Não é só você que fica preguiçoso no inverno, as suas plantinhas também! Nesse período, elas entram no chamado estado de dormência e nem pense em acordá-las.
Esse metabolismo de hibernação das plantas faz com que elas fiquem lindas e fortes para a primavera e o verão.
Continue acompanhando o post para entender melhor o que acontece com as plantas no inverno e como cuidar delas direitinho durante essa estação.
O que acontece com as plantas no inverno
Com as temperaturas mais baixas e a menor incidência de luz solar, as plantas entram em estado de dormência ou hibernação.
Essa característica natural das plantas é proposital na natureza. Ao entrar em dormência, as plantas poupam energia para voltarem revigoradas na primavera.
Em razão disso, muitas plantas deixam de apresentar novas brotações, frutos e flores durante o inverno, com exceção das espécies típicas dessa época que fazem o movimento contrário, como é o caso do Ypê e das azaleias, duas plantas que florescem justamente nessa época do ano.
Por isso, não tente acordar suas plantinhas com adubação na expectativa delas lançarem novas folhas. Esse é um tremendo erro que pode levá-las a um sofrimento desnecessário.
Deixe suas plantas dormindo e não se preocupe: elas voltarão na primavera!
Como cuidar das plantas no inverno
Busque a luz
No inverno, os dias são mais curtos e a incidência dos raios solares é menor. Isso sem contar que os dias tendem a ser mais nublados.
Tudo isso interfere no metabolismo das plantas. E você como um bom cuidador deve estar atento a essas mudanças para continuar oferecendo as suas plantinhas tudo o que elas precisam.
Mesmo em dormência, as plantas continuam realizando o processo de fotossíntese e, por isso, elas necessitam de luz da mesma maneira.
Se a sua casa fica mais escura durante o inverno, uma dica é mudar os vasos de lugar, levando-os para um ambiente mais iluminado ou mesmo para a parte externa da casa.
Essa proximidade maior com a luz também ajuda as plantas a se aquecerem durante o dia, evitando que o solo crie umidade e, consequentemente fungos e bactérias.
Portanto, dica número 1: mude suas plantas de lugar para que elas recebam mais luz.
Mais frio, menos regas
O frio deixa os ambientes mais úmidos. Isso não é diferente com as plantas. O vaso onde elas ficam acabam retendo a água por mais tempo, fazendo com que o solo demore mais para secar.
Durante esse período mais frio, as plantas “bebem” menos água, ou seja, elas precisam de menos regas.
Por isso, a recomendação é diminuir pela metade a oferta de água durante o inverno. Se você rega os vasinhos três vezes na semana durante o verão, passe a regar apenas uma vez no inverno.
Aguarde a terra secar antes de oferecer água novamente. O excesso de umidade é um grande problema nesse período, sendo responsável pelo aparecimento de fungos, bactérias e pragas, além de prejudicar e até mesmo causar o apodrecimento das raízes.
Proteja sua verdinha
Ninguém gosta de passar frio, nem mesmo as plantas. Esses seres lindos da natureza são muito sensíveis às baixas temperaturas.
As plantas tropicais, como samambaias, por exemplo, não suportam temperaturas abaixo dos 20ºC, ainda mais se houver presença de ventos.
Já algumas outras plantas, de clima temperado ou subtropical, podem suportar bem temperaturas entre 10ºC e 12ºC.
No entanto, são raríssimas as espécies adaptadas a climas com temperaturas beirando a casa dos 0ºC.
Por isso, é imprescindível que você proteja suas plantas durante o inverno. Aquelas que estão em vasos na varanda ou no quintal podem ser trazidas para algum cantinho dentro de casa ou serem levadas para uma área protegida, como a garagem, ao menos durante a noite.
As plantas que estão diretamente no solo, como em jardins ou hortas, devem ser protegidas do frio e do vento por sombrites ou coberturas de tecido do tipo TNT.
Para quem mora em regiões mais frias, como é o caso do Sul ou algumas partes do Sudeste do Brasil, os cuidados devem ser ainda maiores, especialmente se houver previsão de geadas.
