Você sabe o que é pet place? Essa é uma nova tendência do mercado imobiliário pensada exclusivamente para quem tem um bichano de estimação.
Antigamente, era muito comum que os animais fossem banidos e proibidos em condomínios e unidades residenciais. Hoje em dia, porém, o que se nota é um movimento totalmente contrário.
Cada vez mais as construtoras estão investindo em espaços dedicados ao bem estar animal, oferecendo segurança e tranquilidade para os pets, mas também para os tutores.
Continue acompanhando o post para entender melhor o que é pet place.
O que é pet place?
O pet place é uma área destinada aos animais de estimação dos moradores de um condomínio, seja de casas ou apartamentos.
Nesse espaço, os animais podem brincar, correr e se exercitar livremente em um ambiente totalmente planejado para eles.
A maioria dos pet place oferece rampas, túneis, arcos e outros obstáculos onde o animal pode gastar energia e se divertir.
O espaço também costuma ser forrado com grama, natural ou sintética, para deixar o bichano ainda mais a vontade.
O pet place pode ser usado ainda para adestramento e treinamento de cães com total segurança.
Alguns modelos de pet place oferecem também um espaço para higiene dos animais, com espaço para banho e tosa, por exemplo, podendo tanto ser administrado por uma empresa do ramo de pet shop, quanto ser utilizado de modo autônomo pelos próprios moradores, uma vez que dentro do apartamento nem sempre é fácil dar banho e cuidar da higiene do animal como se deve.
Quais as vantagens de um pet place
Bem estar animal
Uma das maiores vantagens do pet place é o bem estar animal. Dentro do espaço reduzido dos apartamentos atuais, o bichano não consegue se movimentar e gastar toda energia que deveria.
O resultado disso é um animal estressado ou, em outros casos, um animal abatido e até depressivo.
Por isso, o pet place acabou se tornando o lugar ideal para tirar o amigo de quatro patas da rotina e proporcionar a ele momentos de descontração e interação, afinal, esse é o espaço perfeito também para novas amizades.
Inclusive, vale citar que a interação entre pet e tutor aumenta ainda mais, fazendo com que você e seu amigo peludo se tornem ainda mais inseparáveis,
Saúde dos pets
O pet place também favorece a saúde dos animais, já que animais sedentários têm maior probabilidade de desenvolver doenças como obesidade, por exemplo.
Você pode usar o pet place como uma academia ao ar livre para o seu animalzinho e garantir que ele tenha uma vida mais plena, saudável e feliz.
Sem estresse com os demais moradores
Outra grande vantagem do pet place é que ele evita possíveis desentendimentos com outros moradores.
Em condomínios onde essa área de lazer animal não existe, os demais moradores podem acabar se sentindo incomodados e inseguros na presença de animais circulando pelas áreas comuns.
Mas o pet place acolhe os bichanos e seus tutores, mantendo bem afastado dali quem não se sente a vontade na presença de animais.
Segurança e tranquilidade
O pet place também é um lugar que oferece muito mais segurança e tranquilidade aos animais e aos tutores.
Dentro do pet place, contudo, o bichano está a salvo das ruas, onde uma escapada da coleira pode ocasionar um acidente fatal.
Valorização do imóvel
Você sabia que o pet place ainda pode representar uma valorização do seu imóvel?
Sim, com a procura cada vez maior desses espaços em condomínios, a tendência é que imóveis localizados com essa estrutura sejam mais valorizados e desejados no mercado imobiliário.
Praticidade na rotina
A vida moderna é corrida e agitada para todo mundo, não é mesmo? O problema é que com isso muitas vezes falta tempo e disposição para sair até a rua ou a praça para passear com o pet.
Contudo, se o condomínio está equipado com um pet place, o morador ganha praticidade, uma vez que ele não precisa fazer grandes deslocamentos para levar o bichano para passear.
Se o pet place contar com banho e tosa, melhor ainda, concorda?
Integração entre moradores
Por fim, o pet place acaba sendo também uma oportunidade de integração e convivência entre os moradores.
Apesar de ser um espaço feito para os pets, os moradores também se reúnem ali, podendo conversar e passar um tempo agradável na companhia de pessoas diferentes daquelas que está habituado.
