A moda da urban jungle chegou com tudo e junto com ela a necessidade de conhecer melhor as plantas de sombra.
Afinal, esses espaços verdes criados dentro de casa exigem o uso de plantas que se adaptem a ambientes com baixa luminosidade.
Mas não é só dentro de casa que elas vivem. Varandas, jardins e quintais sombreados também pedem por plantas de sombra.
E aí vem a dúvida: qual delas usar? A gente te responde a seguir com dicas, ideias e imagens inspiradoras. Vem ver!
Plantas de sombra: o que você precisa saber?
As plantas de sombra são aquelas que não precisam de alta luminosidade, nem mesmo da luz solar direta para se desenvolverem de forma saudável e bonita.
Por isso mesmo, elas são muito indicadas para ambientes fechados. Mas é importante que você entenda o que é um ambiente sombreado.
Na jardinagem, as plantas de sombra são aquelas que apreciam a luz indireta, difusa, como aquela que entra pela janela. Ou seja, elas precisam sim de luz, mas não de luz em excesso.
Ambientes completamente fechados e escuros não são indicados para nenhum tipo de planta. Então, nada de planta na garagem, no lavabo ou naquela área de serviço que não entra luz.
Para saber se o ambiente é adequado para as plantas de sombra experimente ler uma bula de remédio ou outro texto impresso com letras miúdas.
Se conseguir fazer a leitura sem sentir a necessidade de acender a luz, então o ambiente tem luz necessária, ao menos para as plantas de sombra. Mas se esse não for o caso, então reconsidere o ambiente em que deseja decorar com plantas.
Outra dica para tentar determinar se uma determinada espécie possui ou não condições de ser cultivada em locais sombreados é observando sua coloração. Plantas com folhas verde escuro na grande maioria das vezes são de sombra. Já plantas com flores, frutos ou ervas aromáticas, em sua maioria, necessitam de muita luz e sol.
Veja a seguir algumas das espécies de plantas de sombra que você pode usar sem medo aí na sua casa:
Areca bambu
A areca bambu é uma ótima opção de planta de sombra para ambientes fechados, justamente porque ela se adapta muito bem a condições de baixa luz.
Além de muito bonita, a areca bambu ajuda a dar volume para a urban jungle. Os cuidados com a planta são bem simples, incluindo regas em dias alternados no verão e a cada três dias no inverno.
Imagem 1 – No jardim, a areca bambu cresce livre, leve e solta formando um maciço verde lindo.
Imagem 2 – Experimente combinar a areca bambu com plantas tropicais. O efeito é incrível!
Bambu da Sorte
O bambu da sorte é um coringa em qualquer decoração, interna ou externa. Ele pode ser plantado diretamente no solo, em vasos ou canteiros, ou, ainda, ser cultivado dentro de um recipiente com água. A luz que vem da janela é ideal para essa verdinha.
Imagem 3 – Qualquer potinho de vidro é suficiente para o bambu da sorte desfilar seu charme.
Imagem 4 – E o que acha de um jardim vertical com o bambu da sorte? Ótima opção de plantas ornamentais de sombra.
Cacto macarrão
Apesar do nome, o cacto macarrão não é fã de sol. Ele gosta mesmo é de ambientes frescos, arejados e com luz indireta. Só não esqueça de uma coisa: ele não gosta de solos encharcados, portanto, não exagere nas regas.
Imagem 5 – A textura do cacto macarrão em contraste com a madeira é um charme só.
Imagem 6 – Cacto macarrão: opção linda de plantas pendentes de sombra.
Comigo Ninguém Pode
A comigo ninguém pode é uma grande conhecida dos jardins brasileiros. Essa plantinha com cara de casa de vó pode e deve ser usada em ambientes sombreados, já que o sol queima suas folhas. No entanto, ela é tóxica (daí o nome) e deve ser mantida afastada de animais e crianças.
Imagem 7 – As folhas rajadas indicam o potencial tóxico da planta. Melhor tomar cuidado!
Imagem 8 – Uma coleção de plantas de meia sombra decorando a sala de jantar.
Costela de Adão
Uma das plantas queridinhas do momento (já faz um tempo) é a costela de adão. Suas folhas largas, espalmadas e recortadas fazem realmente uma referência a essa parte do corpo.
