As plantas dão vida a casa e podem, inclusive, ser utilizadas dentro do banheiro. Esse cômodo, muitas vezes renegado no quesito decoração, pode se beneficiar muito de um simples vasinho verde. Saiba mais sobre as plantas para banheiro:
A presença de plantas no banheiro torna o espaço mais aconchegante e acolhedor, renova e purifica o ar, sem contar que elas agregam charme e beleza para a decoração.
O Feng Shui te dá mais um motivo para apostar em plantas no banheiro. Segundo a técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, o banheiro é o lugar da casa de maior concentração de energias negativas, é ali que naturalmente eliminamos aquilo que não nos serve mais. E, dentro desse contexto, as plantas tem o poder de filtrar essas impurezas energéticas.
Mas atenção! Nem toda planta pode ser cultivada dentro do banheiro. Existem espécies mais apropriadas capazes de se adaptar às particularidades desse local da casa.
Se você está interessado em ter um banheiro verde na sua casa confira as dicas abaixo. Vamos te contar os cuidados que você precisa ter para manter suas plantas sempre bonitas e te apresentar 37 espécies diferentes que podem ser cultivadas sem medo dentro do banheiro. Vem com a gente:
Dicas para cultivar plantas dentro do banheiro
- Prefira espécies que apreciam umidade e não sofram com as mudanças de temperatura a cada banho tomado;
- Toda planta precisa de luz, mesmo que minimamente, por isso certifique-se de garantir uma quantidade mínima de luz para a planta. Caso seu banheiro não tenha nenhum tipo de ventilação ou iluminação natural, o ideal é optar por uma planta artificial;
- Atente-se para as regas. Como o banheiro é um local úmido, pode ser que a planta necessite de menos regas do que o habitual. Verifique sempre a terra do vaso antes de realizar a rega;
- Opte por folhagens ao invés de flores. Elas são mais fáceis de ser cultivadas e se adaptam melhor as condições do banheiro;
- Prefira uma planta já desenvolvida para cultivar dentro do banheiro. Mudas muito pequenas podem ter dificuldades em crescer e se manter saudáveis no ambiente;
- Regue, adube e pode as plantas do banheiro como qualquer outra planta da casa;
- Plantas aromáticas, como capim santo e citronela, liberam aromas agradáveis ao entrar em contato com o vapor quente do chuveiro e, por isso, acabam se tornando boas opções para esse tipo de ambiente;
Espécies de plantas para cultivar dentro do banheiro
Tome nota das principais espécies de plantas para cultivar dentro do banheiro e suas principais características, assim fica mais fácil definir qual o melhor tipo aí para sua casa:
Aglaonema
A Aglaonema não suporta locais secos, por isso é uma ótima espécie para ser cultivada dentro de banheiros. A espécie não requer muitos cuidados, apenas uma boa ventilação, solo fértil e regas frequentes.
Imagem 1 – Um conjunto de aglaonemas em vasos coloridos para alegrar o banheiro iluminado.
Imagem 2 – Um conjunto de aglaonemas em vasos coloridos para alegrar o banheiro iluminado.
Alocásia
Medindo no máximo um metro de altura, a Alocásia é uma ótima planta para ser cultivada dentro de casa, especialmente em banheiros, já que a espécie aprecia umidade. Para mantê-la sempre bonita, prefira cultivá-la próxima a janela, pois a planta precisa de muita luz natural para se manter saudável.
Imagem 3 – A Alocásia se caracteriza por suas belas folhas rajadas de fundo verde escuro.
Imagem 4 – Tome um banho mais relaxante em um banheiro decorado com plantas.
Antúrio
O Antúrio é uma planta que floresce o ano todo e é muito fácil de ser cultivada em ambientes internos. Dentro do banheiro, o antúrio deve ser mantido a meia sombra com a terra sempre úmida e adubada. Outra opção é cultivar o antúrio diretamente na água.
Imagem 5 – Uau! Um jardim vertical de antúrios dentro do box; ficou boquiaberto também né?
Imagem 6 – Outra opção é cultivar o antúrio de modo mais simples, apenas sobre a bancada.
Aspidistra
A Aspidistra é outra planta muito indicada para cultivo dentro de banheiros. De aparência rústica, a aspidistra se desenvolve bem em ambientes quentes e úmidos, mas precisa de muita luz natural e regas frequentes.
Imagem 7 – A aspidistra se encaixou como uma luva nesse banheiro de estilo rústico e industrial.
Imagem 8 – Já no banheiro branco e clean, a aspidistra se destaca pelo verde intenso de suas folhas
Asplênio
O Asplênio ama ambientes úmidos e sombreados, mas como seu crescimento é acelerado é mais indicado para banheiros maiores, a não ser que consiga mantê-lo sobre controle em um vaso menor.
