Ei, você, que acha que só porque mora em apartamento não pode ter plantas! Chega mais pertinho aqui e acompanha esse post com a gente. Vamos te mostrar como ter plantas lindas, mesmo morando em apartamento.
Para começar é importante saber de três coisas: a primeira é que as plantas se alimentam de luz, fazendo aquele processo conhecido como fotossíntese, segundo ponto, toda planta precisa de água e terceiro, garantir um pouquinho de amor e dedicação para que elas se desenvolvam lindamente. Sendo assim não é difícil compreender que tudo o que você precisa é de luz, água e dedicação para ter plantas no seu apartamento.
O resto é detalhe. Mas são aqueles detalhes prazerosos de lidar, como por exemplo, o melhor lugar do ambiente para deixar suas plantinhas, como organizá-las dento do apê, o tipo de vaso mais adequado para cada uma delas e por aí vai. O interessante de quando se começa a cultivar plantas em casa é que o hábito se torna um vicio, só que muito positivo.
Quando você menos esperar, seu apartamento já vai ter se tornado uma floresta urbana, o que não é ruim, afinal esse é um dos estilos que estão mais em alta nos últimos tempos.
Quais são as melhores plantas para apartamento?
- Espada-de-São-Jorge: Bonita, resistente e requer pouca luz e água, ou seja, é ideal para cantinhos sem uso ou corredores.
- Zamioculcas: Conhecida por sua durabilidade e pouca necessidade de luz. Essa planta é perfeita para quem gosta de praticidade, pois não requer muitos cuidados.
- Jiboia: Com folhas verdes brilhantes e capacidade de crescer em vinhas, o pothos pode ser colocado em prateleiras altas ou pendurado, precisando apenas de luz indireta e regas moderadas.
- Samambaia: O clássico de casa de vó! As samambaias necessitam de umidade e luz indireta, sendo ideais para áreas molhadas como os banheiros ou cozinhas.
- Suculentas: Incluindo variedades como aloe vera e echeveria, as suculentas são escolhas robustas que requerem muita luz e pouca água.
- Ficus Lyrata (Figueira-lira): A famosa planta com grandes folhas verdes e formato dramático. O ficus lyrata é um ponto focal impressionante, mas precisa de luz natural e rega consistente.
- Pazinha (Spathiphyllum): Conhecida por suas flores brancas e capacidade de purificar o ar, essa planta prefere ambientes úmidos e com luz indireta.
- Philodendron: Com uma variedade de formas e tamanhos, os filodendros são fáceis de cuidar, preferindo luz indireta moderada e regas regulares.
- Costela de Adão: Outra planta queridinha da decoração! Não precisa de iluminação natural direta e as regas podem ser feita duas vezes por semana.
Selecionamos abaixo as espécies na decoração de casa e como cuidar de cada uma delas, vem ver:
Plantas para apartamento: tipos e espécies mais adequadas
Lança de São Jorge
A Lança de São Jorge é uma das espécies de plantas mais indicadas para cultivo dentro de casa. Além de ser uma planta fácil de cuidar – exige poucas regas e quase nada de adubação – a Lança de São Jorge se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideais para aquele cantinho da sala sem muita luz.
Imagem 1 – Lança de São Jorge na decoração do lavabo garantindo aquele toque verde todo especial e que faz toda a diferença na decoração da casa.
Imagem 2 – Canteiro com Lanças de São Jorge atrás do sofá; uma ótima ideia para inserir a planta no ambiente.
Rosa de Pedra
A Rosa de Pedra é um tipo de suculenta que está fazendo o maior sucesso na decoração de interiores graças ao seu formato que se assemelha muito a uma rosa tradicional. E como toda suculenta, a Rosa de Pedra também não exige muitos cuidados. A dica é regar pouco, apenas quando o solo estiver seco. Sob o sol, a Rosa de Pedra se desenvolve melhor, mas ela também pode ser cultivada a meia sombra.
Imagem 3 – Rosas de Pedra cultivadas na bancada da cozinha recebendo toda a luminosidade que entra pela janela.
Imagem 4 – Que tal decorar a varanda gourmet do apartamento com vasinhos de Rosa de Pedra? Fica lindo!
