Sabe quando você olha, olha e olha de novo e sente que falta alguma coisa na decoração? Essa “alguma coisa” pode ser o pendente para quarto. Pois é, esse pequeno e precioso detalhe faz uma diferença imensa na estética do ambiente, sem que contar que ele é super funcional, uma vez que não serve apenas como elemento decorativo, mas também como uma importante fonte extra de iluminação.
Se você também acredita no potencial desse nobre elemento, continue acompanhando o post com a gente, vamos te contar tudo sobre pendentes para quarto:
Pendente para quarto: porque ter um?
Você já deve ter visto uma infinidade de quartos decorados com pendentes, mas já se perguntou o porquê deles estarem ali? Seria uma questão puramente estética? Ou essas peças guardam algum outro mistério que faz com que elas se tornem tão desejadas? Enumeramos a seguir as principais vantagens de ter um pendente no quarto e você poderá tirar suas próprias conclusões:
Variedade e versatilidade
Uma das grandes vantagens de optar por um pendente para o quarto é a enorme variedade de modelos disponíveis. Você pode optar pela cor, formato, tamanho e material do pendente e isso é uma mão na roda quando se trata de decoração, afinal, quanto mais opções disponíveis, maior a capacidade do pendente se encaixar em diferentes propostas de decoração.
Baixo custo
O preço dos pendentes para quarto é outro grande atrativo desse tipo de peça. De modo geral, o investimento neles vale a pena, já que o custo-benefício de um pendente é muito compensatório. E como existem diferentes modelos disponíveis para compra, consequentemente, também existem faixas variadas de valores. Ou seja, sempre vai existir um pendente que cabe no seu bolso. Mas se a grana estiver curta, bem curta mesmo, saiba que ainda é possível apostar em modelos de pendentes para quarto do tipo DIY ou faça você mesmo. Isso aí! Coloque a mão na massa e crie seu próprio pendente com materiais fáceis e baratos de encontrar, aliás, muitos deles são feitos de recicláveis.
Tão bonito, quanto funcional
E se tem uma coisa tão boa quanto preço acessível e poder unir beleza com funcionalidade. E nesse quesito, os pendentes para quarto são mestres. As peças trazem beleza, conforto, aconchego e ainda são um trunfo no projeto de iluminação do ambiente.
Cabe em qualquer projeto
Com tamanha versatilidade é mais do que natural que os pendentes para quarto sejam peças que se encaixem em qualquer estilo de decoração, indo desde as mais modernas até as mais clássicas, rústicas e sofisticadas. Vale citar ainda que além de se encaixarem em diferentes projetos, os pendentes para quarto ainda são versáteis no que diz respeito ao perfil de pessoa que fará uso dele, ou seja, existem pendentes para quarto de casal que atendem as necessidades de ambos, pendentes para quarto de solteiro com uma pegada mais jovial e descontraída e, claro, pendente para quarto infantil e quarto de bebê com toda aquela ludicidade que as crianças adoram.
De teto ou de parede
E se você acha que pendente para quarto se limita ao modelo de teto, se enganou. Os pendentes podem vir ainda na versão de parede, o que é muito bom para quem não está a fim de fazer quebra quebra para instalar novos pontos de energia.
O que você precisa saber antes de comprar o pendente para quarto
Não existe fórmula mágica quando o assunto é decoração, mas é claro que sempre tem aquelas dicas básicas que nos ajudam a tomar as melhores decisões, especialmente no que diz respeito a parte técnica. E com os pendentes para quarto não seria diferente, por isso tome nota de algumas dicas importantes que você precisa ter em mente antes de comprar o seu pendente:
Material
Existem diferentes tipos de pendentes fabricados nos mais diferentes materiais, isso você já sabe. Mas como saber qual deles é melhor ou mais indicado para o seu projeto? A melhor estratégia é saber de antemão o tipo de iluminação que você deseja criar com o pendente.
Para quem deseja uma luz mais abrangente e que permeie o ambiente por completo, a melhor indicação são os pendentes fabricados em materiais translúcidos, como o vidro, o cristal e o acrílico, ou até mesmo, optar apenas pela lâmpada exposta, sem cúpula. Já quem deseja uma luz direcionada, própria para leitura, por exemplo, deve optar por pendentes fabricados em metal, plástico, aço ou madeira e que seja todo fechado, com abertura apenas na parte inferior para passagem da luz que, nesse caso, é toda projetada para baixo.