A geada queima e congela a planta por dentro, levando-a a morte do dia para noite.
Momento certo para adubar
Pode adubar plantas no inverno? Depende da espécie, mas de modo geral, a recomendação é adubar apenas quando o inverno estiver no finalzinho, cerca de um mês antes de acabar ou, se preferir, a adubação pode ser feita um mês antes do inicio do inverno, ainda no outono.
A adubação é um estímulo para planta florir, crescer e dar frutos. Mas no inverno todas essas funções estão em dormência.
Por isso, a adubação nesse período acaba acordando a planta, fazendo com que ela gaste a pouca energia que tem de modo desnecessário, gerando um estresse no sistema metabólico.
Se quiser adubar, faça isso um mês antes ou depois do inverno. Use um adubo de boa qualidade, preferencialmente orgânico, como húmus de minhoca, por exemplo.
Para os adubos químicos, a dica é utilizar a fórmula NPK 10-10-10 que é bem equilibrada e fornece todos os nutrientes que a planta precisa.
Poda apenas nas espécies certas
A poda também é uma forma de estimular o crescimento da planta e, por essa razão, deve ser igualmente evitada durante o inverno, salvo no caso de galhos e folhas mortas, secas ou amareladas. Faça apenas a poda de limpeza, removendo essas partes velhas da planta.
A única exceção para poda no inverno é para as espécies frutíferas e de flores.
Essas plantas precisam de podas para garantir o crescimento e saúde dos frutos e das flores. É o caso, por exemplo, de árvores e espécies como roseiras e primaveras.
E lembra daquela história de vó que só se deve podar as plantas nos meses sem a letra R? Pois bem, sua vó estava certa!
Os meses de maio, junho, julho e agosto são justamente os meses de outono e inverno, os mais indicados para podas de frutíferas e espécies com flores.
Cuidado com as pragas
No inverno existe uma tendência maior de aparecimento de pragas, como fungos, pulgões e cochonilhas.
Primeiro porque as plantas estão em dormência, junto com o seu mecanismo de defesa. Outro motivo é a luminosidade baixa e a umidade em excesso.
Por isso, mais uma vez a importância de dosar a mão na hora das regas. Mas se notar o surgimento de alguma dessas pragas, faça a limpeza usando algum inseticida natural, como o óleo de neem, muito eficaz no controle de pragas.
Terra fofa
Crie o hábito de observar a terra do vaso durante o inverno. Nesse período é comum que a terra se compacte e fique dura, dificultando a penetração da água e até mesmo da ventilação necessária para planta.
Uma forma de perceber esse problema é durante a rega. Se notar que a água está demorando demais para ser absorvida, é sinal de que precisa afofar.
Em vasos, esse procedimento pode ser feito com o cabo de uma colher, sempre tomando cuidado para não atingir as raízes.
Já em jardins e hortas, afofe a terra usando um rastelo.
Plantas para cultivar no inverno
Tomando todos os cuidados e entendendo o que acontece com as plantas no inverno, você consegue cuidar de todas as verdinhas que já tem em casa e ainda sobra tempo para arriscar o cultivo de mais algumas.
Mas para isso é importante escolher as plantas certas, já que nem todas as espécies podem ser plantadas no inverno.
Abaixo, fizemos uma listinha com as plantas de inverno que você pode plantar sem medo de ser feliz, confira:
Plantas de flor para cultivar no inverno
- Camélia;
- Amor perfeito;
- Hamamélis;
- Lavanda;
- Jacinto;
- Tulipas
- Hortensia;
- Geranio;
- Dalia;
- Ciclame;
- Azaleia;
- Copo de Leite;
Hortaliças para plantar no inverno
- Alface;
- Couve manteiga;
- Aipo;
- Salsa;
- Cebolinha;
- Agrião;
- Alho Poró;
- Hortelã;
- Espinafre
Agora que você já sabe como cuidar das plantas no inverno, vai lá ver se está tudo bem com suas verdinhas e aproveite para fazer um novo jardim.