De origem tropical, a costela de adão gosta de lugares frescos e sombreados, além de um solo úmido, mas não encharcado.
Imagem 9 – Nessa sala de jantar bastaram apenas as folhas de costela de adão para enfeitar o centro da mesa.
Imagem 10 – Na sala de estar, a costela de adão complementa o décor com cor, volume e uma textura linda.
Cróton
Popular tanto em vasos, quanto em canteiros, a planta cróton encanta pelos tons vibrantes e alegres de suas folhas que vão do amarelo ao verde, passando pelo vermelho, laranja e marrom. Essa é uma das poucas espécies que podem ser cultivadas tanto a sol pleno, quanto na sombra.
Imagem 11 – Vaso colorido e alegre de cróton para alegrar a fachada da casa moderna.
Imagem 12 – Junto de outras espécies, o cróton revela ainda mais o seu efeito ornamental.
Dinheiro em Penca
Se você está em busca de plantas pendentes de sombra acabou de encontrar uma linda. A planta dinheiro em penca ama luz indireta e fica linda dentro de casa sobre armários e outros móveis altos, de modo que suas folhas fiquem expostas e com o caimento que merecem.
Imagem 13 – Nessa sala de jantar, o buffet foi o escolhido para sustentar o vaso de dinheiro em penca.
Imagem 14 – Explore o contraste entre as cores das plantas, dos vasos e dos demais elementos da decoração.
Espada de São Jorge
Outra planta ícone da versatilidade é a espada de são Jorge. Super rústica, resistente e muito bonita, essa verdinha pode ser cultivada sob o sol, mas também vai bem dentro de casa, em ambientes com baixa luminosidade. Os cuidados são poucos: regas espaçadas e uma adubação de vem em quando.
Imagem 15 – Em canteiros ou em vasos, a espada de são Jorge é pau pra toda obra.
Imagem 16 – O vaso branco destaca o verde intenso das folhas da espada de são jorge.
Hera
Conhecida por ser uma planta trepadeira, a hera é uma opção de plantas de sombra para jardins, já que pode ser usada rente a cercas, muros e pergolados. Mas você também pode apostar no uso da planta em vasos explorando o efeito pendente das folhas.
Imagem 17 – Que tal cobrir a fachada da casa com uma planta de sombra para jardim?
Imagem 18 – Versátil, a hera pode ser cultivada em vasos, canteiros ou diretamente no solo.
Imbé
O Imbé é uma das plantas de sombra mais conhecidas e utilizadas. Ela vai muito bem em ambientes úmidos, conferindo um tom de verde brilhante para os espaços. Em algumas variedades ela lembra a costela de adão. O Imbé pode ser plantado em vasos dentro de casa ou no jardim.
Imagem 19 – Tem espaço embaixo da escada? Coloque um vaso de Imbé por lá.
Imagem 20 – Olha o Imbé aí dando o toque final na decoração da sala de estilo rústico.
Jiboia
Ahhhh, a jiboia! Uma velha conhecida de quem é fã de plantas. A espécie é muito fácil de cuidar e se adapta muito bem a ambientes com baixa luminosidade, o que a torna uma ótima opção de plantas de sombra para ambientes fechados. Ela também é versátil, viu? Pode usá-la de modo suspenso, como trepadeira ou no formato vertical.
Imagem 21 – De rápido crescimento, a jiboia é perfeita para quem deseja ter plantas e tem pouco tempo para jardinagem.
Imagem 22 – O efeito da jiboia é lindo! Use-a para destacar móveis e outras estruturas.
Lírio da Paz
Agora a dica é para quem deseja plantas de sombra com flores. Pois é! Estamos falando do lírio da paz. Uma verdinha de folhas verdes escuras com “flores” brancas. O lírio da paz não tolera sol ou luz muito forte, por isso é ideal para usar no banheiro, no lavabo ou outros ambientes de pouca luminosidade.
Imagem 23 – Uma dupla de lírio da paz para decorar o quarto de estilo rústico.
Imagem 24 – Aquele cantinho do rack não vai mais ficar vazio!
Maranta Leuconuera
Outra plantinha bem conhecida nas casas das avós era a maranta leuconuera. Os tempos passaram e agora ela voltou com tudo para o paisagismo.
