Quanto mais espaço melhor, não é mesmo? Quem ama iluminação natural, amplitude e design, guarda a arquitetura do pé-direito duplo dentro do coração! O pé direito de uma casa se refere à altura entre o piso e o teto, já o termo “pé-direito duplo” significa que essa altura é duas vezes o tamanho da tradicional.
Vamos esmiuçar melhor esse assunto: hoje, a altura padrão das residências é de 2,70 metros, aproximadamente, logo um pé-direito duplo deve ter entre cinco a oito metros de altura do chão até o teto.
E não confunda pé-direito duplo com pé-direito alto, são coisas diferentes. No primeiro caso, o pé-direito duplo precisa ter duas vezes a altura padrão de uma casa, conforme mencionado acima. Já o pé direito alto pode ser considerado a altura entre o piso e o teto valendo a partir dos três metros.
Mas voltando a falar do pé-direito duplo, ele garante aquela sensação de amplitude e de um projeto de decoração exclusivo. Ambientes com pé-direito duplo tendem a ser mais confortáveis também, já que são mais arejados e melhor iluminados.
Esse recurso arquitetônico combina muito com ambientes integrados, com mezaninos e com escadas abertas. As casas com pé-direito duplo contam com uma enorme variedade de opções decorativas, desde lustres incríveis a lareiras, plantas de grande porte e até cercados de vidro para o segundo andar.
E não é porque a arquitetura do pé-direito duplo fica linda combinada com escadas e mezaninos que as casas precisam ter mais de um andar. Casas térreas também podem receber essa opção e ficam magníficas.
Potencializando a decoração
As escadas, por exemplo, podem se tornam o espetáculo do ambiente. Elas podem ser vazadas, com detalhes em ferro – no caso de decorações industriais –, com guarda-corpo em vidro, de mármore, entre outros.
Lembre-se que a escada, quando houver, é o elemento central do ambiente. Pode ser uma escada em espiral, com um lustre no meio, ou um modelo reto, com degraus vazados e quem sabe até um modelo em mármore com guarda-corpo em vidro.
Móveis como prateleiras, armários e estantes, por exemplo, podem ser melhor explorados em casas de pé-direito duplo. Quanto maior a estante, mais bonito fica o design e disposição dos objetos no ambiente.
Luminárias e lustres pendentes ficam incríveis em ambientes com pé-direito duplo e, nesse caso, quanto maior e mais detalhes a peça tiver, melhor.
Ambientes integrados em composição com pé-direito duplo também são uma aposta certeira. A ausência de paredes delimitando os ambientes aumenta a sensação de amplitude e potencial de iluminação no local.
Vale ainda incluir no projeto grandes obras de arte, painéis e revestimentos diferenciados.
Vantagens x Desvantagens do pé-direito duplo
Podemos começar falando sobre a iluminação. Com a quantidade de espaço que ganhamos com o pé-direito duplo, é necessário investir em uma iluminação daquelas de cair o queixo. Esse estilo de arquitetura permite a aplicação de pendentes, lustres, spots e, o principal entre esses: a iluminação natural. Com a possibilidade de alocar grandes janelas nesses ambientes, a entrada de luz natural fica garantida, o que sem dúvida é uma enorme vantagem.
A circulação de ar também é uma vantagem e tanto nas casas com pé-direito duplo. Portas de correr podem ajudar com a entrada e saída de ar.
Em contrapartida, para a manutenção e limpeza das janelas, por exemplo, você pode precisar contratar uma empresa, o que pode pesar no bolso. A construção desse tipo de projeto também não costuma sair barato, já que o uso de materiais é maior e a estrutura precisa estar bem reforçada. Durante o inverno, a amplitude do espaço também não favorece o conforto térmico desejado, já que o ambiente tende a ficar mais frio.