Cactus
Tendência na decoração de interiores e até no mundo da moda, os cactos estão com tudo. De beleza exótica e rústica, os cactos, de modo geral, são plantas fáceis de cultivar e ideais para apartamentos. Só que atenção: os cactos precisam de luz direta do sol, ao menos três vezes por semana. Por isso, a dica é cultivá-los na varanda do apartamento ou próximos a janelas. As regas devem ser mínimas, já que essa é uma planta de clima desértico. A recomendação é regá-los uma vez por semana no verão e uma vez por mês nos meses de inverno.
Imagem 5 – Cozinha clean e moderna decorada com um lindo vaso de cacto; repare que a planta foi colocada no beiral da janela para receber toda a luz necessária para seu desenvolvimento.
Imagem 6 – Esse cacto muito bem cuidado foi colocado junto a cama do casal, ao lado do criado-mudo
Palmeira Ráfia
Aqui está uma plantinha perfeita para você ter dentro do seu apartamento: a Palmeira Ráfia ou Rápis. Muito bonita e fácil de cuidar, esse tipo de palmeira é ideal para ser cultivada em salas de estar, por conta do seu tamanho mais avantajado. A Palmeira Ráfia deve ser mantida protegida do sol, mas em um ambiente com boa qualidade de luz natural. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, geralmente uma vez por semana. A adubação é importante também para manter essa espécie de palmeira sempre bonita. Para isso, providencie o adubo de fórmula NPK 10-10-10 uma vez por ano.
Imagem 7 – Palmeira Ráfia complementando a decoração sóbria e elegante dessa sala de estar de apartamento.
Imagem 8 – Junto à janela, a Palmeira Ráfia recebe a luz que precisa sem ser exposta diretamente ao sol.
Begônia
Quem disse que não dá para cultivar flores em apartamento? A Begônia prova que isso é possível sim. Essa espécie florida e com diversas opções de cores gosta de luz indireta e clima quente. Por isso, o melhor lugar para cultivar as begônias é perto de janelas ou em varandas. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, molhando apenas a terra, nunca as folhas e flores. A adubação deve acontecer a cada dois meses com torta de mamona, húmus de minhoca e / ou fórmula NPK 10-10-10.
Imagem 9 – Um lindo exemplar de begônia sendo cultivado perto da janela.
Imagem 10 – Ao florescer, a Begônia nos presenteia com flores pequenas e delicadas.
Pau da água
A planta Pau da água, muito conhecida também como Dracena, é muito versátil e pode ser cultivada de diferentes maneiras: em vasos grandes, vasos pequenos, em canteiros ou jardins. A Pau da água também pode viver bem em ambientes a pleno sol ou sombra. Diante de tantas possibilidades, a Pau da água não poderia ficar de fora dessa seleção de plantas para apartamento. Para cuidar da espécie direitinho recomenda-se regas periódicas, pois a falta de água pode deixar a planta murcha e com folhas caindo. A adubação deve acontecer uma vez por ano, no inicio da primavera, com adubo orgânico ou o composto NPK 10-10-10.
Imagem 11 – Pau da água no cantinho da sala de estar, recebendo a luz difusa da janela.
Imagem 12 – O cesto de fibra natural acentuou o aspecto rústico da planta Pau da água.
Zamioculca
Outra querida na decoração de interiores, a zamioculcas precisa estar na lista de quem deseja decorar com plantas. E a melhor parte dessa plantinha de folhas verdes brilhantes é que ela se adapta muito bem a locais de pouca luminosidade, sendo perfeita para cultivar dentro de apartamentos. Contudo, a zamioculcas apresenta crescimento lento e pode demorar um pouquinho para apresentar toda sua exuberância. Cuide da sua zamioculcas com regas regulares e adubação periódica com a fórmula NPK 10-10-10. Outra dica para manter a zamioculcas sempre bonita é borrifar água em suas folhas.
Imagem 13 – Linda inspiração de sala de estar de apartamento decorada com vasos de tamanhos variados de zamioculcas.
Imagem 14 – Sobre o buffet, a zamioculcas exibe toda sua graça e beleza.
