Uma boa alternativa para a cobertura de janelas em salas de estar, jantar, quartos e até mesmo escritórios, as persianas são uma alternativa em formas simples e elegantes para a regulação de luz natural em ambientes. Em diversos modelos, estilo e materiais, elas estão sendo cada vez mais procuradas pela sua versatilidade, preço e até mesmo o estilo que pode dar ao ambiente. Saiba mais sobre as persianas para sala:
Por isso, trouxemos hoje um post inteirinho sobre persiana para sala: como foi inventada, suas vantagens, tipos e cuidados com a manutenção, além, é claro, de uma seleção de imagens para você se inspirar na hora de decorar sua sala com elas.
Vamos lá?
De onde vem a persiana para sala?
As persianas foram inventadas pelo engenheiro francês Pierre Le Fou, em 1824, quando criou um sistema de lâminas de algodão engomado com cordas que controlavam seus movimentos.
A invenção ocorreu quando Le Fou pretendia criar um método de contenção de movimento de um riacho que passava pela propriedade de seu pai: a ideia de utilizar lâminas de uma margem à outra do riacho poderia conter o fluxo de água, mas poderia também liberar esse fluxo se as lâminas fossem giradas. O sistema com lâminas de algodão foi parte do seu protótipo, com o modelo definitivo foi pensado em madeira, mas já durante os testes, Le Fou percebeu que o sistema também poderia servir para controlar a luminosidade em um ambiente.
As vantagens da persiana para sala
As cortinas podem até ser as mais clássicas na decoração e, por muitos consideradas mais elegantes e sofisticadas, mas na hora de pensar no que colocar na sala, a questão do custo e da manutenção podem se tornar um pouco pesadas, especialmente quando elas devem cobrir grandes janelas. Por isso, antes de começar a decorar o ambiente, é necessário pensar bem nas vantagens e desvantagens da cortina ou persiana, como elas se adaptam ao espaço, sua manutenção e resistência.
Apesar de possuir uma instalação mais complexa, as persianas são conhecidas por possuírem uma versatilidade e a forma retas e simples como as principais vantagens e características que dão à elas um estilo único. Mas essa simplicidade de forma não necessariamente significa que o ambiente com persiana não pode ser extremamente sofisticado e elegante! As persianas podem ser encontradas em diversos tipos, materiais e cores, se adequando a diversos estilos dentro da sua decoração!
Ao contrário das cortinas com seu grande volume e constante necessidade de lavagem, as persianas trazem um ar moderno para a sua decoração junto com muita praticidade de manutenção.
Limpeza e manutenção da persiana para sala
Dependendo do material que a persiana é feita, a rotina de limpeza pode mudar e é importante que o fabricante dê indicações de uma limpeza que não estrague o material ou a sua resistência.
De formas gerais, a recomendação de limpeza para as persianas é tirar o pó e acúmulo de sujeira uma vez por semana com um espanador ou pano seco, para os modelos com as lâminas de materiais duros como madeira, alumínio ou plástico, por exemplo, vale usar também um aspirador de pó para auxiliar no serviço. No caso das peças de tecido, seja ele natural ou sintético, é importante programar uma limpeza anual em alguma empresa especializada.
Tipos de persiana para sala
Desde sua invenção em 1824 as persianas passaram por diversas remodelações e ganharam estilos diferentes, se adequando para ambientes residenciais ou comerciais, não somente com a função de regulação da iluminação que vem de fora, mas até mesmo dando privacidade para os ambientes.
Vamos dar uma olhada nos tipos mais comuns de persianas!
- Venezianas ou persianas horizontais: Podendo ter lâminas em plástico, metal ou madeira, esse modelo é o clássico e o mais comum entre as persianas. Formado por lâminas paralelas horizontais que podem ser giradas e recolhidas para cima, pode ser utilizada em diversos tipos de ambientes residenciais e até mesmo comerciais.
- Persianas verticais: Com lâminas paralelas verticais em madeira, alumínio, plástico ou tecido, esta persiana pode ter um recolhimento lateral, bilateral ou até mesmo ser fixa, somente com mecanismo de rotação de lâminas para regular a entrada de luz. Para salas, elas costumam ser mais utilizadas por possuírem uma caída parecida com as cortinas tradicionais.