Essa integração favorece até mesmo a iniciativa por melhorias no condomínio e um senso maior de comunidade, estabelecendo vínculos e cooperação entre todos.
Cuidados e regras para uma boa convivência no pet place
Para que o pet place seja um lugar harmonioso e divertido para todos, é fundamental que algumas regras e cuidados sejam seguidos a risca por quem frequenta o local. Veja as principais delas a seguir:
Vacinação em dia
Manter a vacinação do pet em dia é imprescindível para o bom uso do pet place.
Muitas doenças podem ser transmitidas em um local de uso compartilhado.
Por isso, atente-se para que a cardeneta de vacinação do seu amigo esteja em dia e leve-a com sempre junto com você para os casos em que ela for solicitada.
Banho e higiene
Os animais que frequentam o pet place também devem estar com banho em dia e a higiene em ótimo estado.
Isso inclui escovação dos pelos, unhas cortadas e aparadas, vermifugação periódica e aplicação de remédio para controle de pulgas.
Qualquer sinal de que o seu pet esteja com pulgas, carrapatos, sarna ou qualquer outra infestação contagiosa não o leve para o pet place até que todas as providências sejam tomadas e o pet volte a ficar saudável.
Zelar pela segurança de todos
É dever de todos os tutores zelar pela segurança dos demais animais e tutores que frequentam o pet place.
Cada um sabe e conhece o bichinho que tem. Alguns são mais mansos e dóceis, outros mais agressivos e impacientes.
Nesse último caso, independente do porte do animal, é importante que ele esteja com focinheira para evitar brigas com outros animais e acidentes com as pessoas que estão no local.
Sozinho nunca
Nunca deixe seu cãozinho sozinho no pet place. Ele deve ser monitorado durante todo o tempo que permanecer no local.
Lembre-se que qualquer dano ou acidente provocado é de sua inteira responsabilidade.
Cuidado com filhotes
A maioria dos pet place proíbe a entrada de animais menores de quatro meses. Essa é uma medida preventiva para evitar acidentes com animais maiores e, também, para proteger o filhote que por ser muito frágil pode facilmente pegar doenças, especialmente porque ele ainda não tomou todas as vacinas.
Já os animais maiores de quatro meses podem frequentar o pet place sempre acompanhado dos tutores e, de preferência, em horários em que o espaço esteja mais livre e desocupado.
Atenção para as fêmeas
As fêmeas também merecem atenção especial, especialmente aquelas que ainda não foram castradas.
Em muitos pet places é proibida a entrada de fêmeas no período do cio. A presença de fêmeas também deixa os demais animais agitados, podendo provocar brigas entre eles.
Portanto, redobre a atenção nesses casos.
Oriente as crianças
O pet place pode ser facilmente confundido com um parquinho pelas crianças menores.
Cabe aos pais orientar as crianças de que aquele é um espaço dedicado apenas aos animais.
As crianças podem frequentar o local desde que acompanhadas dos pais e do pet, mas nunca sozinhas.
Observe as regras do condomínio
Observar e respeitar as regras do condomínio é fundamental para que o pet place seja realmente tudo aquilo que ele pode ser.
As regras existem para deixar o ambiente mais seguro, tranquilo e saudável para todos.
Por isso, antes de entrar com seu bichano, leia todas as recomendações e adeque-se a elas.
A grande parte dos pet place são projetadas apenas para cães. A presença de outros animais, como gatos e pássaros, é geralmente proibida pelo risco de acidentes.
Outra recomendação frequente é quanto a higiene do local. Ao levar o seu cão até o pet place lembre-se sempre de recolher as fezes e descartá-las no local indicado.
A conservação dos equipamentos do pet place também é responsabilidade dos tutores. Por isso, não permita que o seu animal morda ou arranhe os equipamentos.
Pode ser também que seja proibido levar brinquedos para o pet place, justamente para não provocar confusão entre os animais.
Utilize apenas o que é oferecido pelo pet place.
O mesmo vale para comida. Não alimente o seu bichano no pet place. Deixe para oferecer aquele petisco que ele tanto gosta quando chegarem em casa, combinado?
Agora que você já sabe o que é pet place, pegue a coleira, chame o seu amigo e aproveitem para passear e passar bons momentos juntos nesse espaço especial.