Camedórea elegante
A Camedórea elegante é outro tipo de palmeira muito indicada para o cultivo em apartamentos. A espécie aprecia viver sob meia sombra ou luz difusa e exige pouca manutenção. As regas na Camedórea elegante devem ser regulares, de modo a manter o solo sempre úmido. Folhas amareladas ou com pontas secas são um indicativo de a planta precisa de mais água. Evite mantê-la em ambientes com muita corrente de ar. A adubação da Camedórea elegante deve acontecer mensalmente nos meses de verão com adubo especifico para palmeiras e a cada dois ou três anos recomenda-se o transplante para um vaso maior.
Imagem 15 – Vaso ainda pequeno de Camedórea elegante decorando a sala de estar do apartamento.
Imagem 16 – Luz indireta, irrigação frequente e adubação são os requisitos básicos para manter a Camedórea sempre bonita e saudável.
Filodendro
O Filodendro é uma ótima opção de planta pendente para se cultivar em apartamentos. A planta aprecia viver a meia sombra e não demanda muitos cuidados, a não ser pelo fato de precisar ser irrigada frequentemente. A adubação semestral já é suficiente para essa espécie. O Filodendro também pode ser cultivado como trepadeira, para isso ofereça um local onde a planta pode se apoiar e conduza os primeiros ramos, depois ela continua o trabalho sozinha.
Imagem 17 – Vasinho discreto e em crescimento de Filodendro para a sala de estar.
Imagem 18 – Uma pequena floresta urbana nesse apartamento; aqui, o Filodendro é cultivado de modo suspenso.
Bromélia
Para quem deseja dar um clima tropical à decoração, uma ótima pedida são as bromélias. Essa planta de aparência rustica se apresenta na natureza em diferentes padrões de coress. A bromélia aprecia viver a meia sombra e para manter-se bonita precisa de água, muita água, especialmente dentro de sua roseta. Aqui, no entanto, abre-se um ponto importante que é o cuidado para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Como a bromélia necessita desse acúmulo de agua em seu interior e o mosquito também aprecia a água limpa para se reproduzir, a solução para não ter um criadouro em casa é manter a água da bromélia com resíduos que afastem o inseto, o principal deles é a borra de café, que, alias, acaba se tornando um ótimo adubo para a planta.
Imagem 19 – Home office ricamente decorado com bromélias de tipos variados.
Imagem 20 – A divisão de ambientes desse apartamento é feito com as lindas e floridas bromélias.
Bambu da sorte
O Bambu da Sorte é outra grande opção de planta para apartamento. Ela é simples de cuidar e pode ser cultivada tanto na água, quanto na terra. Para os orientais, essa planta, como o nome sugere, é símbolo de fartura, prosperidade e sorte. Para cuidar do Bambu da Sorte é simples: mantenha-o longe da luz solar e regue conforme sentir a necessidade da planta. Lembre-se ainda de sempre ajeitar os galhos do bambu para que ele não perca seu efeito decorativo.
Imagem 21 – O Bambu da Sorte pode ser cultivado com um, dois, três ou até vinte galhos; segundo os orientais, a quantidade de galhos da planta determina um significado diferente.
Imagem 22 – Galhos de Bambu da Sorte cultivados dentro da água.
Samambaia
As samambaias são outra forte tendência de decoração e que pelo visto não deve passar tão cedo. Essa planta super tropical garante um toque verde exuberante à decoração. Para cuidar da samambaia regue-a com frequência e sempre borrife água em suas folhas. Outra dica é mantê-la em um ambiente protegido de ventos fortes. As samambaias também apreciam viver a meia sombra, protegidas do sol.
Imagem 23 – Uma decoração verde simples, mas, ao mesmo tempo, impactante para esse apartamento.
Imagem 24 – O beiral da escada ganhou um canteiro todo tropical com as samambaias.
Iuca
A Iuca, também chamada de Iuca Elefante, é uma planta de grande crescimento podendo chegar a oito metros de altura, só que curiosamente ela também se adapta muito bem em vasos. A Iuca deve ser regada apenas quando o solo estiver completamente seco. Mantenha a planta em um local com boa iluminação, se possível com luz solar direta.
Imagem 25 – Dentro do vaso a Iuca tem o crescimento limitado.