Os pendentes em material vazado ou com aberturas laterais criam uma iluminação mais dramática, perfeita para criar um clima aconchegante no quarto, especialmente se for utilizada uma lâmpada amarela.
Altura e tamanho
Assim como o material, o tamanho e a altura do pendente para quarto também são importantes para manter tanto a estética do ambiente, quanto a funcionalidade. Se a intenção é colocar um pendente na lateral da cama, sobre o criado mudo, o interessante é que ele tenha entre a metade e 1/3 do tamanho do móvel. Ou seja, para um criado mudo com 60 centímetros, o ideal é que o pendente tenha entre 20 a 30 centímetros. Contudo, isso não é uma regra absoluta, tudo vai depender do efeito e do destaque que você deseja dar a peça. Esse calculo é apenas uma referência para quem tem medo de ousar ou cometer excessos.
O tamanho do pendente também deve ser escolhido de acordo com a sua função. Um pendente que terá a função de iluminar o quarto por completo geralmente fica no centro do cômodo e possui um tamanho maior do que aqueles usados como opção de iluminação secundária ao lado da cama.
Já em relação a altura, o conceito é quase o mesmo. Tudo vai depender da finalidade do pendente. Para uma iluminação mais ampla, o recomendado é que o pendente fique mais próximo do teto, isso também elimina o risco de alguém topar com a cabeça na peça. Em contrapartida, os pendentes que ficam junto a cabeceira da cama podem ser instalados mais baixos, cerca de 50 centímetros acima do criado mudo. Contudo, faça alguns testes antes deitando na cama e verificando se a altura atende suas necessidades.
Confira agora 70 inspirações de quartos decorados com pendentes para você se apaixonar e, claro, levar a ideia para o seu quarto também:
Imagem 1 – Pendentes para quarto em tamanhos diferentes: pode sim!
Imagem 2 – Lustre e pendente falam a mesma língua aqui nesse quarto de casal.
Imagem 3 – Pendente para quarto moderno; repare que, nesse modelo, o grande diferencial é a possibilidade de direcionar a luz para onde quiser.
Imagem 4 – Pendente de vidro para quarto; note como a peça oferece uma luz suave e acolhedora.
Imagem 5 – Dois ao invés de um.
Imagem 6 – O nicho de madeira que comporta a cama trouxe dois pendentes de fio amarelo para ser o destaque do quarto.
Imagem 7 – Pendente de vidro para quarto: opção discreta, clean e moderna.
Imagem 8 – Já aqui, o formato redondo dos pendentes não passa despercebido.
Imagem 9 – Pendente para quarto rosé gold: a cúpula fechada de metal transmite uma luz toda especial no ambiente.
Imagem 10 – De um lado pendentes, do outro abajur.
Imagem 11 – Esse par de pendentes redondos prova que a peça cumpre um papel decorativo muito importante no quarto.
Imagem 12 – Nesse quarto infantil foram usados dois modelos diferentes de pendente; o primeiro deles faz a iluminação central, e os demais, junto à cama, oferecem uma luz suave e difusa.
Imagem 13 – Pendentes para quarto com estrutura metálica vazada; ideal para decorações modernas.
Imagem 14 – Pendentes que mais poderiam ser obras de arte flutuantes.
Imagem 15 – Regule a altura do pendente de acordo com o uso que fará da peça.
Imagem 16 – Aqui, os pendentes são as estrelas da decoração!
Repare que o pendente central traz um visual rústico para o quarto, enquanto os pendentes laterais cumprem com a função de oferecer luz difusa; vale destacar também que todos os pendentes estão conectados pelo mesmo fio
Imagem 17 – Design também é importante quando o assunto é pendentes para quarto.
Imagem 18 – Porque não apostar em um efeito assimétrico e levar para o quarto dois pendentes bem diferentes entre si?
Imagem 19 – Pendente moderno e descontraído para o quarto de adolescente.
Imagem 20 – Se o pé direito for alto, opte por pendentes de corpo comprido que preenchem melhor o espaço vertical da parede.
Imagem 21 – Combine o estilo do pendente com o estilo de decoração do quarto.
Imagem 22 – O fio laranja fez toda a diferença nesse pendente simples para quarto.
Imagem 23 – Para quem deseja uma iluminação mais abrangente, a melhor opção são os pendentes de vidro ou cristal.
Imagem 24 – E para evitar quebradeiras em busca de novos pontos de energia, invista em um pendente de parede.
Imagem 25 – Pendente pequeno e delicado para combinar com a decor do quarto.
Imagem 26 – Esse quarto moderno e elegante apostou em um pendente de cristal sobre a cama.
