: passo a passo
Você acha que iriamos te deixar sem uma explicação detalhada de como fazer parede listrada? É claro que não! Por isso, selecionamos alguns dos melhores vídeos tutoriais disponíveis no Youtube para você se inspirar e aprender como se faz, olha só:
DIY Parede listrada: modo simples e barato de mudar a decoração
Dicas para fazer listras perfeitas na parede
Parede com listras horizontais em diferentes espessuras
60 ideias incríveis de parede listrada na decoração de ambientes
Vamos se inspirar mais um pouquinho? Logo a seguir você confere uma seleção de fotos de ambientes decorados com paredes listradas. É para se apaixonar de vez, confira:
Imagem 1 – Parede listrada com efeito 3D. Repare no uso dos tons metálicos para criação das listras
Imagem 2 – Parede com listras fininhas e delicadas decoram esse quartinho infantil.
Imagem 3 – Um modo mais livre e criativo de usar listras.
Imagem 4 – Sabe aquela parede lisa e sem graça que acompanha a escada? Pois é ali mesmo um ótimo lugar para inserir as listras.
Imagem 5 – Parede listrada colorida: perfeita em ambientes despojados e contemporâneos.
Imagem 6 – Com as cores e a proporção correta é possível chegar a um efeito visual como o dessa parede listrada.
Imagem 7 – Aqui, apenas a parte central da parede da cabeceira recebeu as listras.
Imagem 8 – Parede listrada em preto e branco: um coringa que vai bem em qualquer proposta de decoração.
Imagem 9 – Parede com listras diagonais: um toque de originalidade, sem perder a classe e a elegância.
Imagem 10 – Parede listrada na sala de estar. Destaque para a variedade de espessura das listras e das cores suaves usadas na composição.
Imagem 11 – Papel de parede listrado trazendo charme e aconchego para a área da bancada da cozinha.
Imagem 12 – Aqui, nesse quarto de casal, o papel de parede vai até o teto.
Imagem 13 – Parede listrada amarela para uma proposta arrojada e cheia de personalidade.
Imagem 14 – Papel de parede com listras que imitam réguas de madeira.
Imagem 15 – Opção suave e delicada para o hall de entrada: parede com listras azul e branca.
Imagem 16 – O papel de parede listrado em tons claros e neutros é uma ótima opção para quem deseja manter a neutralidade da decor.
Imagem 17 – Já para esse quartinho infantil, a opção foi usar papel de parede listrado em meia parede.
Imagem 18 – As listras largas trazem jovialidade e modernidade para a decoração.
Imagem 19 – Parede listrada em tons terrosos: ideia perfeita para ambientes de estilo rústico.
Imagem 20 – Parede com listras horizontais para ampliar visualmente o quarto do casal.
Imagem 21 – Um charme essa parede no hall de entrada com listras largas em vermelho e branco.
Imagem 22 – Nesse quarto infantil, as listras foram usadas de forma pontual, sem ocupar toda a parede.
Imagem 23 – Olha que ideia diferente e criativa: aqui, as listras foram feitas com espelhos.
Imagem 24 – Banheiro moderno com apenas duas listras coloridas. Repare, no entanto, que as listras vão da parede ao teto.
Imagem 25 – Super contemporânea essa sala de jantar com parede listrada em preto e branco. Os detalhes em verde esmeralda dão o toque final a proposta.
Imagem 26 – No quarto do casal a ideia é quase a mesma: combinar as listras em preto e branco com objetos em verde.
Imagem 27 – Sala de jantar com parede listrada colorida. Repare que as cadeiras acompanham a cor de uma das listras.
Imagem 28 – Banheiro pequeno com listras que revestem o chão e as paredes.
Imagem 29 – Lavabo com papel de parede listrado em tom de azul jeans. Para completar, o espelho de moldura provençal.
Imagem 30 – Nesse outro lavabo, as listras foram criadas com madeira e azulejos.
Imagem 31 – Uma decor ousada no corredor: paredes listradas em tom de rosa pink realçadas pelos objetos decorativos de estilo veneziano.
Imagem 32 – Para quartos jovens e modernos aposte em listras largas e em cores como o azul, verde e cinza.
Imagem 33 – Um lavabo cheio de estilo decorado com meia parede listrada.
Imagem 34 – Listras largas e coloridas marcam a parede desse quarto infantil delicado.
Imagem 35 – Não existe uma regra que determine a espessura das listras que você pode usar na parede. Sinta-se livre!
Imagem 36 – O banheiro de decoração clean ganhou uma parede com listras em tom de verde água.
Imagem 37 – Que tal combinar a parede listrada do quarto com uma cabeceira de dar inveja?
Imagem 38 – Para essa sala de jantar, cada listra tem um espelho.
Imagem 39 – Pura delicadeza esse quarto de bebê com paredes listradas em tom de amarelo e lilás suave.
Imagem 40 – Outra ideia para você não esquecer: listras feitas com pastilhas de vidro.
Imagem 41 – O bar da casa ganhou mais estilo com a parede listrada aos fundos.
Imagem 42 – As listras diagonais, assim como as horizontais, causam a sensação de amplitude do ambiente.
Imagem 43 – Opte por poucos objetos decorativos para adornar a parede listrada.
Imagem 44 – Quarto de bebê com parede listrada azul marinho e branco: um clássico atemporal.
Imagem 45 – Listras em tom sobre tom: uma opção moderna de parede listrada.
Imagem 46 – Nesse quarto infantil, as listras delicadas ocupam todas as paredes do quarto.
Imagem 47 – E para o banheiro foram escolhidas pastilhas de vidro cinza para formar as listras na parede da área do banho.
Imagem 48 – Quarto infantil com parede listrada em azul e verde. Repare que a pintura ocupa também o teto do ambiente.
Imagem 49 – Para quem precisa ampliar visualmente o quarto uma boa saída é a parede com listras horizontais.
Imagem 50 – Banheiro clean e elegante decorado com parede listrada. Note que as listras foram feitas com pastilhas de vidro.
Imagem 51 – Os azulejos também podem ser usados para criar as listras na parede do banheiro.
Imagem 52 – E por que não dar uma nova cara para a área de serviço apostando no uso de paredes listradas?
Imagem 53 – Parede listrada em preto e branco: atemporal, elegante e sofisticada.
Imagem 54 – Aqui nessa sala de jantar, a zebra empresta suas listras para decorar a parede.
Imagem 55 – Veja como é clássico e elegante o uso de listras finas em tom de bege e branco.
Imagem 56 – Porque não variar um pouco e levar as listras para o teto ao invés de apenas usá-las na parede?
Imagem 57 – Nessa sala, a almofada sobre o sofá conversa diretamente com as listras da parede aos fundos.
Imagem 58 – Para quem deseja apostar em uma parede listrada despretensiosa e jovial, essa é uma linda inspiração!
Imagem 59 – Quarto infantil compartilhado demarcado pelo uso de listras largas em cores diferentes para cada criança.
Imagem 60 – Já o quarto do casal apostou na elegância das listras em bege e branco para revestir as paredes.