Imagem 26 – As folhas verdes e muito vivas da Iuca são o destaque dessa sala de estar clean e neutra.
Peperômia
A Peperômia é uma planta ótima para ser cultivada em ambientes internos bem iluminados. A espécie também pode ser cultivada de modo suspenso, garantindo ainda mais beleza à decoração. Regue-a com frequência semanal e lembre-se de plantar a peperômia em um solo fértil e bem drenado.
Imagem 27 – Peperômia na decoração da cozinha junto de outras espécies.
Imagem 28 – Um toque verde para a sala de estar clean.
Palmeira Leque
A Palmeira Leque é uma linda opção de palmeira para ser cultivada em casas e apartamentos. As folhas verdes brilhantes e de aparência plissada garantem uma beleza única a espécie. Cuide da Palmeira mantendo-a em ambientes de luz difusa e regando-a entre duas e três vezes por semana.
Imagem 29 – A Palmeira Leque não cresce muito, portanto, não exige vasos grandes.
Imagem 30 – A luz difusa dessa sala de estar é perfeita para a Palmeira Leque.
Pleomele
A Pleomele é ideal para quem deseja compor uma decoração de aparência rústica. De fácil cultivo, a Pleomele pode ser cultivada dentro de casa sem prejuízo nenhum ao seu desenvolvimento, uma vez que a planta aprecia luz indireta. Cuide da Pleomele regando-a frequentemente e garantindo um solo rico em matéria orgânica.
Imagem 31 – A beleza rústica da Pleomele é o destaque dessa sala de estar.
Imagem 32 – As folhas em duas cores é outro diferencial estético muito interessante da Pleomele.
Lírio da paz
O Lírio da Paz é uma das plantas mais usadas na decoração de interiores, justamente porque a planta adora viver sob meia sombra. Para manter o seu Lírio da Paz sempre bonito, além de sombra, providencie também uma adubação regular e regas constantes, de modo que o solo nunca fique seco. Um ótimo lugar para cultivar o Lírio da Paz é no banheiro, isso porque a umidade natural desse ambiente é perfeito para a planta.
Imagem 33 – Bela dupla de Lírios da Paz na decoração desse apartamento.
Imagem 34 – Suporte para plantas é uma ótima pedida para organizar seu cantinho verde.
Palmeira Areca
Mais uma opção de Palmeira para você cultivar dentro do apartamento. A Palmeira Areca é fácil de cuidar e se adapta muito bem a ambientes internos. Regue-a regularmente para garantir a beleza da planta.
Imagem 35 – O visual rústico da parede de tijolinhos casou perfeitamente com o vaso de Palmeira Areca.
Imagem 36 – Controle o crescimento da Palmeira Areca de acordo com o tamanho do vaso em que ela está plantada.
Antúrio
O Antúrio não poderia ficar de fora dessa lista. A planta, muito simples de cultivar, apresenta algumas folhas, em sua maioria, avermelhadas, que se assemelham a flores. Para cuidar de antúrios em apartamentos a dica é manter o vaso sempre úmido e protegido do sol direto.
Imagem 37 – Vaso de antúrios na beira da cama.
Imagem 38 – O cesto de fibra deixou os vasos de antúrios ainda mais bonitos.
Jiboia
Quem é que nos últimos tempos não se deparou com um vaso de jiboia? A planta está em todos os lugares quando o assunto é decoração e não para menos. Fácil de cuidar, a Jiboia se adapta muito bem em ambientes internos. Regue-a cerca de três vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. A cada três meses providencie uma adubação com húmus de minhoca.
Imagem 39 – A jiboia pode ser cultivada de modo suspenso ou como trepadeira
Imagem 40 – O espaço embaixo da escada foi muito bem aproveitado com a jiboia e a espada de São Jorge.
Singônio
O singônio é uma ótima planta para quem aprecia cultivar folhagens. A espécie deve ser mantida sob meia sombra e irrigada regularmente.
Imagem 41 – Um vaso bem estiloso para o simples e belo singônio.
Imagem 42 – O singônio também pode ser cultivado como trepadeira.