Imagem 27 – Muito legal essa composição de pendentes direcionáveis na parede da cabeceira.
Imagem 28 – O tamanho do pendente geralmente é regulado pelo tamanho do criado mudo, ou seja, deve ter entre a metade ou 1/3 do móvel.
Imagem 29 – Um conjunto de pendentes para deixar a iluminação do quarto super acolhedora.
Imagem 30 – Para esse quarto juvenil, a opção foi por uma dupla de pendentes com luz direcionada.
Imagem 31 – Ligado na tomada e pendurado na parede: solução simples e prática para ter um pendente no quarto.
Imagem 32 – Esse quarto de casal traz nos pendentes a solução para uma iluminação aconchegante, sensação reforçada pela luz embutida na sanca de gesso.
Imagem 33 – A luz amarela aumenta ainda mais o senso de acolhimento e conforto no quarto.
Imagem 34 – Um bom truque por aqui: o espelho na frente dos pendentes reflete a luz pelo quarto.
Imagem 35 – Pendentes cheios de estilo para esse quarto de casal.
Imagem 36 – Pendentes direcionáveis são perfeitos para quartos de casal, onde cada um pode regular a luz de acordo com a própria necessidade.
Imagem 37 – Em quartos compartilhados, os pendentes são uma ótima maneira de setorizar o espaço de cada pessoa.
Imagem 38 – Repare como a luz difusa do pendente valoriza a textura da cabeceira da cama.
Imagem 39 – Para os criados mudos, abajures; já no teto, é o pendente que se destaca.
Imagem 40 – Pendentes em preto e branco para não ter erro!
Imagem 41 – Pendente de vidro na altura perfeita para ler um livro sobre a cama.
Imagem 42 – Os pendentes não precisam ser iguais, mas se forem feitos com o mesmo material ou mesma cor garantem equilíbrio e harmonia visual para o quarto.
Imagem 43 – Cara de arandela, mas é pendente!
Imagem 44 – Uma escultura iluminada na parede.
Imagem 45 – Para o quarto de decor contemporânea, o pendente com lâmpada de carbono é perfeito.
Imagem 46 – Já um pendente todo fechado ajuda a valorizar peças decorativas do ambiente.
Imagem 47 – Super charmoso esse pendente aramado cor de rosa.
Imagem 48 – Uma peça como essa merece ser destaque no quarto, sem dúvidas!
Imagem 49 – Colocado com um suporte na parede, o pendente não perde sua beleza e funcionalidade.
Imagem 50 – O quarto clássico e elegante trouxe um pendente de vidro bem moderninho.
Imagem 51 – Pendentes metálicos e dourados: o destaque do quarto!
Imagem 52 – Muito estilo em um pendente só!
Imagem 53 – Que tal um pendente central aramado? Perfeito para quartos modernos.
Imagem 54 – Já um pendente de fibra natural casa perfeitamente com uma decor mais rústica e romântica.
Imagem 55 – Simples, bonito e funcional.
Imagem 56 – Luzes para todos os lados por aqui.
Imagem 57 – Um pendente para iluminar a área do quarto que você desejar.
Imagem 58 – Quer coisa mais fina do que esse pendente feito em madrepérolas?
Imagem 59 – Já que é possível unir beleza e funcionalidade, então que o pendente seja uma peça de arte no quarto.
Imagem 60 – Modelo de pendente simples para quarto, mas que se diferencia por usar lâmpadas em tamanhos diferentes.
Imagem 61 – Para cada uso, um pendente diferente.
Imagem 62 – Na hora de escolher o pendente lembre-se de considerar a proporção da peça em relação ao móvel.
Imagem 63 – Trio de pendentes na mesma cor e material.
Imagem 64 – Pendente rústico para o quarto cheio de estilo.
Imagem 65 – Nesse quarto cheio de pontos de luz, os pendentes sobre o criado mudo são discretos, mas cumprem seu papel estético e funcional.
Imagem 66 – Para o quarto de irmãos compartilhado, a opção foi por um trio de pendentes com luz direcionada no centro.
Imagem 67 – Um bom projeto de iluminação faz toda a diferença na decor.
Imagem 68 – Pendentes diferentes e modernos para esse quarto de casal.
Imagem 69 – Já por aqui, as diferentes lâmpadas é que cumprem com o papel de pendentes.
Imagem 70 – Tem um criado mudo grande? Então que tal optar por três pendentes para cobrir a área do móvel ao invés de usar apenas um?