Imagem 9 – Um belo e volumoso vaso de asplênio decorando o banheiro branco.
Imagem 10 – Asplênio e outras espécies decorando com harmonia o banheiro
Imagem 11 – O elegante banheiro preto e branco ganhou um exemplar de asplênio para ficar completo.
Avenca
A avenca é uma folhagem linda e de aparência muito delicada que por sorte se adapta super bem em ambientes úmidos como o banheiro. Para mantê-la sempre bonita, regue com frequência e não a deixe exposta a raios solares.
Imagem 12 – Despretensiosamente, esse vaso de avenca deixa o banheiro mais vistoso e cheio de frescor.
Imagem 13 – Já nesse outro banheiro, a opção foi usar a bela e delicada avenca sobre a bancada.
Balsamo
O bálsamo é uma espécie de suculenta que se desenvolve muito bem em ambientes extremos, onde outras plantas provavelmente não se sairiam muito bem. E não se deixe enganar pelo tamanho, apesar de pequeno, o bálsamo consegue um efeito decorativo muito bonito para o banheiro.
Imagem 14 – O banheiro de estilo retrô apostou no resistente bálsamo para compor sua decoração.
Imagem 15 – E o banheiro moderno também soube tirar proveito das belas folhas verdes do bálsamo
Bambu
Para deixar o banheiro com cara de spa invista em um vaso de bambu. A planta é resistente e se desenvolve bem em ambientes internos e pouco iluminados.
Imagem 16 – Sobre o chão de pedras, um vaso alto e elegante de bambu.
Imagem 17 – Bambus e palmeiras decoram esse banheiro amadeirado com jeito de spa.
Imagem 18 – Uma cortina de bambu para a área do banho; um visual incrível, não é mesmo?
Bromélia
Rústica e tropical, as bromélias amam climas quentes e úmidos. Ou seja, ótimas para cultivo em banheiros. Mantenha o solo sempre úmido, mas cuidado para não apodrecer a planta com excesso de água.
Imagem 19 – Próxima à janela, as bromélias encontram seu lugar ideal para crescer e se desenvolver.
Cactus
Os cactos são ótimas opções para banheiro. Para cultivá-los nesse local coloque-os próximos a janela para que recebam luz solar indireta. Atenção para as regas: os cactos não suportam água em excesso, a umidade do banheiro muitas vezes já é suficiente para eles. Na dúvida, toque o solo e verifique a necessidade de água ou então marque a rega uma vez por mês.
Imagem 20 – Um cacto de grande proporção que absorve todo o vapor do banheiro.
Imagem 21 – Dentro do cesto, o cacto é uma das maiores tendências da decoração de interiores.
Caládio
De beleza exótica, o Caládio se destaca pela exuberância de suas folhas rajadas. Crie a planta a meia luz e com regas periódicas. E não se esqueça de um detalhe importante: o caládio é tóxico, por isso mantenha-o em locais fora do alcance de crianças e animais.
Imagem 22 – Branca, rosa, vermelha e verde: as diferentes tonalidades das folhas do Caládio são extremamente decorativas.
Chamaedorea
A Chamaedora, também conhecida como palmeira bambu, é uma planta muito utilizada na decoração de interiores. Isso porque além de bonita, a Chamaedora não exige luz solar constante vivendo muito bem a meia sombra.
Imagem 23 – Banheiro moderno e elegante valorizado pela presença da Chamaedorea.
Imagem 24 – Chamaedorea em versão mini para decorar a bancada do banheiro.
Chifre de Veado
O chifre de veado é uma espécie de samambaia que se adapta muito bem a ambientes internos. Cultive a planta com regas frequentes e próxima a janela, já que ela se desenvolve melhor com luz natural.
Imagem 25 – Chifre de veado suspenso sob a banheira: um arraso na decor!
Imagem 26 – O banheiro bem iluminado optou por cultivar os chifres de veado na parede
Columéia
A Columéia é uma linda opção de planta ornamental para decoração do banheiro. Na primavera, a Columéia desabrocha flores miúdas de tom alaranjado deixando o ambiente ainda mais bonito. Cultive com regas frequentes e muita luz natural.
Imagem 27 – No suporte de macramê, essa columéia aprecia a vista da janela.
Imagem 28 – Suspensa, a columéia enche de vida o ambiente.
Comigo Ninguém Pode
Bonita, mas perigosa. A comigo ninguém pode é ótima para ser cultivada dentro de casa e dispensa maiores cuidados, mas exige atenção redobrada devido ao seu grau de toxicidade. Por via das dúvidas, mantenha-a afastada de crianças e animais.
Imagem 29 – Estrategicamente posicionada na parede, essa Comigo Ninguém Pode não oferece maiores riscos.