A maranta leuconuera possui folhas ovaladas e listradas, o que confere um visual exótico e super bonito. A maranta leuconuera pode ser usada em vasos ou em canteiros, especialmente embaixo de plantas maiores.
Imagem 25 – Aqui, a maranta leuconuera se exibe embaixo das palmeiras formando um lindo caminho em meio ao jardim.
Imagem 26 – Uma marantinha linda para decorar a mesa de centro da sala de estar.
Imagem 27 – Para trazer aquele tcham a mais no décor aposte em vasos coloridos e criativos.
Pacová
A pacová é uma ótima opção de plantas de sombra para ambientes fechados. Ela é resistente e possui um tom de verde intenso e brilhante. Fica linda em urban jungles ou usada isoladamente. Valorize ainda mais a pacová com um vaso bem bonito. Os cuidados incluem rega moderada (já que a planta aprecia solos úmidos) e uma adubação periódica.
Imagem 28 – Quer trazer um pouco de vida para o home office? Coloque um vaso de pacová bem pertinho da janela.
Imagem 29 – Um jardim interno decorado com diferentes plantas de sombra tropicais.
Pata de Elefante
A pata de elefante também merece sua atenção. A planta pode ser cultivada em ambientes de sol ou de sombra, adaptando-se muito bem em qualquer um deles. Mas, atenção: use vasos grandes porque ela cresce bastante.
O maior charme da planta é o caule grosso que realmente se assemelha a uma pata de elefante. E uma curiosidade: o caule armazena água, por isso ele é tão rechonchudinho.
Por armazenar água em seu interior, a pata de elefante não precisa de regas constantes.
Imagem 30 – Um cantinho vazio e sem graça da casa se renova com o vaso de pata de elefante.
Imagem 31 – Com o passar dos anos, o caule engrossa ainda mais conferindo um visual incrível para a planta.
Pau d’água
O pau d’água é uma daquelas plantinhas coringas para ter em casa, sendo também uma opção de plantas de sombra total, já que ela suporta muito bem ambientes de baixa luminosidade e até mesmo com ar condicionado. As regas podem ser mais espaçadas, porque ela também armazena água em seu interior.
Imagem 32 – Pau d’água: uma linda ideia de plantas de sombra para jardim.
Imagem 33 – Com espaço e paciência, a planta pau d’água cresce e fica assim, enorme!
Peperômia
Mais uma dica de plantas pendentes de sombra: a peperômia. De folhas miúdas, a peperômia embeleza qualquer ambiente com seu caimento e contorno impecáveis. No entanto, atente-se para o tipo. Existem diversas peperômias no mundo e você pode acabar levando uma ao invés de outra para casa.
Imagem 34 – Jardim vertical de plantas pendentes de sombra.
Imagem 35 – Mini jardim com peperômias, maranta e areca bambu.
Samambaia
A samambaia é um clássico! Volumosa e cheia de estilo, essa plantinha tira qualquer ambiente do sério trazendo consigo um ar tropical e refrescante. A samambaia ama sombra, já que o sol pode facilmente queimar suas folhas delicadas. As regas são importantes. Samambaia que se preze gosta de solo úmido e, de vez em quando, algumas borrifadas de água nas folhas, principalmente nos dias mais quentes e secos do ano.
Imagem 36 – Olha que maneira linda de fazer um jardim dentro de casa.
Imagem 37 – Qualquer armário alto para a samambaia está valendo!
Singônio
O singônio é mais uma daquelas plantas que gostam de sombra e todo mundo já viu ou conhece. Ela é comum de ser usada como forração em jardins e áreas abertas sob a sombra de árvores ou plantas maiores. Mas ela também pode ser cultivada em vasos dentro de casa, até mesmo em vasinhos apenas com água.
Imagem 38 – O charme do singônio sobre o rack da sala. Misture outras plantas junto com ele, como a dracena.
Imagem 39 – E que tal essa versão de folhas vermelhas?
Zamioculca
A zamioculca é uma das plantas de sombra total que mais fazem sucesso atualmente. Ela é muito resistente e pode ser usada até mesmo em ambientes com ar condicionado e baixíssima luz. No entanto é preciso tomar cuidado com as regas. O excesso de água apodrece a planta.
Imagem 40 – Zamioculca, pau d’água e orquídea: um trio lindo!
Imagem 41 – Perfeita em um décor moderno e minimalista