Verão é tempo de protetor solar, óculos e chapéu para se proteger dos raios solares que estão a pleno vapor. Mas não é só você que precisa se cuidar. Suas plantinhas também necessitam de zelo!
Os cuidados com as plantas no verão são muito importantes para garantir que elas continuem bonitas e se desenvolvendo com saúde.
Por isso, continue acompanhando esse post e anote todas as dicas de manutenção com as plantas no verão!
Sinais que a planta está sofrendo com o calor
As plantas possuem mecanismos sutis, mas eficazes, para indicar quando estão sofrendo com o calor excessivo. Estes sinais podem variar dependendo da intensidade, espécie e do ambiente em que está crescendo.
No entanto, algumas deficiências são comuns como as que apresentaremos logo abaixo, confira:
Mudança de coloração
Uma das formas mais evidentes que as plantas estão sendo afetadas pelo verão extremo é através de alterações na coloração das folhas. Isso ocorre devido à diminuição da produção do pigmento responsável pela cor verde, a clorofila, e pode ser um indicativo de que a planta está lutando para realizar a fotossíntese de forma eficiente.
Em geral, as folhas podem ficar mais amareladas, marrons ou até mesmo avermelhadas, dependendo do tipo.
Perda do brilho e viço das folhas
Outra clássica pista é a notável perda do brilho e do viço das folhas. À medida que a temperatura aumenta, as plantas perdem água mais rapidamente através da transpiração. Quando a oferta de água não consegue acompanhar essa perda, as folhas começam a murchar, pois as células perdem o “inchaço”.
Esse processo é uma tentativa da planta de reduzir a superfície de exposição ao sol para conservar água.
Queda de folhas
Além disso, as plantas podem aumentar a taxa de queda de folhas como uma estratégia para preservar água e nutrientes.
Enquanto as folhas são “perdidas”, a planta redireciona seus recursos para as partes mais vitais, como caules e raízes, onde a água e os nutrientes são armazenados e distribuídos de forma mais eficiente. Essa realocação permite que a planta mantenha sua sobrevivência enquanto enfrenta as condições adversas do calor.
Presença de pragas
Se a verdinha estiver em uma condição que não a favoreça, rapidamente se torna alvo de pragas e doenças.
Por isso, fique atento a vestígios de infestação, como manchas nas folhas, folhas roídas ou brotos murchos e utilize medidas preventivas de imediato. A planta pode estar sofrendo com a falta de água, excesso de luz ou falta de adubação.
Partes secas e mortas
Aqui, é um sinal grave de estresse térmico que pode levar à morte da planta se não for tratada adequadamente
Caso note partes secas e mortas, como folhas e caule, por exemplo, então significa que é preciso agir imediatamente. Na maioria das vezes, indica que a planta está recebendo mais luz e calor do que deveria, além de pouca umidade.
Cuidados com as plantas no verão: 8 dicas essenciais
Umidade
Garanta que suas plantas tenham a umidade necessária para se desenvolverem e continuarem bonitas!
As plantas de meia sombra e sombra, por exemplo, devem receber borrifadas de água durante a manhã e e início da tarde para que as folhas não queimem ou ressequem. Você também pode contar com a ajuda de um umidificador de ar de forma a garantir que as verdinhas recebam a umidade necessária ao longo do dia.
Já as plantas de sol pleno não devem receber água durante esse período. A água presente nos caules e folhas reflete a luz podendo causar queimaduras na planta. Deixe para oferecer um banho de chuveirinho (com a própria mangueira ou regador) no final da tarde.
As plantas de dentro de casa devem receber apenas umidade nas folhas.
Mude de lugar
A cada estação, o posicionamento do sol no céu muda e não seria diferente no verão. Além dos dias serem mais longos, o sol tende a fazer um movimento de leste a oeste mais linear e constante, diferente do inverno, quando o sol se inclina para o lado norte.
Isso significa que a luz do sol se distribui mais uniformemente durante o verão. Portanto, se você tem uma plantinha perto de uma janela voltada para oeste ela irá receber uma quantidade maior de luz do que no inverno.