Imagem 30 – Absorvendo toda a luz que vem da janela e mantida distante de qualquer incidente.
Costela de Adão
Outra planta tendência em decoração e que pode ser usada com sucesso dentro do banheiro. A Costela de Adão não é exigente, só precisa de muita luz para se manter bonita.
Imagem 31 – Se não puder cultivar a planta dentro do banheiro, leve apenas algumas folhas para compor a decoração.
Imagem 32 – Unida ao revestimento da parede, essa solitária folha de costela de adão dá um toque especial a decor.
Dinheiro em Penca
Diz o costume popular que a planta Dinheiro em Penca atrai prosperidade. Mas mesmo que isso não seja verdade vale a pena cultivar um exemplar da espécie no banheiro. A planta é ideal para ser cultivada de modo suspenso pela graciosidade dos seus ramos. Regue-a com frequência.
Imagem 33 – Cultivada sobre a bancada, a dinheiro em penca se torna o destaque da decoração.
Imagem 34 – O vaso de dinheiro em penca cria um contraste forte e harmonioso no banheiro de tons escuros
Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é cercada de simbolismo, um deles é a crença de que a planta afasta mau olhado. Seja como for, a planta vai muito bem dentro de casa e é muito fácil de ser cultivada, especialmente porque não exige luz direta, nem regas frequentes.
Imagem 35 – Pequeno, mas marcando presença sobre a bancada.
Imagem 36 – Já aqui, a opção foi por um vaso mais desenvolvido de Espada de São Jorge.
Filodendro Pendente
O Filodendro é uma espécie de folhagens para o cultivo pendente e que se desenvolve bem em ambientes iluminados. No banheiro, prefira cultivá-lo diante de uma janela.
Imagem 37 – O suporte da cortina também funcionou para dar sustentação ao vaso de filodendro.
Imagem 38 – Viver dentro do box não é problema para o filodendro.
Hera
A Hera ama umidade, sombra e precisa de regas frequentes, o que a torna uma excelente opção para o cultivo em banheiros. A planta se caracteriza também por ser trepadeira, podendo criar um efeito interessante no banheiro caso seja cultivada dessa maneira.
Imagem 39 – Junto a janela, esses vasos de hera aproveitam a luz.
Imagem 40 – Nada como um vaso verdinho em um banheiro branco.
Imbé
De folhas brilhantes e lustrosas, o Imbé é uma das plantas mais utilizadas na decoração de interiores, justamente por se adaptar a diferentes condições, desde luz direta até a sombra. Regue-o com frequência.
Imagem 41 – O vaso de Imbé colocado no chão deixa o banheiro branco mais fresco.
Imagem 42 – Banheiro preto e branco decorado com um gracioso imbé.
Jibóia
A jibóia é uma espécie muito apreciada para cultivo suspenso. Suas folhas verdes claras com veios brancos se destacam em qualquer decoração. Cultive-a a meia sombra e com regas regulares.
Imagem 43 – Esse banheiro branco apostou em um cantinho rústico decorado com vaso de jiboia.
Imagem 44 – Mesmo nas decorações mais clássicas e sofisticadas, a jiboia também garante seu espaço.
Lavanda
Perfumada e de flores azuladas, a Lavanda além de embelezar o banheiro ainda ajuda a deixá-lo mais aconchegante. Para cuidar da lavanda mantenha-a sob iluminação indireta e regue apenas quando o solo estiver seco.
Imagem 45 – Aquele toque provençal que só um vaso de lavanda pode dar ao banheiro.
Imagem 46 – Se preferir, use apenas as flores na decoração.
Lírio
O Lírio da paz é uma planta muito delicada e que agrega muita beleza aos ambientes. Uma ótima opção para banheiros, já que ela não exige luz solar direta. Cuidado apenas para não tocar nas flores, pois elas tendem a escurecer.
Imagem 47 – Como deixar o banheiro mais elegante? Usando um vaso com flores de lírios.
Imagem 48 – Junto a banheira, o vistoso vaso de lírios da paz dá aquela força para decoração.
Maranta
A variedade de tons que compõe as folhas da Maranta a colocaram como outra tendência na decoração de interiores. Própria para o cultivo dentro de casa, a maranta não tolera exposição ao sol e se adapta muito bem a ambientes de pouca luminosidade, como os banheiros.
Imagem 49 – Na bancada do banheiro, as folhas lustrosas da Maranta se destacam.
Imagem 50 – O vaso branco faz o contraste perfeito com as folhas verde escuras da Maranta.
Orquídea
A orquídea é a planta símbolo do glamour, da elegância e da sofisticação. Apesar de sua aparência delicada, a orquídea é uma planta resistente, precisa apenas de uma boa iluminação natural. Aproveite a imensa variedade dessa espécie para decorar o seu banheiro.