Pé-direito duplo: imagens para se inspirar
Mesmo apresentando algumas desvantagens é inegável o efeito do pé-direito duplo na estética dos ambientes. E agora que você já entendeu melhor o assunto, que tal conferir algumas inspirações? São 59 fotos de ambientes com pé-direito duplo para te deixar boquiaberto.
Imagem 1 – Espaço dedicado à leitura, cheio de iluminação natural, com destaque para a luminária; tudo graças ao pé-direito duplo.
Imagem 2 – Uma opção super bacana é aproveitar a altura do pé-direito duplo para abusar de materiais diferentes em lugares diferentes, como no caso desse teto em vidro na área externa.
Imagem 3 – Uma opção super bacana é aproveitar a altura do pé-direito duplo para abusar de materiais diferentes em lugares diferentes, como no caso desse teto em vidro na área externa.
Imagem 4 – O guarda corpo em fios de aço ficou incrível nesse ambiente de pé-direito duplo; destaque para a escada em espiral.
Imagem 5 – O destaque aqui vai para os lustres escolhidos e a visão aberta que se tem do ambiente com pé-direito duplo e mezanino.
Imagem 6 – O destaque aqui vai para os lustres escolhidos e a visão aberta que se tem do ambiente com pé-direito duplo e mezanino.
Imagem 7 – Claraboias também fazem sucesso em ambientes com pé-direito duplo; elas ajudam na entrada de luz natural no espaço.
Imagem 8 – Destaque para o lindo guarda corpo em vidro, perfeito para escadas e mezaninos em casas com pé-direito duplo.
Imagem 9 – Mais uma inspiração belíssima de como explorar a decoração em um ambiente com pé-direito duplo; repare que o tom escuro próximo ao teto quebra um pouco o excesso de altura.
Imagem 10 – Pé direito duplo valoriza ainda mais casas com ambientes integrados.
Imagem 11 – A sala de estar com pé-direito duplo ganhou lindos painéis para contracenar com a decoração escolhida.
Imagem 12 – O estilo industrial combina muito com casas de pé-direito duplo, uma vez que esse conceito de decoração nasceu nos antigos galpões de fábricas americanos.
Imagem 13 – O estilo industrial combina muito com casas de pé-direito duplo, uma vez que esse conceito de decoração nasceu nos antigos galpões de fábricas americanos.
Imagem 14 – Um ambiente com pé-direito duplo visto de cima: elementos que contribuem na decoração e no conforto do espaço.
Imagem 15 – A imensa janela valoriza o pé-direito duplo e se torna o grande destaque do ambiente.
Imagem 16 – Quadros e longas cortinas para essa sala de estar com pé-direito duplo.
Imagem 17 – Ambientes integrados, mezanino e claridade para essa casa com pé direito alto em estilo clean.
Imagem 18 – Destaque para o estilo rústico do telhado unido ao pé-direito duplo.
Imagem 19 – Nessa inspiração, a casa com pé-direito duplo ganhou um lindo painel em madeira para revestir parte do mezanino.
Imagem 20 – Pendentes em estilo industrial reforçam a altura do pé-direito duplo.
Imagem 21 – O pé-direito duplo reforça a iluminação dos banheiros.
Imagem 22 – Que inspiração lindíssima! A claraboia deu espaço para uma árvore, que preenchia o jardim de inverno da casa com pé-direito duplo.
Imagem 23 – Estantes internas aproveitam o espaço que sobrou graças ao pé-direito duplo do ambiente.
Imagem 24 – Casas pequenas e térreas também podem contar com o pé-direito duplo e ficam lindas.
Imagem 25 – A estante amarela explorou bem o espaço disponível proporcionado pelo pé-direito duplo da cozinha.
Imagem 26 – Ventiladores e aparelhos de ar condicionado conseguem disseminar melhor a temperatura e o ar nos ambientes com pé-direito duplo.
Imagem 27 – Detalhes rústicos em madeira para a pequena casa com pé-direito duplo.