Mas você não precisa decorar esse posicionamento do sol. Basta observar por alguns dias como a luz do sol se comporta aí na sua casa e mude-as de lugar ou proteja-as com um tecido de sombreamento caso sinta necessidade.
Evite podas
Evite podar suas plantas no verão, apenas remova galhos, folhas e flores que estejam murchas, secas ou doentes. A remoção estimula o nascimento de novos brotos e o calor excessivo dessa época do ano pode acabar matando esse florescimento.
Deixe para fazer as podas no outono e primavera, quando os brotos têm maiores chances de se desenvolver.
Vasos autoirrigáveis
Essa dica de cuidados com as plantas no verão é ótima, principalmente para quem passa muito tempo fora de casa ou planeja viajar.
Os vasos autoirrigáveis oferecem água para a planta na medida em que o solo vai ficando seco. A liberação é lenta e gradativa, assim a planta nunca ficará com “sede”.
Adubação correta
Durante o verão as plantas se desenvolvem em um ritmo mais acelerado, produzindo, inclusive, flores e frutos. Para acompanhar e dar conta desse crescimento é fundamental garantir um solo rico em matéria orgânica. Você pode oferecer húmus de minhoca, esterco, torta de mamoma, adubo de composteira ou mesmo formulas químicas, como a NPK 10-10-10.
No entanto, evite fertilizar em excesso, pois isso pode levar a um acúmulo de sais no solo, prejudicando as raízes. Já a falta de adubação tende a comprometer o desenvolvimento e ainda deixar a planta exposta a pragas.
Cuidado com as pragas
Crie o hábito de observar as suas verdinhas regularmente para detectar a presença de pragas. Analise as folhas, incluindo o verso, o caule e o substrato.
Caso note algum invasor nos vasos, faça o tratamento necessário. Uma boa dica é usar óleo de neem. Além de ser um produto natural que não agride as plantas, ele também é muito eficiente no combate aos mais diversos tipos.
Cuide do substrato
Entre os cuidados indispensáveis com as plantas no verão é o substrato. O sol e o calor ressecam e endurecem o solo, dificultando a absorção da água das regas e até mesmo do adubo.
Para passar longe desse problema, forre o solo exposto com folhas secas, serragem ou palhinha. Isso ajuda a reter a umidade, controlar a temperatura e conserva-se mais saudável para a planta.
Melhores espécies de plantas para cultivar no verão
Veja agora uma listinha (modesta) com algumas das principais plantas que você pode cultivar sem medo de ser feliz, mesmo com um sol de 40ºC lá fora:
Cactos e suculentas
Nada mais verão do que cactos e suculentas! Essas espécies são originárias de climas áridos e secos, adaptadas para armazenar água em suas folhas ou caules. Portanto, vivem muito bem sob o sol!
Palmeiras
Tem um espaço grande na área externa? Então cultive palmeiras. A planta gosta tanto de sol que pode ser cultivada até na beira mar!
Manjericão
Vai uma erva aromática aí? Aposte no manjericão que adora o verão e ainda tempera seus pratos culinários com uma perfeição fenomenal!
Gerânio
Mas se a intenção é cultivar uma espécie com flor no verão, aposte no gerânio. Essa flor delicada precisa de muito sol para ser feliz!
Yucca
A yucca é outra espécie que deixa qualquer jardim lindo e que vai amar o sol que sua casa recebe durante o verão. Ela pode alcançar até 4 metros de altura.
Buxinho
Sua resistência ao sol aliado a sua capacidade de ser moldado em formas decorativas tornam-o uma excelente opção para paisagens externas.
Lavanda
Além de ser uma planta resistente que prospera em sol pleno e solo bem drenado, a lavanda te agracia com sua fragrância particular e relaxante!
Espada de São Jorge
A espada de São Jorge bem que poderia ser chamada de planta topa tudo. Ela vai bem nas mais variadas condições de luz, incluindo o sol pleno.
Os cuidados com as plantas no verão são mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Agora é só cuidar das suas amadas e curtir tudo o que essa estação maravilhosa tem a oferecer!