Se existisse um concurso de popularidade para eleger as tarefas domésticas preferidas, com toda certeza passar roupa não estaria entre as mais votadas.
Acontece que esse é um daqueles maus necessários, já que não dá para desfilar por aí todo abarrotado, como se estivesse saído de dentro de uma garrafa.
E vamos combinar que às vezes nem é por mal, nem por preguiça. Pode acontecer da roupa amassar porque estava dentro da mala ou porque fica lá dentro do carro, esperando o momento certo de ser usada, ou, então, simplesmente porque o ferro de passar te deixou na mão e você precisa vestir uma roupa impecável.
Por sorte, acredite ou não, existem formas de deixar sua roupa lisinha sem necessariamente usar o ferro de passar.
É mágica? Não, não é! No caso das tarefas domésticas, o nome que se dá é organização, planejamento e um cuidado extra que você deve ter desde o momento em que coloca a roupa para lavar. Já no momento de apuro podemos dizer que são apenas “truques preciosos”.
E no post de hoje vamos te contar exatamente isso: como você pode passar roupas sem ferro, além de mais algumas dicas, é claro.
Vamos ver?
7 formas de passar roupa sem ferro
Antes de seguir para as dicas abaixo, segue um recado: quanto menos amassada estiver a roupa, mais as técnicas apresentadas a seguir tem chance de funcionar. O tipo de tecido também interfere no resultado, uma vez que alguns deles, como linho, por exemplo, são extremamente difíceis de desamassar, ao contrário, por exemplo, do algodão.
Por isso, vale testar um pouco de tudo até conseguir o efeito desejado.
1. Secador de cabelo
A técnica de passar roupa com secador de cabelos é uma das melhores que existe. A dica é pendurar a peça em um cabide e com um borrifador umedecer levemente o tecido.
Em seguida direcione o ar quente do secador no sentido vertical da peça, de cima para baixo, com calma.
Cuidado apenas para não aproximar demais o secador da roupa, deixe-o a uma distância de 30 cm mais ou menos, no caso de peças delicadas, como a seda, use uma temperatura mais morna e não borrife água para não manchar a roupa.
2. Chapinha
Não tem secador de cabelo? Então passe roupa com chapinha! A ideia aqui é bem parecida com a anterior: usar o calor para remover os amassados. Para isso, basta colocar o tecido entre as partes do aparelho, do mesmo jeitinho que você usa nos cabelos.
Só que com a chapinha o processo fica um pouco limitado. Isso porque o aparelho é pequeno e só é possível desamassar pequenas partes de uma roupa, como o colarinho e as mangas, por exemplo. Peças maiores, como uma calça, por exemplo, acabam ficando na mão com essa técnica.
Mais uma dica: antes de passar a chapinha na roupa verifique se ela não está com resíduos de produtos de cabelo, como cremes, óleos e pomadas, essas substâncias podem manchar a roupa.
3. Vapor do chuveiro
A dica agora é aproveitar o vapor criado pelo chuveiro para desamassar as roupas. O primeiro passo é pendurar a peça em um cabide e posicioná-la o mais perto possível do chuveiro sem que ela se molhe.
O vapor quente solta as fibras do tecido desamassando-o. Mas essa técnica tende a funcionar melhor com peças que apresentem apenas alguns vincos e que possuam tecidos macios, como algodão, por exemplo.
Ah, faça isso só na hora em que for tomar banho, tá? Assim não desperdiça água.
4. Chaleira
Pode parecer estranho, mas acredite: a chaleira que você usa para fazer chá também pode servir para passar roupa.
A ideia é a mesma do vapor do chuveiro, só que com a vantagem que essa técnica permite direcionar o vapor quente diretamente nas partes mais amassadas da roupa.
Para passar roupa com a chaleira, em primeiro lugar, pendure a peça em um cabide. Em seguida, ferva água e quando o vapor começar a sair direcione-o para a peça.
5. Panela quente
Outro método inusitado de passar roupa sem ferro é com uma panela quente. O objetivo aqui é transformá-la em um ferro. Para isso, coloque água para ferver, quando a fervura começar descarte a água e imediatamente coloque a panela quente sobre a roupa fazendo os mesmos movimentos que você faria com o ferro.
A desvantagem dessa técnica é que a panela esfria rápido e o formato, geralmente arredondado da panela não é o mais ideal para essa tarefa.
Um detalhe importante: verifique se os fundos da panela estão limpos. Imagine querer passar roupa com uma panela toda suja embaixo? Vai manchar sua roupa.
6. Água e amaciante
Essa dica é legal para te socorrer em momentos de apuro, especialmente no caso de uma viagem. Aqui, a ideia é misturar duas partes de água para uma parte de amaciante e despejar essa solução em um borrifador.
Em seguida, com a roupa pendurada ou bem esticadinha você borrifa essa mistura por todos os amassados. Espere secar e pronto. A peça estará desamassada.
Inclusive, vale levar um spray desses na mala quando for viajar ou então ter sempre um desses no carro para quando precisar desamassar um terninho, um blazer ou outra peça qualquer.
7. Toalha úmida
Por fim, mas não menos importante, vem a dica da toalha úmida. Para essa técnica você vai precisar apenas esticar a roupa sobre a cama ou outra superfície plana e estender uma toalha úmida por cima. Em seguida, faça movimentos na vertical, pressionando levemente ao mesmo tempo em que estica a peça.
Dicas para evitar amassados na roupa
Melhor do que remediar é sempre prevenir, não é mesmo? Por isso, anote algumas dicas para evitar que suas roupas amassem e assim usar o ferro de passar (ou outra técnica de passar) o mínimo possível.
- Não coloque muitas roupas para lavar de uma única vez, a tendência é que quanto mais roupa tiver na máquina, mais abarrotadas elas fiquem. Portanto, respeite o limite máximo de peças por lavagem.
- Roupas que amassam e são difíceis de passar, como camisas e calças sociais, você deve optar por secar diretamente no cabide. Assim, além de facilitar o processo de passar, elas ficam menos amarrotadas.
- Dê uma sacudida na roupa antes de pendurá-la no varal, removendo os amassados criados pela máquina de lavar.
- Crie o hábito de dobrar as roupas assim que tirá-las do varal ou da secadora. Quanto antes fizer esse serviço, menos suas roupas ficaram amassadas. E, no final, você vai perceber que muitas delas nem precisam ser passadas se forem dobradas imediatamente.
- Agora, caso você tenha um dia da semana dedicado só para passar roupa, então faça o seguinte: recolha as peças enquanto elas ainda estiverem úmidas. Mas, atenção: não é molhada, é quase seca. Isso ajuda (e muito) na hora de passar.
- Crie o hábito de desfazer as malas assim que chegar no destino da sua viagem e pendure as peças que mais amassam.
E quando não tiver jeito e a única solução for recorrer ao ferro de passar, então a dica é colocar sua playlist preferida para tocar e tentar tirar o máximo de proveito dessa tarefa domestica inevitável. Muito melhor do que ficar reclamando, não é mesmo?