Imagem 28 – Uma luminária irreverente que ficou perfeita na casa moderna com pé-direito duplo
Imagem 29 – O pé-direito duplo é destaque logo na entrada da casa
Imagem 30 – O pé-direito duplo ficou ótimo no ambiente com mezanino de estilo moderno e industrial.
Imagem 31 – Destaque para as luminárias da sala de estar que, graças ao pé-direito duplo, puderam ser instaladas de uma forma bem irreverente.
Imagem 32 – O estilo rústico do ambiente ficou ótimo com a entrada de luz natural proporcionada pelo pé-direito duplo.
Imagem 33 – Quando há mais espaço no projeto é possível fazer com que o andar acima não seja usado apenas como mezanino.
Imagem 34 – Aqui, as janelas foram instaladas na marca que divide os andares da casa com pé-direito duplo.
Imagem 35 – A circulação de ar é um dos maiores benefícios dos projetos com pé-direito duplo.
Imagem 36 – As possibilidades decorativas em ambientes com pé-direito duplo são inúmeras; aqui, o destaque vai para as placas coloridas.
Imagem 37 – Pé direito duplo para os ambientes integrados da casa marcados pela modernidade, elegância e mix de materiais.
Imagem 38 – A inclusão de um lustre ou luminária grande é mais que possível em ambientes com pé-direito duplo.
Imagem 39 – O jardim de inverno ganhou destaque nesse projeto de pé-direito duplo.
Imagem 40 – Uma inspiração maravilhosa de pendentes para a sala de jantar com pé-direito duplo.
Imagem 41 – Uma inspiração maravilhosa de pendentes para a sala de jantar com pé-direito duplo.
Imagem 42 – Espaços externos também podem contar com o pé-direito duplo para abrilhantar o visual da fachada da casa.
Imagem 43 – Ambientes integrados e mezanino no projeto com pé-direito duplo; um banho de luz dentro de casa.
Imagem 44 – Mais um exemplo de como as estantes podem melhorar o conceito do pé-direito duplo nos ambientes.
Imagem 45 – Aqui, a claraboia se aliou a iluminação do ambiente.
Imagem 46 – O pé-direito duplo também funciona bem para aumentar o espaço disponível para organização de objetos; aqui, ele foi usado para os livros.
Imagem 47 – O mezanino contou com guarda corpo em vidro e moldura em madeira para combinar com o estilo da casa em pé-direito duplo.
Imagem 48 – A sala de estar ficou aconchegante com a lareira em conjunto com o pé-direito duplo.
Imagem 49 – Peças em vidro ajudam a aumentar a sensação de amplitude trazida pelo pé-direito duplo.
Imagem 50 – Mais uma inspiração de banheiro com pé-direito duplo, com uma clara boia discreta para garantir a iluminação do local e preservar a privacidade.
Imagem 51 – Salas de estar com pé-direito duplo podem contar com lustres chiquérrimos e um teto feito com placas de gesso 3D.
Imagem 52 – Perceba que a cúpula da luminária é maior que a mesa de centro da sala de estar; coisas que só são possíveis com o pé-direito duplo.
Imagem 53 – Que cozinha incrível! O teto com pé-direito duplo de vidro tornou o ambiente mais claro, charmoso e convidativo.
Imagem 54 – Estantes infinitas nessa sala de estar com pé-direito duplo.
Imagem 55 – Ambientes pequenos ficam visualmente mais amplos com o pé-direito duplo.
Imagem 56 – As janelas grandes são um bônus nas casas com pé direito alto, além de garantir uma vista maravilhosa.
Imagem 57 – O conceito de iluminação tem que andar lado a lado com a arquitetura do pé-direito duplo.
Imagem 58 – Cozinha com pé direito duplo.
Imagem 59 – Loft com decoração rosa.
Imagem 60 – Já aqui, temos outro loft com uma decoração atemporal e, ao mesmo tempo, jovial.