- Persiana de rôlo: Formada por um painel retangular de tecido natural ou sintético e um mecanismo horizontal de rolamento, essas persianas estão ficando cada vez mais comuns em ambientes residenciais, mas são famosas por comporem salas comerciais.
- Persiana romana: O modelo romana é feito com diversas folhas de tecido que, ao serem recolhidas verticalmente, vão se dobrando e formando uma espécie de saia babada. É um modelo que costuma ser bastante usado para dar um elemento mais aconchegante para salas e quartos.
60 modelos de persiana para sala incríveis para você se apaixonar
Agora que você já sabe os modelos, vantagens e como cuidar da sua persiana, dê uma olhada na nossa seleção de imagens com ideias de decoração e composição para uma sala com persiana cheia de estilo!
Imagem 1 – A persiana pode compor com as cortinas de tecido também.
Imagem 2 – Persiana para sala rolô em um ambiente com bom controle de luz e muita praticidade.
Imagem 3 – Persiana para sala com regulação da iluminação exterior dentro dos ambientes.
Imagem 4 – Mais uma ideia para uso conjunto de cortina e persiana para sala: praticidade modular da persiana romana.
Imagem 5 – A clássica na sala de estar: persiana para sala horizontal preenche muito bem o ambiente e controla a luminosidade na medida certa.
Imagem 6 – Para quem gosta de um clima mais natural e inspirado no estilo oriental, as persianas rolô com fibras naturais fazem toda a diferença no ambiente.
Imagem 7 – Ambiente contemporâneo e minimalista com um toque a mais de estilo: persiana para sala double vision faz um jogo de luz e sombra no espaço.
Imagem 8 – Persiana de alumínio: prática,funcional e moderna.
Imagem 9 – Num estilo mais urbano e moderno, os diversos modelos de persianas para sala ficam mais interessantes e ganham diversas cores para você combinar com a sua sala.
Imagem 10 – Persiana para sala vertical para dar destaque para as linhas retas nesta direção na decoração da sala de estar.
Imagem 11 – Persiana romana de tecido colorido: outra forma ótima para você combinar com a decoração e deixar sua sala ainda mais personalizada.
Imagem 12 – Elegante e minimalista: persiana laminada preta e voil branco.
Imagem 13 – Versatilidade em todos os momentos e situações: até mesmo para salas de estar com desenho de paredes irregulares, as persianas ganham pontos.
Imagem 14 – Olha a sensação de aconchego que essa composição de cortinas proporciona!
Imagem 15 – Nesse outro ambiente, o mesmo caso de repetição de janelas com persianas padronizadas e individuais.
Imagem 16 – Para verdadeiros janelões, com vários metros de largura, você também pode fazer uma divisão modular para priorizar a entrada de luz por um lado, por outro, ou por todos eles.
Imagem 17 – Persiana para sala moderna.
Imagem 18 – Persiana para sala de jantar: para um ambiente com bastante luminosidade como este, a persiana pode te ajudar a controlar a entrada de luz para refeições tranquilas e agradáveis.
Imagem 19 – Opte pelo simples e funcional!
Imagem 20 – Um toque de estilo no modelo romano: quando estão completamente recolhidas, as persianas para sala romanas criam uma franja na parede parecida com um babado.
Imagem 21 – Persianas rolô motorizadas para grandes espaços e pé-direito alto: mais uma prova da versatilidade desses itens, com possibilidade de controlá-las via controle remoto.
Imagem 22 – Cor na persiana para adicionar um toque a mais de estilo: elas podem ser os elementos coloridos que estavam falando na sua decór!
Imagem 23 – Outra opção de persiana Double vision para sala de estar: por ter faixas transparentes, esses modelos não interceptam completamente a visão do ambiente externo quando estão esticadas.
Imagem 24 – Persianas para sala também funcionam para portas! Os módulos podem ser ótimos para ocultar portas feitas completamente de vidro ou com vitrôs transparentes.
Imagem 25 – Mais um modelo romano em tecido: esse aqui pensado exclusivamente para uma decoração interna escura, sofisticada e com um toque jovem.
Imagem 26 – Seja para janelas que estejam posicionadas na mesma parede ou na parede oposta da tela, as persianas podem ajudar a diminuir o reflexo da luz para você assistir seus filmes e séries preferidos.