Pacová
A Pacová é uma linda opção de planta decorativa para ambientes internos. De folhas largas, a Pacová aprecia ambientes bem iluminados, mas longe do sol direto. O clima tropical – quente e úmido – é o preferido da espécie, por isso mesmo ela não se adapta a locais frios. As regas devem ser feitas a cada dois ou três dias, de modo a garantir o solo sempre úmido, sem estar encharcado.
Imagem 43 – A cozinha clean e bem iluminada conta com a Pacová e outras espécies sobre o balcão.
Imagem 44 – Na sala de estar, a Pacová pode se revelar uma linda opção paisagística.
Jade
A Jade é uma planta do tipo suculenta. Portanto, para cultivá-la corretamente é importante mantê-la em um local com boa incidência de luz solar. As regas devem ser espaçadas para não prejudicar a planta.
Imagem 45 – O melhor lugar para cultivar a Jade em apartamentos é perto da janela.
Imagem 46 – As folhas gordinhas da Jade não escondem a família a qual ela pertence: as suculentas.
Azaleia
Outra ótima flor para cultivar em apartamento é a Azaleia. As características naturais dessa planta permitem que ela se desenvolva muito bem em ambientes internos. A azaleia aprecia o frio, por isso, o melhor para a espécie é o sol ameno do final da tarde ou começo da manhã. As regas devem ser feitas em pouca quantidade todos os dias de preferencia pela manhã.
Imagem 47 – Azaleia em floração para decorar o quarto do casal.
Imagem 48 – Um vaso deslumbrante de azaleia para encher a casa de cor e vida.
Cróton
O cróton é uma folhagem linda, caracterizada pelo tom colorido de suas folhas que mesclam tons de amarelo, vermelho, laranja, rosa, verde e roxo. Cultive o cróton em um local onde ele possa receber luz solar direta, quanto mais sol, mais bonitas ficam as folhas. Quanto as regas, faça a irrigação de modo a manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.
Imagem 49 – As folhas do cróton são um espetáculo visual.
Imagem 50 – Mix de plantas nessa sala de estar.
Suculentas
Pequenas, delicadas e muito charmosas, as suculentas invadiram a decoração de interiores. Muito fáceis de cuidar, as suculentas precisam apenas receber a quantidade correta de luz e água, essa, por sinal, deve ser bem pouca, cerca de uma colher de sopa uma vez por semana para um vaso pequeno.
Imagem 51 – Escolha um vaso bem bonito para expor suas suculentas.
Imagem 52 – Centro de mesa alongado cheinho de suculentas, linda proposta!
Árvore da felicidade
Diz a lenda que a Árvore da Felicidade deve ser ganhada e não comprada. Para cuidar dessa plantinha peculiar, reserve um lugar com boa iluminação, mas sem luz solar direta. A umidade do solo deve ser constante, portanto, regue-a periodicamente.
Imagem 53 – Um bom lugar para cultivar a árvore da felicidade é na sala de estar.
Imagem 54 – Árvore da felicidade pertinho da janela: um dos melhores lugares da casa para a planta.
Ciclanto
Olha mais uma linda opção de folhagem para você ter aí no seu apartamento. O ciclanto deve ser cultivado a meia sombra e com solo sempre úmido.
Imagem 55 – Ciclanto na sala de estar em companhia de outras espécies.
Imagem 56 – No quarto do casal, o ciclanto garante aquele toque agradável de natureza.
Costela de Adão
Outro grande sucesso na decoração de interiores, a Costela de Adão também pode fazer parte da decoração do seu apartamento. Para isso, mantenha a planta em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, já as regas devem acontecer entre duas a três vezes por semana, com um espaço maior nos meses de inverno.
Imagem 57 – Vaso pequeno de Costela de Adão para decorar o móvel da sala.
Imagem 58 – Nessa sala, a Costela de Adão foi muito bem posicionada junto a janela.
Bambu Mossô
Por fim, a última dica de planta para apartamento é o Bambu Mossô. Aposte nessa espécie para criar um clima zen oriental na sua casa. Os cuidados com o Bambu Mossô são simples e incluem boa iluminação, regas semanais e adubação a cada três meses com a fórmula NPK 10-10-10.
Imagem 59 – Galhos de Bambu Mossô para decorar o aparador.
Imagem 60 – Veja que lindo efeito visual o Bambu Mossô provoca no ambiente.