Imagem 51 – Um vaso esguio e elegante de orquídeas rosas para decorar o banheiro.
Imagem 52 – Toda graça e delicadeza das orquídeas brancas.
Pacová
A Pacová é a planta do calor e da umidade, sendo, portanto, ideal para o cultivo dentro de banheiros. Mantenha-a distante da janela, pois o sol pode queimar suas folhas. Regue-a sempre que perceber necessidade.
Imagem 53 – Banheira emoldurada por pacovás.
Imagem 54 – Mesmo discreta sobre a bancada, a pacová não perde seu ar majestoso.
Palmeira Ráfia
A Palmeira Ráfia é uma planta muito utilizada em projetos de interiores por se adaptar a ambientes de baixa luminosidade. Contudo, como a planta apresenta crescimento rápido – pode atingir até 1,5 metro de altura – prepare um lugar no banheiro que comporte esse tamanho.
Imagem 55 – Prefira utilizar a Palmeira Ráfia em banheiros maiores, capazes de acomodar com conforto a planta.
Imagem 56 – Próxima a janela, a Palmeira Ráfia se desenvolve muito bem.
Peperômia
As folhas redondas e rajadas da peperômia a tornam uma excelente opção decorativa. Em banheiros, a planta se adapta muito bem, já que não exige iluminação constante. As regas devem ser feitas a cada dois dias. Já nos meses mais quentes é aconselhável regá-la diariamente.
Imagem 57 – Tem uma prateleira aí no seu banheiro? Decore-a com um vaso de peperômia.
Imagem 58 – No cantinho da bancada, a peperômia também mostra seu charme.
Imagem 59 – Para os banheiros maiores, opte por uma peperômia no chão.
Planta Aranha
A planta aranha se caracteriza por suas folhas alongadas, finas e espalmadas resultando em um lindo efeito decorativo. O cultivo da espécie é simples, basta mantê-la em um local a meia sombra e regá-la com frequência, sempre observando se o vaso está com uma boa drenagem, pois o encharcamento do solo pode matar a planta.
Imagem 60 – Junto aos cactos, a planta aranha mostra sua força decorativa.
Imagem 61 – Outra opção é usar a planta aranha suspensa
Planta Mosaico
Solo úmido e luz indireta. Esses são o segredo para cultivar a planta mosaico, caracterizada por suas folhas perfeitamente desenhadas.
Imagem 62 – O jarro de porcelana foi o lugar escolhido para abrigar as folhas da planta mosaico.
Imagem 63 – O toque verde desse banheiro ficou por conta do vaso de planta mosaico.
Rhiphsalis
As folhas pendentes da Rhiphsalis a colocam como uma grande opção para o paisagismo de interiores. Cultive-a a meia sombra e com poucas regas.
Imagem 64 – As folhas pendentes da Rhiphsalis tomaram conta desse armário.
Imagem 65 – No chão, junto de outras espécies, a Rhiphsalis contribui com a decor do banheiro branco
Samambaia
A samambaia é uma planta tropical que aprecia calor e umidade. Em alta na decoração, depois de passar um tempo esquecida pelos paisagistas, a samambaia pode ser a espécie que faltava para a decor do seu banheiro.
Imagem 66 – Jardim vertical e cheio de tropicalismo; a samambaia, é claro, está lá, marcando presença.
Imagem 67 – Volumosas e viçosas, esse jardim suspenso no banheiro foi criado apenas com samambaias.
Suculentas
As suculentas nunca estiveram tão na moda. Elas são fáceis de cuidar, se adaptam muito bem em ambientes internos e são muito decorativas. Para ter suculentas sempre bonitas invista em um local do banheiro com iluminação indireta. As regas devem ser espaçadas.
Imagem 68 – Jardim de suculentas para decorar o banheiro.
Imagem 69 – Dentro do box e na janela: elas vão bem em qualquer lugar.
Tillandsia
Luz indireta e muita umidade. Tudo que um banheiro tem e que a Tillandsia precisa.
Imagem 70 – Com jeito de suculenta, a tillandsia se adapta a ambientes pouco iluminados.
Imagem 71 – Componha a tillandsia com outras espécies
Zamioculca
Durável e resistente. Essas são as melhores definições para a Zamioculca, uma espécie natural da Tanzânia e que vive muito bem em locais de baixa luminosidade. A rega deve ser espaçada, pois a planta não tolera solos molhados.
Imagem 72 – Dentro do vaso de cerâmica, a Zamioculca traz um aspecto rústico para o banheiro.
Imagem 73 – Para um ambiente mais clean e neutro, aposte em um vaso branco com zamioculca.