Imagem 27 – Persiana celular que podem ser utilizadas até mesmo nas janelas mais diferentes.
Imagem 28 – Persiana de madeira laminada: perfeita para sala de estar que prezem pelo aconchego.
Imagem 29 – Persiana para sala vertical também para proteger as plantinhas dentro de casa: regule a luminosidade dependendo das preferências da espécie que você quer cultivar no ambiente.
Imagem 30 – Para ambientes mais minimalistas ou com um design contemporâneo, as persianas em rôlo na mesma cor da parede garantem uma unidade no fundo da sala e uma espécie de camuflagem para a janela.
Imagem 31 – Estude os diferentes materiais das persianas e os diferentes efeitos que eles podem dar para sua sala: aqui, a transparência no material foi utilizado para permitir a entrada de luz e possibilitar a visão do espaço externo.
Imagem 32 – Persiana do teto ao chão.
Imagem 33 – As persianas feitas de tecido também funcionam muito bem para trazer mais conforto e aconchego para o ambiente, especialmente se estiver próxima de sofás e almofadas de tecidos fofos.
Imagem 34 – Persiana meia parede: ideal para compor com um aparador.
Imagem 35 – Aposte nas persianas que possuem transparência e não bloqueiam totalmente a luz natural se você quer cultivar plantinhas dentro de casa!
Imagem 36 – Persiana e cortina de tecido para sala de estar.
Imagem 37 – Em todos os tipo de persianas, você pode encontrar materiais que podem bloquear bem a luz natural para isolar sua sala de TV.
Imagem 38 – Mais um modelo de persiana combinando com a cor da parede: num tom salmão, o material em fibra natural funciona muito bem para um clima tropical para o ambiente.
Imagem 39 – Persiana para sala com a presença da cortina: para quem gosta do peso que a cortina tem na decoração de interiores, as persianas verticais podem ser instaladas da mesma forma e com diversas opções de materiais e cores.
Imagem 40 – Prefira cores neutras para uma sala clean e moderna.
Imagem 41 – As persianas para sala pretas possuem um estilo bem moderno se aproximam do industrial, funcionando muito bem nesse tipo de ambiente.
Imagem 42 – Cantinho de leitura na sala com persianas romanas para regular a entrada de luz perfeita para você viajar pelas histórias.
Imagem 43 – A vantagem da persiana é o controle de incidência de luz natural.
Imagem 44 – Persiana para quem quer regular a entrada de luz natural e até mesmo para quem quer valorizar a luz artificial de lustres e luminárias.
Imagem 45 – As persianas mais escuras ou as blackouts servem também para isolar os ambientes das áreas externas à eles.
Imagem 46 – Sala de estar com persiana rolo.
Imagem 47 – As persianas para sala de fibras naturais combinam muito bem com ambientes que possuem uma decoração mais jovem e descontraída.
Imagem 48 – Outra sala de estar uma decór minimalista com persiana para sala horizontal clássica.
Imagem 49 – Outra persiana vertical para sala de estar com a presença marcante como as cortinas.
Imagem 50 – Sala de estar com decoração moderna e um toque contemporâneo: persiana para sala rôlo branca para harmonizar com o colorido da sala.
Imagem 51 – Sala de estar com persiana blackout.
Imagem 52 – A persiana laminada pode compor com a mesma tonalidade da marcenaria da sala.
Imagem 53 – Adicionando listras na decoração do ambiente: persiana vertical para sala de estar simples.
Imagem 54 – As persianas que mantém um certo grau de transparência valorizam os ambientes mais espaçosos e com grandes janelas.
Imagem 55 – Combine a cor e o material da persiana para sala com outros elementos decorativos ou utilitários da sua decoração.
Imagem 56 – Persianas para sala brancas para um elemento neutro na sala hiper colorida!
Imagem 57 – Persiana para sala celular blackout: controle perfeito de luminosidade para chegar ao clima ideal para sua sala.
Imagem 58 – As transparências das persianas para sala também são ótimas para chamar elementos do exterior para dentro do ambiente de forma mais sutil!
Imagem 59 – Uma boa combinação de tecidos, cores e estampas com persiana romana de tecido para um cantinho aconchegante na sua sala.
Imagem 60 – Unidade entre a janela e a persiana para sala: outra forma de combinar com elementos do cômodo!